Autor Tópico: Qual a melhor abertura da lente 24-105  (Lida 11192 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Online: 14 de Maio de 2013, 11:08:48
Ola pessoal!!!

fiz algumas fotos com a 60D com  minha lente 24-105 em F6,3  e agora fotografei com a 6D em F8 a o mesmo lugar, no mesmo horario, a foto foi feita do alto de uma montanha fografando minha pequena cidade natal.

percebi que as fotos com a 60D ficaram ligeiramente melhor do que as da 6D, como sei que a 6D e melhor que a 60D conclui que o problema deve ter sido a abertura que usei, acho que a 24-105 em F11 e pior que em F6.3.

o que vcs acham?

qual a melhor abertura dela?


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2013, 14:32:45
Amigo, posta as fotos aí para analisarmos. Dizer assim é muito relativo. Podes ter usado configurações diferentes nas duas câmeras... E uma coisa se tem que ter em mente: a 60D usa apenas o quadrante central da lente (por ser cropada), enquanto a 6D usa todo o quadrante (então a qualidade de um mesmo enquadramento pode ser um pouco inferior nas bordas na imagem obtida pela 6D). Mas sem as fotos é difícil dizer algo. Podes consultar o Photozone para ver uns testes de nitidez e ver em qual há maior qualidade. Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2013, 15:10:58
A 25-105 é melhor entre f/5.6 e f/8.. acima de f/11 vc já vai começar a ter problemas de difração....
Mas mesmo assim, ela já é boa em f/4, a diferença não é muito grande então só feche mais a lente se tiver luz suficiente, caso contrario pode manter em f/4....

O caso da 60D ter ficado melhor do que a 6D, como sakco disse, tem que levar em consideração que a 60D não via as bordas da lente (que é o ponto mais fraco)... outra coisa a ser considerada é a possibilidade de ter que fazer um AFMA na lente para a sua 6D, dessa forma vai garantir um foco mais preciso...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2013, 17:35:04
entao pessoal vou descrever melhor as duas fotos,

foto e feita de loge, e uma cidade a ser fotografada, o foco ficou quase em infinito, a distancia em linha reta do ponto de foco deveria ser de 800 mt mais ou menos, as condiçoes de dia luz e distancia foram as mesmas para as duas fotos, mesmo sendo em dias diferentes.

60D
iso 100
vel 1/500
F  6,3
lente 70mm

6D
iso 100
vel 1/160
F11
lente 105

As diferenças sao que com a 60D a foto ficou com as sobras mais claras, as cores mais vivas, e os detalhes em sobra também
 ficaram melhor.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2013, 19:21:00
As duas foram tiradas em RAW? Se for em JPG tem que ver se na 60D não estava ativado os ajustes.


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2013, 20:11:10
foram tiradas em raw e jpeg, mas nao tem muita diferença nao, eu ate ja tentei pegar o arquivo em raw da 6d e modificar para ver se ficava igual ao da 60D e nao consegui.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2013, 20:14:45
Detalhes a serem levados em consideração:
Você usou a 6D em uma DF maior (limite máximo dessa lente) e uma abertura já fora da posição de cume de máximo desempenho. A velocidade do obturador também foi mais lenta. Tudo isso somado pode dar essa diferença.
Em sã consciência, para uma 60D ter fotos melhores que uma 6D, no mesmo momento e com mesma lente, somente com técnicas mais bem executadas em favor da mais "fraca".
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2013, 20:34:17
Mas e será que mesmo aparentemente sendo a mesma luz, a diferença de fato não fez diferença no resultado final? Pq me parece difícil afirmar que a luz de um dia seja idêntica a de outro...  :ponder: Vou ficar acompanhando, fiquei curioso...
Tecpix + motorola do guga


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2013, 22:43:25
pois é Fernando quando eu voltei la para fazer as fotos novamente com a 6D, imaginava que elas focem ficar bem melhores. nao que ficaram ruins, como eu disse achei ligeira a diferença, porem a favor da 60D. quanto a velocidade eu nao acho que ela interferiu nao pois velocidade de 1/160 em uma ambiente parado e mais que suficiente para deixar a imagem estável, e ela esta, nao tem desfoque, o foco em abas esta perfeito muito nítido, como eu disse a maior diferença e nas sombras nas áreas onde a luz incidiu menos. me passa em mp seu email que eu te envio as duas fotos para vc analisar melhor.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2013, 11:13:46
São sensores diferentes.

Vc não tá comparando a lente. Tá comparando o sensor. Ele é que tá diferindo a imagem, inclusive pode haver diferença de nitidez no sensor por conta do menor limite da difração por densidade de pixel.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2013, 15:25:57
Pelos os reviews que eu andei lendo, ela não é tão boa no final do range.


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2013, 21:25:30
mr. hyde, as duas fotos nao tem diferenças de nitidez, todas duas estão muito nítidas. olha so eu tava analisando aqui, de 6,3 para 11 da um ponto e meio de luz, e de 160 para 500 da quase dois ponto de luz, portanto a foto com a 6D deveria ficar um pouco mais clara, e ao contrario disso ela ficou um pouco mais escura.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2013, 21:45:03
mr. hyde, as duas fotos nao tem diferenças de nitidez, todas duas estão muito nítidas. olha so eu tava analisando aqui, de 6,3 para 11 da um ponto e meio de luz, e de 160 para 500 da quase dois ponto de luz, portanto a foto com a 6D deveria ficar um pouco mais clara, e ao contrario disso ela ficou um pouco mais escura.

Eu entendi...

A questão é que não dá para atribuir essa diferença à objetiva.
Pode ser horário da foto, ângulo de incidência do sol, dispersão de particulas de poeira no ar, incidência de raios UV no local, saturação de determinadas matizes por diferença de fotometria, até mesmo ângulo de visada da objetiva na cobertura do sensor...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2013, 10:15:54
pelo que entendi, as fotos foram feitas não só em horários diferentes mas até mesmo em dias diferentes... aí não dá pra comparar a questão de sombras porque o céu e a luz com certeza não estão iguais..

pra poder comparar tem que fazer uma foto e logo em seguida a outra com a mesma configuração, senão não rola....