Autor Tópico: 2º fotógrafo em casamento - Primeira vez  (Lida 8761 vezes)

Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #15 Online: 06 de Maio de 2013, 23:02:36
Olha, ao meu ver, creio que deva sim abusar um pouco, devido a sua visita fotográfica não render fins lucrativos, acho que deva ser uma boa oportunidade em situação real de tentar novas técnicas, mesmo que não seja o seu forte, caso seja necessário tente uma visita dois dias antes na igreja, chame um casal de amigos, copie algumas poses que possa lhe parecer ideal, faça uma colinha e abuse um pouco do seu equipamento neste dia...Tente contato com o ambiente de uma forma a se sentir mais intimo que assustado no dia da cerimônia...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #16 Online: 06 de Maio de 2013, 23:04:00
... Eu gosto muito das fotos do Roberto http://luzecontraste.com.br/ ...

Obrigado spositom ... :ok:

Rafael, eu acho que seria legal você se concentrar no básico e deixar as inovações para futuras oportunidades, se por acaso ver uma cena inusitada, ou tiver tempo e conseguir relaxar, ai clica, mas no geral, observe o 1º fotógrafo, veja as fotos que ele faz, entenda e tente acompanhar o ritimo dele nas fotos tradicionais, acho que tentar inovar antes de saber o básico é meio arriscado, não vai sair uma coisa e nem outra.


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2013, 23:12:16
Pelo que entendi, ambos os fotógrafos são iniciantes, se ambos focarem no básico, creio que aí sim poderá não sair nada, ao fazer uma visita dois dias antes, ele poderá estudar o local e as possibilidades, optando assim pela suas posições, melhores fotografias, configurações e composições, pois o momento do casamento é planejado desde inicio com muita antecedência. creio então ser possível esta manobra para que com calma os dois fotógrafos juntos analisem a melhor opção para cada um no seu determinado estilo ou modo incluindo uma colinha básica e composição além de conhecerem o cenário.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Maio de 2013, 23:30:08
Fala Rafa, o primeiro casamento a gente nunca esquece!

Então, seu equipamento é filé, dá pra fazer muita foto boa aí, com isso tá tranquilo. :ok:
Quando estão dois fotógrafos, ainda mais que não são entrosados, recomendo muita conversa, pra definir "quem" vai fazer o "que".
Um tem que estar registrando o básico, aquilo que garante que vcs não serão processados. O outro cria, sentimentaliza, etc...
É importante que um saiba que equip. o outro tá usando, pra não ficar um monte de foto igual. Exemplo: Na hora da aliança, um faz a foto aberta, mostrando tudo, e outro faz só o detalhezinho da aliança.
Sempre ficar de olho onde o outro fotógrafo está, pra não aparecer.
Vai ter making of? Se for, vai um pro making of e outro pra igreja, fotografar decoração, de preferencia com a igreja vazia.
Na hora das entradas, um fica lá na frente, no altar mesmo, enquanto a boiada entra: Padrinhos, pais, noivo, crianças, noiva, etc... O outro tem liberdade pra criar, num mezanino, ou no fundo da igreja, pegando de costas, sei lá, vai do momento!
Durante o casamento, mesma coisa: Deixa um cara lá em cima, pronto pro que der e vier, porque os casamentos tem um padrão, mas tem padre e pastor que adora dar um inventada, e mudar tudo de ultima hora. Aí, complica. Enquanto isso, o outro vai fazer fotos abertas, do corredor, dos padrinhos, as mães... (elas sempre choram, fica lindo!  :D)

Resumo básico das fotos que não podem faltar: (Ainda que vc ou qualquer user do MF seja um fotógrafo do século 22, todo modernoso, estiloso, que tem aquele olhar especial, isso tem que fotografar, asieuahseiasueahseiuahseiu)  :D :D

