Autor Tópico: Clube de Compras X Fotografos  (Lida 3203 vezes)

Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #30 Online: 08 de Maio de 2013, 09:17:49

Todo negócio que explora o trabalho dos outros, o "explora" no pior sentido da palavra, os donos do negócio se dão muito bem, sites de compra coletiva, de concorrência especulativa ou concursos falsetas (como os de design, logotipos, fotografias), e ainda saem como destaque em revistas de empreendimentos.

Concordo plenamente, por isso disse que esta ferramenta está sendo mal usada...


"Quanto a empresa de viagem que usei, juntei preço e qualidade.  Não procurei o mais barato incondicionalmente. Antes de contratar entrei no site da pousada, vi fotos, pesquisei na internet, etc...  Usei porque além de (um pouco) mais barato, o serviço era bom.  Com fotografia pode-se fazer o mesmo. Pesquisar e ver se apesar de mais barato, o serviço é bem executado. Não precisa ser 8 ou 80.  Não é porque o cara não é um fotógrafo renomado que ele não possa ser capaz de trabalhar bem e entregar um serviço de qualidade."

Não é pessoal, apenas estou dizendo o tipo de público que é procurado e explorado por clubes de compra coletiva, no entanto vc teve uma atitude e eu como consumidor tbm viajaria para qualquer lugar por um bom desconto, o caso analisado aqui é a intenção e o tipo de profissional que além de usar de forma errônea este tipo de recurso, ainda prejudica demais profissionais, pois o único que ganha é o clube de compras, lóoogico que a toda regra há sim exceção, porém até o momento não tenho visto um trabalho em clube de compras ( pelo menos aqui no interior) que cobre esta faixa de preço por tantas quantas fotos estão sendo citadas... Dúvido que alguém sobreviva tanto tempo assim praticando este preço, por isso MINHA POSIÇÃO continua sendo contrária a este tipo de prática de captura e fidelização de clientes, mesmo porque eu fui funcionário do departamento de compras e licitações da prefeitura de minha cidade ( concursado) por tempo suficiente para conhecer este tipo de prática, e também alguns proprietários desse tipo de veículo que por mais nobre que pareça a intenção, sempre é vender muito e faturar bem, os profissionais que anunciam alguns tipos de trabalho comumente são prejudicados...è muito diferente comprar uma passagem com 80% de desconto e uma coxinha de frango com 80% de desconto... Se a coxinha não for tão boa, vou experimentar a de outro site coletivo, mas a viajem geralmente é sim o que se espera, e possivelmente vc irá juntar uma graninha se o passeio te marcou...FERRAMENTA MUITO MAL UTILIZADA.... :fight: :D

Para Finalizar, estou dizendo que clube de compras aproveitam de profissionais menos competentes em prestação de serviço ou iniciantes de mercado com o intuito de obter lucro ferrando os demais no quesito concorrência, porque muitas ( ou todas ) as propagandas são realizadas por eles, e geralmente as fotos exibidas como no caso que eu citei nem são do mesmo estúdio fotográfico o que torna a atitude ainda mais repugnante...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 08 de Maio de 2013, 09:32:50
O que peca neste tipo de modelo de compra é o atendimento geralmente piorado.

Nunca comprei, mas o pessoal que trabalha comigo sempre reclama.

Já temos um problema grave de atendimento ruim nas compras convencionais no brasil, imagine nessas coletivas.

Deveria haver um sistema inverso, você paga um pouquinho a mais e é atendido de uma forma educada, este eu compraria, pois perdi a conta das vezes que gastei dinheiro e ainda por cima fui mal tratado.

Esses dias entrei na citroen pra dar uma olhada em um DS5 e o cara me tratou mal pacas, fico imaginando se ele realmente não precisa vender.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 08 de Maio de 2013, 09:41:11
Se for bem planejada, pode ser uma ótima ferramenta! Desde que saiba utilizar...
Se usar no impulso, vai morrer de fome e ainda vai levar bons profissionais ao prejuizo!

Concordo plenamente.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #33 Online: 08 de Maio de 2013, 09:46:11
O que peca neste tipo de modelo de compra é o atendimento geralmente piorado.

Nunca comprei, mas o pessoal que trabalha comigo sempre reclama.

Já temos um problema grave de atendimento ruim nas compras convencionais no brasil, imagine nessas coletivas.

Deveria haver um sistema inverso, você paga um pouquinho a mais e é atendido de uma forma educada, este eu compraria, pois perdi a conta das vezes que gastei dinheiro e ainda por cima fui mal tratado.

Esses dias entrei na citroen pra dar uma olhada em um DS5 e o cara me tratou mal pacas, fico imaginando se ele realmente não precisa vender.

Concordo plenamente, isso induz sim ao atendimento piorado, não existe uma forma de argumentar a oferta de um profissional liberal neste tipo de "evento de desconto coletivo". Não sei quanto aos demais, mas quanto mais eu vejo os produtos e serviços oferecidos, mais eu me convenço a cobrar mais por tudo o que eu faço... Como alguns amigos sabem sou um Tatuador que migrou para a fotografia, e por mais que eu pense em como oferecer um serviço assim, mais me convenço do contrario... Uma vez que vc fez a sua tattoo por menor que seja, depois vc vai e procura outro desconto, ou seja, não fideliza...apenas cobre um buraco com uma peneira... Assim que eu tiver condições de oferecer algum trabalho fotográfico, farei na certeza de poder cobrar no mínimo o valor de mercado para mais, para que meu atendimento seja feito com orgulho, pois meu "cliente" por assim dizer vai ter isso como diferencial, acho válido sim, cobrar mais e ser bem atendido, e não mal humorado por vender "banana" na feira... Recentemente fui trocar uma lente do óculos de minha esposa, ao chegar na ótica, foi nos oferecido água, puxaram a cadeira para que pudéssemos nos sentar, e isto para uma troca de lentes que nem fui eu quem pagou, mas de fato o preço praticado era mais alto...Acredito sim que tudo foi embutido no preço, mas me senti muito a vontade por ser bem tratado... Esse mês vamos fazer a minha lente... Adivinha onde? :wub:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 08 de Maio de 2013, 10:17:10
O sujeito anuncia serviço de fotografia de festa infantil em um clube de compras com desconto sobre o preço original, o suficiente para cobrir os custos com uma mínima margem de lucros. Chegando lá, faz um trabalho impecável e distribui diversos cartões para possíveis futuros clientes.  Esses clientes irão ver no site um portfólio de qualidade e ao solicitarem um orçamento, será informado o valor original, sem desconto. Se ele achar que o preço é competitivo e o serviço bom, contrata o profissional para a festa de seu filho. 

Estou errado ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #35 Online: 08 de Maio de 2013, 11:55:43
O sujeito anuncia serviço de fotografia de festa infantil em um clube de compras com desconto sobre o preço original, o suficiente para cobrir os custos com uma mínima margem de lucros. Chegando lá, faz um trabalho impecável e distribui diversos cartões para possíveis futuros clientes.  Esses clientes irão ver no site um portfólio de qualidade e ao solicitarem um orçamento, será informado o valor original, sem desconto. Se ele achar que o preço é competitivo e o serviço bom, contrata o profissional para a festa de seu filho. 

Estou errado ?

Claro que não, mas desde o princípio é disto que estamos tratando, da forma errônea que a ferramenta vem sendo usada, o cálculo não é sobre margem mínima e atendimento impecável, é sobre a desvalorização dos demais profissionais por não saberem nem o que estão cobrando e simplesmente caindo no conto da carochinha simplesmente para suprir um custo que só tende a aumentar por culpa dele e de outros com a mesma atitude, entendeu... São os clubes induzindo desavisados e desesperados se aproveitando desses e não dos profissionais que saberiam como cobrar e realizar o serviço, estes sites buscam concorrências geralmente em faze de desespero para lucrar em cima, além de não se preocupar em buscar clientes para sí e não ao profissional ( geralmente está escrito no contrato - " não os responsabilizamos pelo serviço prestado"). Eis a minha indignação, deixo claro minha posição,
Sem mais para esse tópico.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 08 de Maio de 2013, 19:41:29
Acho que já deu.  Vamos para o próximo.  :D
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #37 Online: 08 de Maio de 2013, 19:56:01
O sujeito anuncia serviço de fotografia de festa infantil em um clube de compras com desconto sobre o preço original, o suficiente para cobrir os custos com uma mínima margem de lucros. Chegando lá, faz um trabalho impecável e distribui diversos cartões para possíveis futuros clientes.  Esses clientes irão ver no site um portfólio de qualidade e ao solicitarem um orçamento, será informado o valor original, sem desconto. Se ele achar que o preço é competitivo e o serviço bom, contrata o profissional para a festa de seu filho. 

Estou errado ?
Acho que está. Porque o cara que pegar teu cartão vai, com certeza, perguntar ao dono do aniversário quanto pagou: R$29,90  :eek: :eek: :eek: Aí quando cobrares 600tinhos, 900tinhos, mileco, ele vai correr ou te pedir para cobrar o mesmo que para o amigo.

Minha experiência: quando abrimos o estúdio fizemos alguns trabalhos por um preço mais baixo para fazer portfolio e te digo, de lá para cá, todos, TODOS os clientes que
vieram indicados pelos que ganharam desconto querem pelo mesmo preço, pouquíssimos (1, 2) fecharam negócio. Outro dia uma cliente que tinha feito foto de gestante pediu orçamento para fazer as fotos do bebê e achou "salgadinho".

Como cliente, já comprei algumas vezes - só umas poucas não me arrependi: um restaurante rural e uma empresa de estética automotiva. No primeiro só vou quando tem promoção; no segundo, a dona está fazendo o preço das compras coletivas para eu lavar o carro (assim ela pelo menos não paga a taxa do site). Não, eu não iria em nenhum dos dois pelo preço cheio pois já cristalizei que o valor deles é o das compras coletivas.

Então, se estiver precisando fazer portfolio, beleza, faz fotos até de graça. Mas para conquistar cliente que pague um preço diferente das compras coletivas não funciona.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #38 Online: 08 de Maio de 2013, 23:05:29
Dica boa para nao ser ingenuo
Obviamente que isso e roubada, nunca o numero fecha,
 ja vi muito colega perder o sono e muito $$$, por isso,
uma clasica pegadinha!!!!!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #39 Online: 08 de Maio de 2013, 23:07:08
O sujeito anuncia serviço de fotografia de festa infantil em um clube de compras com desconto sobre o preço original, o suficiente para cobrir os custos com uma mínima margem de lucros. Chegando lá, faz um trabalho impecável e distribui diversos cartões para possíveis futuros clientes.  Esses clientes irão ver no site um portfólio de qualidade e ao solicitarem um orçamento, será informado o valor original, sem desconto. Se ele achar que o preço é competitivo e o serviço bom, contrata o profissional para a festa de seu filho. 

Estou errado ?

 :eek:, sim

essa e a isca, a pegadinha!!!!
a vitima e o profissional e nao o comprador.
abs.
« Última modificação: 08 de Maio de 2013, 23:07:54 por agalons »


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #40 Online: 08 de Maio de 2013, 23:31:00
O problema realmente não está no site.
Originalmente é uma ferramenta de divulgação e até fidelização.... Mas depende do tipo de "produto"!

O hotel pode reduzir ao *custo* durante a baixa temporada pois está com vagas "perdidas". É a chance de aproveitar a subutilização e cativar para que na alta temporada ele possa retornar e quem sabe trazer outros clientes!
Uma empresa de telefonia pode vender um aparelho ao preço de custo pois pode vincular o mesmo por uma "fidelidade" de um ano. Vai que o cliente gosta da operadora nova e migra!
Uma clinica de estética pode usar o inverno com pouco movimento para oferecer pacotes e apresentar os serviços ao cliente.

Hoje não acontece mais isso que vou relatar: Soube que uma fisioterapeuta recem formada, sem condições de montar a clinica (ou studio) ofereceu tantos pacotes por um valor bem acessivel, recebeu antecipado e montou a clinica com o dinheiro dos pacotes. Depois disso foi trabalhar para "pagar" a clinica nova.
Resultado: nesse caso foi investimento com um dinheiro que ela "ainda" não tinha!! E ainda pode ter usado para cativar seus clientes.
**hoje, os sites só pagam depois do serviço realizado (normalemnte)

Outros serviços já fica complicado pro profissional:
Para outros profissionais pode ser um tiro no pé...

Se o hotel dificilmente oferece esse tipo de desconto na alta temporada; se a clinica de estética dificilmente oferece o pacote de emagrecimento perto do verão, por que um fotógrafo vai oferecer um serviço que aumente seu custo de vida se ele não tem uma "temporada"?
Será que um fotógrafo de casamentos oferecer um pacote por R$299" o cliente vai voltar quando casar novamente no final do ano que vem? As indicações se ocorrerem vão querer pagar os mesmos 299...

Acho que profissionais como o fotógrafo ou outros profissionais podem pensar em algum tipo de promoção, sim. Mas isso deve ser bem pensado. Me veio a cabeça agora sem pensar muito, um exemplo bem xulo: um fotógrafo que acompanha bebês (normalmente 1 ano):
Por que não oferecer o primeiro mês ou até 3 meses (com desconto, não a preço de custo/prejuizo) com o objetivo de fidelizar o mesmo pelo período de um ano? Força o cliente a conhecer seu produto (serviço).
Se for bem prestado o serviço, o cliente provavelmente vai fechar o pacote completo, vai retornar, pode até trazer mais clientes. Pode contratar para toda a vida, para os passeios da criança, os aniversários, etc...

A ferramenta pode até ser explorada... A classe, jamais!!
Os hotéis possuem um escritório de administração onde provavelmente trabalha alguém com noçao de marketing...
Nenhum hotel oferece nenhum serviço que se torne um prejuizo. Tudo é muito bem plenajado!!

Se for bem planejada, pode ser uma ótima ferramenta! Desde que saiba utilizar...
Se usar no impulso, vai morrer de fome e ainda vai levar bons profissionais ao prejuizo!


Na verdade os próprios sites de clubes de compras só aceitam ofertas assim de 70-80% de desconto, ngm tem essa margem de lucro, logo, ngm que oferece esse tipo de serviço está vendendo pelo custo e sim tendo prejuízo.

O que eu li no começo desse modelo de negócios aqui, é que os empresários que aceitavam estavam tomando como investimento, exemplo, um hotel tem 100 mil para o departamento de marketing, ao invés de criar uma campanha, eles "davam" esses 100 mil em hospedagens com a intenção de fidelizar o cliente. Agora que já passou o tempo, já deu para analisar o ROI, será que realmente vale a pena?! Eu tenho as minhas dúvidas, um cliente que pagou R$ 200 em uma diária, será que vai estar disposto a pagar R$ 1.000 na mesma hospedagem?! Tenho quase certeza que não, 80% é uma diferença muito grande, já muda de público, muda tudo, já é outro cliente, logo não serviu de nada o "investimento". Mas o hotel não vai falir por isso, ele tinha esse dinheiro para investimento.

Agora, para o profissional liberal, que acha que está vendendo um serviço e esperando lucro, não é um tiro no pé, é um no peito, sem volta.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #41 Online: 08 de Maio de 2013, 23:38:50
A única vantagem que eu vejo é, digamos que eu venda um ensaio X normalmente por R$ 490, ai eu coloco lá no site de R$ 1.500 por R$ 490. Eu estaria divulgando o meu trabalho e pelo preço correto, mas acho muito difícil esse tipo de site aceitar, eles vão perceber que o preço original foi inflado para não ficar no prejuízo.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


alxthomaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 09 de Maio de 2013, 08:23:43
A única vantagem que eu vejo é, digamos que eu venda um ensaio X normalmente por R$ 490, ai eu coloco lá no site de R$ 1.500 por R$ 490. Eu estaria divulgando o meu trabalho e pelo preço correto, mas acho muito difícil esse tipo de site aceitar, eles vão perceber que o preço original foi inflado para não ficar no prejuízo.

Vi numa rede social recentemente um restaurante japonês:
O cliente comprou um "combinado" de XXXX por XX...
Quando chegou ao estabelecimento, ele fotografou o cardápio. Qual o preço normal? XX
Nesse caso, o restaurante ficou queimado.

Pra profissional liberal tem que estudar muito pra não dar preju!
Nikon D5100 + NIKKOR 18-105mm G ED VR
Prezado visitante: A fotografia é considerada obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98;
Violação dos direitos autorais é crime: Código Penal, Art. 184
Se você encontrou alguma fotografia interessante neste forum, solicite licença para uso da mesma e respeite o autor!


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #43 Online: 09 de Maio de 2013, 08:27:31
Vi numa rede social recentemente um restaurante japonês:
O cliente comprou um "combinado" de XXXX por XX...
Quando chegou ao estabelecimento, ele fotografou o cardápio. Qual o preço normal? XX
Nesse caso, o restaurante ficou queimado.

Pra profissional liberal tem que estudar muito pra não dar preju!

Neste caso, se for mais intendido, usando a foto e o site de compras rola até um processo...(poderia comprar minha câmera nova... :()

Só exemplos que provam mais uma vez que  ISSO PASSA LONGE DE SER UMA BOA IDÉIA.


alxthomaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 09 de Maio de 2013, 08:29:37

Na verdade os próprios sites de clubes de compras só aceitam ofertas assim de 70-80% de desconto, ngm tem essa margem de lucro, logo, ngm que oferece esse tipo de serviço está vendendo pelo custo e sim tendo prejuízo.

O que eu li no começo desse modelo de negócios aqui, é que os empresários que aceitavam estavam tomando como investimento, exemplo, um hotel tem 100 mil para o departamento de marketing, ao invés de criar uma campanha, eles "davam" esses 100 mil em hospedagens com a intenção de fidelizar o cliente. Agora que já passou o tempo, já deu para analisar o ROI, será que realmente vale a pena?! Eu tenho as minhas dúvidas, um cliente que pagou R$ 200 em uma diária, será que vai estar disposto a pagar R$ 1.000 na mesma hospedagem?! Tenho quase certeza que não, 80% é uma diferença muito grande, já muda de público, muda tudo, já é outro cliente, logo não serviu de nada o "investimento". Mas o hotel não vai falir por isso, ele tinha esse dinheiro para investimento.

Agora, para o profissional liberal, que acha que está vendendo um serviço e esperando lucro, não é um tiro no pé, é um no peito, sem volta.

Na teoria pode ser investimento sim, dependendo do perfil do "anunciante".
Dificilmente o hotel oferece isso em alta temporada. É uma ação de marketing bem planejada, num momento de subutilização.
O Hotel tem margem pra fazer isso na baixa temporada!
Uma clinica de estética pode não ter margem mas tem temporada!

O profissional liberal não tem margem, nem temporada!
Se for fazer esse tipo de marketing tem que ser muito bem planejado.
Nikon D5100 + NIKKOR 18-105mm G ED VR
Prezado visitante: A fotografia é considerada obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98;
Violação dos direitos autorais é crime: Código Penal, Art. 184
Se você encontrou alguma fotografia interessante neste forum, solicite licença para uso da mesma e respeite o autor!