Autor Tópico: Nitidez - Na prática  (Lida 13638 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #90 Online: 26 de Maio de 2013, 10:07:15
Que upador posso usar para postar a imagem aqui e não denigra a nitidez?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


rsalv

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #91 Online: 26 de Maio de 2013, 10:20:56
Mas mesmo em 50mm e f/2.8, como pode uma Fujifilm S4000 ser mais nítida :shock: :shock: :shock:

Cara pessoal subestima muito as superzoom , mas se você tirar uma foto em uma DSLR em uma configuração não muito boa da lente , vai ter fotos boas da superzoom que vao se sair melhor mesmo.

Eu tenho 1 foto super nítida e uma nítida que tirei com a 18~55 do kit da nikon d5100 , queria ver essa foto da fuji e queria te mostrar essas , te mandei MP ai com meu facebook da uma olhada.

Ah usa o dropbox :D da pra deixar na resolução topada lá , ai é só vc colocar (Ver tamanho original clicando nos 3 pontinhos) e tem o imgur também (que é focado só pra imagem)


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #92 Online: 26 de Maio de 2013, 10:26:00
Olhem o link da foto que eu falei com a Fuji S4000
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=478147085589245&set=o.305576916215795&type=1&theater
FOTO: J. B. Segundo (olhem as outras fotos dele na página que tem umas também muito nítidas)
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #93 Online: 26 de Maio de 2013, 11:16:30
Cara pessoal subestima muito as superzoom , mas se você tirar uma foto em uma DSLR em uma configuração não muito boa da lente , vai ter fotos boas da superzoom que vao se sair melhor mesmo.
NUNCA! Bem, NUNCA com as superzoom que já passaram pela minha mão e das foto que vi na net - respeito que tua experiência pode ser diferente. O povo confunde nitidez com JPG excessivamente processado. Eu mesmo, aqui, estou com uma Pana FZ18 para vender. Peguei num rolo e pensei em ficar mas, em ISO base e debaixo de sol de meio-dia já apresenta artefatos dessa aplicação excessiva de nitidez num sensor minúsculo. Realmente, para MIM, é detestável (mifu! agora que não vou conseguir vender mesmo  :doh: :aua: :aua: :aua:)

A foto "Supernítida" do face que o Rafael postou aí, do senhor, em P&B, mesmo vista neste tamanho para WEB mostra isso: textura plastificada e artefatos; a pele do tiozinho parece pele de modelo de tão lisinha... Rafael, pega a foto da D7000, joga a nitidez lá nos infernos e redimensiona para tamanho web e vais ver que ainda vai ficar muito melhor.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #94 Online: 26 de Maio de 2013, 11:20:58
A foto "Supernítida" do face que o Rafael postou aí, do senhor, em P&B, mesmo vista neste tamanho para WEB mostra isso: textura plastificada e artefatos; a pele do tiozinho parece pele de modelo de tão lisinha... Rafael, pega a foto da D7000, joga a nitidez lá nos infernos e redimensiona para tamanho web e vais ver que ainda vai ficar muito melhor.
Pô, eu até agora não tô vendo nenhum artefato nessa foto, meu olho deve ser ruim pacas :shock:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #95 Online: 26 de Maio de 2013, 11:26:42
Pô, eu até agora não tô vendo nenhum artefato nessa foto, meu olho deve ser ruim pacas :shock:
Olha os brilhos na pele (em especial em baixo das pálpebras) e no tecido da camisa... isso é o quê?
Se tens a foto original olha de perto e os artefatos vão ficar ainda mais "nítidos"...  :assobi:
« Última modificação: 26 de Maio de 2013, 11:28:00 por fernandomaues »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #96 Online: 26 de Maio de 2013, 11:34:31
Olha os brilhos na pele (em especial em baixo das pálpebras) e no tecido da camisa... isso é o quê?
Se tens a foto original olha de perto e os artefatos vão ficar ainda mais "nítidos"...  :assobi:
Olhando-a novamente no Facebook continuei sem notar nada, mas baixei a foto em tamanho original e olhei no visualizador do computador, aí sim percebi os artefatos e a plastificação.

Admito, você tem um bom olho observador pra essas coisas.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #97 Online: 26 de Maio de 2013, 11:55:16
Olhando-a novamente no Facebook continuei sem notar nada, mas baixei a foto em tamanho original e olhei no visualizador do computador, aí sim percebi os artefatos e a plastificação.

Admito, você tem um bom olho observador pra essas coisas.
Acho que nem é isso, é que tenho tanta raiva do caminho que as empresas tomaram com as compactas (muitos pixels em sensores minúsculos) que já está quase gravado na minha retina.
Nos últimos dois anos experimentei várias compactas (com regulagens manuais) para meus moleques e nunca fiquei satisfeito, principalmente com as SZ. Minha primeira compacta foi uma Canon A630 (http://www.imaging-resource.com/PRODS/A630/A630A.HTM) de 8Mpx e, com suas limitações, entregava imagens (para MIM) mais satisfatórias que as cams modernas - estou tirando da equação as premium, com sensores maiores, claro.

O que decidi para os moleques? Ah, estou dando lance numas DSRL velhas e baratas no ML como uma "mítica" (para sua época) Nikon D50, acho que vão aprender mais e ficar mais satisfeitos.
Abs!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #98 Online: 30 de Maio de 2013, 10:14:13
Eu estou com o Fernando.

Prefiro uma antiga Rebel XT 350D a qualquer superzoom moderna que exista agora ou nos próximos anos.



vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #99 Online: 30 de Maio de 2013, 14:56:28
Por sinal minha 350D me trás muitas alegrias, o diplay de informações dela é BEM útil, salva muita bateria, com meu uso esporádico da câmera a bateria dura mais de mês... E a qualidade da imagem está totalmente relacionada a qualidade da lente... estou louco atrás de umas lentes manuais...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #100 Online: 31 de Maio de 2013, 20:07:34
Por sinal minha 350D me trás muitas alegrias, o diplay de informações dela é BEM útil, salva muita bateria, com meu uso esporádico da câmera a bateria dura mais de mês... E a qualidade da imagem está totalmente relacionada a qualidade da lente... estou louco atrás de umas lentes manuais...

Eu fiz umas quatro capas de revista com a XT, um monte de fotos publicitarias, nunca reclamei dela. Depois troquei por uma 30D e fiz mais uma pancada de trabalhos.

A turma de hoje em dia tem um nível de exigência absurdo. Espero que eles realmente façam bom uso dessa qualidade toda.


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #101 Online: 31 de Maio de 2013, 20:42:39
essa foto do tiozão na calçada pode ser qualquer coisa menos 'super nítida', sorry.

basta olhar os números da placa do fiat lá atrás... processada no último pra parecer boa.  :no:


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #102 Online: 31 de Maio de 2013, 20:57:28
A turma de hoje em dia tem um nível de exigência absurdo. Espero que eles realmente façam bom uso dessa qualidade toda.
É pra suprir parte da falta de capacidade de produzir uma boa foto.

Infelizmente é o meu caso, mas tento melhorar...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px