-Decoração
-Entrada, de todo mundo de frente: padrinhos, pais, criançada, noivo, a noiva principalmente, srsrsrsrsr... A hora que o pai entrega a moça pro cara, dá muita foto linda, os véio chora quando entrega as menina, kkkkkkk
-Closes, dos noivos, juntos e sozinhos, fotos abertas da igreja, mostrando o ambiente, de costas no corredor, etc...
-Criançada entrando no meio do casamento com aliança... PelamordeDeus, não perde essa, hein! :hysterical:
-Juramento, blablabla e troca das alianças.
-Beijo, assinatura, oração ajoelhados...
-Tem igreja que permite tirar foto com padrinhos lá em cima, na hora dos cumprimentos e de entregar as flores... Não é muito bonito de se ver e/ou fazer, mas já garante as fotos com os padrinhos. (Nessa hora dos cumprimentos, ficar esperto, sai muito sorriso bonito, lágrima, abraço, só coisa show! ;) )
-Saída. Pelamordopai, depois de mandar bem, não vai me perder a saída, aisuehasiueasheiauehsieuasehia

Claro, isso não é obrigatório. Postei apenas o que ví nesses onze anos de foto. Lógico, cada cerimoonia é unica, cada fotógrafo tem seu estilo, sua visão, blablabla... Mas pelo menos esses itens que citei pra vc, já vi fotógrafo bom da cidade se descabelar, porque tinha perdido alguma coisa.

Cara, citei apenas pontos básicos, porque sei que na hora é a criatividade que manda.

AH, CLARO,  pro caso de dar um nervosismo excessivo em hora inapropriada: um copo com um limão, uma colher de bicarbonato de sódio, um pouco de água e... Trava-toba, remédio maravilhoso pra segurar até pensamento, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraço, boa sorte!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2013, 23:36:49
Vlw à todos que comentaram a cima :ok:

Estou absorvendo tudo aqui...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #20 Online: 06 de Maio de 2013, 23:37:28
Fala Rafa, o primeiro casamento a gente nunca esquece!

Então, seu equipamento é filé, dá pra fazer muita foto boa aí, com isso tá tranquilo. :ok:
Quando estão dois fotógrafos, ainda mais que não são entrosados, recomendo muita conversa, pra definir "quem" vai fazer o "que".
Um tem que estar registrando o básico, aquilo que garante que vcs não serão processados. O outro cria, sentimentaliza, etc...
É importante que um saiba que equip. o outro tá usando, pra não ficar um monte de foto igual. Exemplo: Na hora da aliança, um faz a foto aberta, mostrando tudo, e outro faz só o detalhezinho da aliança.
Sempre ficar de olho onde o outro fotógrafo está, pra não aparecer.
Vai ter making of? Se for, vai um pro making of e outro pra igreja, fotografar decoração, de preferencia com a igreja vazia.
Na hora das entradas, um fica lá na frente, no altar mesmo, enquanto a boiada entra: Padrinhos, pais, noivo, crianças, noiva, etc... O outro tem liberdade pra criar, num mezanino, ou no fundo da igreja, pegando de costas, sei lá, vai do momento!
Durante o casamento, mesma coisa: Deixa um cara lá em cima, pronto pro que der e vier, porque os casamentos tem um padrão, mas tem padre e pastor que adora dar um inventada, e mudar tudo de ultima hora. Aí, complica. Enquanto isso, o outro vai fazer fotos abertas, do corredor, dos padrinhos, as mães... (elas sempre choram, fica lindo!  :D)

Resumo básico das fotos que não podem faltar: (Ainda que vc ou qualquer user do MF seja um fotógrafo do século 22, todo modernoso, estiloso, que tem aquele olhar especial, isso tem que fotografar, asieuahseiasueahseiuahseiu)  :D :D

-Decoração
-Entrada, de todo mundo de frente: padrinhos, pais, criançada, noivo, a noiva principalmente, srsrsrsrsr... A hora que o pai entrega a moça pro cara, dá muita foto linda, os véio chora quando entrega as menina, kkkkkkk
-Closes, dos noivos, juntos e sozinhos, fotos abertas da igreja, mostrando o ambiente, de costas no corredor, etc...
-Criançada entrando no meio do casamento com aliança... PelamordeDeus, não perde essa, hein! :hysterical:
-Juramento, blablabla e troca das alianças.
-Beijo, assinatura, oração ajoelhados...
-Tem igreja que permite tirar foto com padrinhos lá em cima, na hora dos cumprimentos e de entregar as flores... Não é muito bonito de se ver e/ou fazer, mas já garante as fotos com os padrinhos. (Nessa hora dos cumprimentos, ficar esperto, sai muito sorriso bonito, lágrima, abraço, só coisa show! ;) )
-Saída. Pelamordopai, depois de mandar bem, não vai me perder a saída, aisuehasiueasheiauehsieuasehia

Claro, isso não é obrigatório. Postei apenas o que ví nesses onze anos de foto. Lógico, cada cerimoonia é unica, cada fotógrafo tem seu estilo, sua visão, blablabla... Mas pelo menos esses itens que citei pra vc, já vi fotógrafo bom da cidade se descabelar, porque tinha perdido alguma coisa.

Cara, citei apenas pontos básicos, porque sei que na hora é a criatividade que manda.

AH, CLARO,  pro caso de dar um nervosismo excessivo em hora inapropriada: um copo com um limão, uma colher de bicarbonato de sódio, um pouco de água e... Trava-toba, remédio maravilhoso pra segurar até pensamento, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraço, boa sorte!
Que aula, heim.

Vlw :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Maio de 2013, 23:58:58
Que aula, heim.

Vlw :ok:

Aula nada, srsrsr

To só tentando dar uma força pra um camarada!

Abraço.

EDIT: Dois caras, daqui de Mga, pra mim são os melhores de casamento aqui na cidade:

 www.lucioflaubert.com.br

http://mansanofotografia.com.br

Curto muito o trampo deles.
« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 00:27:46 por Mike Castro »


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #22 Online: 07 de Maio de 2013, 01:06:33
Uma dicazinha pra rebater quando o teto tá muito longe:


Eu passei recentemente por isso, e cara, foi bem tranquilo! O 1º fotografo me deu o flash dele que era TTL e foi tudo tranquilo mesmo...
Mal tirei a 50 da camera, e na hora do beijo meio que me sentei la com os convidados e coloquei a 70-300 pra pegar do fundo :)
Se quiser dar uma olhadinha: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83549.msg829656#msg829656
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #23 Online: 07 de Maio de 2013, 01:19:49
Vlw pela dica!!! Essa achou que vou precisar mesmo.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 07 de Maio de 2013, 10:34:53
Só posso aconselhar com 1 coisa... Vá no certo! Não tente fazer o que vc não sabe/domina. O que vc sabe? Qual o seu forte? É por aí que deve ser sua atuação.


Melhor dica de todas, não dá pra inventar muito em um evento de tamanha responsabilidade. Em um casamento tem que garantir as fotos básicas e "obrigatórias" antes de sair inovando. E dá uma bronca no seu amigo, porque assumir esse compromisso assim desse jeito é algo que não se faz. A gente cansa de falar por aqui que tem que ter experiência com eventos, como 2° fotógrafo em casamentos, que tem que ter equipamento reserva, etc e tal...


Quanto ao flash, experimenta rebater nas paredes, desde que não sejam muito distantes, e mesmo que sejam não tão claras. Só tome cuidado onde você vai rebater para não jogar flash na cara de algum padrinho, e isso é sério! Coloque o zoom do flash no máximo para o rebatimento ser mais eficiente, tente sempre rebater em uma parede que esteja de frente para quem você vai fotografar.


E não esqueça de voltar o zoom ao automático quando for usar flash direto. Isso é muito importante, esqueci de fazer isso no meu último casamento (quando eles saíram pela porta) e quase comprometo as fotos.


Abraços


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #25 Online: 07 de Maio de 2013, 10:57:41
Cara, quem sou eu para dar dicas, mas gostaria de alguma maneira contribuir.

Primeiro lugar, de tudo! Rebobina a fita toda e recomeça com a seguinte frase que você disse:

"só registro comum de casamento mesmo"

Tira esse pensamento da mente. Cara, casamento nunca é um registro comum. É um dos rituais/cerimônias mais importantes da nossa sociedade. Muitos fotógrafos encaram como sendo mais um evento, mas para os noivos é o evento da vida deles. Faça do casamento da vida deles, o casamento da sua vida.
Sei que está muito em cima, mas talvez ainda haja tempo de conhecer um pouco mais sobre os noivos, para decidir como será a história que você vai tentar contar com suas fotos. Se você vai pensando que é só registro comum, assim serão suas fotos, comuns.

Se eu fosse você, arriscava dar um pulo na igreja, e estudar o local. Por onde a luz entra? Onde posso rebater meu flash? Que locais posso me posicionar? Onde eu poderia ficar para fazer uma foto engenhosa, diferente? Dá pra fazer uma foto panorâmica do alto (há sacadas que possam ser usadas?)? Como é a iluminação artificial da igreja? Tungstênio, halógena, branca, amarelada?
Isso fará com que você esteja mais seguro no dia do evento e mais relaxado para conseguir fotos diferentes.

Outro ponto. converse com o celebrante. Pergunte a ele até onde você pode ir. Não queira tomar um pito do celebrante no meio da cerimônia. Se o cara for gente boa, até arrisca pedir para ele que em algum momento das alianças ele chegue um pouquinho para o lado e vc faz uma em plano geral, pegando também os convidados ao fundo.

Chegar meia hora antes pode ser pouco, já que é seu primeiro evento. Chegue bem cedo, apresente-se e aproveite para cobrir a decoração da igreja. Converse com a equipe de cinematografia, para que você estabeleça uma parceria legal e se ajudem.

Esteja atento ao uso de objetos pelos noivos que podem ser tradicionais de família. Noiva com terço, noivo com abotoaduras. Muitas vezes esses itens podem ter sido usados no casamento dos pais e avós dos noivos.

Os fotógrafos devem sempre estar a no máximo uns 90º um do outro, para evitar que saiam nas fotos.

Era mais ou menos isso que lembrei. No mais, caia dentro do desafio e bem vindo ao mundo dos casórios.
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #26 Online: 07 de Maio de 2013, 13:14:17
E dá uma bronca no seu amigo, porque assumir esse compromisso assim desse jeito é algo que não se faz. A gente cansa de falar por aqui que tem que ter experiência com eventos, como 2° fotógrafo em casamentos, que tem que ter equipamento reserva, etc e tal...
Eu falei isso com ele... De fato, só aceitei fazer isso de graça pra ele porquê se não ele entrava numa fria e ia se dar mal e eu tava com vontade de fotografar nesse tipo de evento pra ganhar experiência...

O cara nem bateria reserva tem, vai de flash pop-up... Só pra piorar a câmera é uma T4i que tem um bateria que dura menos de 300 fotos, ainda mais usando flash embutido.


Quanto ao flash, experimenta rebater nas paredes, desde que não sejam muito distantes, e mesmo que sejam não tão claras. Só tome cuidado onde você vai rebater para não jogar flash na cara de algum padrinho, e isso é sério! Coloque o zoom do flash no máximo para o rebatimento ser mais eficiente, tente sempre rebater em uma parede que esteja de frente para quem você vai fotografar.
Vou tentar rebater no teto em 90º com rebatedor embutido, mas se não der vai nas paredes mesmo...


E não esqueça de voltar o zoom ao automático quando for usar flash direto. Isso é muito importante, esqueci de fazer isso no meu último casamento (quando eles saíram pela porta) e quase comprometo as fotos.
Quando você usa flash direto na saída dos noivos, deixa ele "cru" ou usa o difusor de copinha pra amenizar um pouco?

E quanto ao zoom, eu não sei se o do meu YN565ex é muito silencioso ou é poque não funciona, pois quando eu mudo ele não ouço nenhum barulho se movendo dentro da cabeça do flash, diferento do SB-900 que eu usei uma vez e faz um som do zoom se movimentando. O seu é assim?


Vlw Humberto!!!
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #27 Online: 07 de Maio de 2013, 13:20:45
Vou tentar rebater no teto em 90º com rebatedor embutido, mas se não der vai nas paredes mesmo...
Requer um bom treino, mas rebater nas paredes é o jeito que eu mais gosto, a luz é bem melhor e mais direcional que no teto. Faça como alguém sugeriu aqui antes, dá uma passada na igreja antes do casamento ver as possibilidades.

Quando você usa flash direto na saída dos noivos, deixa ele "cru" ou usa o difusor de copinha pra amenizar um pouco?
Flash direto. O difusor ameniza quase nada, só quando estamos muito próximos do assunto. Tipo 1m de distância, mais do que isso ele só come potência do flash.

E quanto ao zoom, eu não sei se o do meu YN565ex é muito silencioso ou é poque não funciona, pois quando eu mudo ele não ouço nenhum barulho se movendo dentro da cabeça do flash, diferento do SB-900 que eu usei uma vez e faz um som do zoom se movimentando. O seu é assim?

O YN565EX acompanha o zoom da objetiva, mesmo quando rebatido. Então, se você não mudar o zoom da objetiva, realmente ele não vai fazer barulho, pois não vai mudar o zoom. Já os flashes da Canon e Nikon deixam o zoom fixo quando rebatido (acho que em 50mm) então, a não ser que você esteja em 50mm, o zoom ddo flash sempre vai se mover quando rebatemos.

Deixo o zoom do flash em manual e põe em 80mm ou 105mm, daí aproveita mais a potência.

Abraços


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #28 Online: 07 de Maio de 2013, 13:31:30
Requer um bom treino, mas rebater nas paredes é o jeito que eu mais gosto, a luz é bem melhor e mais direcional que no teto. Faça como alguém sugeriu aqui antes, dá uma passada na igreja antes do casamento ver as possibilidades.
Estou indo lá hoje à noite pra conhecer o local e fazer os testes.

Flash direto. O difusor ameniza quase nada, só quando estamos muito próximos do assunto. Tipo 1m de distância, mais do que isso ele só come potência do flash.
Como minha distância focal máxima vai ser 50mm da Tamron 17-50mm acho que vou ter que ficar perto da noiva, então o difusor faria diferença...

O YN565EX acompanha o zoom da objetiva, mesmo quando rebatido. Então, se você não mudar o zoom da objetiva, realmente ele não vai fazer barulho, pois não vai mudar o zoom. Já os flashes da Canon e Nikon deixam o zoom fixo quando rebatido (acho que em 50mm) então, a não ser que você esteja em 50mm, o zoom ddo flash sempre vai se mover quando rebatemos.

Deixo o zoom do flash em manual e põe em 80mm ou 105mm, daí aproveita mais a potência.
Eu sei... Mas mesmo mudando o zoom manualmente ou deixando em automático e mexendo no zoom da lente eu não ouço nem um som da lâmpada se movendo. O seu também é assim, silencioso?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #29 Online: 07 de Maio de 2013, 13:32:46
 :snack:

Muito bom este tópico. Uma observação, pelo jeito vc vai acabar sendo o primeiro fotógrafo, o cara que assumiu a tarefa é seu amigo, mas que relaxado hein, como vai cobrir um evento em ambiente fechado sem pelo menos um flash?!
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto