Autor Tópico: A Polêmica do "Você não é Fotógrafo"  (Lida 4914 vezes)

jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Online: 12 de Maio de 2013, 18:30:26
Quem tem Facebook já deve ter ouvido falar ou mesmo já ter visto a página "Você não é fotógrafo", destinada a criticar de forma ácida paseudo-fotógrafos, montagens cafonas e Promoções suicidas. Nas ultimas semanas a página estava perdendo o foco e apelando pro preconceito ao fazer chacota com usuarios de cameras de entrada ou cropadas e até com usuarios amadores. Criticados por varios seguidores uma das moderadoras partiu pra baixaria ofendendo os seguidores. Na quinta feira postaram um e-mail de uma fotografa que foi citada numa postagem com o nome da empresa em que trabalha. Nele ela avisava que estava processando a página. Horas depois a postagem foi excluida e logo mais a página foi banida do Facebook. Qual a opinião de voces sobre essa pagina?
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2013, 18:44:27
Eu acho que é muita falta do que fazer... as pessoas deveriam se preocupar mais em fotografar, fazer oq gostam do que se preocupar com as outras pessoas, particularmente eu abomino esse tipo de atitude... tem que ser processados mesmo!
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2013, 18:50:23
Eu tambem acho que devem ser processados. O que no inicio eram comentarios ironicos e ate criticas validas se tranformaram em ataques onde ate usuarios de cameras compactas eram ridicularizados e postagens com um tom elitista e preconceituoso eram feitas constantemente.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2013, 19:00:44
Infelizmente neste mundo de valores trocados, pessoas ganham reputação com tropeços de outras, para que mais dezenas iguais a ela e vazia por dentro acompanhem seus ridículos comentários. Lamentável :(


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2013, 19:01:45
Exatamente a mesma coisa que aconteceu com uns 2 ou 3 tópicos aqui no MF.

Por mim processa todo mundo mesmo. Largar mão de ser besta... As pessoas acham que a WEB é terra de ninguém e que a lei civil/penal não as encontrarão atrás de seus teclados, no recanto de suas casas, protegidos por um IP. Ledo engano.

O problema que vejo é que a lei não é lá muito clara e os aplicadores dela (juízes) ainda são totalmente noob em WEB e suas responsabilidades/responsabilizações. Daí pode acontecer de uma ação recair sobre a página (no caso do FB) ou fórum (no caso do MF) quando, em tese, esses espaços não detém responsabilidade direta. Quando os admins da página (FB) entram na onda difamatória, aí nem se pode falar nada. Ela tb é responsável. No caso de fóruns (MF e outros) é diferente. Os usuários é que tem total responsabilidade pelo conteúdo postado, fotos, links e comentários. Se fere as regras do espaço, moderação atuante para evitar prejuízos numa eventual ação. Se for notificado para retirar conteúdo, retirar de imediato. O resto, é com o usuário, a Justiça, Roberto Carlos e as Baleias.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2013, 19:02:05
Eu até curtia essa página, não cheguei a ver as postagens preconceituosas.
Via sempre eles com cuidado de esconder os nomes, não expondo as pessoas, só as fotos ruins.

Se mudaram o jeito de criticar, tem mais que serem processados mesmo.  >:(

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2013, 19:02:09
Quem administrava aquela página deveria ser um retardado.

Eu acompanhei no início, mas depois vi que as "feras" que administravam não passavam de verdadeiros "Você não é fotógrafo" de tanta asneira e besteira que postaram.

Além de serem canonzeiro fanático.

Bem feito :ok:
« Última modificação: 12 de Maio de 2013, 19:03:11 por C. Ferrari »


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2013, 19:13:59
Os moderadores adoravam arrotar que as pessoas ali criticadas deviam ser humildes e aperfeiçoar seu trabalho em vez de ameaça-los. No entanto se mostraram grandes hipocritas ao se mostraem revoltados com os seguidores que começaram a critica-los, a quem chamaram de "imbecis". E realmente, depois quando começou a palhaçada ficou nitido que seus moderadores eram pessoas totalmente desocupadas, senão fotógrafos frustrados...
« Última modificação: 12 de Maio de 2013, 19:16:16 por jefersonpaz »
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2013, 19:28:00
Eu até curtia essa página, não cheguei a ver as postagens preconceituosas.
Via sempre eles com cuidado de esconder os nomes, não expondo as pessoas, só as fotos ruins.
+1
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


lucianoamoretti

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2013, 19:43:28
Essa obsessão pelo MELHOR MATERIAL, pelas melhores lentes, é algo que é MUITO grande aqui no Brasil. mas muito MESMO.
Tem americano que fotografa com a Canon 10D ou a 20D ainda, e faz fotos melhores que muita gente com 5D Mark II/III.

há uma supervalorização de algo que não deveria ser tão valorizado quanto é.
Canon 6D // Canon 5D Mark II // Canon 180mm f/3.5 USM MACRO // Sigma 35mm f/1.4 ART // Canon 85mm f/1.8 USM  // YN600EX RT //Canon 430EXII

www.amoretti.com.br // www.flickr.com/lucianoamoretti // www.fb.com/lucianoamoretti // www.twitter.com/lucianoamoretti


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2013, 20:45:56
 :ponder:  ^  ?


lucianoamoretti

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2013, 20:53:20
:ponder:  ^  ?

Ex.: Geralmente a PRIMEIRA coisa que vem te perguntar é, "QUE CAMERA TU USA?"

Não importando como TU fez, e sim como a tua CAMERA É BOA.

mais ou menos isso.
não sei se consegui me expressar muito bem ;~
Canon 6D // Canon 5D Mark II // Canon 180mm f/3.5 USM MACRO // Sigma 35mm f/1.4 ART // Canon 85mm f/1.8 USM  // YN600EX RT //Canon 430EXII

www.amoretti.com.br // www.flickr.com/lucianoamoretti // www.fb.com/lucianoamoretti // www.twitter.com/lucianoamoretti


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2013, 20:59:08
Cheguei a "Curtir" essa página também mas logo vi que nada ali era aproveitável.

Certas as pessoas que se sentiram ofendidas e processaram os autores, o simples fato deles "replicarem" uma imagem sem autorização já é motivo para processo, a humilhação então, nem se fala!

Mas, convenhamos, existiam verdadeiras atrocidades fotográficas ali.  :eek:

[]s


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2013, 21:14:19
No fim do ano passado fiz uma viagem de trabalho ao exterior. O que vi lá, numa pequena cidad dos EUA, me chamou a atenção. Todo mundo fotografando um evento esportivo, com as máquinas mais antigas que eu já havia visto, sem a preocupação de ostentar lentes poderosas ou câmeras de última geração. Tinha um casal que particularmente me chamou a atenção. A mulher usava uma canon digital, talvez uma 50D ou mais antiga, enquanto o marido tinha nas mãos uma pequena leicaflex, de filme. Os dois se revezavam nas fotos,  trocavam ideias e se divertiam como poucos. Me parece que a tal página do Facebook se esqueceu que hoje, no mundo das digitais cada vez mais baratas e dos celulares com câmeras de boa qualidade, todo mundo é fotógrafo. Isso veio para ficar. É um ranco preconceituoso criticar quem não é "fotógrafo" numa rede social. Ainda mais no contexto agressivo e mal educado nos criadores de tal "brincadeira". É mais ou menos como quem soubesse escrever criasse uma página para criticar quem comete erros de português, no estilo "você é analfabeto". Já passamos dessa fase. Ah, sim, "não sou fotógrafo". Apenas um apaixonado pela fotografia.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2013, 21:14:58
Entrei umas 2 ou 3x nessa pagina quando vi alguma referencia dela se não me engano aqui mesmo no forum, acho q esses processo ja eram de se esperar, um monte de fotos sendo postadas para o pessoal rir..

Eu acho curioso algumas fotos mas não chega a ser engraçado nunca entendi onde ta o humor nesse tipo de coisa, a coisa q tinha de mais engraçada nessa pagina era ler os comentários dos "fotógrafos", sou bem iniciante nesse negócio de fotografia mas meu ***EDITADO*** tinha escrita nessa pagina.

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
« Última modificação: 12 de Maio de 2013, 21:27:20 por Mr. Hyde »