Autor Tópico: Desvendando Lentes Nikkor DX  (Lida 2598 vezes)

willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 08 de Julho de 2006, 20:11:32
Citar
DX

DX lenses have reduced capacity compared to regular AF lenses.

All AF lenses work great on all Nikon digital SLRs.

DX lenses are smaller and have shorter focal lengths than other AF lenses. Their smaller images only can cover the smaller CCDs of Nikon digital SLRs. DX lenses cannot cover larger 35mm film.

Digital SLRs have image sensing CCDs smaller than 35mm film. See here why this is a good thing. DX lenses simply can't cover the larger area of film, and only cover the smaller DX sensor. DX lenses will darken the corners if used with 35mm film.

Since DSLRs have smaller sensors, which require shorter focal lengths to get really wide angles. To do that Nikon has a few lenses with extra short focal lengths that give these really wide angles, but only make an image big enough to cover the smaller digital CCD.

You can use the 12 - 24 mm DX lens from 17 - 24mm on a film camera.

The 18 - 70mm DX lens vignettes (give dark corners) at all settings on a film camera.

The 10.5mm DX fisheye is worth playing with, since this vignetting effect may be something you can use for fun effects akin to a totally circular fisheye.

There's no advantage to DX over other lenses due to the DX name itself. All Nikon digital SLRs have been designed from the ground up to use the same Nikkor lenses that have been around for years. Discount lens makers talk about special "digital" lenses just to get you to want to buy them instead. Ignore this.

The reason you care is that these extra short focal lengths are available only in DX, which are the 10.5, 12-24 and 18-70mm lenses. What DX really means is that DX lenses won't work on film cameras. All Nikon lenses work great on the digital cameras optically, and all AF lenses of any age work great with all the important features of even the newest D70 and D2X.

Artigo Retirado de Lentes DX

Achei esse artigo muito esclarecedor sobre o termo DX :) , Quem gosta de usar suas lentes AF em corpos de 35mm nunca sentirá falta dele, e nem mesmo em corpos com sensores, entretanto esse artigo ainda me deixou com uma dúvida: Uma lente 18-55mm DX equivale "mesmo" em amplitude, igual a uma AF Normal 18-55mm em 1 corpo digital de fator de crop 1,5x. Agora tou confuso :wacko:


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2006, 11:23:18
Lentes DX são próprias para cameras digitais APS e SOMENTE para elas. Não é uma vantagem, é uma limitação. Os fabricantes não recomendam o uso de uma lente DX em uma camera fullframe nem por diversão, na Canon por exemplo muita gente acabou com o espelho quebrado por causa disso.

Uma lente 18-55 DX é exatamente isso. Uma lente de 18mm até 55mm, mas como vai ser usada em um corpo com fator de corte de 1,5x vai ter o angulo de cobertura equivalente a uma 24-82 em 35mm
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Fabiano Bastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
    • http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/
Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2006, 10:14:53
Estou comprando uma D50 nos EUA e na BH é ofertado um Kit com a 18-55 e 55-200 DX.
Minha pergunta é:
A qualidade dessas lentes, no quesito nitidez, comparadas com a da S9000 é igual, melhor ou pior?
E a velocidade do foco?
 
Chegou!!! Minha D90 chegou!!!

http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2006, 10:52:06
Não posso comparar essas lentes com a S9000 pq não sou tão familiar assim com as velocidades e nitidez da mesma.

Mas devo advertir que estas duas lentes são de uso estritamente amador. Não são as lentes mais nítidas, mais claras, nem com foco mais rápido. São... amadoras.
Tudo depende do seu uso.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]




Fabiano Bastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
    • http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/
Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2006, 12:28:20
GMaringo,
é para uso amador sim e pelos reviews que o Pictus mandou :thmbup: , no meu caso, vale a pena comprar.
Veja o preço da D50 + 18-55 + 55-200 = U$750,00.
O que eu estou avaliando é a possibilidade de substituir a 18-55 pela 18-70, pagando a diferença.
 
Chegou!!! Minha D90 chegou!!!

http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2006, 12:43:55
se puder pagar, não duvide, a 18-70 é bem melhor.
abraço
k
 


Marckyni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2011, 14:01:42
Prezados senhores,

Estou iniciando os meus estudos de fotografia com minha Nikon D7000 e tenho apenas uma lentar 18 -200 e gostaria de saber se haveria uma relação de lentes para a minha câmera e suas aplicações (portrait, panorâmica, noturnas "cidade, eventos como casamento, festas infantis" etc).

Pois eu estou também comprando livros sobre "A Arte da Fotografia" entre outros materias.

Deseo ser um fotógrafo com qualidade e bem informado (O que levará anos ... para obter tais conhecimentos e muita prática e estudos, simpósios, cursos, palestras ...)

Pois bem ... quais seriam as melhores lentes para os diversos objetivos que poderão ocorrer durante o meu processo de aprendizado mais frequentes e valores também "se possível" e os filtros das respectivas lentes.

Agradeço a cordial atenção.
Marckyni.


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2011, 14:31:45
HAAAAAAAhahahahah.... KD a pá???


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2011, 20:49:49
Prezados senhores,

Estou iniciando os meus estudos de fotografia com minha Nikon D7000 e tenho apenas uma lentar 18 -200 e gostaria de saber se haveria uma relação de lentes para a minha câmera e suas aplicações (portrait, panorâmica, noturnas "cidade, eventos como casamento, festas infantis" etc).

Pois eu estou também comprando livros sobre "A Arte da Fotografia" entre outros materias.

Deseo ser um fotógrafo com qualidade e bem informado (O que levará anos ... para obter tais conhecimentos e muita prática e estudos, simpósios, cursos, palestras ...)

Pois bem ... quais seriam as melhores lentes para os diversos objetivos que poderão ocorrer durante o meu processo de aprendizado mais frequentes e valores também "se possível" e os filtros das respectivas lentes.

Agradeço a cordial atenção.
Marckyni.


Marckyni, não tinha um nome mais fácil? rsss e seja bem vindo ao fórum.

Meu camarada, acho que esta lente 18-200 é uma lente "honesta". Não é uma top, mas vai lhe proporcionar bons trabalhos. Com ela os seus trabalhos vão depender somente da sua acuidade visual e percepção dos momentos.

Se tem melhores, simmmm, mas proporcionalmente aumenta também o preço. Aprenda a usá-la dentro dos limites que ela tem, e olha que a D7000 tem recursos sobrando para compensar uma lente um pouco inferior.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2011, 22:42:36
Ao amigo forista Marckyni (que não sei como conseguiu ativar a proteção de redimensionamento num texto  :eek: ) nosso humilde troféu pela hercúlea tarefa de desencavar as velharias do fórum.


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova