Autor Tópico: Quais as Lentes necessárias?  (Lida 3565 vezes)

almeriobarros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://almeriobarros.multiply.com
Online: 03 de Março de 2005, 11:44:45
Prezados amigos,

No tópico " comprei uma 300D" postado pelo Fernando, coloquei uma pergunta sobre adquirir uma noa lente e o Leonardo me respondeu, dando a indicação da 100-300 usm canon ou 80-400mm Tokina, andei pensando bem, como uso uma EOS 10D, eu iria perder pela multipicação de 1,6x (parâmetro da Digita).

Fui pesquisar  e encontrei uma 70-300mm F4-5.6 MACRO SUPER II da SIGMA (telefoto, que vira Macro atrtavés de uma chave, nas posições 200 e 300), vi a lente, peguei, testei e me pareceu atender ao que quero, ainda mais que esta é para Reflex digitais.  Porém, como tiro foto de esportes, até dá para ganhar um dinheirinho com isso (mesmo sendo Hobbie), será que seu eu comprasse a Sigma APO MACRO SUPER II 70-300mm F4-5.6, mesmo tendo a conversão, eu ganharia mais no esportes, pois teria quase uma 500mm, mas o que aconteceria quando fosse usar para macros? Vocês sabem de outra lente no mercado com essas funções e a um preço igual, ou seja, R$ 1.000,00, (APO) e R$ 800,00, (DL) :unsure: ?

Abraços e obrigado pela atenção! :D

Almério Barros B) .

lente normal - R$ 1.000,00. (focus filme diz amador avançado)


Digital - R$ 800,00 - (classificação Amadora - Focus Filme)


 
Almério Barros

Boas fotos !


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2005, 13:50:27
As duas são muito fracas, não recomendo nenhuma das duas.
Não entendi porque vc perderia o fator 1.6X?
O fator é aplicado em qualquer lente que se coloque na frente da câmera.
Com a 80-400 da Tokina e com a 100-300 da Canon vc tbm teria o multiplicador 1.6X, pois é um fator Crop relativo ao tamanho do sensor da câmera, sendo que não importa para que foi feita a lente e sim sua distância focal.


Com a Tokina 80-400mm na 10D vc teria o equivalente a 128-640mm em 35mm
Com a Canon 100-300mm na 10D vc teria o equivalente a 160-480mm em 35mm
Com a Sigma 70-300 na 10D vc teria o equivalente a 112-480mm em 35mm

Ou seja, a 80-400 continua sendo a mais versátil.
 
« Última modificação: 03 de Março de 2005, 13:54:03 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2005, 17:02:11
Eu conheço um cara vendendo a 100-300 USM por 850,00. Vem com o filtro UV e conforme colocações dele está em ótimo estado. Ele fez comentários muito bons, e fiquei até interessado, mas tá faltando a grana mesmo.

Comprei a 28-105 dele.

Ah, as lentes são usadas!

Se algum de voces quiser, posso passar o contato.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


almeriobarros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://almeriobarros.multiply.com
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2005, 23:53:46
Valeu Leonardo!

O engraçado é que quando vamos nas lojas os vendedores espertos vem com essas conversas, que perde isso, perde aquilo, ganha-se com isso.....mas, quando você fala, que uma 80-400mm, torna-se uma 128-640mm em 35mm, não quer dizer que para as reflex digitais, eu terei este fator, ou para a minha Canon EOS 30 terei mesma distância focal?

Pelo pouco que sei, só as profissionais são 100% do que captamos no visor, as outras existem o fator crop, o que eu estava entendendo, era que máquinas digitais com lentes para reflex convencionais aumentavam o alcance, e por consequência, o crop da máquina (achei que mudava o angulo também!).  Se entendi errado, obrigado por ter me explicado, já que hoje existem lentes para Reflex digitais e Reflex analógicas, então por que tem 2 tipos de lentes, se o crop será igual?

Obrigado pela atenção e ajuda dispensados!

Atenciosamente,


Almério Barros.

PS : Fernando, prefiro comprar na loja, tanto pelas facilidades de pagamento, como também, pela garantia.  Mas, obrigado pela dica...fiquei murchinho...estava empolgado com a lente, principalmente pelo aspecto da função Macro com a chave mestra.  Agora, aonde eu acho a lente Tokina para vender?!?!

 
Almério Barros

Boas fotos !


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2005, 00:14:34
Seguinte, o CROP de 1.6X é válido em qualquer lente que vc colocar na sua digital APS.
Independente de ser feita para convencional ou para digital vc terá que calcular o CROP de 1.6X para obter a distância focal equivalente a que vc obteria com um filme de 35mm.

A lógica para isso é que o sensor de tamanho APS é menor e portanto ocupa uma área menor do círculo fazendo um Corte na imagem gerada.
Tudo que as lentes para digitais fazem é eliminar as bordas a mais (que sobrariam com uma lente convencional).

Então compre lentes para convencionais, pois o resultado na digital será absolutamente o mesmo que o de uma lente de mesma distância focal, feita para digital irá proporcionar (afinal 300mm é 300mm, não importa se numa lente para sensor APS ou de 35mm), a vantagem é que a para digital vc não pode usar na câmera de filme (porque vai expor incorretamente as bordas), enquanto a de convencional pode ser usada em ambas. :)

Só lembrando que para a de 35mm vc não teria o famoso Crop...

Só para complementar o Crop nada mais é do que um fator de conversão para pensar em ângulos equivalentes.
Pense assim, o ângulo que uma lente de 70mm cobre em uma mídia de 2/3" é diferente do ângulo que a mesma lente cobriria em uma mídia APS e em uma mídia de 35mm, como historicamente se cometeu o erro de não indicar o ângulo de abertura pelo ângulo propriamente dito e sim pela distância focal os fabricantes acabaram tendo que adaptar meios para que as pessoas soubessem que ângulo de cobertura teriam com uma dada lente em uma data câmera, foi ai que surgiu o tal multiplicador, exatamente para dizer ao fotógrafo que aquela distância focal usada naquela dada câmera cobriria exatamente o mesmo ângulo que uma lente de outra distância focal.
No caso da Canon quer dizer que uma lente de 100mm naquela mídia APS cobriria um ângulo igual a uma lente de 160mm em uma 35mm :)
Algumas marcas acabam até piorando a perpetuação do erro, como é o caso da Sony que indica em sua F-828 a distância focal equivalente, a lente da F-828 é uma 7-50mm e a sony indica como equivalente de distância focal 28-200, é um absurdo, mas é prática de alguns... Outros já preferem indicar com precisão maior. :)

Reafirmando ainda, eu pensaria seriamente na tokina, é uma lente de ótimo custo x benefício e aguenta bem o uso intenso.
« Última modificação: 04 de Março de 2005, 00:26:06 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fpessoa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • http://
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2005, 00:20:05
Tenho 3 coisas a te dizer, caro amigo.

1º Canon Digital + Sigma = a grande capacidade de gerar gastos em assistencia tecnica(chega a ser um insulto colocar uma lente dessas em uma 10D.)

2º Ignore essa classificacao ridicula da Focus filme, Lente boa e a que voce pode comprar e atende suas necessidades.

3º Tudo que faz muito nao faz nada direito, se quer uma tele compre que preste, se quer macro compre uma macro.


Resumindo a Tokina e infinitamente superior oticamente e na sua contrucao.
« Última modificação: 04 de Março de 2005, 00:20:46 por Fpessoa »
---------------------------------------------------------------------
Meus respeitos

Flavio Pessoa


almeriobarros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://almeriobarros.multiply.com
Resposta #6 Online: 04 de Março de 2005, 01:46:55
Valeu pelas dicas!!!

Agora entendi tudo....Mas, só a última pergunta...Onde eu acho a lente Tokina para comprar, aqui no RJ não tem :( .

Nos sites de São Paulo que entrei, também não encontrei :ph34r: .

Obrigado mais uma vez :D .

Almerio.
Almério Barros

Boas fotos !


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2005, 09:49:49
Eu compro na B&H, mas está um exercício de paciência e tanto comprar nela ultimamente.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #8 Online: 16 de Março de 2005, 14:33:25
300D + Canon 100-300mm + 18-55mm(do kit) + CF de 512


O que acham desse conjunto ?


Alguma sugestão para a melhora de custo X benefício ?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 16 de Março de 2005, 15:08:34
Sim, compre a 28-135IS ou a 28-105 USM II que é mais negócio que a original do Kit.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #10 Online: 16 de Março de 2005, 15:27:37
Rapaz, que dúvida cruel.


Leo, conheces a Tamron 28-300 f/3.5-6.3 XR Di ?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 16 de Março de 2005, 16:01:08
Conheço, mas não posso comentar ela... :)
Tipo uma dica, fuja de lentes muito longas, sempre que vc dividir a máxima distância focal pela mínima e der muito mais que 4.5 fique longe da lente... :)
Procure usar lentes com o menor fazor de Zoom possível :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rafael26

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 20 de Março de 2005, 22:01:32
Comprei uma F828 estes dias (ela nem chegou ainda), e como sou completamente iniciante gostaria de saber se existe lente de zoom fixo, nem sei se é este o nome. Ex. a F828 é 28-200 (acho), então se tivesse uma 2x ou 3x para uso somente para aproximar algum pássaro, ou objeto que não dê para chegar perto. Qual tipo de lente devo procurar ?


Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #13 Online: 21 de Março de 2005, 17:28:55
Percebi alguns fotógrafos utilizando as Lentes "Normais" 50 mm 1.4 e 1.8 etc.
O que vcs dizem dessas lentes?
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut