Autor Tópico: Cor seletiva é brega????  (Lida 13345 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Maio de 2013, 10:08:06
Se eu faço essa foto seria apedrejado aqui na galeria. Como é de um cara TOP, todos dizem... "eu não gosto, mas é a arte dele". Aliás, thipac, deveria ter feito aquela clássica trollada dizendo que a foto era tua, então teria notado o tamanho do caminhão de pedras caindo na tua cabeça.

Pra mim é um derivado da hipocrisia, mas cada um chama do que quiser. É moldar temporariamente o seu gosto para aceitar ou negar algo do mesmo peso com diferentes medidas, sendo as medidas os autores.

Na música acontece muito. O Dave Grohl em vários shows não consegue cantar os agudos que gravou em estúdio, então ele manda o microfone pra galera e diz "canta aí, cambada" e todo mundo fica feliz. Já vi um calouro passar vergonha numa apresentação porque não alcançou o agudo e fez o mesmo joguinho. Os jurados ofenderam o cara no palco. O cara chorou. Qual a diferença entre esses dois? Nenhuma. Nem o Dave Grohl nem o calouro alcançaram os agudos, mas o Dave Grohl todo mundo aplaude, o calouro fizeram chorar. Porquê? Pela "obra" do Dave Grohl, que foi toda gravada em estúdio usando pós-produção de elite.

ps.: eu gosto de Foo Fighters.

Ah, quanto à foto, eu não gosto de cor seletiva e nunca gostei.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #16 Online: 14 de Maio de 2013, 10:12:05
O que é brega?
E "se for brega".... e o cara gostar?
E " se for brega" e o cliente pedir?

TUDO PODE!

Rezende

É brega... se for em P&B mal revelado é ruim, porém manda quem paga.

3X


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #17 Online: 14 de Maio de 2013, 10:18:43
Galera, antes de tudo o trabalho tem que ser seu, é autoral. Não é o cliente que decide as coisas.
Se o cliente paga, mas é uma coisa tosca como essa, esquece... não vai se sujeitar ao ridículo.
Vocês estão perdendo a noção do que é certo ou errado....

Ou o cliente fica dando pitaco em qual enquadramento, posição, luz que vai usar? A pós produção é mais um item que o cliente não deve meter o bedelho....

Cada um tem um estilo de fotografar, e na teoria não deve se sujeitar a mudar isso por que alguém quer em um específico trabalho (com ressalvas. claro).
Afinal tu foi contratado por esse cliente pelo trabalho que tu já apresenta.

Vamos nos respeitar :ok:
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, 10:22:43 por C. Ferrari »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #18 Online: 14 de Maio de 2013, 11:01:23
Ahhh Ferrari, concordo que vc possa argumentar tipo "vá pelo clássico", "vai falar o que pro seus netos quando virem essa foto?" e assim por diante mas se o cliente quer, ele quer e ponto final. O fotógrafo como conhecedor da área vai explicar o que acarreta as decisões tomadas e com o tempo o profissional vai impondo sua linguagem

É uma película muito fina que separa a argumentação e a discussão e ela não pode ser ultrapassada.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Maio de 2013, 11:21:57
Ahhh Ferrari, concordo que vc possa argumentar tipo "vá pelo clássico", "vai falar o que pro seus netos quando virem essa foto?" e assim por diante mas se o cliente quer, ele quer e ponto final. O fotógrafo como conhecedor da área vai explicar o que acarreta as decisões tomadas e com o tempo o profissional vai impondo sua linguagem

É uma película muito fina que separa a argumentação e a discussão e ela não pode ser ultrapassada.


 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Galera, antes de tudo o trabalho tem que ser seu, é autoral. Não é o cliente que decide as coisas.
Se o cliente paga, mas é uma coisa tosca como essa, esquece... não vai se sujeitar ao ridículo.
Vocês estão perdendo a noção do que é certo ou errado....

Ou o cliente fica dando pitaco em qual enquadramento, posição, luz que vai usar? A pós produção é mais um item que o cliente não deve meter o bedelho....

Cada um tem um estilo de fotografar, e na teoria não deve se sujeitar a mudar isso por que alguém quer em um específico trabalho (com ressalvas. claro).
Afinal tu foi contratado por esse cliente pelo trabalho que tu já apresenta.

Vamos nos respeitar :ok:

A questão é que a pessoa digita "Foto gestante" no google, e ve um mooooonte de foto desse tipo. Aí vem pra mim e pergunta se eu faço. Claro que eu faço. Por minha iniciativa, nunca faria, mas se a pessoa tá pedindo, qual o problema.

Além disso, precisamos ver que o que é só um trabalho pra gente pode ser um sonho pra pessoa que nos contrata.
Sabe lá quando a pessoa vai engravidar de novo. Então, se ela me pedir pra deixar o olho dela colorido e o resto da foto PxB, mesmo achando tosco, eu garanto que faço.

Ah, e fazendo o gosto de um cliente, não acho que estou me desrespeitando.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #20 Online: 14 de Maio de 2013, 11:25:53
Galera, antes de tudo o trabalho tem que ser seu, é autoral. Não é o cliente que decide as coisas.
Se o cliente paga, mas é uma coisa tosca como essa, esquece... não vai se sujeitar ao ridículo.
Vocês estão perdendo a noção do que é certo ou errado....

Discordo. É o cliente que decide sim, afinal o trabalho não vai ser exposto numa galeria, por ser a arte do fotógrafo tal, mas em álbuns de fotografia para ser perpetuado, visto pela família anos e anos. Acho que num álbum de fotografia de casamento, tem que haver sim, as fotos pedidas pelo cliente e uma ou outra conceitual, no estilo do fotógrafo, mas a maioria do trabalho deve ser como o cliente pediu.

E como perdendo a noção do certo ou errado? O que é certo? O que é errado? Um horizonte torto, por exemplo, podemos olhar e achar errado, mas se foi intenção do fotógrafo? Lembro quando um dia comentei fotos da Pris, bem no meu começo no forum e achei as fotos com cortes nas flores - pra mim, erradas - mas era o estilo dela e pra ela estavam certas.

A cor seletiva é errada? Ou certa? Quem decide se está errado ou certo?

Para a Canon, por exemplo, é certo, pq ela tem até um filtro nas suas compactas (na SX240HS tem), para fazer esse efeito.

Eu nunca usei, pq limita o controle da câmera, pois é um modo totalmente automático, não posso controlar nenhum parâmetro, é como um modo "verdinho" e só com o efeito da cor seletiva.

Enfim, com relação à foto, não gostei pela cor seletiva e também pelo guarda-chuva estar quebrado... achei ele um elemento desnecessário na foto.

Ah, e fazendo o gosto de um cliente, não acho que estou me desrespeitando.

 :ok:
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, 11:27:37 por alexandreranieri »

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 14 de Maio de 2013, 11:28:10
A questão é que a pessoa digita "Foto gestante" no google, e ve um mooooonte de foto desse tipo. Aí vem pra mim e pergunta se eu faço. Claro que eu faço. Por minha iniciativa, nunca faria, mas se a pessoa tá pedindo, qual o problema.

A pessoa escreve "pra mim fazer", "pobrema" no Google e vem um monte de coisa também. Pede pra eu falar assim pra ti ver.

Concordo que quem precisa pagar as contas não tem muito direito de escolha, mas eu não faria e esse é um dos principais motivos pelos quais eu não quero trabalhar com fotografia.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 14 de Maio de 2013, 11:43:32
A pessoa escreve "pra mim fazer", "pobrema" no Google e vem um monte de coisa também. Pede pra eu falar assim pra ti ver.

Concordo que quem precisa pagar as contas não tem muito direito de escolha, mas eu não faria e esse é um dos principais motivos pelos quais eu não quero trabalhar com fotografia.

Acontece, que erro de concordância e gramática é um fato. Está na língua portuguesa e acabou-se.

Foto é uma coisa muito subjetiva. Mas muuuuuuuuuito mesmo.
O que pode ser bonito pra um, é medonho pra outro. Eu, euzinho aqui, não gosto de foto desse jeito. Mas, sei fazer, porque se meu cliente pedir, eu faço, e tenho que fazer-bem-feito, mesmo que seja feio.

Trabalhar com fotografia e pagar as contas não é ser escravo das pessoas, se submeter a todo tipo de pedido estranho que os clientes façam.

Mas, num álbum de 20 ou 30 fotos, que mal há em ter uma dessas? Pra mim, nenhum. Não vou postar no meu portfolio, nem fazer um álbum igual pra mim, de mostruário. Pronto, resolvido o problema.
Outra coisa chata é a tal da gordurinha. As mulheres vivem magrinhas a vida toda. Aí, engravidam, e ao fazer o book, pedem pra tirar um excessinho aqui e acolá. Lógico que eu tiro. Acho que até os "Senhores autorais e conceituais" da fotografia teriam medo de negar isso a uma gestante, srsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
Lógico, não vou deixar a Fabiana Karla igual a Paola Oliveira, mas um pneuzinho aqui e ali dá pra tirar de boas, sem "perder a identidade autoral, intelectual e artística do meu trabalho"...







dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #23 Online: 14 de Maio de 2013, 11:53:33
Feito por um "gênio" ou por um amador começando a brincar, tanto faz. Continua brega!

É sem sentido, não faz parte da fotografia, não é dela.

[]s


Carrieri

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é escrever poesias com luzes.
    • Click - Ateliê Fotográfico
Resposta #24 Online: 14 de Maio de 2013, 11:56:49
Galera, antes de tudo o trabalho tem que ser seu, é autoral. Não é o cliente que decide as coisas.
Se o cliente paga, mas é uma coisa tosca como essa, esquece... não vai se sujeitar ao ridículo.
Vocês estão perdendo a noção do que é certo ou errado....

Ou o cliente fica dando pitaco em qual enquadramento, posição, luz que vai usar? A pós produção é mais um item que o cliente não deve meter o bedelho....

Cada um tem um estilo de fotografar, e na teoria não deve se sujeitar a mudar isso por que alguém quer em um específico trabalho (com ressalvas. claro).
Afinal tu foi contratado por esse cliente pelo trabalho que tu já apresenta.

Vamos nos respeitar :ok:


Perfeito. Entendo fotografia como arte. E cada artista tem seu "dom". Imagina alguém dando pitaco nas obras de Leonardo Da Vinci. Eu não "queimo" minhas fotos só porque o cliente pede, mesmo porque, as fotos do álbum irão correr em várias mãos, até mesmo internet, atingindo uma centenas de pessoas (senão milhares). Se o cliente é brega, escolha outro fotógrafo que lhe agrade, mas nunca dê pitaco nas fotos (e tratamentos) alheios.  :ok:


               Nikon D600 + 24/70 F 2.8 + 70/200 F 2.8 + SB910


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 14 de Maio de 2013, 12:00:17
Trabalhar com fotografia e pagar as contas não é ser escravo das pessoas, se submeter a todo tipo de pedido estranho que os clientes façam.

Entendo, amigo, mas eu tenho isso como um hobby, e como hobby só faço o que gosto. Se vez ou outra tiver que fazer o que não gosto (e vejo isso direto no trabalho de outros fotógrafos), eu não me divirto. Se for para fazer algo que eu não vá me divertir, eu não faço.

Lógico, não vou deixar a Fabiana Karla igual a Paola Oliveira [...]

hahahaha fechou com chave de ouro!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 14 de Maio de 2013, 12:02:08
Eu não "queimo" minhas fotos só porque o cliente pede, mesmo porque, as fotos do álbum irão correr em várias mãos, até mesmo internet, atingindo uma centenas de pessoas (senão milhares). Se o cliente é brega, escolha outro fotógrafo que lhe agrade, mas nunca dê pitaco nas fotos (e tratamentos) alheios.

Bingo!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 14 de Maio de 2013, 12:20:35
Eu vivo em outro mundo, um mundo onde muitas vezes tenho que entregar um trabalho que não está 100% como eu gostaria.

Por isso eu cobro pelo trabalho.

Quando me sinto deprimido com isso, pego parte do dinheiro e compro uma objetiva nova, funciona.

Não sei se existe no mudo um fotógrafo que durante uma carreira não teve que entregar pelo menos uma foto diferente do que gostaria.

Agora, quem faz por hobby, pode fazer o que quiser, certo ou errado.

« Última modificação: 14 de Maio de 2013, 12:22:14 por Claudio Rombauer »


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #28 Online: 14 de Maio de 2013, 12:33:37
Bingo!

2x Por mais que o cliente goste se vc se impor o cliente não vai ficar te pedindo, sinceramente o álbum corre de mãos em mãos e eu gostaria que meu álbum fosse visto como algo profissional e não como algo armador, repeito quem goste de agradar clientes, mas eu não faço isso se ele viu meu trabalho e me contratou ele vai ter aquele trabalho e não vai ter cor seletiva, eu não gosto, então não faço se meu cliente pedir eu digo que não faço e exponho os motivos pra não fazer de forma sutil. É o meu nome que vai no trabalho pro resto da vida do cliente então eu não quero meu trabalho sendo reconhecido como brega.

Feito por um "gênio" ou por um amador começando a brincar, tanto faz. Continua brega!

É sem sentido, não faz parte da fotografia, não é dela.

[]s

Concordo com você, mas a fotografia passou por mudanças P&B para colorida, agora quem determina o que é ou não da fotografia?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #29 Online: 14 de Maio de 2013, 12:41:03
É sério que ainda se discute isso??

É brega.
Claro que há um componente subjetivo individual na valoração de um cut-out. Já vi alguns cut-out naturais (cena com pequena variação tonal na paleta e um detalhe com um matiz forte e fora da paleta) muito bonitos. Mas eles são extremamente raros.

Diferentemente de uma cena "montada" para ser um cut-out ou aproveitada para tal. Aí é interferencia em demasia e, na grandíssima maioria dos casos, over, feio, brega...

Só não concordo com a colocação do Dondon sobre estar fora da fotografia. Já vi fotos analógicas retocadas na negativo para virar cut-out. Então é uma técnica bem velha e vem com a fotografia já há muito tempo...

E, finalmente, por incrível que pareça, concordo tanto com a posição do colega spositon quanto com o colega Carlos Ferrari (adendo: em Direito quando um doutrinador não se associa nem a uma visão retrógrada de um determinado instituto jurídico, nem a uma visão avançada ele cria a "Escola Mista do Usucapião", p. ex. Vou fazer isso aqui...rsrsrs Saída pela tangente...rsrsrsrsr)... Acho que o fotógrafo deve ter a primazia do que faz. O cliente deve chegar a ele pela consulta de seus trabalhos anteriores (portfólio). Se é assim, é o fotógrafo quem deve conduzir a construção das imagens e não os clientes (exceto nos casos em que a pós é terceirizada pelo próprio adquirente, como nos casos de publicidade).
Mas tb entendo perfeitamente que o dinheiro chama e as contas chegam... Aí o cara se rende ao que deseja o cliente. Só tem que ter em mente que, assim fazendo ele pode estar dando um tiro no pé, boicotando a sua própria ascensão profissional. Pq dificilmente clientes mais exigentes serão seduzidos por trabalhos ruins, ainda que ele não coloque aquele trabalho ruim no portfólio. É que na era digital é facílimo encontrar trabalhos nossos por aí. Por mais que o cara tente esconder sempre vai ficar o rastro do mal feito...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova