Autor Tópico: ensaio I  (Lida 2325 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 09 de Maio de 2013, 16:14:33
Nao marquei o casorio!!!!  :ok:

Vou tentar responder de maneira bem coletiva!

O DoF longo foi intencional. Na verdade, houve tentativa de hiperfocal em algumas fotos, mas com f/13, salvo engano, nao consegui em todas. Tinha a intençao de mostrar o fundo da foto em algumas fotos. Quando chega na hora de tomar agua de coco, esqueço de aumentar a abertura e ficou com um desfoque mais suave q o desejado pra esse tipo de foto!

O "aspecto de foto de P&S" se deveu a um SB600 com difusor na sapata, usado como flash de preenchimento e abertura pequena, pra nao apelar pra o modo FP ( HSS nas Canons ), q aih, pela perda de potencia deste modo, seria a morte do preenchimento, jah q as fotos começaram as 14:30 e terminaram as 16h, com sol intenso e sem nuvens! Queria ficar ateh o por-do-sol, mas somente eu, a garota e o equipamento caro, iriam chamar a atençao da bandidagem que começa a atuar apos as 17:30h na saida do local. Tb houve tentativa de hiperfocal em algumas fotos.

Usei uma D7000 + Tamron 17-50mm 2.8 + SB600 na sapata como flash de preenchimento. A falta de nitidez ocorreu na hora do resize para 800px e a hospedagem no Imageshack. Só pode!!!

Como disse, estavamos no passeio turistico no Forte dos Reis Magos ( Natal-RN ) e nao houve direçao de modelos, escolha das roupas e acessorios ou variaçao dos cenarios. Mas achei interessante postar isso por aqui. Na proxima, acho q faço algo mais profissional, com tudo isso que mencionei.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Maio de 2013, 17:10:17
Nao marquei o casorio!!!!  :ok:

Vou tentar responder de maneira bem coletiva!

O DoF longo foi intencional. Na verdade, houve tentativa de hiperfocal em algumas fotos, mas com f/13, salvo engano, nao consegui em todas. Tinha a intençao de mostrar o fundo da foto em algumas fotos. Quando chega na hora de tomar agua de coco, esqueço de aumentar a abertura e ficou com um desfoque mais suave q o desejado pra esse tipo de foto!

O "aspecto de foto de P&S" se deveu a um SB600 com difusor na sapata, usado como flash de preenchimento e abertura pequena, pra nao apelar pra o modo FP ( HSS nas Canons ), q aih, pela perda de potencia deste modo, seria a morte do preenchimento, jah q as fotos começaram as 14:30 e terminaram as 16h, com sol intenso e sem nuvens! Queria ficar ateh o por-do-sol, mas somente eu, a garota e o equipamento caro, iriam chamar a atençao da bandidagem que começa a atuar apos as 17:30h na saida do local. Tb houve tentativa de hiperfocal em algumas fotos.

Usei uma D7000 + Tamron 17-50mm 2.8 + SB600 na sapata como flash de preenchimento. A falta de nitidez ocorreu na hora do resize para 800px e a hospedagem no Imageshack. Só pode!!!

Como disse, estavamos no passeio turistico no Forte dos Reis Magos ( Natal-RN ) e nao houve direçao de modelos, escolha das roupas e acessorios ou variaçao dos cenarios. Mas achei interessante postar isso por aqui. Na proxima, acho q faço algo mais profissional, com tudo isso que mencionei.

Hiperfocal num retrato tirado com uma lente wide-normal colada na modelo onde ela ocupa grande parte do quadro? Isso não tem a mínima chance de dar certo! Nunca vai conseguir nitidez aceitável usando hiperfocal tendo algo tão próximo da lente como estava a modelo.

Concordo que o lugar é interessante para mostrar o fundo, mas depende do fundo. Isso seria interessante apenas na #1 e na #5, onde o fundo tem a capacidade de ser interessante (e a #5 ainda requer um melhor posicionamento da modelo, pois aquele muro ali não é nada interessante).

Quer mostrar o fundo? Então tem que ter fundo. Um pedaço de mar com uma construção do lado não serve. Quer mostrar o fundo coloca ela na beirada da areia e te afasta. Do contrário te digo pra não arriscar esse equipamento na rua. Leva uma P&S que vai conseguir o mesmo resultado.

Precisa aceitar que retratos requisitam lentes longas ou então que tu te afaste da modelo. Fotos de corpo inteiro (a modelo bem distante da câmera) com essa lente em 50mm tendo bastante fundo ficam ótimas, daí tu pode até usar f/11 com a hiperfocal, mas nunca cole numa pessoa com essa distância focal. Se fizer isso em 50mm, pelo menos tenha f/2 ou 1.4 pra usar o isolamento do fundo como aliado na atratividade da imagem (e então o fundo precisa estar um pouco distante, principalmente se for DX).

Quanto ao flash, não entendi porque não quis usar o Auto FP. Esse flash aí segura tranquilo preencher a luz da tarde com uma exposição de f/2.8 numa 85mm em FX.
Outra alternativa era usar um ND de boa qualidade pra baixar alguns pontos dessa exposição. Melhor ainda, um polarizador, já que estava num lugar com bastante mar e céu.
Tenta rebater esse flash em alguma coisa ou tira ele da sapata e dispara no CLS de outro lado. Pra rebater, usa uma parede, o chão, um rebatedor ou até chama alguém de camiseta branca e pede pra usar as costas dele como rebatedor. Sempre tem um jeito.
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 17:11:48 por lestevaos »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #17 Online: 09 de Maio de 2013, 18:20:38
AutoFP o flash perde boa parte de sua potencia por que funciona aos pequenos pulsos fracos pra poder chegar em toda a area do sensor. Se ele segura a onda em AutoFP as 15h debaixo de sol forte, me desculpe mas eu soh acredito nisso testando...

Sobre hiperfocal proxima do assunto, foi viagem minha mesmo e obrigado pelos esclarecimentos! :ok:

E sobre rebater o flash, estavamos só eu e ela e alguns gringos desconhecidos. Na proxima, vou procurar trazer alguem pra segurar um rebatedor ou o flash fora da sapata.

A dica do ND eh legal e ateh tenho por aqui, mas duvido que seja de boa qualidade! Comprei aqueles kits no ebay que rosqueiam em qualquer lente com adaptadores e vc troca as "laminas" na frente da lente buscando o ND desejavel. Me esqueci o nome desse sistema!

Muito obrigado por opinar!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 09 de Maio de 2013, 20:01:36
Essas fotos estão melhores mesmo, mad.
Minha sugestão é que vc passe a incluir mais o ambiente nas fotos também. Essas fotos muito fechadas tendem a ficar um pouco enjoativas. Vc dispõe aí de lindas opções de lugares. Aproveite também o que esses locais oferecem e contextualize o ensaio.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Maio de 2013, 20:53:17
{...}

Usei uma D7000 + Tamron 17-50mm 2.8 + SB600 na sapata como flash de preenchimento. A falta de nitidez ocorreu na hora do resize para 800px e a hospedagem no Imageshack. Só pode!!!


De posse dessa informação, consigo opinar melhor agora, já que percebi que eu não estava ficando louco.
Uma coisa que eu percebi nas fotos é que em algumas delas a menina parece estar com a cabeça grande demais em relação ao corpo (2,4 e 6 principalmente ) - não sei se cabeça grande é o termo certo, mas tem algo de estranho nelas. Quando olhei no trabalho à tarde imaginei que devia ser à distância focal usada...e bom, parece que é!

Se eu posso te dar uma dica, é essa: para fotos cabeça e ombro, tente usar alguma coisa na faixa dos 85mm - 50mm para baixo além de fazer você ficar muito perto da pessoa fazem com que ela fique estranha no quadro. Não é a toa, afinal, que as pessoas costumam usar 85mm~135mm para retratos - essas distâncias dão um aspecto melhor para a pessoa! Mesmo que você tenha que ficar longe da pessoa, ainda assim, é melhor do que ela ficar desproporcional.

Outra coisa: Para retratos nesse esquema, esquece essa história de distância hiperfocal - isso só funciona bem (minha opinião) em paisagens, street ou retratos ambientais (é esse o termo em português?). Em retratos íntimos assim, você quer o foco crítico e a profundidade de campo rasa. No mais, não tenha medo de usar o flash pra preencher em velocidades altas de obturador e a lente o mais aberta possível. Dependendo de como for a situação, o flash com HSS vai te ajudar muito - pensa assim (se você usa TTL): Compensa a exposição do ambiente com -1ev ou -1/2ev e coloca o flash para disparar sem compensar (0ev) - você vai ver como isso dá destaque para a modelo! Mesmo com a luz dura do flash, continua interessante! É uma coisa para se tentar! Se você tiver alguém para te ajudar na hora, tenta pedir para a pessoa segurar o flash fora da sapata para você...

Bom, acho que é o que posso adicionar...
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2013, 23:10:16
De posse dessa informação, consigo opinar melhor agora, já que percebi que eu não estava ficando louco.
Uma coisa que eu percebi nas fotos é que em algumas delas a menina parece estar com a cabeça grande demais em relação ao corpo (2,4 e 6 principalmente ) - não sei se cabeça grande é o termo certo, mas tem algo de estranho nelas. Quando olhei no trabalho à tarde imaginei que devia ser à distância focal usada...e bom, parece que é!

Se eu posso te dar uma dica, é essa: para fotos cabeça e ombro, tente usar alguma coisa na faixa dos 85mm - 50mm para baixo além de fazer você ficar muito perto da pessoa fazem com que ela fique estranha no quadro. Não é a toa, afinal, que as pessoas costumam usar 85mm~135mm para retratos - essas distâncias dão um aspecto melhor para a pessoa! Mesmo que você tenha que ficar longe da pessoa, ainda assim, é melhor do que ela ficar desproporcional.

Outra coisa: Para retratos nesse esquema, esquece essa história de distância hiperfocal - isso só funciona bem (minha opinião) em paisagens, street ou retratos ambientais (é esse o termo em português?). Em retratos íntimos assim, você quer o foco crítico e a profundidade de campo rasa. No mais, não tenha medo de usar o flash pra preencher em velocidades altas de obturador e a lente o mais aberta possível. Dependendo de como for a situação, o flash com HSS vai te ajudar muito - pensa assim (se você usa TTL): Compensa a exposição do ambiente com -1ev ou -1/2ev e coloca o flash para disparar sem compensar (0ev) - você vai ver como isso dá destaque para a modelo! Mesmo com a luz dura do flash, continua interessante! É uma coisa para se tentar! Se você tiver alguém para te ajudar na hora, tenta pedir para a pessoa segurar o flash fora da sapata para você...

Bom, acho que é o que posso adicionar...

Adicionou bastante, copos!!! Muito obrigado!!!  :clap:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #21 Online: 09 de Maio de 2013, 23:12:11
Essas fotos estão melhores mesmo, mad.
Minha sugestão é que vc passe a incluir mais o ambiente nas fotos também. Essas fotos muito fechadas tendem a ficar um pouco enjoativas. Vc dispõe aí de lindas opções de lugares. Aproveite também o que esses locais oferecem e contextualize o ensaio.

Realmente... uma fortaleza velha com muros com pintura descascando nao eh lah grande atrativo pra um ensaio dessa natureza. Na proxima, incluo mais o cenario nas fotos! ;)
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #22 Online: 10 de Maio de 2013, 00:09:51
No mais, não tenha medo de usar o flash pra preencher em velocidades altas de obturador e a lente o mais aberta possível. Dependendo de como for a situação, o flash com HSS vai te ajudar muito - pensa assim (se você usa TTL): Compensa a exposição do ambiente com -1ev ou -1/2ev e coloca o flash para disparar sem compensar (0ev) - você vai ver como isso dá destaque para a modelo! Mesmo com a luz dura do flash, continua interessante! É uma coisa para se tentar! Se você tiver alguém para te ajudar na hora, tenta pedir para a pessoa segurar o flash fora da sapata para você...

Bom, acho que é o que posso adicionar...
Gostei da dica. Assim que chegar meu flash faço uns testes. Nunca tinha ouvido falar dessa técnica.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 10 de Maio de 2013, 00:18:59
AutoFP o flash perde boa parte de sua potencia por que funciona aos pequenos pulsos fracos pra poder chegar em toda a area do sensor. Se ele segura a onda em AutoFP as 15h debaixo de sol forte, me desculpe mas eu soh acredito nisso testando...

O flash perde potência sim, mas não é pulsando, ele fica "ligado" durante toda a exposição.
Não precisa testar, um amigo meu costuma usar dessa forma e esse é o resultado:


1/1600, f/1.8, ISO 100, 85mm

Se quiser conferir o EXIF: http://www.flickr.com/photos/suryopras/8671040882

Pela luz no cabelo dela tu pode notar que o Sol estava exatamente acima deles, ou seja, bem próximo de meio-dia. O flash estava dentro de um softbox.

E sobre rebater o flash, estavamos só eu e ela e alguns gringos desconhecidos. Na proxima, vou procurar trazer alguem pra segurar um rebatedor ou o flash fora da sapata.

Coloca a câmera no tripé, faz o foco e dispara no modo timer. Durante o tempo do timer tu pega o flash na mão e o rebatedor e posiciona corretamente.
Fora da sapata pode-se usar aquele suporte para colocar ele no chão também, ou em cima de algum muro. O bom é que esse pé é facilmente preso em cercas de tela, então até na rua tu pode usar um preso numa árvore ou coisa do tipo. Ainda sobre isso, pode-se andar na mochila com um metro de velcro, então tu pode prender o flash a quase qualquer coisa.

A dica do ND eh legal e ateh tenho por aqui, mas duvido que seja de boa qualidade! Comprei aqueles kits no ebay que rosqueiam em qualquer lente com adaptadores e vc troca as "laminas" na frente da lente buscando o ND desejavel. Me esqueci o nome desse sistema!

Deve estar falando dos Cokin. Se fossem os originais seriam bons.
Indico os Hoya da série mais simples mesmo, que são baratos e de boa qualidade. Se quiser gastar um pouco mais vai pros B+W. Boa fonte para os Hoya que falei: http://stores.ebay.com/koreacredit

Quanto ao que falou o coposdeagua, tem um how-to bem simples que complementa a dica dele aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86219.msg865103#msg865103

Abraços!
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, 00:21:43 por lestevaos »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #24 Online: 10 de Maio de 2013, 00:35:20
O meu eh um Cokin, mas duvido q seja original. Vou tentar em auto-FP e ver os resultados! :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 10 de Maio de 2013, 07:42:36
Realmente... uma fortaleza velha com muros com pintura descascando nao eh lah grande atrativo pra um ensaio dessa natureza. Na proxima, incluo mais o cenario nas fotos! ;)

Talvez vc não tenha entendido bem o que disse, mad. Não fiz uma crítica ao lugar não. Acho que vc podia pensar em aproveitar melhor as locações. Já estive uma vez aí nesse forte. Apesar de velho, acho que ele tem sua fotogenia. Vou te passar um link de um fotógrafo que gosto. http://mecurobcotto.com/ É um fotógrafo que aproveita bem as locações. Quando vir as fotos, vai entender o que quis dizer.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 10 de Maio de 2013, 08:21:18
Mad, fecho com os comentários do Dondon.
Acrescento a questão de cuidados com a produção. O óculos não ficou legal, pelo tamanho (principalmente na que ela está utilizando), quanto pela cor.  :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #27 Online: 10 de Maio de 2013, 10:21:52
Talvez vc não tenha entendido bem o que disse, mad. Não fiz uma crítica ao lugar não. Acho que vc podia pensar em aproveitar melhor as locações. Já estive uma vez aí nesse forte. Apesar de velho, acho que ele tem sua fotogenia. Vou te passar um link de um fotógrafo que gosto. http://mecurobcotto.com/ É um fotógrafo que aproveita bem as locações. Quando vir as fotos, vai entender o que quis dizer.

Interessante esse link, Aria. Eu fiz fotos de corpo inteiro com um pouco de cenario a amostra, mas nao entrou nas 7 fotos que postei por aqui. O flash mais distante nao conseguiu preencher as sombras duras do horario. Ficarmos somente eu ela no fim de tarde nesse local ( o forte fecha as 17h! ), eh pedir pra sermos assaltados!!! Fotografia nesse local e nesse horario ( hora magica! ), somente em grupos grandes de pessoas.

Depois, tento algo mais produzido entre 16h e 17h, se os seguranças do Forte nao encherem o saco quanto a isso.

Portela, esse oculos imenso eh DELA e ela gosta. Nao vi nada demais nesse oculos. Pedir pra ela nao usa-lo em algumas fotos acho interessante. Omitir do ensaio um acessorio que a cliente/amiga gosta, acho forçaçao de barra. Me sinto fotografando um personagem, e nao, uma pessoa. Isso vale pra modelos, mas nao acho legal em pessoas comuns. Prefiro um ensaio mais autentico "com a cara" do fotografado. ;)
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 10 de Maio de 2013, 11:30:13
Mad, parabéns pela evolução e perseverança... não é todo mundo que aguenta isso.

Teve uma evolução absurda, com alguns ajustes a se fazer, mas pelo caminho que seguiu vai ser fácil.... eu não esperava um acerto de primeira e nem seria produtivo. Os erros de agora vc devem/precisam acontecer, reforça o aprendizado.

Uma escola muito boa na minha opinião para esse tipo de foto é usar uma fixa, uma 50 ou 85. A cinquenta é de mais fácil acesso e na cropada estaria ok.

Pq na sua cabeça vc está com uma 50 com caracteristicas que vc domina, e não vai cair na tentação de compor parado ajustando a DF, força o seu limite, te obriga a pensar. Com alguns erros, a referencia que vc vai ter para as próximas fica mais fácil consertar, pois são menos parâmetros. A evolução é mais consistente.

Dominando essa DF, vc parte para outra.. e assim vai... ai vc tem gravado em sua memória um passo a passo do que é possível extrair... por isso acho uma escola, o aprendizado é gradativo e consistente, facilita organizar o pensamento fotográfico e técnico de uma forma refinada e profunda.

Dominar uma lente fixa em sua totalidade é um desafio, ainda mais no nível de exigência que temos aqui no fórum. Pense no assunto.
Lentes Antigas + Sony E-Mount