Autor Tópico: Sujeira em lente Canon EF 24-105 1:4 L  (Lida 2394 vezes)

mayler

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Maio de 2013, 12:34:28
Acabou de chegar minha Canon 6D, com lente EF 24-105 1:4 L nova.
Mas a lente veio com os seguintes detalhes:

A tampa frontal estava emperrada, como mostra a foto abaixo. Tive que fazer uma pequena força para retirá-la. A foto da direita é só para comparar com o outro lado da tampa, que não tem problema.




Após retirar a tampa, ficou uma marca, mostrada abaixo:




No lado da lente que fica voltada para a câmera, tinha duas sujeiras (foto abaixo). A sujeira 1 saiu facilmente, era só um pó branco. A sujeira 2 é interna, não pode ser retirada. Deve ser defeito de fabricação.




A foto abaixo mostra novamente a sujeira interna.




Fiz um grande esforço para gastar tanto dinheiro com essa câmera agora, pois preciso dela na semana que vem.
Se eu pedir para trocar a lente, fico sem usar a câmera na hora que mais vou precisar dela.
Mas se eu não pedir para o vendedor trocar, vou ficar com a lente com esses defeitos.

Minha duvida é a seguinte:
A marca na frente da lente não vai atrapalhar em nada o funcionamento. Mas ela pode desvalorizar a lente, em uma possível futura venda?
A sujeira interna da lente, em sua parte trazeira, vai atrapalhar a qualidade de imagem?
Queria entender qual é a relevância desses defeitos, para poder decidir se vale a pena ficar sem a câmera esses dias para trocar a lente, ou se fico com a lente assim.

Abraço a todos.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, 12:36:31 por mayler »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2013, 12:37:08
Vc tem a nota fiscal da câmera ?? A Canon do Brasil oferecia uma garantia de tres meses para câmeras compradas fora. A melhor coisa a fazer é dar uma conversada com eles.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


mayler

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2013, 12:51:42
Oi Alexandre
Comprei no Brasil, sem nota. Vou falar com o vendedor, para tentar fazer a troca só daqui a 10 dias.
Obrigado pela resposta.


lucianoamoretti

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2013, 02:44:23
E se tu falar com o vendedor e explicar a situação, que tu precisa dela, e mostra os defeitos pra ele, a probabilidade de troca rápida aumenta não?
abraços
Canon 6D // Canon 5D Mark II // Canon 180mm f/3.5 USM MACRO // Sigma 35mm f/1.4 ART // Canon 85mm f/1.8 USM  // YN600EX RT //Canon 430EXII

www.amoretti.com.br // www.flickr.com/lucianoamoretti // www.fb.com/lucianoamoretti // www.twitter.com/lucianoamoretti


Flavio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
    • http://www.itaboraiweblist.com.br
Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2013, 19:27:04
esses pontos de sujeira não vão interferir nas fotos


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2013, 08:02:30
Também acredito que esses pontos não interfiram nas fotos, mesmo em aberturas pequenas.
Faça um teste fotografando uma parede branca e variando a abertura.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2013, 09:11:20
não acredito que um ponto desse tamanho no canto da lente vai influenciar em alguma coisa... sobre a tampa, ele deve ter levado uma pancadinha de frente e a tampa entrou um pouco e enrocou....

pra mim nenhum dessas coisas seria problema nenhum... mas cada um é cada um né? desvaloriza? sei lá, mas quando você for vender provavelmente terá mais um ou outro detalhe..

sobre a marca que vc diz ter sido feita pela tampa, na foto não parece isso não.. parece algo que já tinha ali...


mayler

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2013, 18:20:25
Obrigado pelos comentários pessoal. Fotografei com essa lente durante uma semana e não percebi nada de errado com as fotos, nenhuma marca na foto devido aos pontos na lente. De qualquer forma a pessoa que me vendeu trocou ela após a semana de uso.
Abraço a todos