Autor Tópico: Demosaico - alternativas  (Lida 1755 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 10 de Julho de 2006, 09:24:45
Prezados.

Provavelmente um dos grandes responsáveis pelo aumento de retenção dos detalhes do demosaico do SuperCCD é o fato dele ser feito com três pixels, não com quatro como é comum. As diferenças de tonalidade ficam menos diluídas pela média.

Ontem estava lendo sobre processos de demosaico com ponto flutuante, os quais são mais lentos e mais precisos, revelando detalhes finos, e me lembrei do processo de demosaico da Fuji S3 que ao que me parece soma dois demosaicos distintos.

Daí me veio a idéia de que talvez fazendo vários demosaicos fosse possível obter detalhes mais finos. Por exemplo. Um demosaico clássico para base somado (a forma de somar é outra discussão_ com um demosaico de dois pixels somente, verde-vermelho, ou verde-azul. Incluindo uma área de pixels menor, dertamente detalhes mais finos seriam descritos.

Imaginei um processo de layers de demosaico, e uma rotina de análise (que pode ser configurável, quem sabe), na qual haveria a busca da maior retenção possível entre as diversas camadas.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2006, 18:22:06
Ivan é bastante possível isso...
Na verdade a própria S3 Pro já faz um processo triplo, processando S, R e em seguida um resultado somado, isso poderia ser bem refinado, principalmente na hora de somar S+R. :)
Mas o assunto demosaico deve ficar ultrapassado em breve com os sensores de múltiplos layers.
:D
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2006, 20:59:17
Citar
Mas o assunto demosaico deve ficar ultrapassado em breve com os sensores de múltiplos layers.
:D
Leo, com multiplos layers quer dizer algo como o Foveon? Ainda tem alguma empresa investindo grandes quantias em algo do genero?

Agora, Ivan, me interessei pelo assunto. Poderia me passar o link de onde viu isso? Gostaria talves de tentar uma implementação...
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2006, 22:03:33
Tales o super sensor orgânico da Fuji previsto para final de 2008 é de multiplos layers.
Até então só a FOVEON investia em algo do tipo mas com resultados bem insatisfatórios, mas a Fuji já mostrou uma prévia do que está por vir e posso lhe dizer que com o lançamento dos sensores orgânicos (que se a Fuji mantiver os cronogramas deve sair em 2008) tudo que se fala em fotografia digital vai mudar radicalmente. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


stevan

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 267
    • http://sbatisteti.multiply.com
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2006, 08:51:09
Citar
Tales o super sensor orgânico da Fuji previsto para final de 2008 é de multiplos layers.
(que se a Fuji mantiver os cronogramas deve sair em 2008) tudo que se fala em fotografia digital vai mudar radicalmente. ;)
Leo, por curiosidade, vc tem algum contrato, ou contato, com a Fuji, que fica sabendo desses detalhes de lançamento, tecnologias, etc??? É que pelo que vi aqui no Fórum, me parece que toda novidade da Fuji sai de vc.  
Abraços,
Stevan P. Batisteti
Foz do Iguaçu - PR
http://sbatisteti.multiply.com


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2006, 09:24:13
É que eu acompanho as patentes da Fuji e da Kodak no escritório de patentes americano heheheheheheeheheh! Como são as marcas que mais inovam em sensores é sempre bom dar uma olhada no que eles estão registrando, porque as novidades que eles registram são boas referências de lançamentos futuros, outra coisa é que tbm acompanho bastante as notícias sobre a Fuji....
Ai dá para ter idéia do que está para ser lançado.
Esse sensor especificamente eu falava dele a muito tempo pela descrição no escritório de patentes, mas a confirmação de datas de lançamento e etc foi apresentada na PMA deste ano junto com uma demonstração de um sensor desses operando no canal verde, o que só confirmou a descrição da patente e deu uma data possível de lançamento, além de maravilhar quem viu as demonstrações na PMA deste ano. ;)

Tem várias formas de fazer exercícios de futurologia, em Administração aprendi algumas bem interessantes... Como eu sempre digo, a informação está por ai... Mascarada por uma série de notícias falsas, interpretações equivocadas, se você vai direto a fonte e racionaliza você pode descobrir se há consistência ou não em uma dada informação e dentro dessa consistência fazer colocações coerentes com a lógica e a base de conhecimento solidificada.... ;)
« Última modificação: 26 de Julho de 2006, 09:26:34 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


stevan

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 267
    • http://sbatisteti.multiply.com
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2006, 09:28:02
Interessante... Tudo via internet mesmo...  :thmbup:
Falando em PMA, vc foi lá ou acompanhou via internet mesmo?
 
