Autor Tópico: macete  (Lida 2833 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 06 de Maio de 2013, 22:01:52
Ele pode escolher um branco, um preto, um cinza, qualquer tom que ele referencie com o ponto medio, desde que trave a exposição já com a compensação feita.
« Última modificação: 06 de Maio de 2013, 22:02:14 por Claudio Rombauer »


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #31 Online: 06 de Maio de 2013, 22:06:09
A colocação do colega é sensata.
Ele buscava o tom mais alto da cena e fotometrava para ele.
Depois recuperada as baixas na pós.

Mas aí é expor a esquerda, e não a direita... O esperado na exposição à direita é expor para os tons mais baixos e recuperar as altas nos pós, sem deixar as altas estourar de vez.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #32 Online: 06 de Maio de 2013, 22:08:23
Claro que não! A fotometria pontual serve justamente para isso: ele escolhe, no monte de cores e luminosidades do grupo, o ponto mais próximo do cinza médio; fotometra ali; trava a exposição; recompõe e fotografa.

É uma possibilidade sim! :ok:

Mas é dificil saber ao certo se era isso sem ver o resultado, ele poderia estar também usando a média e estar compensando, para garantir que não ia perder a foto. :ponder:

Também ele estava fotometrando luz refletida e não incidente, então a cor da luz refletida nas roupas poderiam ainda sim enganar o fotômetro, o que justifica ele usar o pontual. :ponder:

E nem sabemos se ele estava usando flash, ai ele estaria realmente só refazendo a composição sem se preocupar tanto com a exposição. :ponder:
« Última modificação: 06 de Maio de 2013, 22:10:52 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #33 Online: 06 de Maio de 2013, 22:08:27
Mas aí é expor a esquerda, e não a direita... O esperado na exposição à direita é expor para os tons mais baixos e recuperar as altas nos pós, sem deixar as altas estourar de vez.

Já corrigi lá atrás, rbusato.
Pensei uma coisa e escrevi outra.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 06 de Maio de 2013, 22:10:09
Todo mundo se matando pra adivinhar e vai que era um mosquito incomodando...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #35 Online: 06 de Maio de 2013, 22:11:35
Todo mundo se matando pra adivinhar e vai que era um mosquito incomodando...

Ou o cara tinha Parkinson.
Ou pior... O Spider esteja certo!!!  :shock:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #36 Online: 06 de Maio de 2013, 22:12:57
Ou o cara tinha Parkinson.
Ou pior... O Spider esteja certo!!!  :shock:

Acho que você esta certo Hyde, Só perguntando ao fotógrafo! :D
Fábio Pedro.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #37 Online: 06 de Maio de 2013, 22:37:40
Acho que só para recompor, dependendo da lente a "mexida" parece ser bem grande aos olhos de quem ta de fora.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 06 de Maio de 2013, 23:03:10
Seera casamento, é muito provavel que a camera estivesse em M, e talvez o flash. Então não precisa ficar fotometrando toda hora.
Eu voto no foco no ponto central.

______________________________________________________

OFF: uma vez, fui fazer uma formatura, com uma Nikon 801 com uma lente 35-135, punheteira. O foco daquela lente era tão lerdo, que quando apitava eu não acreditava. Aí, entre uma foto e outra, eu colocava a mão na frente da lente e focava, só pra "ir pro macro".
Aí, na hora de fotografar, eu conseguia ver a imagem focando, srsrsrsrsrsrsrs


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #39 Online: 07 de Maio de 2013, 07:38:40
Sei lá, mas se me ver fotografando vai pensar o mesmo..

Acostumei a usar em 99% das vezes a câmera em AV (prioridade de velocidade) com medição pontual.. Escolho o local da cena como tom médio, bloqueio a exposição (apontando o ponto central pra esse local) depois foco e recomponho..
« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 07:40:49 por Luciano.Queiroz »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #40 Online: 07 de Maio de 2013, 07:44:39
caramba,
não pensei que esse assunto fosse dar tanto pano pra manga.rsrss
Mas é exatamente isso que aconteceu. e tem mais. haviam 2 fotógrafos e ambos utilizavam a mesma "técnica, tik nervoso, etc".
Resumindo: focava o grupo, apontava para o lado, voltava à cena e click.
O casamento foi numa cidade próxima, senão ia lá perguntar pra ele que raio de técnica é essa.
obrigado rapaziada
 :ok:


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #41 Online: 07 de Maio de 2013, 09:16:25
caramba,
não pensei que esse assunto fosse dar tanto pano pra manga.rsrss
Mas é exatamente isso que aconteceu. e tem mais. haviam 2 fotógrafos e ambos utilizavam a mesma "técnica, tik nervoso, etc".
Resumindo: focava o grupo, apontava para o lado, voltava à cena e click.
O casamento foi numa cidade próxima, senão ia lá perguntar pra ele que raio de técnica é essa.
obrigado rapaziada
 :ok:
Cara, pela descrição que você fez, tenho quase certeza que é o lance do borrar fundo e flash em 2ª cortina, igual quem faz foto de carro de corrida (sem o flash, claro) :ponder:
Caso contrário, nem medição de exposição nem focar-e-recompor justificam esse "movimento" rápido do colega.
Mas vou continuar acompanhando a discussão pra ver no que dá. :ok: