Autor Tópico: Anéis Adaptadores - dúvida sobre foco infinito  (Lida 2623 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 14 de Maio de 2013, 17:59:27
Estou procurando pra um amigo uns anéis adaptadores mas estou com uma dúvida.

Como identificar se o anel possibilita fazer focagem no infinito? É possível identificar isso visualmente? Por que alguns anéis não fazem essa focagem no infinito, qual a limitação pra isso?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2013, 19:48:01
Luciano, a coisa é um pouco mais complexa. Na realidade, tem a ver com a distância de registro da baioneta da câmera e da lente que vc vai adaptar.

Sempre que a distância de registro da lente for maior que o da baioneta, pode-se utilizar adaptadores simples que sempre será possível fazer foco no infinito. Se a distância de registro da lente for menor que o da baioneta, então a lente não será capaz de fazer foco no infinito a menos que o adaptador tenha um elemento óptico no meio para fazer a correção.

Então depende da câmera e da lente que vc quer adaptar.

As melhores câmeras para usar lentes adaptadas, no quesito facilidade, são as mirrorless por possuirem uma distância de registro bem pequena. A seguir são as Canon e Sony Alpha, que também aceitam lentes de vários mount's com um adaptador simples, entre eles Olympus OM, Nikon, Leica-R, M42, médio formato e vários outros. A pior são as Nikon's, que praticamente só aceitam Nikon ou médio-formato com adaptador simples. Para todos os outros, ou vc usa um adaptador com elemento óptico, que via de regra degrada muito a imagem, ou usa a lente sem conseguir focar no infinito.

Abçs
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, 19:48:39 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2013, 00:12:47
Traduzindo sendo prático:

http://www.graphics.cornell.edu/~westin/misc/mounts-by-register.html

Pega essa tabela, a medida que vamos descendo os adaptadores focam infinito sem necessidade de elemento ótico, pelo motivo explicado pelo Alexandre, e a diferença entre os registros é compensada pelos adaptadores, acho que fica mais fácil de entender dessa forma.

Olha por exemplo onde está a Sony E, por estar bem acima da tabela podemos adaptar quase tudo (da lista para baixo).
« Última modificação: 15 de Maio de 2013, 00:16:33 por fuca66 »
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2013, 10:59:41
valeu moçada! muito bem explicado...
agora entendi a questão por completo (eu acho)