« Última modificação: 26 de Julho de 2006, 11:25:41 por stevan »
Abraços,
Stevan P. Batisteti
Foz do Iguaçu - PR
http://sbatisteti.multiply.com


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2006, 18:19:42
Citar
Tales o super sensor orgânico da Fuji previsto para final de 2008 é de multiplos layers.
Até então só a FOVEON investia em algo do tipo mas com resultados bem insatisfatórios, mas a Fuji já mostrou uma prévia do que está por vir e posso lhe dizer que com o lançamento dos sensores orgânicos (que se a Fuji mantiver os cronogramas deve sair em 2008) tudo que se fala em fotografia digital vai mudar radicalmente. ;)
De fato a tecnologia de múltiplos layers promete revolucionar a fotografia digital mas e a tecnologia de monitores?  :denken:

Que eu saiba, o processo de formação da imagem tanto em um monitor CRT,  LCD ou PLASMA é por "mosaico" de pixels RGB: cada pixel do monitor na verdade é formado pela junção de 3 pixels, um vermelho, um azul e um verde.
Desta forma, mesmo capturando a imagem em tecnologia de múltiplos layers, não se perde qualidade ao visualizá-la em um monitor de computador?

Tem alguma empresa desenvolvendo um MONITOR também por tecnologia de múltiplos layers ou eu estou "viajando na maionese"?

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2006, 20:47:25
Citar
Citar
Tales o super sensor orgânico da Fuji previsto para final de 2008 é de multiplos layers.
Até então só a FOVEON investia em algo do tipo mas com resultados bem insatisfatórios, mas a Fuji já mostrou uma prévia do que está por vir e posso lhe dizer que com o lançamento dos sensores orgânicos (que se a Fuji mantiver os cronogramas deve sair em 2008) tudo que se fala em fotografia digital vai mudar radicalmente. ;)
De fato a tecnologia de múltiplos layers promete revolucionar a fotografia digital mas e a tecnologia de monitores?  :denken:

Que eu saiba, o processo de formação da imagem tanto em um monitor CRT,  LCD ou PLASMA é por "mosaico" de pixels RGB: cada pixel do monitor na verdade é formado pela junção de 3 pixels, um vermelho, um azul e um verde.
Desta forma, mesmo capturando a imagem em tecnologia de múltiplos layers, não se perde qualidade ao visualizá-la em um monitor de computador?

Tem alguma empresa desenvolvendo um MONITOR também por tecnologia de múltiplos layers ou eu estou "viajando na maionese"?

Abraços
Lembrei de outra coisa... e em relação à impressão das fotografias?
As impressoras misturam as cores CMYK de forma que cada gota de tinta que vai para o papel já esteja na sua cor correta ou cada unidade de cor na ampliação é na verdade formada por minúsculas gotas de tintas nas cores CMYK e adjacentes assim como em um monitor CRT?

Resumindo: Capturar uma imagem com tecnologia de múltiplos layers para depois visualizá-la nos monitores atuais ou fazer ampliações em CMYK não seria como ter a imagem mais perfeita possível mas só conseguir vê-la através de uma "peneira"?

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2006, 20:59:57
Ampliações em papel fotográficos são RGB, que podem ser impressos em 3 camadas usando LASER sem a menor dificuldade.
Monitores de OLed tem essa capacidade de ter as 3 cores no mesmo ponto, mas ainda estão em desenvolvimento. :)
« Última modificação: 17 de Setembro de 2006, 14:38:08 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2006, 21:00:48
Citar
Ampliações em papel fotográficos são RGB, que podem ser impressos em 3 camadas usando LASER sem a menor dificuldade.
Monitores de OLed tem essa capacidade de ter as 3 cores no mesmo ponto, mas ainda estão em desenvolvimento. :)
Ahhhhhhhhhhhhhhh aí sim que o "bixo vai pegar" em qualidade!  :mf_w00t2:  :mf_w00t2:  :mf_w00t2:

Quero ver um monitor destes  :thmbup:
« Última modificação: 17 de Setembro de 2006, 14:38:23 por Leo Terra »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2006, 21:41:45
Citar
tudo que se fala em fotografia digital vai mudar radicalmente. ;)
dá uma palinha pra gente do que vem a ser essa mudança radical...  :photo: