Autor Tópico: LIMPEZA DE NEGATIVOS  (Lida 26446 vezes)

luihay

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 17 de Maio de 2013, 20:50:56
Pessoal,

gostaria de saber como faz para limpar de forma caseira negativos de fotos, pois comprei um scanner fotográfico e gostaria de digitalizar minhas fotos, porém as pesquisas que fiz sobre o assunto me deixaram com duvidas, pois alguns aconselham lavar os negativos com água e sabão neutro, outros sugerem lavar com água e bicarbonato (Oi? mas não vai arranhar tudo, visto que o bicarbonato não desmancha bem?), enquanto outros desaprovam o uso de água e negativos e sugerem que limpem com um pec pad ou lencinho de lentes (ou qualquer outro pano não abrasivo) e Álcool Isopropílico ou ainda com pano/pincel  antiestático ou com aqueles kits de limpeza de lentes (http://www.zaniratti.com.br/produtos.asp?produto=105) ou spray de ar comprimido. Também fora aconselhado o uso de secador de cabelos com ar frio ou morno para remoção do pó e também para secagem do negativo caso lavado em aguá para evitar manchas, todavia alguns desaprovaram a ideia pois o calor do ar morno pode danificar o negativo.
Assim sendo gostaria de ouvir a opinião dos colegas sobre o tema e qual técnica acham mais indicada/aconselhável?
No aguardo.
Obrigada desde já
Abraços 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2013, 21:26:24
A melhor maneira é com benzina, já limpei mais de 10 mil negativos e cromos assim. Use em local ventilado.
Remover poeira com bomba de ar.
« Última modificação: 17 de Maio de 2013, 21:27:30 por AFShalders »


luihay

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2013, 02:48:00
aonde eu encontro essa tal de benzina?
posso usar esse produto para limpar http://www.casadorestaurador.com.br/loja/grupo/06.05/conservacao-restauro/fotografias/produto/pl74411cs/pro-cleaner-1-oz-spray.aspx
pelo que entendi ele limpa negativos tb


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2013, 09:49:37
Não conheço. Benzina era comprada em loja de material de contrução. Hoje acho que so vende em loja de produtos quimicos.


luihay

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2013, 16:09:23
só pra informar que de acordo com contato feito com a equipe da casa do restaurador o produto PRO-CLEANER 1 OZ SPRAY serve sim para limpeza de negativos.  :clap: :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2013, 16:15:50
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2013, 16:57:28
Eu sou meio pé atrás para limpar filmes com produtos químicos. Tenho medo de causar algum dano imediato ou a longo prazo.
Costumo limpar com água corrente filtrada e deixar secar naturalmente...


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2013, 10:16:23
Eu acho que depende bastante do nível de limpeza que se deseja ou que a situação exige (o quão sujo está o filme e qual tipo de agente agressor).

Uma coisa mais light, que esteja pouco impregnada na película, pode ser que um banho de água limpa + Photo-Flo resolva. Photo-Flo ou qualquer outro wetting agent, coisa que já ouvi falar até em detergente para máquina de lavar louças (não o detergente comum, o "de pia", mas o de máquina de lavar louças mesmo!). Na web tem umas receitinhas caseiras também. Seja qual for, acho indispensável para não formar manchas residuais da água que, sim, acaba ficando no filme. Em menor ou maior intensidade mas fica.

Se a limpeza tiver de ser mais severa, se o filme estiver um pouco mais comprometido, então, nesse caso, estou de acordo com o Shalders, que diz:

A melhor maneira é com benzina, já limpei mais de 10 mil negativos e cromos assim. Use em local ventilado.
Remover poeira com bomba de ar.

Por falar nisso, Shalders, por favor, precisa ser a Benzina Retificada ou esse cuidado seria exagero?
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, 10:25:40 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2013, 11:55:50
A retificada é mais pura. É a que eu usaria.
É importantíssimo usar em local bem ventilado.
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, 11:57:13 por AFShalders »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2013, 12:49:52
Para o bem de sua própria sanidade use a benzina em local BEM ventilado... aquilo é forte demais....
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


luihay

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2013, 22:06:41
Meus caros,
muito obrigada pelas respostas!
então, de fato achei várias dicas na net de como proceder a limpeza e confesso que todas me deixaram com um pé atras, pois cada uma apresentava seus riscos... a que mais indicaram foi a lavagem do filme com água e sabão neutro, mas daí tinha o lance de manchar o filme caso o mesmo não fosse bem seco, então me sugeriram secar com secador de cabelos com ar frio ou temperatura norma, mas que tinha que tomar cuidado para o calor não danificar o negativo ... Também achei um material da HP que indica como limpar negativos e indica o uso de álcool isopropílico.   

Benzina eu não achei, então acabei comprando o PRO-CLEANER 1 OZ SPRAY, vamos ver o que se sucede...

Desejem-me sorte!  :D


marcelo.h

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2013, 11:11:13
AFShalders,

como vc faz para limpar com benzina? Você mergulha usando uma pinça, esfrega alguma coisa? Reaproveita a benzina? Com faz para recar?

Agradeço desde já.

Marcelo
Marcelo
Fpolis


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2013, 14:26:44
uso:



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 14 de Julho de 2013, 18:00:11
Facinho de achar né Elmo.....  >:(

Marcelo,

Pode passar com um cotonete ou pano de microfibra com benzina no negativo, com cuidado. Ela evapora muito rápido e não deixa resíduos.


marcelo.h

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #14 Online: 14 de Julho de 2013, 23:45:52
Obrigado.

O meu scanner chegou ontem e vou ter que começar a limpar os filmes. Muito trabalho a fazer. Valeu.
Marcelo
Fpolis