Exatamente...
Alguem tem idéia de como era o workflow (e ainda é muitas vezes) pra quem usa película?
As pessoas estão muito mal acostumadas rs
Exatamente...
Alguem tem idéia de como era o workflow (e ainda é muitas vezes) pra quem usa película?
As pessoas estão muito mal acostumadas rs
Já fotografei dois curtas em película e dirigi um. Sem direito a video assist, tudo no olho e no fotômetro.
O que eu dirigi, eu também tive que montar "na unha", nem moviola tinha pra usar. Imagina só que prático é o workflow:
- Montar o negativo no saco preto.
- Filmar só com o câmera vendo (e mal, porque o viewfinder fica "flicando").
- Desmontar o negativo no saco preto.
- Mandar revelar.
- Com o filme revelado, manda fazer um telecine offline.
- Montar o filme todo feio no Final Cut, com a cor toda zoada e em baixa resolução.
- Gerar uma cut list, pegar um km de negativo e cortar e colar na mão, usando o número de borda como referência.
- Exibir o filme pra ver se colou certo.
- Mandar o filme pro laboratório gerar outro telecine offline para confirmar a sincagem do áudio.
- Mandar o áudio pra mixagem e o filme novamente para o laboratório, para a montagem do copião original.
- Com o copião original montado, fazer a marcação de luz.
- Pegar o áudio mixado, o copião com a luz marcada e, finalmente, gerar a cópia final.
E se você quiser o filme em boa qualidade no digital ainda tem que mandar fazer um telecine online!
Depois de passar por tudo isso, eu prefiro gravar em RAW e gastar vários TB de HD.