Autor Tópico: Profundidade de campo é sempre a mesma  (Lida 3911 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #30 Online: 11 de Julho de 2006, 20:26:43
Gabriel:
Veja, eu já havia há quase dois anos me deparado com testes análogos, onde a pessoa amplia um recorte de ga e dá parecido com uma tele. Mas veja, isso não quer dizer nada, pois tudo é relativo à cópia, ao tamanho que as coisas vão ter na cópia.

A tese não é errada absolutamente, mas é errada em termos de prática fotográfica.

Acho que a frase seguinte do Leo:
Citar
a profundidade de campo em si é um fenômeno de percepção visual vinculado à influênica dos círculos de confusão
Dá conta da coisa. DOF é um fenômeno da percepção, não da exatidão.

Uma das aplicações práticas desse conceito é você usar a escala de DOF sempre em relação ao tamanho da cópia que pretende fazer. Por exemplo, meu default são cópias 30,5X45 (nem todas eu faço assim, mas a boa foto para mim é a que pode ser feita assim). Então sou obrigado a usar a escala de DOF descontando um ponto (uso mais severo), pois a escala é feita para ampliações 20X30 ou similares.

Talvez aí me ajude minha formação de arquiteto... Os engenheiros buscam o que é exato (sei que você não é engennheiro), os arquitetos buscam enganar o olho para parecer exato. Sempre consideramos uma inexatidão inerente que não deve ser percebida, embora possa existir. O DOF é isso.

Grande abraço,
ivan
« Última modificação: 11 de Julho de 2006, 20:46:14 por Ivan de Almeida »


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #31 Online: 14 de Julho de 2006, 14:07:33
Concordo com o Leo e o Ivan. Foco é foco, é exato. Profundiade de CAMPO depende, obvia e redundantemente, do CAMPO de visão. Claro, depende de outras coisas que já foram citadas, como tamanho da ampliação e dos circulos de confusão. A nitidez "aceitável" (como o Ivan disse) depende muito de como a foto será vista. Dar um crop numa foto para justificar a mesma profundidade de campo não é valido.

Não achei o teste inválido, achei interessante. Pena que ele levou o seu autor a uma conclusão errada. No quesito conclusão sobre profundidade de campo, sim, o teste não tem valor.
« Última modificação: 14 de Julho de 2006, 14:08:57 por totok »
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4