Autor Tópico: PEN E-PM2 vs OM-D E-M5  (Lida 1197 vezes)

RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Online: 07 de Maio de 2013, 12:14:21
Esse comparativo são só minhas impressões das duas máquinas, não é review técnico. É mais uma comparação entre o uso de uma e de outra no meu dia-a-dia.

Tive a oportunidade de comprar novas lentes e preferi não levar a OM-D e comprar uma nova camera para usa-la na viagem. Queria uma camera tão pequena ou menor que a OM-D e que me entregasse a mesma qualidade de imagem. Pensei logo na E-PM2 ou na E-PL5 por terem o mesmo sensor da O-MD e serem do mesmo sistema. As duas respondiam bem o que eu queria, mas a E-PM2 me ganhou porque eu queria gastar o minimo possível.

Já com elas em mãos me surpreendi, porque eu esperava sofre um bocado com os ajustes manuais pela falta dos botoes fisicos. Isso foi meio verdade, não da para comparar com a praticidade da OM-D em relação aos ajustes. O que eu fiz foi usar muito a prioridade de abertura do diafragma e deixar o ISO em auto. Então, para passear, coloco a panaleica 25mm na E-PM2 e pronto! Assim consegui que ela ficasse muito prática para as fotos de viagem, com qualidade de imagem muito boa e com tamanho e peso excepcionais.

Por outro lado ela não substitui a OM-D. A OM-D é mais flexivel, mais rápida e prática na hora com os ajustes, o que ajuda muito por exemplo em um evento. Como gosto de tirar fotos macro, a O-MD é mais adequada por causa do viewfinder, posso focar em manual com maior precisão. Fora que nessas horas é que a estabilização de 5 eixos mostra a que veio. Diria que a OM-D é mais profissional. A qualidade de imagem é a mesma da E-PM2. Não consegui notar diferença a não ser nas fotos que preciso de um tempo de exposição mais elevado. Da para perceber que as fotos ficam menos nitidas na E-PM2, provavelmente devido a estabilização de imagem não ser tão boa quanto o da O-MD.

Quanto a ter uma segunda camera, achei bem interessante. Não sou profissional e não preciso realmente de uma backup, se eu fosse a E-PM2 não atenderia. As vantagens é de poder usar uma camera menos cara na cidade, além de chamar menos atenção. Minha esposa por vezes pega ela emprestada. Não tenho ciume de emprestar a PEN, mas se fosse a OM-D...  :assobi: Além do mais, nós dois podemos sair juntos para fotografar. E já em algumas ocasiões, deixo uma lente engatilhada na E-PM2 enquanto tem outra na O-MD, o que facilita muito o trabalho.

Resumindo, adorei ter a E-PM2 como uma segunda camera. Não substitui a OM-D, na verdade, acho que complementa.


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2013, 12:37:22
Ótimo Relato RLB!

Eu também tenho uma OMD e uma EPL5, e concordo em tudo que você disse. Quando se consegue a exposição, a imagem das duas é a mesma, o que muda é que em mais oportunidades se consegue a exposição correta com a OMD.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2013, 14:34:12
Amigos, hoje eu to com tempo sobrando aqui no trabalho e to aprontando... :hysterical:
Criei um grupo no flickr para postarmos fotos feitas com nossas m43.
A intenção é poder conhecer as fotos do pessoal que usa esse sistema aqui no Brasil.
Muita gente que tem a E-M5 e posta la no grupo do OM-D E-M5 - Brasil, aproveita e para postar la no Micro Four Thirds Brasil também! :ok:

http://www.flickr.com/groups/2180797@N24/

Abraços!


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2013, 12:10:22
 :clap: :clap:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2013, 11:46:27
Review da EPM2 no dpreview: http://www.dpreview.com/reviews/olympus-e-pm2/9
Mais ou menos o que falei, mas com muito mais detalhes.
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, 11:46:56 por RLB »