Autor Tópico: Aniversário infantil com a D5100  (Lida 1663 vezes)

Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Online: 21 de Janeiro de 2014, 09:01:06
Bom dia, galera!

Comecei a fotografar a pouco tempo e meu foco são crianças. Além da lente do kit (18-55), comprei uma 50 mm f1.8 e uma 55-300 f4.5.

Uma amiga me convidou pra fotografar o aniversário do seu filho e eu tô na dúvida sobre qual lente devo usar para ter fotos mais nítidas. Pensei em usar a 50mm para os detalhes da decoração, mas para fotografar a festa acho que ela é muito fechada. Seria interessante usar a 18-55? Alguma dica? Pra futuros trabalhos, me indicam adquirir outra lente? qual?

Obrigada!


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2014, 09:02:07
A 50 é lente que te entregará melhores imagens. O ideal seria uma 35 1.8, ou uma 17-50 2.8.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2014, 09:48:24
Se vai fotografar com apenas uma máquina e imaginando q queira atuar como um verdadeiro trabalho (no qual vc tem de fazer fotos gerais e para o álbum), então a lente q deverá ficar mais na máquina é a 18-55.
Fotografar festa infantil exige agilidade e flexibilidade para estar apto, na maioria do tempo, a registrar cenas interessantes e q acontecem sem aviso prévio.
Na maioria dos momentos vc vai usar entre 18 e 55mm. Como deverá usar flash, poderá trabalhar com uma abertura boa para a sua lente. Além do q ela é até uma lente bem razoável em termos de imagem. Sabendo usar, vc vai conseguir fotos muito boas tecnicamente com ela

Enfim: Ponha a 18-55 para ralar.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2014, 09:59:44
Uma lente interessante é a Tamron 17-50 2.8

Se está pensando em fotografia profissional, imprescindível usar um flash. Existem além dos originais da marca da sua câmera, os Yungnuo que apesar de xing-ling são de boa qualidade.

 :ok:


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2014, 10:21:24
sim, vou usar um flash. Tô com um SB600, será que tá bom?


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2014, 10:28:08
Angelita

Em relação a flash . Vai usar . Qual ?

 ( faça testes antes ) , segue uma dica geral para quem nao tem experiencia com flash ( meu caso por exemplo  :D) . usei a pouco tempo e ficou legal .
Os colegas experientes com certeza tem mais lições.


a. Colocar Flash em TTL ( o embutido já é assim )
b. usar maquina no manual ( modo M na D5100 )
a. Usar fotometria matricial  na D5100
b. Autofoco no automatico ( na D5100 AF-A )
c. Fotometrar o ambiente e ajustar a velocidade e abertura para ele
d. fotografar 

Como o ambiente é bem mais escuro que a luz do flash , ao disparar seu assunto ira ficar iluminado , porem nao com aquele clarão e fundo preto ,pois a fotometria do ambiente te permitira que ele fique aparecendo .

Caso va usar o flash embutido na maquina , nao esqueça que a distancia dele é muito limitada 2 a 3 metros no máximo

Abraços e Bom evento

Fábio José






"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2014, 10:34:11
Angelita

Em relação a flash . Vai usar . Qual ?

 ( faça testes antes ) , segue uma dica geral para quem nao tem experiencia com flash ( meu caso por exemplo  :D) . usei a pouco tempo e ficou legal .
Os colegas experientes com certeza tem mais lições.


a. Colocar Flash em TTL ( o embutido já é assim )
b. usar maquina no manual ( modo M na D5100 )
a. Usar fotometria matricial  na D5100
b. Autofoco no automatico ( na D5100 AF-A )
c. Fotometrar o ambiente e ajustar a velocidade e abertura para ele
d. fotografar 

Como o ambiente é bem mais escuro que a luz do flash , ao disparar seu assunto ira ficar iluminado , porem nao com aquele clarão e fundo preto ,pois a fotometria do ambiente te permitira que ele fique aparecendo .

Caso va usar o flash embutido na maquina , nao esqueça que a distancia dele é muito limitada 2 a 3 metros no máximo

Abraços e Bom evento

Fábio José

Vou usar um SB600. Já fiz umas fotos com ele, em TTL.  Acho que o ambiente não vai ser tão escuro, pois a festa começará às 16 horas. Talvez no final da festa já esteja escuro.

Obrigada pelas dicas!  :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2014, 10:55:02
Já que está começando agora e só tem um corpo, recomendo ir com a 18-55 (tente usar aberturas menores ou iguais a 5.6 para ter uma nitidez melhor - trabalhe entre 5.6 a 8.0) e nos momentos de mais calmaria ou só retratos das pessoas/convidados que estão na mesa você coloca a 50 1.8 e deixa em f/4.0.

Procure trabalhar com o flash rebatido para cima ou quando realmente precisar usá-lo diretamente nas pessoas deixe com uma compensação de potência negativa (entre -2/3 a -1, por exemplo) e use um difusor.

Recomendo dar uma pesquisada no fórum que tem vários tópicos com dicas para pessoas que estão fazendo seus primeiros eventos. São tópicos riquíssimos em aprendizado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2014, 11:22:43
com esse equipamento pode fazer o infantil tranquilamente, da e sobra.
para uso geral 18-55, para detalhes e retratos as outras.
bom trabalho!!!!!


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2014, 14:55:11
Obrigada, pessoal!

Depois venho postar o resultado.   :)


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 09:56:00