Autor Tópico: Para reflexão dos usuários do Mundo Fotográfico  (Lida 7172 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #75 Online: 04 de Maio de 2013, 20:58:05

2 - Quanto ao questionamento do Natão. Desculpe companheiro, mas acho ridícula sua colocação. É óbvio que tu curte fotografia. Já ví muitos posts seus, muito bons, sobre as técnicas, ou a estrutura de fotografias. De uns tempos pra cá que tens ficado mais arredio a estas conversas e dedicado mais a controversas. Mas tens um material bem legal (bem além das análises de equipamento).


Cara, a questão não chega a ser o curtir a fotografia. O problema é que eu realmente não sei se isso é algo que eu goste de verdade, ou algo da qual eu só tenho para ocupar meu tempo. Na verdade eu gosto de fotografia sim (de uma parte dela), o que eu não gosto é o rumo em que a colocam. Minha apreciação fica por conta de algo simples, e até mais voltado à própria execução da mesma. Eu não gosto de entrar no ramo de qualquer meio estético fotográfico, acho cansativo e que desmotiva uma simples atividade de execução e apreciação de um simples resultado. Por isso que eu digo que eu não sei se eu gosto mesmo da fotografia (porque o que eu vejo dela hoje, esse aspecto de transformação artística, é algo que faz parte do universo da fotografia e da qual eu não gosto, só que esse aspecto domina a fotografia atualmente e historicamente - pelo menos do lado no qual ela aparece). Então aí fica a minha dúvida, se eu realmente gosto de fotografia, ou gosto apenas de executá-la e ver uma pequena fração dos seus resultados.

E eu digo isso com sinceridade, não é para querer criar uma controvérsia, é algo sobre o qual eu venho refletindo há tempos, e notando meu comportamento sobre todo o campo fotográfico, ou seja, eu não posso dar uma palavra e forma definitiva sobre o gostar da fotografia e ter ela por apreço. Mas uma coisa é certa, eu a tenho por uso, e em muitos casos por necessidade.

Espero que agora fique mais esclarecido o ponto que almejo.

 :ok:
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 21:00:21 por Natão »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #76 Online: 05 de Maio de 2013, 00:44:35
Cara, a questão não chega a ser o curtir a fotografia. O problema é que eu realmente não sei se isso é algo que eu goste de verdade, ou algo da qual eu só tenho para ocupar meu tempo. Na verdade eu gosto de fotografia sim (de uma parte dela), o que eu não gosto é o rumo em que a colocam. Minha apreciação fica por conta de algo simples, e até mais voltado à própria execução da mesma. Eu não gosto de entrar no ramo de qualquer meio estético fotográfico, acho cansativo e que desmotiva uma simples atividade de execução e apreciação de um simples resultado. Por isso que eu digo que eu não sei se eu gosto mesmo da fotografia (porque o que eu vejo dela hoje, esse aspecto de transformação artística, é algo que faz parte do universo da fotografia e da qual eu não gosto, só que esse aspecto domina a fotografia atualmente e historicamente - pelo menos do lado no qual ela aparece). Então aí fica a minha dúvida, se eu realmente gosto de fotografia, ou gosto apenas de executá-la e ver uma pequena fração dos seus resultados.

E eu digo isso com sinceridade, não é para querer criar uma controvérsia, é algo sobre o qual eu venho refletindo há tempos, e notando meu comportamento sobre todo o campo fotográfico, ou seja, eu não posso dar uma palavra e forma definitiva sobre o gostar da fotografia e ter ela por apreço. Mas uma coisa é certa, eu a tenho por uso, e em muitos casos por necessidade.

Espero que agora fique mais esclarecido o ponto que almejo.

 :ok:

Natao, tb jah tive a minha "crise existencial fotografica": após alguns posts na Galeria, e tomar sarrafo da galera, fiquei com a ideia de que eu nao era um fotografo amador, e sim, um nerd fã de material fotografico. Acabei concluindo q sou um pouco de cada. Depois de um bom tempo fuçando detalhes de cameras, lentes, flashs e tecnicas de uso do flash na sapata e fora dela, eh hora de "equilibrar" as coisas e começar a praticar mais fotografia e ter uma visao menos mecanicista da coisa. Espero q a galera q comenta minhas fotos na Galeria me ajude nisso, por que, dizer que "a tintura do cabelo da moça prejudicou a composiçao" foi foda de ler!   :no:

Sei que cores, formas e texturas fazem parte da composiçao de uma imagem, mas esse tipo de comentario me afasta da Galeria...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #77 Online: 05 de Maio de 2013, 01:45:56
Fuca,

Me dá vontade de abrir um tópico chamado: curso grátis de fotografia: parte 1: Conheça seu equip. 2:Fundamentos 3: Composição 4: Fotometria, etc... E usar material de diversas fontes, da Life, da NatGeo, conteúdo próprio...

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #78 Online: 05 de Maio de 2013, 13:19:56
Huahuahuahuhuahuahahua... A parte de composição me seria bem útil!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 05 de Maio de 2013, 22:02:13
Cara, a questão não chega a ser o curtir a fotografia. O problema é que eu realmente não sei se isso é algo que eu goste de verdade, ou algo da qual eu só tenho para ocupar meu tempo. Na verdade eu gosto de fotografia sim (de uma parte dela), o que eu não gosto é o rumo em que a colocam. Minha apreciação fica por conta de algo simples, e até mais voltado à própria execução da mesma. Eu não gosto de entrar no ramo de qualquer meio estético fotográfico, acho cansativo e que desmotiva uma simples atividade de execução e apreciação de um simples resultado. Por isso que eu digo que eu não sei se eu gosto mesmo da fotografia (porque o que eu vejo dela hoje, esse aspecto de transformação artística, é algo que faz parte do universo da fotografia e da qual eu não gosto, só que esse aspecto domina a fotografia atualmente e historicamente - pelo menos do lado no qual ela aparece). Então aí fica a minha dúvida, se eu realmente gosto de fotografia, ou gosto apenas de executá-la e ver uma pequena fração dos seus resultados.

E eu digo isso com sinceridade, não é para querer criar uma controvérsia, é algo sobre o qual eu venho refletindo há tempos, e notando meu comportamento sobre todo o campo fotográfico, ou seja, eu não posso dar uma palavra e forma definitiva sobre o gostar da fotografia e ter ela por apreço. Mas uma coisa é certa, eu a tenho por uso, e em muitos casos por necessidade.

Espero que agora fique mais esclarecido o ponto que almejo.

 :ok:

Natão, entendo que você pode ou não gostar do quesito, discussão sobre a arte e  fotografia, ou enfases deste ponto. O que coloquei é que uma pessoa que estuda e desenvolve a técnica, gosta da coisa (no bom sentido). Afinal, gastar tempo e $$ em uma coisa indiferente, nunca ví.
De qualquer maneira, não estou questionando sua análise ou preferência. Discordo que a fotografia como registro tenha perdido seu valor, acho que simplesmente passou a conviver com um novo tipo (a visão artística), e com isso perdeu parte do "espaço", passando a dividir as discussões.  :ok:


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #80 Online: 06 de Maio de 2013, 22:02:58
Achei o assunto apresentado pelo moderador muito pertinente, pois nos leva a uma importante reflexão sobre como pensamos a fotografia.
Já disseram  - não me lembro agora quem foi - que uma pessoa não fotografa com seu equipamento, mas com os livros que leu, com os filmes assistidos, com as viagens que fez, com as amizades conquistadas, com as discussões interessantes das quais participou.
Por ser um espaço onde os participantes sentem-se à vontade para discursarem sobre o que der na "telha", é inevitável que assuntos diversos apareçam aos montes, muitas vezes desordenados e descontrolados. Não sei se isso pode ou deve ser mudado, pois não tenho capacidade de avaliar se isso é bom ou ruim, mas só sei que essa situação apenas reflete o pensamento de um grupo.