Autor Tópico: Erro "Cartão Memória Protegido" (Câmera Fujifilm s4800)  (Lida 11498 vezes)

tangzin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 27 de Agosto de 2014, 15:46:18
Olá, boa tarde.

compramos uma FujiFilm Finepix s4800, aparenta ser uma câmera com bom custo x benefício.
A câmera liga normalmente, mas no display, aparece a seguinte mensagem: Cartão memória protegido. É um cartão Sandisk MicroSDHC com o adaptador, e já me certifiquei de que ele está destravado, utilizando no notebook, e no notebook consegui gravar arquivos nele normalmente, mas na câmera a mensagem aparece.
O estranho é que aparentemente, a câmera reconhece o cartão, porque no display, aparece o número de fotos que caberiam no armazenamento.
Já testei um cartão de outra marca e de outros tamanhos também, mas não resolveu.
Alguém já teve esse problema ou sabe como resolver?

obrigado.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2014, 16:17:12
Olá, boa tarde.

compramos uma FujiFilm Finepix s4800, aparenta ser uma câmera com bom custo x benefício.
A câmera liga normalmente, mas no display, aparece a seguinte mensagem: Cartão memória protegido. É um cartão Sandisk MicroSDHC com o adaptador, e já me certifiquei de que ele está destravado, utilizando no notebook, e no notebook consegui gravar arquivos nele normalmente, mas na câmera a mensagem aparece.
O estranho é que aparentemente, a câmera reconhece o cartão, porque no display, aparece o número de fotos que caberiam no armazenamento.
Já testei um cartão de outra marca e de outros tamanhos também, mas não resolveu.
Alguém já teve esse problema ou sabe como resolver?

obrigado.

Isso é problema em um sensor do leitor de cartões, que detecta a posição da "chavinha" na lateral do cartão. Infelizmente só uma assistência técnica pode verificar.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


tangzin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2014, 19:16:19
muito obrigado pela resposta!
então acho que vou providenciar a troca do produto.


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2014, 21:09:17
Olá

Eu sugiro que você faça um teste utilizando outro cartão SD com ou sem adaptador, dependendo do modelo.
Existem ainda as seguintes possibilidades:
1) O cartão ter capacidade superior ao que a câmera utiliza/ reconhece
2) Você pode ter usado o cartão em um PC. Alguns vírus de computador tornam cartões e também pendrives inacessíveis e caso seja isto, deverá passar um antivírus tanto no PC como no cartão. Não é qualquer antívirus. Há alguns específicos para mídias removíveis e removem scripts daninhos. Alguns cartões como o Sandisk podem ter sido protegidos por software, contra gravação indevida. Neste caso tem que pôr em um computador e remover a proteção. Maiores detalhes no site da Sandisk.
3) Formate o cartão na própria máquina. Se houver, não use a formatação rápida e sim a mais completa.
4) Veja no manual se o cartão é compatível com seu modelo. Muitas vezes as lojas dão um cartão de "brinde", mas o fabricante não garante a compatibilidade com todas as marcas.
5) O cartão pode ter sido formatado em um computador e estar em NTFS e a câmera reconhecer FAT32 ou FAT16. Enfim há muitas possibilidades.
6) Por fim o cartão pode estar danificado ( a memória ).
Após testar estas hipóteses, volte aqui e informe se houve progresso. Isto poderá auxiliar outras pessoas.
Boa sorte
PMVG


tangzin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2014, 00:56:19
Olá

Eu sugiro que você faça um teste utilizando outro cartão SD com ou sem adaptador, dependendo do modelo.
Existem ainda as seguintes possibilidades:
1) O cartão ter capacidade superior ao que a câmera utiliza/ reconhece
2) Você pode ter usado o cartão em um PC. Alguns vírus de computador tornam cartões e também pendrives inacessíveis e caso seja isto, deverá passar um antivírus tanto no PC como no cartão. Não é qualquer antívirus. Há alguns específicos para mídias removíveis e removem scripts daninhos. Alguns cartões como o Sandisk podem ter sido protegidos por software, contra gravação indevida. Neste caso tem que pôr em um computador e remover a proteção. Maiores detalhes no site da Sandisk.
3) Formate o cartão na própria máquina. Se houver, não use a formatação rápida e sim a mais completa.
4) Veja no manual se o cartão é compatível com seu modelo. Muitas vezes as lojas dão um cartão de "brinde", mas o fabricante não garante a compatibilidade com todas as marcas.
5) O cartão pode ter sido formatado em um computador e estar em NTFS e a câmera reconhecer FAT32 ou FAT16. Enfim há muitas possibilidades.
6) Por fim o cartão pode estar danificado ( a memória ).
Após testar estas hipóteses, volte aqui e informe se houve progresso. Isto poderá auxiliar outras pessoas.
Boa sorte
PMVG

