Autor Tópico: [Street Photography] Segredinhos  (Lida 1635 vezes)

jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #15 Online: 09 de Maio de 2013, 11:00:14
Linda a fotos....... momento magnifico... o cano.... ta ali fazer o que né.... Mais a foto ta linda....


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #16 Online: 09 de Maio de 2013, 23:29:22
Creio que depende muito do gosto do fotógrafo. Os canos na foto são delimitadores da ação interna, pode-se chamar de moldura ativa, por pertencer ao plano de ação. Bresson gostava disso, de desviar o olhar para o neutro vazado e bloquear o olhar. Por exemplo a célebre foto Áquila na Itália em 1952 é um exemplo disso. Tem uma grade que ocupa boa parte da foto 25% da foto e é a primeira coisa que você verá na foto, o criticaram, sobre o porque dele não tirar a foto mais para frente  :D . Porém alguns estilos mais ortodoxos da fotografia, como os advindos da pintura e a qual se mantém bases de regras de composição preferem algo mais enquadrado. Os dois estão certos, porque a foto é isso, é o momento. Porém há gostos para tudo, e essa é a parte boa do nosso fórum, ver a opinião dos amigos. Eu também fiquei meio cético quando ao cano, quem não ficaria ;) mas o momento foi  maior. Obviamente tentei tirar outra de outro ângulo, mas o momento se foi.
"Momentos" se vão. Na dúvida saque rápido. Um bom exemplo é a foto de Bresson feita na ìndia em 1947, onde vemos mais uma roda de charrete do que de uma criança no colo da mãe, a qual se criticaram as regras de composição; é uma foto retrato e o olhar da criança está bem no lado esquerdo, porém a roda coube certinho na foto rsrs.

É possível retirar o cano? Sim, porém... o que é certo em fotografia?

Amigos, obrigado pelos comentários. É sempre bom termos um fórum participativo, a opinião de você é muito importante para mim.  :ok:
Sem elas talvez eu ficasse prisioneiro do meu ego.