Autor Tópico: Cup Cake  (Lida 980 vezes)

marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.867
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Online: 09 de Maio de 2013, 19:36:12
1.

_DSC3105b por marcelo.leme, no Flickr
2.

_DSC3110b por marcelo.leme, no Flickr
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


jundi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2013, 20:10:36
Gostei mais do segundo onde cupcake está mais em destaque, pelo título do tópico eu acho que poderia destaca-lo mais.
Roberto Jundi
Canon 70D - Tamron 17-50mm
500px


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2013, 10:40:52
My 2 cents:

1- cupcake eh algo meio "refinado". Uma comida mais regional, combinaria melhor com essa mesa sem tecido, com as tabuas aparecendo. Um cupcake vai melhor com uma bonita toalha de mesa. Se fosse um milho cozido, acho q a madeira aparente combinaria melhor!

2- ambas as fotos estao subexpostas!

3- na foto 1, com alguns centimetros a mais de distancia, o gardanapo apareceria inteiro.

4- na foto 2, vc se aproximou e nao fechou a lente. Resultado: aumento do DoF e a parte superior do bolinho tah fora de foco. Percebeu! Esse tipo de foto pede aberturas bem pequenas ou lentes longas. Vc eh q escolhe!

5- na foto 1, a chicara faz sombra pra frente! Uma luz lateralizada fica melhor...

6- achei q faltou um pouco de nitidez no creme do cupcake... Talvez tenha sido devido ao resize da foto, a iluminaçao nao realçou a irregularidade da superficie do creme.

Espera Luiz L. aparecer por aqui q ele comenta com MUITO mais propriedade que eu. Treinando que se chega lah! :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.867
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2013, 18:40:52
Gostei mais do segundo onde cupcake está mais em destaque, pelo título do tópico eu acho que poderia destaca-lo mais.
Obrigado por comentar Jundi. :ok:
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.867
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2013, 18:52:35
Obrigado pelos comentários Mad. :ok:
Com certeza a composição poderia ser melhor, não sou muito criativo com esses arranjos.
Em relação a sub exposição a tentativa de correção, me pareceu que estourava o branco do creme do cupcake.
Concordo que vacilei não fechando diafragma quando me aproximei, é vacilo da inexperiência.
A Iluminação foi luz natural (composição embaixo da janela) e flash de preenchimento da própria máquina.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2013, 19:47:00
Falando só da luz, eu evitaria o uso do flash de preenchimento neste e em diversos outros casos de still.

O preenchimento ou compensação, como muita gente fala, é em geral pra levantar as sombras provocadas pela luz principal, que neste caso é a janela. Então, de modo a cumprir esta função da forma menos intrometida possível, ela deve ser o mais frontal e suave possível. Frontal por um motivo simples, as sombras visíveis o são através da Camera, então não precisamos preencher as outras, além disso o preenchimento frontal não cria outras sombras visíveis. Naa impede de um preenchimento lateral não resulte em um ótimo resultado.

O fato do preenchimento ser de luz dura cria umas especulares diretas que tiram o volume das partes claras, como a fita por exemplo, então se vc trocar o flash por um rebatedor frontal, já vai melhorar.

E chegue mais perto da janela, podendo adicionar elementos escuros diminuindo a luz nos cantos.