olá!
muito obrigado pela resposta.
então, a câmera é nova, e não veio com o cartão.
comprei o cartão hoje e quando coloquei na câmera aconteceu este problema. fui até a loja para testar alguma outra marca para garantir que não era problema do cartão, coloquei um de 4gb, um de 8gb de kingston, e ambos apresentaram o mesmo problema.
já formatei em FAT32 no computador no modo completo. quando tento formatar na câmera, diz que a memória está protegida.
enfim, estou acreditando que realmente seja um problema da câmera!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2014, 01:16:57
olá!
muito obrigado pela resposta.
então, a câmera é nova, e não veio com o cartão.
comprei o cartão hoje e quando coloquei na câmera aconteceu este problema. fui até a loja para testar alguma outra marca para garantir que não era problema do cartão, coloquei um de 4gb, um de 8gb de kingston, e ambos apresentaram o mesmo problema.
já formatei em FAT32 no computador no modo completo. quando tento formatar na câmera, diz que a memória está protegida.
enfim, estou acreditando que realmente seja um problema da câmera!

Se comprou online e está dentro dos 7 dias, solicite logo a troca, pois depois desse prazo a loja vai empurrar o problema para uma autorizada, e aí, você precisará ter paciência oriental :)
« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, 01:36:21 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


tangzin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2014, 10:49:09
Se comprou online e está dentro dos 7 dias, solicite logo a troca, pois depois desse prazo a loja vai empurrar o problema para uma autorizada, e aí, você precisará ter paciência oriental :)

sim! vou solicitar a troca o mais rápido possível.

abraços


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2014, 11:00:56
Olá

Pelo que sei, mesmo não sendo em uma loja virtual, dentro de 7 dias pode fazer a troca na própria loja ou exigir o R$ de volta, dá uma conferida na NET antes para ver se houve alguma mudança recente no código do consumidor, mas eu acredito que não houve. Na dúvida fale com o gerente. E o que o colega acima falou é verdade, se encaminhar a uma autorizada, pode demorar a retornar o seu equipamento. Já tive problemas anteriores com duas câmeras e eles demoraram uns 30 dias para enviar de volta.
Se trocarem, verifique se caixa está lacrada originalmente, algumas lojas recebem produtos de um cliente, passam uma fita adesiva da loja mesmo e empurram adiante.
Abç
PMVG


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2014, 12:24:17
Olá

Pelo que sei, mesmo não sendo em uma loja virtual, dentro de 7 dias pode fazer a troca na própria loja ou exigir o R$ de volta, dá uma conferida na NET antes para ver se houve alguma mudança recente no código do consumidor, mas eu acredito que não houve. Na dúvida fale com o gerente. E o que o colega acima falou é verdade, se encaminhar a uma autorizada, pode demorar a retornar o seu equipamento. Já tive problemas anteriores com duas câmeras e eles demoraram uns 30 dias para enviar de volta.
Se trocarem, verifique se caixa está lacrada originalmente, algumas lojas recebem produtos de um cliente, passam uma fita adesiva da loja mesmo e empurram adiante.
Abç
PMVG

O prazo de 7 dias para devolução/troca sem questionamento só é válido para compras não presenciais, seja via internet, telefone, carta, sinais de fumaça, etc :)

Mas é claro que quando você vai na loja, compra, chega em casa e descobre que o produto não funciona, no mesmo dia ou no seguinte, a maioria das lojas troca para não perder o cliente. Mas, a rigor, elas podem indicar uma autorizada, e algumas o fazem.

« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, 12:28:14 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2014, 09:30:24
Olá

Citei a possibilidade de troca na loja física, porque um dos Walmart  ( em Santa Maria ) RS, costuma fazer a troca nos 7 dias, sem delongas. Mas nas demais não tenho experiência, além disto, conversar diretamente  com o gerente costuma dar melhores resultados do que com o vendedor.
De qualquer maneira, fica a dica ao colega que começou o post; que faça a troca urgentemente.
Abç
PMVG