Autor Tópico: Primeiro contato com macro em flores  (Lida 1485 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Online: 12 de Maio de 2013, 23:25:12
Pessoal, hoje fiz meus primeiros testes com uma Sigma 105mm. Tirei muitas fotos, mas vou postar apenas as que ficaram menos piores. Queria a opinião de vocês no que eu devo me atentar para melhorar, na próxima tentativa.

1.


Exif:
1/15
f/13
ISO 320
105mm

2.
(essa florzinha tinha menos de 2cm)


Exif:
1/15
f/11
ISO 320
105mm

3.


Exif:
1/15
f/9
ISO 2500
105mm

4.


Exif:
1/15
f/11
ISO 320
105mm


« Última modificação: 12 de Maio de 2013, 23:25:40 por Daniela Alves »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2013, 23:57:42
Parabéns, Daniela! A minha favorita é a última.

A única sugestão que eu daria seria usar luz mais suave, pra não ficar com sombras tão duras.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2013, 08:04:22
Tripé !
Tripé !
Tripé !

Rezende


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2013, 08:25:51
Parabéns, Daniela! A minha favorita é a última.

A única sugestão que eu daria seria usar luz mais suave, pra não ficar com sombras tão duras.
Obrigada!
Quanto a luz, ela foi mesmo uma das minhas dificuldades, inclusive algumas fotos que eu "estraguei", foi por conta da bendita luz!

Tripé !
Tripé !
Tripé !

Rezende
Quanto ao tripé, eu até o levei, realmente... Mas o posicionamento das flores não me deixou usá-lo. Inclusive sofri muito pra conseguir me posicionar!


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2013, 08:39:28
Eu só não gostei da primeira... acho que ela ficaria melhor por inteiro ou mais fechada...
E a textura não ficou tão bonita quanto na 4.

A segunda, pelo tamanho, imaginando a dificuldade no foco, ficou boa.
A 3, gostei tbm, pelas cores e enquadramento.

A 4, sem dúvida, a melhor da série.  :worship:

Abcs.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2013, 09:52:10
Oi Daniela! Macro é difícil mesmo... tripé é essencial na grande maioria das vezes, assim como bloqueio do espelho. A única que achei com sombras duras poi a 4, mas foi a que mais me agradou em termos de composição. O que acho que deve pensar na hora de clicar: composição. Saber o que colocar no frame e como colocar, pois às vezes o tema é bonito mas o corte que fazemos não. E segundo, o que quer colocar em foco. Não esqueça que o DOF é muito curto em macro, então a escolha do que focar é essencial. Nisto também preferi a 4.
De qq forma, bom começo, com boa nitidez e boas cores! Quando tiver mais, posta... :ok:

 :)


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2013, 10:38:45
Daniela,
bela flores, mas fotos assim exigem tripé, pois caso contrário, irão passar a impressão de foras de foco.


gracymmedeiros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2013, 11:16:58
As fotos ficaram boas, eu (por questão de gosto) faria com uma iluminação diferente, apenas.
A primeira foto me desagradou por tu ter tirado um pedaço (mesmo que mínimo). Como já disseram, teria que ser ou ela inteira, ou ainda mais aproximado.
Já a última foto ficou linda.



jundi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2013, 13:03:43
Eu gostei mais da 1ª. Achei mais interessante, talvez por aquelas 2 "patinhas" que me fizeram pensar que fosse de uma aranha.
Roberto Jundi
Canon 70D - Tamron 17-50mm
500px


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2013, 19:01:35
Obrigada a todos pelos comentários e pelas dicas. Na próxima tentativa, tentarei algo que esteja posicionado de uma melhor forma, para que eu consiga usar o tripé. Mesmo sendo algo bem difícil, eu simplesmente me apaixonei por esse tipo de foto! Na verdade, sempre fui apaixonada só em olhar as fotos pela internet, mas agora tentando tirá-las, vi que é ainda mais apaixonante.

Quanto a primeira foto, eu também não gostei da parte que cortou, só postei ela porque foi uma das únicas em que o foco ficou melhor, vou dar uma olhada aqui e se eu achar uma inteira, eu posto.

Aproveitando o tópico, alguém tem alguma dica de objetos ou de coisas que eu possa usar para treinar um pouco mais?  :ponder:


jundi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2013, 19:07:03
Olá Daniela,
Serve como dica aranhas?  :D
Elas dão ótimas fotas, veja na galeria de Thomas Shahan algumas são bem fotogênicas :ok:
Roberto Jundi
Canon 70D - Tamron 17-50mm
500px


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2013, 19:21:22
Olá Daniela,
Serve como dica aranhas?  :D
Elas dão ótimas fotas, veja na galeria de Thomas Shahan algumas são bem fotogênicas :ok:

Tirando o fato de que tenho medo, serve sim...  :hysterical:
O pior é que eu até procurei alguns bichinhos pra treinar, mas não consegui achar nenhum, e aranha é mais difícil ainda! Eu já tinha visto essas fotos em algum lugar e fiquei babando! Tenho que treinar MUITO ainda pra chegar nesse nível. HAHA


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2013, 16:36:58
 :assobi:


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2013, 23:27:56
Oi Daniela, ótimas fotos, bem legais.
eu tenho algumas macros http://www.flickr.com/photos/sylviopascolato/sets/72157633148953633/ não é grande coisa. Macro é oportunidade, situação e as vezes vc perde algumas fotos pela rapidez de pensamento que vc tem que ter, regular flash, abertura e algumas criaturinhas nao ficam esperando.
Quanto ao local, se vc ficar parado em um jardim so observando vc ja começa a ver um monte de bichinhos que nunca tinha reparado, eles ficam praticamente invisíveis.
faz o teste, vc vai conseguir boas fotos.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2013, 08:12:05
Oi Daniela, ótimas fotos, bem legais.
eu tenho algumas macros http://www.flickr.com/photos/sylviopascolato/sets/72157633148953633/ não é grande coisa. Macro é oportunidade, situação e as vezes vc perde algumas fotos pela rapidez de pensamento que vc tem que ter, regular flash, abertura e algumas criaturinhas nao ficam esperando.
Quanto ao local, se vc ficar parado em um jardim so observando vc ja começa a ver um monte de bichinhos que nunca tinha reparado, eles ficam praticamente invisíveis.
faz o teste, vc vai conseguir boas fotos.

Sylvio, achei muito legais as suas fotos, parabéns! Esse é o tipo de foto que eu pretendo conseguir fazer, algum dia, mas já tenho em mente que lidar com esses bichinhos não é nada mole, justamente porque normalmente eles nunca ficam parados. E eu não tenho tanta certeza se com essa sigma eu consigo pegar tantos detalhes assim, igual nas suas.  :ponder:
Vou aproveitar essa sua dica e ver se no final de semana consigo arranjar algum desses no jardim da minha casa. Esses dias perdi uma boa oportunidade de teste com uma mosca, porque estava atrasada para o trabalho, mas ela estava pousada na parede parada, mesmo se você se aproximasse dela, ela não se mexia.