Autor Tópico: Evento Noturno  (Lida 13258 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Online: 05 de Maio de 2013, 19:28:05
Pessoal, na sexta-feira passada houve uma confraternização da empresa onde trabalho e pensei: “Vou ser o fotógrafo oficial”.
Detalhes do local, do evento e do equipamento:
- Evento NOTURNO
- Câmera T3i (Flash pop-up) + lente 18-55 + 50mm 1.8 +
Na área externa haviam duas lâmpadas de vapor de sódio 400w (tom alaranjado) e tudo e todos ao redor ficavam com esse tom. Ainda bem que configurei para RAW+Jpeg, senão elas teriam ficado imprestáveis.
Na área interna, com lente 18-55 e a 50mm com o flash da própria máquina, configurei para
Modo   Manual + velocidade 1/20 Abertura 4.5  ISO 800. Se aumentasse o ISO para 1600 até melhorava, mas com 3200 o nível de ruído fica bem acentuado. Tentei zerar o fotômetro mas perderia muita velocidade e aumenta o risco das fotos ficarem tremidas.
Aí fiz algumas com a 50mm 1.8, as fotos ficaram melhores PORÉM, fiquei muito restrito a um pequeno grupo de pessoas e queria que “mais pessoas no frame”, coisa que a 18-55 é melhor por conta de “grande angular” cropada.
Para o próximo evento (daqui a uma semana),vou providenciar um flash YN-568EX e deve ajudar embora eu seja um zero a esquerda com flash.
Pergunto: Com esse mesmo equipamento (no mesmo local) + FLASH qual seria a melhor configuração? Ou como diriam alguns (COMO POSSO TIRAR LEITE DE PEDRA?). Percebi que a 50mm embora as fotos fiquem melhor, a 18-55 dá uma flexibilidade maior.
Help





fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2013, 22:55:05
Com flash certamente a coisa melhora e muito, pois tenho equipamento parecido com o seu, e meu flash eh o YN-468II.

Só que vc tem que dar uma boa treinada com o flash, principalmente rebatido.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2013, 23:04:20
boa noite , como flash suas fotos vao melhorar sim e muito! eu faria a seguinte configuraçao , vel 50  f6 a 7 , iso 800 , fotometria matricial , balanço de branco flash ,  ja o flash configuraria em ttl fotometria spot  , se o teto for baixo rebate nele , mas lembre de usar o bounce senao fica escuro na regiao dos olhos e embaixo do nariz


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2013, 16:25:43
configuraçao , vel 50  f6 a 7 , iso 800 , fotometria matricial , balanço de branco flash ,  ja o flash configuraria em ttl fotometria spot  , se o teto for baixo rebate nele , mas lembre de usar o bounce senao fica escuro na regiao dos olhos e embaixo do nariz

obrigado pelas dicas

Com flash certamente a coisa melhora e muito, pois tenho equipamento parecido com o seu, e meu flash eh o YN-468II.

Só que vc tem que dar uma boa treinada com o flash, principalmente rebatido.

devo receber o flash na quarta ou quinta e vou aproveitar para treinar 'in loco' para ver se o resultado vai atender.
obrigado



André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2013, 16:48:27
se nao tiver paredes para rebater, peça para alguma pessoa te dar assistencia e "lateralize" um pouco a luz, ponha o zoom do flash em 24mm e em modo slave com fotocelula mesmo, ponha uma velocidade alta na camera (1/200), jogue o ISO mais pra baixo e tente compensar no flash, eu particularmente uso só flash no manual...
@jacobfotografiacriativa


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2013, 17:36:54
ta me dando uma certa aflição. o teto do local é baixo (uns 4 metros), mas confesso que naõ sei como fotometrar (se a câmera vai entender que o flash vai disponibilizar a luz faltante no ambiente e o fotômetro vai zerar. principalmente aumentando a velocidade para que as fotos nao fiquem tremidas. Mas nada como uma boa lida no manual e um treino para ver como o conjunto se comporta.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2013, 17:56:08
Cara vou te dizer o modo mais simples de usar flash externo: aponta pra cima, puxa o cartão rebatedor e use-o em TTL compensando a exposição pra mais ou menos quando necessário (provavelmente vai precisar compensar o flash em +0.7 ou +1 por que se desperdiça muita luz no rebatimento).

Na câmera você pode deixar o ISO fixo em 800 no evento todo que o flash vai fazendo sua parte, e na velocidade pode usar 1/80s que é uma velocidade onde não vai haver tremidos nas fotos e o flash dá conta de iluminar a cena tranquilo.

Quando estiver usando a 18-55mm deixe nas aberturas normais dela o tempo todo porque se não você acaba o jogo de pilhas rapidinho, e quando tiver usando a 50mm deixe em f/2.8 nos retratos de uma ou duas pessoas e em f/4 ou até f/5.6 nas fotos de grupo.


Bom, é isso, qualquer dúvida e só perguntar...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2013, 18:02:58
Cara vou te dizer o modo mais simples de usar flash externo: aponta pra cima, puxa o cartão rebatedor e use-o em TTL compensando a exposição pra mais ou menos quando necessário (provavelmente vai precisar compensar o flash em +0.7 ou +1 por que se desperdiça muita luz no rebatimento).

Na câmera você pode deixar o ISO fixo em 800 no evento todo que o flash vai fazendo sua parte, e na velocidade pode usar 1/80s que é uma velocidade onde não vai haver tremidos nas fotos e o flash dá conta de iluminar a cena tranquilo.

Quando estiver usando a 18-55mm deixe nas aberturas normais dela o tempo todo porque se não você acaba o jogo de pilhas rapidinho, e quando tiver usando a 50mm deixe em f/2.8 nos retratos de uma ou duas pessoas e em f/4 ou até f/5.6 nas fotos de grupo.


Bom, é isso, qualquer dúvida e só perguntar...

Valeu Rafael,
já deu uma clareada.
no curso que fizemos, até usamos o flash, mas é aquela coisa, já vem configurado então quando precisa pegar do zero, a chapa esquenta.
obrigado
 :ok:


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2013, 18:12:29
Ahh, só por curiosidade, onde comprou o flash? Já tem pilhas?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2013, 18:50:22
Aproveitar o gancho pra fazer uma pergunta. Nunca usei flash externo e estou pensando em pegar um agora. Esse 468 que citaram aqui da Yongnuo atende bem? Ou acham que não vale a pena?


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2013, 20:30:52
ta me dando uma certa aflição. o teto do local é baixo (uns 4 metros), mas confesso que naõ sei como fotometrar (se a câmera vai entender que o flash vai disponibilizar a luz faltante no ambiente e o fotômetro vai zerar. principalmente aumentando a velocidade para que as fotos nao fiquem tremidas. Mas nada como uma boa lida no manual e um treino para ver como o conjunto se comporta.

Se o flash tem TTL quando você bater a foto ele primeiro emite um pulso de luz de baixa intensidade, o fotometro da máquina faz a leitura de quanta luz chegou e o flash então decide em qual potência vai disparar.

Pé direito de 4m dá para usar flash rebatido no teto. Cada caso é um caso, mas o ponto de partida é o seguinte: Coloque o flash na segunda cortina, modo manual, faça a fotometria sem flash para subexpor em 2 pontos (ou stops). Esses dois pontos o flash vai "levantar", e como está na segunda cortina, vai congelar o movimento. Faça algumas experiências, varie a velocidade x iso x abertura, verifique e vá ajustando conforme sua preferência.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2013, 07:47:04
ta me dando uma certa aflição. o teto do local é baixo (uns 4 metros), mas confesso que naõ sei como fotometrar (se a câmera vai entender que o flash vai disponibilizar a luz faltante no ambiente e o fotômetro vai zerar. principalmente aumentando a velocidade para que as fotos nao fiquem tremidas. Mas nada como uma boa lida no manual e um treino para ver como o conjunto se comporta.


Não se preocupe...a câmera vai fotometrar corretamente com velocidade entre 1/60 e 1/200 e calcular a potência do flash necessária pra iluminar a cena.

Por enquanto é o que você precisa saber porque para esse próximo evento você não vai conseguir aprender muita coisa, até mesmo porque nem tem o flash ainda...

Para esse próximo evento, câmera em AV (eu prefiro), P, ou Auto, e o flash vai te garantir as fotos... depois vc começa a estudar mais e aprimorar a técnica e o uso dele. Não dá tempo você fazer um "curso" por aqui e absorver tudo que vão te falar.. vá fotografar e desencane por um tempo..
« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 07:48:33 por Luciano.Queiroz »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2013, 07:49:16
Se o flash tem TTL quando você bater a foto ele primeiro emite um pulso de luz de baixa intensidade, o fotometro da máquina faz a leitura de quanta luz chegou e o flash então decide em qual potência vai disparar.

Pé direito de 4m dá para usar flash rebatido no teto. Cada caso é um caso, mas o ponto de partida é o seguinte: Coloque o flash na segunda cortina, modo manual, faça a fotometria sem flash para subexpor em 2 pontos (ou stops). Esses dois pontos o flash vai "levantar", e como está na segunda cortina, vai congelar o movimento. Faça algumas experiências, varie a velocidade x iso x abertura, verifique e vá ajustando conforme sua preferência.

obrigado pelas dicas. estou ansioso pela chegada do flash para praticar.
 :ok:



Aproveitar o gancho pra fazer uma pergunta. Nunca usei flash externo e estou pensando em pegar um agora. Esse 468 que citaram aqui da Yongnuo atende bem? Ou acham que não vale a pena?

o que eu comprei é um 568. pelos reviews, aparentemente é muito bom.


Ahh, só por curiosidade, onde comprou o flash? Já tem pilhas?

Comprei de um usuário aqui do fórum. e tenho um jogo de pilhas recarregáveis. o problema é que estão espalhadas pela casa. 1 no relógio da cozinha e outros em controles remotos  :D
 :ok:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2013, 14:18:42
Pessoal,
Recebi o Flash hoje.
Ainda não testei mas primeira sensação que ele passa é de QUALIDADE. lembrando que não tenho experiência com os da marca Canon. Mas é bem acabado, o lcd é bom, enfim, fiquei satisfeito com a peça. agora é treinar.
Se não tivesse o 'made in china' e colocasse o logo da canon, pra mim passava  :D




Não se preocupe...a câmera vai fotometrar corretamente com velocidade entre 1/60 e 1/200 e calcular a potência do flash necessária pra iluminar a cena.

Por enquanto é o que você precisa saber porque para esse próximo evento você não vai conseguir aprender muita coisa, até mesmo porque nem tem o flash ainda...

Para esse próximo evento, câmera em AV (eu prefiro), P, ou Auto, e o flash vai te garantir as fotos... depois vc começa a estudar mais e aprimorar a técnica e o uso dele. Não dá tempo você fazer um "curso" por aqui e absorver tudo que vão te falar.. vá fotografar e desencane por um tempo..

Valeu Luciano, obrigado pela dica. Acho que vou nessa pra não complicar. Fazer o feijão com arroz que já deve ficar bem melhor que o pop-up.
 :ok:


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2013, 14:46:51
veio com o bounce ? , aquele plastico leitoso que vai na luz do flash para a luz nao ficar tao dura , pode colocar em ttl e rebater no teto