Autor Tópico: Book com preço exagerado?  (Lida 3619 vezes)

jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Online: 14 de Maio de 2013, 22:52:12
Boa noite, galera! Gostaria de saber quanto em media vocês cobram por book fotográfico. Quero saber se estou cobrando demais. Cobro para book em estudio sem produção de figurino 16,90 por foto sendo 12 fotos 15x21 o minimo! E no ensaio em locação cobro 25,50 por foto 15x21 sendo o minimo 20 fotos, sem figurino, mas com maquiagem inclusa. Meus concorrentes cobram entre 12,50 e 19,00 para estudio e alguns cobram o mesmo preço para externas, porém eles fazem as fotos sem rebatador nem strobist. Só luz natural e o flash na sapata! Eu pago um auxiliar e um maquiador! Não tenho vendido a menos que abra o pacote para menos fotos ou faça descontos mais altos que 20%!
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2013, 23:10:36
Sinceramente acho meio complicado comparar valores, ja existem diversos tópicos falando sobre isso por aqui, mas acredito que cada um tenha o seu valor, em vez de se preocupar se esta cobrando barato ou não acho que deveria ver se pra vc é o suficiente, se esta cobrindo suas despesas, se esta dando o lucro esperado, não existe uma tabela, eu mesmo pago só pra maquiadora de R$ 150,00 a R$ 250,00, conheço profissional de make que recebe até R$ 500,00, e depende muito da estrutura do ensaio, então cada caso é um caso, cada um tem sua forma de trabalhar, tem seu tempo gasto para edições, com equipe, despesas gerais do estudio, entre outros fatores já citados por aqui...  :ok:
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, 23:14:36 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2013, 23:48:02
Olhando por cima, vc tem um serviço diferenciado e é normal que tenho um preço também e desta forma você segregou clientes. Reveja seus custos e onde é possível fazer um pacote oferecendo o mesmo tipo de serviço que a sua concorrência e continue com o seu pacote grade A.

Adm de custo é fundamental em qualquer área. 


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2013, 02:16:06
Reveja seus custos e onde é possível fazer um pacote oferecendo o mesmo tipo de serviço que a sua concorrência e continue com o seu pacote grade A.

Eu fiz uma grade com opções mais básicas para quem acha caro os pacotes atuais e não cheguei a usa-la. Vou fazer um teste com ela e ver como as coisas irão andar. Obrigado!
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2013, 10:26:57
Ahhh,.  importante. Não abaixe sua margem de lucro nem no valor HH do fotografo (você) só desagregue os serviços qualitativos que te diferencia da concorrência.


SoroCarlos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2013, 15:00:28
Eu fiz uma grade com opções mais básicas para quem acha caro os pacotes atuais e não cheguei a usa-la. Vou fazer um teste com ela e ver como as coisas irão andar. Obrigado!

  Ao Amigo jefersonpaz   :ok:

   A profissão de fotógrafo autônomo requer além das habilidades técnicas de fotografia, conhecimento específicos nas áreas de: gestão financeira e contábil, administração empresarial ( RH, Leis trabalhistas e de âmbito civil, ...), propaganda e marketing (não a do cliente, mas da sua empresa) são os principais quesitos para "sobreviver" neste mundo profissional atual .... Há outras qualificações também nas áreas empresariais, como:Tecnologia adquirida e aplicada, T.I, Network,... mas não aplicada por hora)

  Você sempre deve ponderar sobre  :snack::

   Custos: _Meus fornecedores de materiais fotográficos tem a melhor relação: preço/qualidade/prazo de entrega ... será ?
                _Meus custos fixos, aqueles que se eu não vender em um determinado período (geralmente mensal) terei que pagar assim mesmo (Aluguel da locação onde trabalha, energia elétrica, água,telefone, funcionário registrado e seus encargos trabalhistas, Impostos (IPTU, sindicato, contribuição previdenciária,...)locação de software (Adobe principalmente),provedor de internet e por ai vai, mas estes são os principais.
                _Os custos variáveis são aqueles relacionados diretamente a cada trabalho contratado como a locação de um estúdio fotográfico, a equipe de apoio, quando necessário (maquiador, cenógrafo, ajudante de estúdio (O faz tudo), iluminador ou equipamentos de iluminação e até almoço/café e quitutes com o cliente e equipe...
                _Há também os valores de investimentos, não confundir com os custos anteriores, pois embora representem desembolsos financeiros tem tratamento diferente, pois deverão ser amortizados ao longo de um determinado tempo. Se você adquiriu uma câmera nova ou outro equipamento não devera lançar todo o valor naquele mês que comprou (dependendo do valor e condições há exceções, mas são raras) você devera "amortizar' em X meses ou até X anos como a compra de um veiculo automotivo para a empresa.

               Bom isto tudo são saídas de capital .... e as entradas como são ???
               Há tres maneiras de adquirir capital em uma empresa:

              1ª_ Resultado do seu trabalho através do pgto do cliente por serviços realizados ou produtos vendidos.
              2ª_ Através de capitação de recursos externos (Bancos,Financiamentos governamentais, Contribuições de familiares, e até "Agiotas" :fight: embora "sempre desprezíveis" mas comum em nossa sociedade.

               3ª_Vendendo a sua parte ou fazendo fusão com outra empresa.

              É claro que a primeira é a mais frequente e comum a todos nòs, então vejamos:

               Para seu negócio ir para frente "Vendendo o seu tão suado Trabalho" , não basta ter o "Dom" de ser fotografo.... tem que:

               _Sempre manter contato com seu antigo cliente (aquele que você já executou um serviço), ele faz o MELHOR marketing da sua empresa para os seus futuros clientes, é claro desde que esteja SATISFEITO, todos nós temos a impressão na maioria das vezes que entregamos algo "Bom",..... mas SERÀ MESMO ??? ..... pegunte para ele, mantenha relacionamento (contato vebal, via e-mail, rede social, eventos,...) mesmo depois do serviço executado.

               _Sempre mantenha seus concorrente na "alça de mira" ... atualização de: A Arte da guerra de  Sun Tzu escrita no século IV A.C. (Habitue-se a ler não só sobre fotografia... mas sobre o sucesso do seu negócio).

               _ Incentive o seu cliente a recomenda-lo sempre (A sua concorrêcia  vai sentir o seu "peso" ) atitudes como: fornecer  desconto para quem ele recomendar, além de um bonus para ele no seu retorno ou ainda um sorteio de brindes (Todos nós adoramos ganhar alguma "lembrancinha" de graça, mas tenha bom gosto em escolher,... e por ai vai, mas sempre tendo como foco, atitides de Marketing  envolvendo alguma "recompensa" para quem o indicar.

              _Aumente sempre o seu nicho de trabalho.Se faz casamentos, amplie  e faça também fotografia de animais domésticos pois se o segmento de pet shop é um que mais cresce atualmente, porque não ir de encontro com esta maré ?... não sei a técnica/produção ..... estude e aprenda ... pois outros estão fazendo isto no seu lugar.

                Já percorreu as paróquias da sua cidade pedindo a benção do padre ou pastor e aproveitando oferecendo seus serviços em troca de cobertura "grátis" dos eventos ecumênicos .... ?
                Já foi atrás das bandas de músicas da sua cidade, para participar das reuniões Pré-nupiciais ?
                Já procurou as entidades do ramo  comercial da sua cidade para oferecer produtos relacionados com a fotografia (camisetas personalizadas, canecas de brinde, chaveiros com vídeo imagem,....) ?
                Quantos cartões de visita voce distribuiu no últimos mês ? .... avalie sua performance dinâmica ou o inverso .... sua estagnação.
                Já foi ao Sebrae, BNDS, ou outro orgão fomentador de negócios para solicitar ajuda para sua empresa ?
 
                 Se não fizer um planejamento especifico como: Escrever uma agenda diária de trabalho, utilizar software de contas a pagar/rereceber ( o "Money na versão 1999 da Microsoft é de graça e excelente), avaliar  mensalmente os resultados das ações realizados e suas consequências, ... agora se não tomar-mos algumas atitudes quanto ao nosso próprio "Marketing" ficaremos, na simples análise comparativa dos valores cobrados pela concorrência e os nossos, esta sim é apenas uma parte das avaliações que se deve fazer, mas é meramente fria e numérica refletindo  meramente a consequência dos nossos atos empresariais anteriores.

