Autor Tópico: Brincar no photoshop??  (Lida 4191 vezes)

SoroCarlos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 08 de Maio de 2013, 23:27:52
 Aos Amigos :ok:

  Não pude deixar de acompanhar a opinião dos Amigos, sobre a qualidade das fotografias postadas neste tópico aqui no MF, e acredito que devêssemos tomar alguns cuidados:

  _ A publicação das imagem aqui postadas que foram  executadas pela empresa do Sr. Wellington Barbosa e pertencentes sua cliente Sra. Bianka Dore, foram autorizadas ?

  _ A impressão pessoal ou gosto individual  sobre a qualidade da execução da fotografia, é estritamente competência do fotografo contratado e sua cliente e não diz respeito a qualquer outra pessoa ( Se escolheu fundo vermelho vinhetado, se utilizou excesso ou não do photoshop, se a posição A ou B ficam melhor, ...) Se o cliente estiver satisfeito com o resultado do ensaio fotográfico, e honrar seu contrato com o profissional de maneira legal e moral , ninguém pode utilizar deste resultado para emitir qualquer opinião (boa ou não).

  _ Defendemos aqui neste Fórum os mais nobres e legítimos direitos do exercício da profissão de fotografo, mas este tópico vem na contramão de tudo que acreditamos que seja obter o respeito ao profissional fotógrafo ou mesmo os também dignos amadores, enfim todos.

 _ Tenhamos muito cuidado e atenção ao sugerir a criação de: "um tópico com as piores edições" pois envolve avaliações morais e legais em nosso pais.

 _ E por fim a todos,  o site do autor das fotografia para que todos nós "em silêncio" podermos avaliar seu trabalho como um todo: http://studiowellingtonbarbosa.com.br/fotografia_casamento_natal_rn/pagina

   A liberdade de expressão, não se pode confundir com a liberalidade das opiniões, pois há responsabilidades sobre tudo aquilo, quando emitimos nossa opinião.

   Resumo: Prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém ....

   Grande abraço a todos ....  :)


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 08 de Maio de 2013, 23:38:53
Entendo que o erro foi postar algo sem autorização.

Mas e se eu postar uma foto feita por mim e alguém falar mal.
Também não pode prejudicar meu trabalho, já que o me cliente vai ler isso aqui?

Eu me lembro do caso da modelo sem umbigo, também caiu na net geral, sem autorização do autor.
« Última modificação: 08 de Maio de 2013, 23:43:34 por Claudio Rombauer »


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #32 Online: 08 de Maio de 2013, 23:46:02
Aos Amigos :ok:

 

 _ Tenhamos muito cuidado e atenção ao sugerir a criação de: "um tópico com as piores edições" pois envolve avaliações morais e legais em nosso pais.

   

Sou novato no fórum, talvez me expressado mal, mas o tópico que sugeri foi de nossas piores edições, pois quem tem acompanhado minhas publicações tem visto minhas montagens, algumas bem ridículas diga-se de passagem e outras que acho que me sai melhor...tenho as piores, como acredito que mais alguém aqui a tenha...Minha sugestão, me desculpe se o fiz de forma errônea era simplesmente quebrar essa de falar do trampo e mostrar os nossos tbm, para ver o que a galera apronta... Basta apenas dizer
"Não acho legal por isso e isso" entendemos com certeza a preocupação e principalmente vou analisar um pouco mais meus comentários para que não haja equívocos. :shock:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 08 de Maio de 2013, 23:49:00
Mas eu concordo com o colega acima, não devemos mais falar mal mesmo, pode prejudicar o trabalho de algum colega de profissão, e o "mal gosto" além de relativo a casa um, pode ser pedido do cliente.

Acho que não devemos emitir opiniões negativas, até mesmo em fotos de colegas do fórum, pois os clientes podem estar lendo aqui e isso pode prejudicar o autor.


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #34 Online: 08 de Maio de 2013, 23:59:47
Mas eu concordo com o colega acima, não devemos mais falar mal mesmo, pode prejudicar o trabalho de algum colega de profissão, e o "mal gosto" além de relativo a casa um, pode ser pedido do cliente.

Acho que não devemos emitir opiniões negativas, até mesmo em fotos de colegas do fórum, pois os clientes podem estar lendo aqui e isso pode prejudicar o autor.

Novamente mal interpretado. Eu disse nossas fotos, ou seja eu na montagem, eu no tratamento, como fiz com uma do mestre dos magos...apenas para quebrar esse clima.

TIPO ESSA AQUI



SoroCarlos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 09 de Maio de 2013, 00:23:02
Entendo que o erro foi postar algo sem autorização.

Mas e se eu postar uma foto feita por mim e alguém falar mal.
Também não pode prejudicar meu trabalho, já que o me cliente vai ler isso aqui?

Eu me lembro do caso da modelo sem umbigo, também caiu na net geral, sem autorização do autor.

 Ao amigo Claudio Rombauer  :ok:

 Este sim é um importante  contexto a ser debatido e de interesse de todos nos, principalmente vindo de você, um profissional dotado de  uma qualidade técnica "exuberante" e admirada por todos nòs.

  Acredito que a divulgação pública de imagens, antecede, o que esta previsto nas cláusulas contratuais, firmadas entre o profissional contratado e o cliente contratante, no tocante ... a quem pertence os direitos autorais das imagens... fotógrafo ou cliente .... se registrado em contrato, fica claro, qualquer que seja a parte detentora destes direitos.É claro que medias e grandes empresas jamais abrirão mão deste direito ou mesmo alguns clientes com qualificação como pessoa fisica.
  Mesmo que os direitos de utilização e divulgação das imagens sejam do seu executor, sempre é bom legalizar por escrito a " vontade" do cliente em fornecer a você o direito de divulga-las com algumas ou nenhuma restrição.
  Quanto a publicação/divulgação de imagens neste Fórum e pertencentes a terceiros, mas sempre realizados pelos seus executores, é de exclusiva responsabilidade de que as fornece (fotografo), pois esse é o único que tem conhecimento do conteúdo legal firmado entre ele e seu cliente. Mesmo assim há brechas legais que poderão ser utilizadas pela parte que se sentir prejudicada.

  Você é detentor (executor)de belíssimas imagens e por serem "ricas" em qualidade fotográfica e de difícil reprodução, tem que pensar em protege-las, atendendo a interesses seus e de seus clientes , pois tenho certeza que eles aprovam também esta postura.

  PS: Não sou advogado, somente apreciador de belas imagens e suas consequencias ..... grande Abraço  :ok:


SoroCarlos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 09 de Maio de 2013, 00:29:05
Mas eu concordo com o colega acima, não devemos mais falar mal mesmo, pode prejudicar o trabalho de algum colega de profissão, e o "mal gosto" além de relativo a casa um, pode ser pedido do cliente.

Acho que não devemos emitir opiniões negativas, até mesmo em fotos de colegas do fórum, pois os clientes podem estar lendo aqui e isso pode prejudicar o autor.

  Novamente ao amigo Claudio Rombauer  :ok:

  X 2  ... tenho mesma opinião e diretriz educacional ...  :clap:


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #37 Online: 09 de Maio de 2013, 08:14:04
O que está sendo discutido já foge muito da alçada principal do assunto, parece mais uma perseguição de opiniões, também não sou a favor de falar mal de trabalhos de colegas, aos ofendidos por não sei qual motivo, se o erro foi meu ao sugerir a brincadeira com "nossas próprias opiniões e exposições do nosso começo no photoshop" me desculpem, mas aos que não se sentem tenho muito trabalho em photoshop que não está bem feito mas é criativo, mande MP que eu envio então os trabalhos e os tutoriais...Acho incrível como é usado o fórum para martelar uma opinião sendo que a mesma além de ser livre é mal interpretada por alguns participantes do fórum, pois desde o momento que se expõe uma foto, ela sempre estará sujeita a quaisquer opiniões, principalmente aqui, mas algumas pessoas não entendem o real fundamento do aprendizado no fórum e se colocam contrários a participações não ofensivas ao invés de interagir e ajudar a melhorar o nível do diálogo, apenas usam de fragmentos fora de contesto para iniciar a "malhação do judas". :no: :no: :no:

PS. Isso porque coloquei uma foto de exemplo para que nada de errado fosse interpretado, hoje aconteceu comigo, quero ver quando for com mais alguém quais serão as posições tomadas...

Sem mais aos interessados, e expresso minha tristeza pela falta de interpretação e deixo muito claro que minha posição ainda é a mesma.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #38 Online: 09 de Maio de 2013, 09:22:55
Críticas embasadas na imagem postada, seja ela de quem for, sempre é pertinente. Seja positiva, seja negativa. Mas repito: EMBASADAS.

O ato de criticar de forma jocosa, agressiva, mal intencionada pode ser motivo de uma ação judicial de reparação por dano moral e até mesmo material. E o crítico poderá responder, em casos mais graves, até pelos crimes de difamação e calúnia (para quem não sabe são 2 tipos penais distintos e as penas somadas podem chegar até 3 anos mais multa.)

Contudo é livre a manifestação de pensamento. Criticar é uma forma de se manifestar e a crítica é basicamente uma análise pessoal sobre um fato da vida (inclusive imagens realizadas por terceiros). Mas repito: crítica EMBASADA.

Se, SE a crítica fosse retirada do contexto de um fórum de fotografia, acho que ele perderia muitíssimo de sua função. Um fórum é, em essência, um espaço de aprimoramento de nossa fotografia. E sem a possibilidade de um feedback sobre o que nós fazemos - e eventualmente sobre o que os outros estão fazendo - o fórum se esvazia em conteúdo, análise e interesse. Passa a ser um espaço de confraternização social virtual (rede social) - como foi inclusive colocado por um forista recentemente num tópico criado por mim em 'Arte'.

E, se isso ocorre, o fórum perde o sentido de existir, EMHO. ;)

Crítica boa é crítica realista. Seja positiva, seja negativa. Mas tem que ser embasada na realidade. Quem não consegue emitir uma crítica embasada pode até fazê-lo, estando ciente que pode estar falando um monte de besteira ou, nos casos mais graves, cometendo crimes.

 :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #39 Online: 09 de Maio de 2013, 09:46:29
Bom, coloquei as fotos aqui como forma de analise de 'ate que ponto a intervenção do photoshop deve modificar uma foto'. Como já vi em alguns outros post analises de fotos de terceiros (desde que lhe colocada os creditos), entendi que assim, era algo aceitavel.
Entretanto se de alguma forma o forum ou as pessoas nesse post ferirem alguma lei. Que caiba aos moderadores que o exclua.
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 09:47:50 por Faby05 »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #40 Online: 09 de Maio de 2013, 09:52:33
Bom, coloquei as fotos aqui como forma de analise de 'ate que ponto a intervenção do photoshop deve modificar uma foto'. Como já vi em alguns outros post analises de fotos de terceiros (desde que lhe colocada os creditos), entendi que assim, era algo aceitavel.
Entretanto se de alguma forma o forum ou as pessoas nesse post ferirem alguma lei. Que caiba aos moderadores que o exclua.

O fórum não feriu nenhuma lei.
As postagens são de responsabilidade dos usuários.
Comentários tb.
Quem comenta ou posta algo, tem a possibilidade de edição durante 30mins. Depois disso, não. Exceção feita aos casos que firam as regras do fórum quando um moderador poderá editar/excluir uma postagem.
Não vi nada em seu post que pudesse ferir as regras do fórum.  :ok:

PS: Ah... E as pessoas devem ter responsabilidade por aquilo que fazem. TER responsabilidade envolve inclusive a possibilidade de responder no Judiciário por suas atitudes.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #41 Online: 09 de Maio de 2013, 10:15:00
Sou leiga.
Mr. Hyde, vc acha que em algum momento ferimos alguma lei?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 09 de Maio de 2013, 10:17:55
Sabe que olhando melhor eu achei as fotos muito boas, e o trabalho no geral mito bem executado, se eu fosse o cliente estaria muito satisfeito com o trabalho.

A vezes a gente não gosta de alguma coisa e no calor do momento responde o que vem na cabeça, mas pensando melhor, está tudo bem executado e acredito que de acordo com a vontade do cliente, que é o mais importante.

Eu já fiz coisas que outras pessoas acharam feias, gosto pessoal não deve ser parâmetro para avaliar a competência de um fotografo e acredito que o autor das fotos tenha competência de sobra.


Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #43 Online: 09 de Maio de 2013, 10:22:30
As fotos e os trabalhos feitos pelo fotografo nao era o foco do post. E como eu bem disse, ele tirou otimas fotos. Nitidez, criatividade.. eu adorei o ensaio dessa familia.
O foco do post foi a utilizacao do photoshop para alterar a imagem (de maneira nao natural) que JA, repito JA, estava muito bem executada.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #44 Online: 09 de Maio de 2013, 10:38:54
Concordo que a crítica embasada pode ser mais interessante. Agora, falar que a critica não embasada é crime já é pegar um pouco pesado, não hyde?
Pode ser até desrespeitoso com o trabalho do colega e isso eu concordo. Quando fiz meu comentário não me atentei a isso pois nem sabia quem era o autor das fotos. Se ofendi alguém, peço desculpas.

Agora, não me venham falar que isso é crime ou difamação só porque não foi embasado. Eu posso dar qualquer opinião sem qualquer embasamento e não acredito que isso seja crime. Há certo exagero nisso.

p.s. Acho que se alguem cometeu um erro aqui foi o autor do tópico. Os outros apenas omitiram opiniões com o intuito de enriquecer o tópico, creio eu.
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 10:42:54 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya