Autor Tópico: Bateria - carregar do zero ou não  (Lida 18776 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 17 de Maio de 2013, 21:35:52
Olá amigos,
Sempre tive essa dúvida em relação a baterias, não só da câmera, mas também do celular, pilhas, e não encontrei nada muito informativo e esclarecedor na internet.

Então, é melhor deixar sempre a bateria descarregar totalmente ou o mais próximo do zero pra carregá-la ou não causa nenhum dano ficar carregando quando ainda está na metade ou mais? Qual dos dois métodos prejudica a vida útil da mesma?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2013, 21:38:50
Acompanhando  :)


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2013, 21:46:09
Sei que hoje em dia, cada vez menos o fato de carregar pela "metade" tem tido alguma influencia na vida útil das baterias e pilhas, alguns celulares por exemplo, tem um "mecanismo" (essa não é a palavra adequada, mas enfim) que quando você o coloca para carregar e ele atinge sua carga máxima, ele automaticamente para de ser carregado. Porém na maioria dos casos, os fabricantes indicam que de tempo em tempo você "zere" as baterias totalmente para "recalibrá-las".


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2013, 22:36:58
Sei que hoje em dia, cada vez menos o fato de carregar pela "metade" tem tido alguma influencia na vida útil das baterias e pilhas, alguns celulares por exemplo, tem um "mecanismo" (essa não é a palavra adequada, mas enfim) que quando você o coloca para carregar e ele atinge sua carga máxima, ele automaticamente para de ser carregado. Porém na maioria dos casos, os fabricantes indicam que de tempo em tempo você "zere" as baterias totalmente para "recalibrá-las".

2x

E complementando:

http://www.tecmundo.com.br/notebook/2827-baterias-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-elas.htm

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2013, 22:49:07
Pois é... Ouvi dizer que essas baterias mais novas num tem o efeito "memória" (ou algo assim)... mas eu sempre deixo chegar nos últimos pinguinhos pra carregar toda... acabei acostumando.  ;)

Falar nisso, bateria foi uma coisa que num acompanhou a tecnologia neh?  :doh: Quem nunca teve uma que te deixou na mão que atire a primeira pedra.  :aua:


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2013, 00:00:09
Citar
Falar nisso, bateria foi uma coisa que num acompanhou a tecnologia neh?   Quem nunca teve uma que te deixou na mão que atire a primeira pedra. 

acho q elas evoluíram bastante até o problema eh q só sai aparelho tudo em um, com 1001 funções dai complica, antigamente um celular era só pra ligar e receber chamada e no maximo jogar um tetris, hj se apertar um botão errado sai voando..



Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2013, 09:27:14
"Evite deixar que a bateria chegue a 0% de carga para recarregá-la. Todos os dispositivos que utilizam bateria possuem um medidor e o melhor momento para iniciar uma nova carga é quando esta chega a 20% ou 30% do seu total. Realize uma descarga total uma vez a cada 30 (valor aproximado) descargas parciais." Muito bom esse link do tecmundo. Esclareceu bastante coisas!  :)


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2013, 11:14:59
Como já foi dito, as baterias de ion de litio não tem memória, sendo assim problema algum carregar em qualquer momento do ciclo, só não é bom deixar zerar. A unica coisa que eu não sei especificamente é se nas câmeras ela deixa uma margem de segurança como fazem os celulares (se ele diz que tem 5% na verdade tem 15% e ao chegar nos 10% de fato desliga o aparelho e mantém a carga pra garantir o bom funcionamento da bateria).

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


wringles

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2013, 23:43:49
Pelo que entendo, o ideal seria nenhuma bateria chegar a zero de carga, sob pena de reduzir o número de ciclos totais de carga-recarga.

As baterias de Ni-MH é melhor chegar a uma descarga quase total antes de recarregar.

Para as baterias de Li-ion e Li-polímero acreditava-se que o efeito memória fosse praticamente inexistente, ou seja, tanto faz recarregar com 75%, 50% ou 25% de carga. Mas já vi algumas evidências de que talvez isso não seja totalmente verdade.

Ou seja, não ajudei muito... Mas com (quase) certeza, descarregar qualquer bateria totalmente não é boa idéia.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2014, 22:16:51
Peço desculpas por levantar novamente a questão, porém pela contradição de informações disponíveis na internet refaço a pergunta:

Caso a bateria de minha camera ( bateria EN-EL15 de lítio ) enteja com mais da metade de carga, posso "completa-la" sem vicia-la?

No manual está recomendado somente carregar quando estiver acabando, mas sendo de lítio...
Preciso das baterias todas com a carga máxima pois irei fotografar em lugares que impossibilitam essa ação.

Obrigado a quem possa ajudar! :ok:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2014, 22:32:41
Pode sim, bateria de lítio não vicia... Ponto
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2014, 02:59:57
 Não tem como zerar a bateria da câmera, quando ela chega no limite de voltagem baixa no caso se for 3,7v é normalmente 3v a camera desliga.

Não existe efeito memória em Lion, Litium, Lipo e Life;
Baterias Lion, Litium perdem vida útil se zeradas, porem todos os dispositivos desligam na voltagem baixa;
Baterias Lipo correr o risco de inchaço e explosão se ficarem abaixo de 2,7v;
Teoricamente Ni-MH não tem efeito memória, mas de fato tem e é recuperável em carregadores cicladores;

 Somente baterias antigas de Ni-MH e Ni-CA precisavam de primeira carga longa, carregar somente quando estiver quase zerado. Hoje até nos manuais de muitas câmeras informa que não precisa de longa carga, e que pode usar e carregar com qualquer carga. Todos os carregadores de Lion, Lipo e Life desligam automaticamente quando chega na voltagem máxima.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2014, 08:18:51
Grato pessoal! :ok:


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2014, 10:34:35
Acredito que não deve haver problema carrega-la quando ela estiver em qualquer situação (10%, 50%, 80% etc) pois como o NATTIS disse essas baterias não tem efeito memoria, o que vc não pode fazer e deixar elas totalmente descarregada e chegar em 0%.

Vou deixar umas dicas baseadas no manual da Nikon D5200

-Se não for usar a câmera tire a bateria, mesmo dentro da câmera desligada a bateria é consumida em pequenas quantidades, isso faz com que a bateria chegue em 0% e isso pode prejudicar o seu tempo de vida, ou seja a minha Nikon mesmo desligada e com bateria lá dentro continua gastando em pequenas qtdes, isso pode variar de camera para camera.
-Não tente ficar ligando a câmera com a bateria descarregada, isso faz com que a bateria chegue em 0% também.
-Se a bateria não for usada por um tempo, insira-a na câmara e descarregue-a antes de remover e guardar, essa recomendação é da própria Nikon, talvez porque o estado ideal para guardar este tipo de bateria por um longo tempo seja entre 5% a 10% e esta porcentagem é diferente de bateria para bateria, baterias de celular dizem que o estado ideal para guarda-las por longo tempo é de 60 a 70%
-Mantenha os contatos sempre limpos e longe de outras coisas de metais, se possível use o protetor.

Para saber mais sobre baterias http://batteryuniversity.com/
« Última modificação: 07 de Maio de 2014, 10:50:36 por vinicius83 »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2014, 00:48:06
Recomendo uma boa lida aqui:

http://batteryuniversity.com/

Cada bateria tem sua particularidade, bateria de litium ou Li-PO não podem ser zeradas.
« Última modificação: 08 de Maio de 2014, 00:49:19 por Formel »