Autor Tópico: 2º fotógrafo em casamento - Primeira vez  (Lida 8760 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 06 de Maio de 2013, 21:27:13
Olá pessoal,
Fui convidado por um amigo para ser o 2º fotógrafo (só na cerimônia) de um casamento simples...

Ele me chamou pelo facebook para ajudá-lo nesse evento porque como era a primeira vez não estava muito confiante em fazer só e o equipamento dele (T4i + 18-135mm + 50mm 1.8II) não é lá o mais indicado... Eu aceitei tranquilo sem cobrar nada até porquê vai me servir de experiência e eu tava doido pra fotografar nesse tipo de evento.

O casamento é simples, numa igreja pequena, começa as 18h nessa sexta (meu aniversário :D) e deve duras menos de 2 horas. Chego uma meia hora ou 40 minutos antes pra fazer uns testes no ambiente...

Bom, queria tirar algumas dúvidas:
* Em que posição/local geralmente vocês ficam numa igreja fotografando?
* Como o teto da igreja deve ser alto, onde rebater o flash?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2013, 21:46:47
Oh céus!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2013, 22:09:01
link interessante , só nao sei se vai dar tempo de ler tudo até sexta ?
http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=49229


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2013, 22:10:24
link interessante , só nao sei se vai dar tempo de ler tudo até sexta ?
http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=49229
Leio tudo hoje e amanhã.

Valeu por ajudar :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2013, 22:18:18
Oh céus!

é mais ou menos isso....

Brow, de quem é cara que vai estar na frente do noivo? Ele é grande?  :D

Brincadeirinha... vc é dos meus, a diferença é que eu sou só meio louco. Mas se eu estivesse nessa barca sem opções de volta, entrava nos sites dos bons fotógrafos deste tipo de evento. Eu gosto muito das fotos do Roberto http://luzecontraste.com.br/ e do Willian http://www.willianepriscilalima.com.br/blog/, mas com certeza tem muito mais

O crescimento profissional e porque não de sua maturidade vem com  capacidade de lidar com problemas novos... o de sempre é fácil.

Vai com fé





Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2013, 22:28:24
Brow, de quem é cara que vai estar na frente do noivo? Ele é grande?  :D
Não entendi o que você quiz diser, acho que faltou palavra aê :ponder:


Brincadeirinha... vc é dos meus, a diferença é que eu sou só meio louco. Mas se eu estivesse nessa barca sem opções de volta, entrava nos sites dos bons fotógrafos deste tipo de evento. Eu gosto muito das fotos do Roberto http://luzecontraste.com.br/ e do Willian http://www.willianepriscilalima.com.br/blog/, mas com certeza tem muito mais

O crescimento profissional e porque não de sua maturidade vem com  capacidade de lidar com problemas novos... o de sempre é fácil.

Vai com fé
Já acompanho o site deles, vlw.

Ps.: É uma cerimônia simples numa igreja pequena, não vai haver fotos tão elaboradas e sofisticadas, só registro comum de casamento mesmo.
« Última modificação: 06 de Maio de 2013, 22:29:42 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2013, 22:35:46
Talvez seja a oportunidade de enriquecer seu portfólio usando a "Cerimónia comum" como elemento para criar algo sofisticado usando a criatividade. Tente prestar bastante atenção no ambiente como um todo, conheça o local antes, veja alguma possibilidade de pegar emoções, detalhes, as vezes podemos nos impressionar com situações comuns, tente novos ângulos.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2013, 22:40:10
Rafael,

Combine com o 1º fotografo quem fará o que, para nao perderem momentos importantes e ao mesmo tempo levarem para casa fotos repetidas...tb é importante a posição de cada um nos momentos "mais importantes" para que vcs não apareçam no fundo das fotos...
Se a igreja nao é tao grande como vc mesmo diz, o teto nao há ser tao alto que não se possa usa-lo para rebater o flash, de qq maneira, se der arrange um soft box para seu flash, caso realemente nao tenha teto para rebater, flash direto nao rola!
Pilhas e bateria reservas!
E o principal: RELAXA e METE o dedo sem stress...aproveite a oportunidade!

Depois post algo para vermos!

Abraço,
M Rezende


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2013, 22:40:57
é de extrema importância você conversar com o seu amigo a respeito do posicionamento de vocês durante a cerimônia.
Um exemplo:

Ele cobre as entradas do noivo e do padrinho, enquanto você procura a noiva para pegá-la dentro do carro
Ele cobre a entrada da noiva e você se posiciona para pegar a reação do noivo ao ver a noiva
Ele fica mais atento a cerimônia e você faz as fotos dos padrinhos e da reação dos convidados
E por aí vai.

Esse esquema prévio vai evitar que vocês se tornem fotógrafos redundantes no evento.

Dica: converse muito com a equipe de cerimonial. Eles vão dar a vocês dicas valiosas sobre o andamento da cerimônia, além de dar aquela força na organização das fotos mais clássicas, como padrinhos e etc.

Abraços e bom casamento!!
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2013, 22:42:00
Só posso aconselhar com 1 coisa... Vá no certo! Não tente fazer o que vc não sabe/domina. O que vc sabe? Qual o seu forte? É por aí que deve ser sua atuação.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2013, 22:48:21
Talvez seja a oportunidade de enriquecer seu portfólio usando a "Cerimónia comum" como elemento para criar algo sofisticado usando a criatividade. Tente prestar bastante atenção no ambiente como um todo, conheça o local antes, veja alguma possibilidade de pegar emoções, detalhes, as vezes podemos nos impressionar com situações comuns, tente novos ângulos.
Vlw por comentar :ok:

Eu combinei com ele de que ele fica com as fotos posadas e as cenas mais comuns eu eu saio fotografando o "resto", que no caso, é sempre de onde saem as melhores fotos.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2013, 22:52:10
Rafael,

Combine com o 1º fotografo quem fará o que, para nao perderem momentos importantes e ao mesmo tempo levarem para casa fotos repetidas...tb é importante a posição de cada um nos momentos "mais importantes" para que vcs não apareçam no fundo das fotos...
Se a igreja nao é tao grande como vc mesmo diz, o teto nao há ser tao alto que não se possa usa-lo para rebater o flash, de qq maneira, se der arrange um soft box para seu flash, caso realemente nao tenha teto para rebater, flash direto nao rola!
Pilhas e bateria reservas!
E o principal: RELAXA e METE o dedo sem stress...aproveite a oportunidade!

Depois post algo para vermos!

Abraço,
M Rezende
Não tinha pensado nisso das posições de cada um para não sairmos nas fotos. Dica valiosa!

Quanto ao equipamento reserva, eu vou levar pilhas Eneloop já no flash, e 3 packs de Duracell comum na bolsa. Bateria reserva eu não tenho mas vou ver se pego uma emprestada... Tô com medo de a bateria dele descarregar. O cara é tão relaxado que aceita fotografar um casamento com uma T4i e lente do kit, nem bateria, nem flash ele tem, por isso estou indo.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2013, 22:53:26
é de extrema importância você conversar com o seu amigo a respeito do posicionamento de vocês durante a cerimônia.
Um exemplo:

Ele cobre as entradas do noivo e do padrinho, enquanto você procura a noiva para pegá-la dentro do carro
Ele cobre a entrada da noiva e você se posiciona para pegar a reação do noivo ao ver a noiva
Ele fica mais atento a cerimônia e você faz as fotos dos padrinhos e da reação dos convidados
E por aí vai.

Esse esquema prévio vai evitar que vocês se tornem fotógrafos redundantes no evento.

Dica: converse muito com a equipe de cerimonial. Eles vão dar a vocês dicas valiosas sobre o andamento da cerimônia, além de dar aquela força na organização das fotos mais clássicas, como padrinhos e etc.

Abraços e bom casamento!!
Outra dica valiosa. Vou conversar com a organização do evento.

Vlw :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2013, 22:55:38
Só posso aconselhar com 1 coisa... Vá no certo! Não tente fazer o que vc não sabe/domina. O que vc sabe? Qual o seu forte? É por aí que deve ser sua atuação.
Vlw Hyde :ok:

No que eu sou bom? Acho que não sou um bom auto-avaliador... Mas acho que tenho preferencia por retratos fechados.

Vou ver se consigo uma 80-200mm 2.8 emprestada pra focar nos "closes".
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2013, 22:58:59
Vlw Hyde :ok:

No que eu sou bom? Acho que não sou um bom auto-avaliador... Mas acho que tenho preferencia por retratos fechados.

Vou ver se consigo uma 80-200mm 2.8 emprestada pra focar nos "closes".

Pronto!
Atenção redobrada nas expressões faciais.
Sorrisos e lágrimas são o conc curs.
Dos pais e noivos então, nem se fala.
Desfoque seletivo para borrar o fundo e detalhe fisionômicos bem visíveis... Acho que é por aí.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova