Autor Tópico: Quantidade de fotos entregues em casamento - enquete  (Lida 10099 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #30 Online: 14 de Outubro de 2014, 19:10:34
Gosto de entregar de 400 a 600 fotos para o cliente escolher delas cerca de 100-120 para compor o material.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


rcschettino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
  • "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
Resposta #31 Online: 15 de Outubro de 2014, 09:28:07
Acredito que além de pensar na quantidade puramente, é necessário pensar também no "valor por clique".
Imagina que você está usando uma 5D Mark III, que custa R$ 9.000,00 o corpo e promete 150 mil disparos.
Cada clique custa, no mínimo, R$ 0,06. Se você tirar 5.000 fotos em cada casamento, só o custo com os cliques fica em R$ 300,00.
Agora, considere um casamento com 2 câmeras... cada uma tirando 5 mil fotos... custo de R$ 600,00 só com os disparos.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2014, 09:29:44 por rcschettino »
Canon PowerShot S110 - Canon EOS Rebel T3i + Canon EOS 60D + 18-135mm f/3.5-5.6 IS + 18-200mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 II + Flash Canon 580 EX-II + Flash YongNuo YN468-II


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #32 Online: 15 de Outubro de 2014, 10:44:36
Acredito que além de pensar na quantidade puramente, é necessário pensar também no "valor por clique".
Imagina que você está usando uma 5D Mark III, que custa R$ 9.000,00 o corpo e promete 150 mil disparos.
Cada clique custa, no mínimo, R$ 0,06. Se você tirar 5.000 fotos em cada casamento, só o custo com os cliques fica em R$ 300,00.
Agora, considere um casamento com 2 câmeras... cada uma tirando 5 mil fotos... custo de R$ 600,00 só com os disparos.
Isso considerando que você jogará a câmera no lixo quando chegar nos 150 mil cliques, né?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


rcschettino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
  • "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
Resposta #33 Online: 15 de Outubro de 2014, 10:49:06
Isso considerando que você jogará a câmera no lixo quando chegar nos 150 mil cliques, né?

Não... mas se a máquina realmente parar, terá que pagar pela troca do obturador ou comprar outra...
Foi um cálculo simples, mas acredito que deve ser levado em conta.
Canon PowerShot S110 - Canon EOS Rebel T3i + Canon EOS 60D + 18-135mm f/3.5-5.6 IS + 18-200mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 II + Flash Canon 580 EX-II + Flash YongNuo YN468-II


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 15 de Outubro de 2014, 11:19:47
Essa questão do custo do equipamento deve ser sempre considerada e é uma conta difícil de fazer.

Tem a depreciação não só da câmera mas de todo o kit, a câmera junto com a lente, o flash, baterias, cartão de memoria, mochila de transporte e demais itens do kit, tudo isso desvaloriza com o tempo, pela obsolescência da tecnologia e pelo desgaste de uso.
Deve haver tbm remuneração pelo valor investido (juros pelo capital), ora se eu gasto 15mil pra comprar os equipamentos tenho que ser remunerado por este investimento, caso contrario é mais negocio deixar o dinheiro rendendo juros no banco.
Tem tbm custos indiretos como por exemplo seguro contra roubo e eventuais acidentes.
Tem tbm o valor gasto com manutenção do kit, um dia é a lampada do flash, no outro é o cabo flat da lente, problemas no obturador, ou seja, deve-se prever uma verba para cobrir despesas com manutenção dos equipamentos.

Na ponta do lápis o valor que incide do equipamento no custo do click pode ser bem mais do que os 0,06 que o colega mencionou!!!
« Última modificação: 15 de Outubro de 2014, 11:21:13 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #35 Online: 15 de Outubro de 2014, 11:46:09
Essa questão do custo do equipamento deve ser sempre considerada e é uma conta difícil de fazer.

Tem a depreciação não só da câmera mas de todo o kit, a câmera junto com a lente, o flash, baterias, cartão de memoria, mochila de transporte e demais itens do kit, tudo isso desvaloriza com o tempo, pela obsolescência da tecnologia e pelo desgaste de uso.
Deve haver tbm remuneração pelo valor investido (juros pelo capital), ora se eu gasto 15mil pra comprar os equipamentos tenho que ser remunerado por este investimento, caso contrario é mais negocio deixar o dinheiro rendendo juros no banco.
Tem tbm custos indiretos como por exemplo seguro contra roubo e eventuais acidentes.
Tem tbm o valor gasto com manutenção do kit, um dia é a lampada do flash, no outro é o cabo flat da lente, problemas no obturador, ou seja, deve-se prever uma verba para cobrir despesas com manutenção dos equipamentos.

Na ponta do lápis o valor que incide do equipamento no custo do click pode ser bem mais do que os 0,06 que o colega mencionou!!!


Lembando que é ferramenta de trabalho, o equipamento se paga e também dá lucro. quantos casamentos uma Mark III faz? Quanto vou ter de lucro com ela?
Não é regra mas conheço muitos profissionais da área que não estão nem aí para o equipamento, descem o dedo mesmo, câmeras sujas, raladas, chegou no fim da vida simplesmente arrumam ou compram outra.
O amador costuma ser mais cuidadoso e preocupado com estes números. Eu ando comportado, 1 ano de câmera e 5.000 cliques.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 15 de Outubro de 2014, 12:07:19

Lembando que é ferramenta de trabalho, o equipamento se paga e também dá lucro. quantos casamentos uma Mark III faz? Quanto vou ter de lucro com ela?
Não é regra mas conheço muitos profissionais da área que não estão nem aí para o equipamento, descem o dedo mesmo, câmeras sujas, raladas, chegou no fim da vida simplesmente arrumam ou compram outra.
O amador costuma ser mais cuidadoso e preocupado com estes números. Eu ando comportado, 1 ano de câmera e 5.000 cliques.

Pra mim aqui é algo de 100 mil cliks por ano, mas tenho colegas que fazem o dobro disso!!! Então se o cara é profissional, não importa a quantidade de clicks, resta saber se esta sendo remunerado adequadamente pelo serviço. Essa conta é difícil de fazer.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2014, 12:08:51 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #37 Online: 15 de Outubro de 2014, 17:48:14
Acredito que além de pensar na quantidade puramente, é necessário pensar também no "valor por clique".
Imagina que você está usando uma 5D Mark III, que custa R$ 9.000,00 o corpo e promete 150 mil disparos.
Cada clique custa, no mínimo, R$ 0,06. Se você tirar 5.000 fotos em cada casamento, só o custo com os cliques fica em R$ 300,00.
Agora, considere um casamento com 2 câmeras... cada uma tirando 5 mil fotos... custo de R$ 600,00 só com os disparos.

150k por obturador é bem subestimado. Tenho 2 mark III, as duas já passaram de 200k faz um tempo, se bobear estão chegando perto de 250k cada. Funcionando normal.

Se der problema, o obturador não é tão caro numa assistencia como a Portssar.

abs,

Vini


junior ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #38 Online: 15 de Novembro de 2014, 05:46:26
Essa vida útil do obturador é uma estimativa.
Esse valor pode ser muito maior do que estipulado pelo fabricante, como pode ser menor tbm.
Ja tive uma D90 na qual tive que mandar pra assistência trocar o obturador antes mesmo da maquina atingir o nivel de cliques estimado pelo fabricante.
Mas o correto é levar em conta a quantidade de cliques e o custo de cada disparo antes de passar um orçamento e esse calculo se da através da vida útil que é estipulada pelo fabricante.
Eu particularmente acho que 100 imagens boas valem mais do que 1000 imagens comuns.
Mas é obvio que esses números são relativos e vai depender de toda a estrutura do evento, numero de convidados, se vai ter ensaio com os noivos, decoração etc...





andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #39 Online: 16 de Novembro de 2014, 14:38:28
Para mim essa quantidade varia muito de casamento para casamento.

Nessa semana passei as fotos para os noivos escolherem as que farão parte do álbum. Foram um pouco mais que 900 fotos (clicadas devem ter chego em torno de 3.800, com 3 fotógrafos), o que achei muito, mas inevitável.
Este casamento teve muitas atrações:
Making-of do noivo
Making-of da noiva (com as madrinhas)
Cerimônia na igreja (com um tempo bem considerável)
Fotos pós-cerimônia

Na recepção/festa teve:
Surpresa com saxofonistas tocando
Entrada dos noivos
Dança dos noivos
Brinde
Corte do bolo
Fotos com parentes e convidados
Jantar
Música com DJ
Música com banda MPB (com direito aos noivos cantando)
Drinks especiais
Buquê da noiva
Noivo jogando caixa de tequila
Brinde dos cachaceiros
Samba
E outras 'coisinhas'

Já por outro lado, já fiz um casamento onde não teve pouquíssimas atrações, deu uma média de 250 fotos para os noivos escolherem.

Com isso, para mim é uma questão que vai de casamento para casamento. Muitas atrações? Muitas fotos. Sem atrações? Poucas fotos.