Autor Tópico: MATERIA SOBRE MANIPULAÇÃO DE IMAGEM NO FOTOJORNALISMO  (Lida 1218 vezes)

rodrigo_luiz78

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Online: 15 de Maio de 2013, 15:00:11
Matéria  sobre manipulação de imagens no fotojornalismos.
Com exemplos de antes e depois

http://www.spiegel.de/fotostrecke/photo-gallery-exploring-the-limits-of-digital-enhancement-fotostrecke-96446-11.html


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2013, 16:29:30
eu não consideraria "manipulação" essas imagens do link, mas sim um "tratamento"... são coisas bem diferentes ao meu ver..


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2013, 19:19:43
Tratamento de imagem sempre existiu

O laboratorista bom 'puxava" as fotos, até dava uma queimadinha quando necessário.

Manipulação ao meu entender é montagem, falso, que também sempre existiu


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2013, 20:59:51
Tratamento de imagem sempre existiu

O laboratorista bom 'puxava" as fotos, até dava uma queimadinha quando necessário.

Manipulação ao meu entender é montagem, falso, que também sempre existiu

Fato.

Pra mim, uma das maiores besteiras que há, principalmente com a fotografia digital, é achar que a fotografia capta a realidade. A fotografia capta uma realidade possível de algo, a partir de uma câmera. Não só pos processamento altera a imagem, as lentes, filtros, o tipo de sensor, flash, fora o raw, que prescinde de pós-processamento e os antigos filmes, que cada um puxava pra um tom. Acho que manipulação em imagem deve ser discutido, sobretudo, pra fotojornalismo, mas eu acho que uma galera com menos infos técnicas é bem extremista quando vê uma foto tratada


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2013, 21:50:00
Tratamento é diferente de manipulação.


TODA a imagem digital tem tratamento.


rodrigo_luiz78

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2013, 21:56:00
Sim galera, concordo que me expressei mal.
É porque estava lendo outro artigo sobre a vencedora do WPP e a palavra ficou na cabeça.
Foi mal  :P


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2013, 22:05:21
Como Já dito!
Acredito que um (bom) tratamento possa dar um "dinamismo" sem comprometer os elementos da fotografia.
Uma melhor nitidez para se poder visualizar melhor os elementos da composição, alguns filtros para enfatizar uma "certa" dramaticidade que, na hora (condições de luz e tempo) não foi possível, mas que o fotografo sentiu e optou por tal na pós-produção. Afinal de contas vivemos em uma era digital, e por quê (?) não utilizar de tais recursos (?) !!! e, também, como alguns amigos já disseram: e os laboratoristas ? e a imensa gama de filtros da era analógica ?, penso que "simplesmente", hoje,  temos mais recursos disponíveis de forma mais fácil! Até acho o purismo fotográfico interessante desde que não venha com aquele tom de "isso não é fotografia" com já escutei por ai....!!!!!! senão.....a única coisa que vai ser aceita como "FOTO" será a pinhole!!!! hahaha.
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?