                Há uns quinze anos atras muitos dos meus mestres na faculdade de engenharia me diziam que ... a qualidade aplicada nos processos e produto, não tem preço, e vai se estabelecer .... em parte estavam certos .... isto é aplicado a uma minoria de consumidores, pois a outra parte busca preço somente .....a CHINA provou isso ....primeiro preço e depois qualidade..... se é certo ou errado fica a critério (e do bolso) de cada um.

              Não fique se achando (valorizando) em ser parte de uma minoria de "Photographer Art", na real ... você  tem uma empresa que tem como objetivos ... SOBREVIVER e GERAR LUCOS...e não uma galeria de artes ou museu para exposição do seus trabalhos.

               E por fim sempre esteja atento e pergunte: O que seu cliente quer e está disposto a pagar, é o que você está disposto a produzir, da forma que ele quer receber ? .... Steve Jobs e Bill Gates são uma das poucas exceções a isto ....

                  Grande Abraço  a Todos :worship:
                 


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2013, 17:09:40

  Ao Amigo jefersonpaz   :ok:

   A profissão de fotógrafo autônomo requer além das habilidades técnicas de fotografia, conhecimento específicos nas áreas de: gestão financeira e contábil, administração empresarial ( RH, Leis trabalhistas e de âmbito civil, ...), propaganda e marketing (não a do cliente, mas da sua empresa) são os principais quesitos para "sobreviver" neste mundo profissional atual .... Há outras qualificações também nas áreas empresariais, como:Tecnologia adquirida e aplicada, T.I, Network,... mas não aplicada por hora)

  Você sempre deve ponderar sobre  :snack::

   Custos: _Meus fornecedores de materiais fotográficos tem a melhor relação: preço/qualidade/prazo de entrega ... será ?
                _Meus custos fixos, aqueles que se eu não vender em um determinado período (geralmente mensal) terei que pagar assim mesmo (Aluguel da locação onde trabalha, energia elétrica, água,telefone, funcionário registrado e seus encargos trabalhistas, Impostos (IPTU, sindicato, contribuição previdenciária,...)locação de software (Adobe principalmente),provedor de internet e por ai vai, mas estes são os principais.
                _Os custos variáveis são aqueles relacionados diretamente a cada trabalho contratado como a locação de um estúdio fotográfico, a equipe de apoio, quando necessário (maquiador, cenógrafo, ajudante de estúdio (O faz tudo), iluminador ou equipamentos de iluminação e até almoço/café e quitutes com o cliente e equipe...
                _Há também os valores de investimentos, não confundir com os custos anteriores, pois embora representem desembolsos financeiros tem tratamento diferente, pois deverão ser amortizados ao longo de um determinado tempo. Se você adquiriu uma câmera nova ou outro equipamento não devera lançar todo o valor naquele mês que comprou (dependendo do valor e condições há exceções, mas são raras) você devera "amortizar' em X meses ou até X anos como a compra de um veiculo automotivo para a empresa.

               Bom isto tudo são saídas de capital .... e as entradas como são ???
               Há tres maneiras de adquirir capital em uma empresa:

              1ª_ Resultado do seu trabalho através do pgto do cliente por serviços realizados ou produtos vendidos.
              2ª_ Através de capitação de recursos externos (Bancos,Financiamentos governamentais, Contribuições de familiares, e até "Agiotas" :fight: embora "sempre desprezíveis" mas comum em nossa sociedade.

               3ª_Vendendo a sua parte ou fazendo fusão com outra empresa.

              É claro que a primeira é a mais frequente e comum a todos nòs, então vejamos:

               Para seu negócio ir para frente "Vendendo o seu tão suado Trabalho" , não basta ter o "Dom" de ser fotografo.... tem que:

               _Sempre manter contato com seu antigo cliente (aquele que você já executou um serviço), ele faz o MELHOR marketing da sua empresa para os seus futuros clientes, é claro desde que esteja SATISFEITO, todos nós temos a impressão na maioria das vezes que entregamos algo "Bom",..... mas SERÀ MESMO ??? ..... pegunte para ele, mantenha relacionamento (contato vebal, via e-mail, rede social, eventos,...) mesmo depois do serviço executado.

               _Sempre mantenha seus concorrente na "alça de mira" ... atualização de: A Arte da guerra de  Sun Tzu escrita no século IV A.C. (Habitue-se a ler não só sobre fotografia... mas sobre o sucesso do seu negócio).

               _ Incentive o seu cliente a recomenda-lo sempre (A sua concorrêcia  vai sentir o seu "peso" ) atitudes como: fornecer  desconto para quem ele recomendar, além de um bonus para ele no seu retorno ou ainda um sorteio de brindes (Todos nós adoramos ganhar alguma "lembrancinha" de graça, mas tenha bom gosto em escolher,... e por ai vai, mas sempre tendo como foco, atitides de Marketing  envolvendo alguma "recompensa" para quem o indicar.

              _Aumente sempre o seu nicho de trabalho.Se faz casamentos, amplie  e faça também fotografia de animais domésticos pois se o segmento de pet shop é um que mais cresce atualmente, porque não ir de encontro com esta maré ?... não sei a técnica/produção ..... estude e aprenda ... pois outros estão fazendo isto no seu lugar.

                Já percorreu as paróquias da sua cidade pedindo a benção do padre ou pastor e aproveitando oferecendo seus serviços em troca de cobertura "grátis" dos eventos ecumênicos .... ?
                Já foi atrás das bandas de músicas da sua cidade, para participar das reuniões Pré-nupiciais ?
                Já procurou as entidades do ramo  comercial da sua cidade para oferecer produtos relacionados com a fotografia (camisetas personalizadas, canecas de brinde, chaveiros com vídeo imagem,....) ?
                Quantos cartões de visita voce distribuiu no últimos mês ? .... avalie sua performance dinâmica ou o inverso .... sua estagnação.
                Já foi ao Sebrae, BNDS, ou outro orgão fomentador de negócios para solicitar ajuda para sua empresa ?
 
                 Se não fizer um planejamento especifico como: Escrever uma agenda diária de trabalho, utilizar software de contas a pagar/rereceber ( o "Money na versão 1999 da Microsoft é de graça e excelente), avaliar  mensalmente os resultados das ações realizados e suas consequências, ... agora se não tomar-mos algumas atitudes quanto ao nosso próprio "Marketing" ficaremos, na simples análise comparativa dos valores cobrados pela concorrência e os nossos, esta sim é apenas uma parte das avaliações que se deve fazer, mas é meramente fria e numérica refletindo  meramente a consequência dos nossos atos empresariais anteriores.

                Há uns quinze anos atras muitos dos meus mestres na faculdade de engenharia me diziam que ... a qualidade aplicada nos processos e produto, não tem preço, e vai se estabelecer .... em parte estavam certos .... isto é aplicado a uma minoria de consumidores, pois a outra parte busca preço somente .....a CHINA provou isso ....primeiro preço e depois qualidade..... se é certo ou errado fica a critério (e do bolso) de cada um.

              Não fique se achando (valorizando) em ser parte de uma minoria de "Photographer Art", na real ... você  tem uma empresa que tem como objetivos ... SOBREVIVER e GERAR LUCOS...e não uma galeria de artes ou museu para exposição do seus trabalhos.

               E por fim sempre esteja atento e pergunte: O que seu cliente quer e está disposto a pagar, é o que você está disposto a produzir, da forma que ele quer receber ? .... Steve Jobs e Bill Gates são uma das poucas exceções a isto ....

                  Grande Abraço  a Todos :worship:
                 


Rapáááááááá!!!!!!!!!!!!!!

Se eu fosse moderador desse fórum mandava para artigo fixo :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2013, 17:15:44

Rapáááááááá!!!!!!!!!!!!!!

Se eu fosse moderador desse fórum mandava para artigo fixo :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

é só escrever de maneira a parecer um artigo e pronto... vai pra lá.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2013, 17:27:46
Dimi


A forma como o SoroCarlos apresentou é muito importante, não só custos, como divulgação, mkt e entendimento do mercado. Hoje em dia talento é um mero detalhe, se tiver uma técnica boa já dá (cuidando de perto dos outros itens)

Sobre mandar pro artigo foi uma foma de elogio ao artigo, só isso. :ok:

Abs


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2013, 17:45:35
eu particularmente nao vendo meu trabalho por foto, mas sim por hora de trabalho, e nao gosto de vender meu trabalho sem ser em albuns, impressao no meu conceito nao é book, album é! Cobro na faixa de 50 reais a hora de trabalho, lógicamente dependendo o trabalho isso sobe pra 100, 150(como num casamento, por exemplo) Dependendo a quantia de imagens que render no trabalho, ou o album que o cliente escolher eu peço pra ele selecionar uma certa quantia de imagens que serao tratadas(ponho uma média dependendo o album, se for um album 20x20 por exemplo, ele escolhe 10 imagens que quer e se precisar eu preencho o resto com a minha escolha, nao cobro pelo tratamento) Ai veem os custos, tenho um custo fixo por trabalhos maiores(como depreciaçao de equipamento, custos mensais) que incluo no valor, alem dos gastos de combustivel, impressao, maquiagem...
@jacobfotografiacriativa


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2013, 18:02:45
... impressao no meu conceito nao é book, album é!

Muito relativo isso, um book profissional normalmente é composto por no maximo 10 a 20 fotos impressas avulsas e colocadas em uma pasta profissional para ser apresentada, e não em albuns, possibilitando tb assim de atualizar o portfólio com mais facilidade entre outros fatores, como o manuseio das fotos pelo contratante  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2013, 18:06:59
Muito relativo isso, um book profissional normalmente é composto por no maximo 10 a 20 fotos impressas avulsas e colocadas em uma pasta profissional para ser apresentada, e não em albuns, possibilitando tb assim de atualizar o portfólio com mais facilidade entre outros fatores, como o manuseio das fotos pelo contratante  :ok:

mas ai estamos falando de book profissional, para uma modelo ou aspirante a modelo, ai a coisa muda, pois o fotografo neste caso esta fazendo praticamente um serviço para fins comerciais, nao pessoais... a grande maioria das pessoas que procura um fotografo para um "book" nao é com esse proposito(até por isso nao gosto de usar o nome book...), mas sim ter um ensaio e algo para guardar em casa e mostrar para as amigos/familia... entao para o cliente padrao, nao acho legal dar um monte de laminas ou folhas impressas em papel fotográfico, EU nao acho legal, nem profissional...
@jacobfotografiacriativa


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2013, 18:11:28
SoroCarlos, Obrigado pelas dicas. Algumas eu já pratico, outras ainda estou procurando me aperfeiçoar.

att
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2013, 18:28:44
Então, justamente por isso q disse que é muito relativo, por exemplo, quando as pessoas me procuram com um intuito de fazer um álbum eu considero como um ensaio que vai ser apenas digital ou em álbum, e não um book, normalmente trato book como um termo mais profissional, direcionado ao mercado de trabalho, agora ensaio é outra coisa, pode ser montados em albuns, pode ser apenas digital, comercial, particular, existem dezenas de segmentos, gestante, crianças, casual, e nao é a grande maioria que procura, isso depende de cada profissional, por exemplo pra vc pode ser, e n discordo disso, mas n quer dizer q seja pra todos, assim como eu tb n posso falar que a grande maioria n procura álbum só por q n tenho clientes q procura,  eu mesmo devo ter feito mais de 100 ensaios nesse ultimo ano, 50% deles foram feitos para trabalho como modelos, 49% apenas em arquivo digital pra bandas, bailarinas, fotos empresariais... apenas 1% foi usado um álbum, pra ser mais exato álbum mesmo fiz apenas dois até agora, meus clientes n procuram isso, e por isso q disse que é relativo, por isso não é correto dizer que fotos avulsas n são book, tanto fotos avulsas, como apenas digitais ou feitas em álbum são books sim  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2013, 20:51:05
Tenho opçoes de fotos em album ou fotos avulsas. Ensaios digitais normalmente so para bandas e sites. O que tem mais procura e saida sao as fotos avulsas. Concordo com o que disseram acima sobre não fazer planejamentos baseados no preço. E não o faço dessa forma! Mas o preço faz parte. Quando muitos clientes elogiam seu trabalho mas dizem que o preço está muito alto então ta na hora de criar uma saida. É isso que procuro fazer. A respeito da qualidade do meu trabalho tenho tido um feedback cada vez melhor dos clientes.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia