Autor Tópico: LIMPEZA DE NEGATIVOS  (Lida 26627 vezes)

Lucas Estêvão

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Resposta #15 Online: 15 de Julho de 2013, 11:36:40
Notei que só de manusear o filme o mesmo já ficou com as minhas digitais. Outra coisa é que qualquer micro fiapo ou pó no scanner aparece no resultado, então estou procurando uma receita pra limpar o scanner e os filmes antes de fazer o scan. Pensei no lenço de óculos para o vidro, mas imagino que vá deixar alguns fiapos também. Das soluções apresentadas, considerando que meus filmes são novos e o scanner também, o que aconselham usar para:

1) a limpeza leve do filme (remoção de digitais e pequenas partículas de pó/fiapo);
2) a limpeza leve do scanner (remoção de pequenas partículas de pó/fiapo);

Abraço!


AFShalders

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Resposta #16 Online: 15 de Julho de 2013, 11:46:49
Eu uso luvas de poliester para manipular os filmes. Não esqueça de arejar bem o local.


RM Photo

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Resposta #17 Online: 22 de Agosto de 2013, 23:15:48
Não conheço. Benzina era comprada em loja de material de contrução. Hoje acho que so vende em loja de produtos quimicos.

No mercado livre tá cheio de nego vendendo benzina.
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


patrick.m-l

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Resposta #18 Online: 14 de Setembro de 2013, 13:30:29
PecPad e o líquido "vermelho"; agora não me vem à cabeça o nome ou composição química. É desses que "chapa" a cabeça (tem que trabalhar com ventilação). O químico "azul" é para limpeza do scanner (cilíndro de acrílico ou placas de vidro de scanner plano). O "vermelho" para limpeza de filmes. E o azeite transparente para montagem. Não sei quem vende esses produtos em SP, há que buscar em empresas que trabalham com suprimentos para gráficas.


patrick.m-l

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Resposta #19 Online: 14 de Setembro de 2013, 13:33:00
Pec-Pad (Photographic Solutions)


AFShalders

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Resposta #20 Online: 14 de Setembro de 2013, 13:54:36
Eu jamais usaria um produto que contenha corante de qualquer especie para limpar negativos ou componentes óticos...

A melhor coisa ainda é benzina ou hexano
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, 13:55:34 por AFShalders »


patrick.m-l

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Resposta #21 Online: 14 de Setembro de 2013, 14:12:59
O corante é só para questão de segurança. E é realmente muito diluído e totalmente inócuo à película. Não há problema algum. A questão é que depois de horas trabalhando e "respirando" esses químicos é bastante fácil acabar se confundindo de químico e terminar aplicando o "azul" nos filmes ou o "vermelho" no cilindro, o que seria desastroso nos dois casos !!!!


patrick.m-l

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Resposta #22 Online: 14 de Setembro de 2013, 14:15:34
O nome do químico para limpeza de filmes é DYNAFILM; ou pode ser também o KAMI RC 2001.


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peter70

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Resposta #24 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:45:45
A retificada é mais pura. É a que eu usaria.
É importantíssimo usar em local bem ventilado.
[E principalmente longe de fontes de calor, além de altamente volátil, é inflamável e tóxico.]
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l.augusto.est

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Resposta #25 Online: 05 de Setembro de 2014, 14:44:44
Comprei um Epson Perfection V550 e gostaria de saber mais sobre a limpeza dos negativos.

Esse foi o tópico mais completo que a busca me indicou aqui no MF, mas ainda assim é um tanto vago.

Como seria o "processo padrão" de vocês para a limpeza dos negativos antes de digitaliza-los?

No grupo do Queimando Filme no fb me indicara ma utilização de álcool isopropílico, alguém por aí já utilizou ele na limpeza de negativos?


abraço!
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AFShalders

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Resposta #26 Online: 05 de Setembro de 2014, 16:35:28
L.Augusto,

Eu não gosto de alcool isopropilico comercial. Geralmente tem resíduo de água e as vezes mancha o negativo. Se for mesmo usar, compre isopropanol de laboratório. Além do mais, não convém deixar o isopropanol em contato por muito tempo com a emulsão, porque ele solubiliza (dissolve) a mesma, se ficar em contato por muito tempo.

O ideal é um solvente do tipo não polar, como os derivados de petróleo, por exemplo hexano, que não é cancerígeno nem venenoso. Como 2a alternativa, pode comprar o fluido para isqueiros da Zippo "Premium Lighter Fluid" que é exatamente hexano. Como 3a alternativa, Benzina retificada (não confundir com benzeno !! Benzeno é cancerígeno).

Remova a poeira com ar, evite usar pincel ao máximo. Ponha a pelicula sobre uma superficie plana, por exemplo algumas folhas de papel branco. Umedeça um tecido de microfibra ou cotonete com o solvente que for usar e passe suavemente e deixe evaporar. Se o solvente for bom, não deixará resíduo.

É isso.




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Resposta #27 Online: 05 de Setembro de 2014, 19:06:32
L.Augusto,

Eu não gosto de alcool isopropilico comercial. Geralmente tem resíduo de água e as vezes mancha o negativo. Se for mesmo usar, compre isopropanol de laboratório. Além do mais, não convém deixar o isopropanol em contato por muito tempo com a emulsão, porque ele solubiliza (dissolve) a mesma, se ficar em contato por muito tempo.

O ideal é um solvente do tipo não polar, como os derivados de petróleo, por exemplo hexano, que não é cancerígeno nem venenoso. Como 2a alternativa, pode comprar o fluido para isqueiros da Zippo "Premium Lighter Fluid" que é exatamente hexano. Como 3a alternativa, Benzina retificada (não confundir com benzeno !! Benzeno é cancerígeno).

Remova a poeira com ar, evite usar pincel ao máximo. Ponha a pelicula sobre uma superficie plana, por exemplo algumas folhas de papel branco. Umedeça um tecido de microfibra ou cotonete com o solvente que for usar e passe suavemente e deixe evaporar. Se o solvente for bom, não deixará resíduo.

É isso.


Muito obrigado AFShalders!

Outra coisa... no grupo do Queimando Filme houve uma pessoa que escreveu o seguinte:

Citar
Rose Andrade Luiz, Warley e Duh, encontrei a seguinte informação no Millard:
"Para remover gordura e sujeira, a Kodak recomenda que o negativo seja imerso em uma solução fraca de bicarbonato de sódio por 10 a 15 minutos, esfregando-se suavemente a superfície com algodão embebido na própria solução."
3 h · Curtir · 2

Eu particularmente achei muito vago essa "solução fraca" e 10 a 15 minutos me parece ser muito tempo. Poderia me dizer algo a respeito disso?
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Resposta #28 Online: 05 de Setembro de 2014, 19:14:36
EM tempo:

o link para a postagem no grupo do QF no fb ao qual me refiro é esse: https://www.facebook.com/groups/grupoqueimandofilme/permalink/850201081665802/
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Resposta #29 Online: 05 de Setembro de 2014, 19:29:32
Tem muita gente escrevendo besteira por aí...

Não é aconselhável usar soluções aquosas em negativos processados, pois pode solubilizar a emulsão. Na verdade trata-se do assunto sobre o solvente ser polar ou apolar. Quanto mais polar, mais chances solubilizar a gelatina, mesmo depois de seca. Filmes coloridos são mais suscetíveis ao problema.

O que a Kodak recomendava do tipo, era uma solução de água + carbonato de amônio + bicarbonato de sódio, para a limpeza de lentes, que era vendido pronto, como Kodak Lens Cleaning Fluid. Esta solução é bastante polar (água) e iônica. Eu usaria apenas em negativos preto e branco. Outro problema será a secagem que demorará muito.

O Isopropanol (álcool isopropílico) é menos polar que a água e não contém a mesma (se puro). O risco de solubilizar a gelatina é menor, mas depende do tempo. É um desengodurante moderado e depois da lavagem (em isopropanol, não em água) tem a vantagem de não deixar resíduos (se puro, novamente).

Como já mencionei, o ideal é um solvente apolar, e o mais seguro, com ponto de ebulição baixo o suficiente para a evaporação rápida é o hexano. Ele também é um poderosíssimo desengordurante.

Convém notar que embora o isopropanol e o hexano sejam relativamente inócuos, existem algumas normas a serem seguidas:

- Usar em local ventilado. Os vapores, se inalados poderão provocar tonturas
- Obviamente não ingerir
- Usar longe de fontes de calor, ambos são inflamáveis
- Evitar contato com a pele, pois são desengordurantes
- Evitar contato com os olhos
 
Comprar hexano e benzina pode ser complicado, recomendo o Fluido Zippo Premium, uso isso a anos.