Autor Tópico: Fotografando na "balada" pela primeira vez.  (Lida 17036 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Online: 18 de Maio de 2013, 17:21:33
Pessoal,

Surgiu a oportunidade de fotografar em uma "balada" (as aspas são porque eu não gosto desse termo, mas acho que é a melhor que eu poderia usar para descrever a situação), a festa será daqui, mais ou menos, um mês, estou me adiantando porque pode ser que surja a necessidade de comprar algum acessório a mais e etc, enfim, melhor me adiantar do que me atrasar (só espero que a minha amiga não resolva cancelar a festa como já fez outras vezes). Sei que fotografar esse tipo de coisa não é uma das melhores coisas do mundo, mas creio que devemos começar com algo e no começo, qualquer tipo de experiência se torna válido, de alguma forma.

Em resumo: estou buscando dicas, cuidados e etc que eu devo tomar ao fotografar nesse tipo de ambiente (escuro, com luzes de efeito, possíveis lasers e com muita gente).

Outra ajuda, seria na questão do equipamento, ainda tenho um equipamento simples, que é formado por:
- Uma Nikon D90;
- Flash SB700;
- Uma 18-105mm;
- Uma Sigma 105mm;
- Uma 35mm;

Creio que, levando em consideração que o ambiente terá muita gente e o espaço não é muito grande, apesar de ter mais de um ambiente, seria melhor usar a 18-105mm porque acho que com lentes fixas eu teria dificuldades de enquadramento e etc, mas gostaria da opinião de vocês.

Desde já agradeço a quem puder me ajudar!  :ok:
« Última modificação: 18 de Maio de 2013, 17:22:31 por Daniela Alves »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2013, 17:23:12
Acho que não seria muito bom trocar de lentes numa festa... Melhor ficar com a 18-105mm na câmera mesmo.

Acho que está bem "suprida" no quesito equipamento.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2013, 17:31:51
Acho que não seria muito bom trocar de lentes numa festa... Melhor ficar com a 18-105mm na câmera mesmo.

Acho que está bem "suprida" no quesito equipamento.

Trocar lente em um ambiente desses está mesmo fora de cogitação, ainda mais lidando com pessoas bêbadas.  :hysterical:

Obrigada por comentar!  :ok:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2013, 17:36:30
Já vi em outros posts é a utilização do flash em balada. Mesma abertura pra deixar o DOF igual em todas as fotos e usar a velocidade mais lenta possível, ilumina mais o fundo



MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2013, 17:44:46
Isso aí, ISO lá encima, abertura grande e velocidade baixa  :D

Na teoria eu sei direitinho! hehehehe.

Se eu fosse fazer algo semelhante, experimentaria umas com flash direto e velocidade lá embaixo pra mostrar as luzes, mas cuidado com os lasers pra não fritarem o teu sensor!  :o


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2013, 19:44:03
É, tome cuidado caso tenha show com lasers assassinos.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2013, 20:01:40
É, a primeira coisa que eu pensei quando me propus a fotografar a festa foi que eu teria que ter bastante cuidado com esses malditos lasers.

Obrigada pelas dicas, estou anotando tudo mentalmente. ;)

Quanto ao flash, é melhor eu usá-lo sem nada, ou com algum difusor e/ou rebatedor?


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2013, 20:17:24
voce tem a obrigaçao de registrar fotos das pessoas ou está livre para um trabalho mais "diferente"? Nao gosto de cobrir balada que eu tenha que ficar fazendo fotinhos de pessoas e que tenha um numero a alcançar, gosto de levar duas cameras, uma com a 70-300 e outra com a 50mm 1.8, lente clara seria bom voce usar, mas no seu caso, vá de 18-105, em 105 consegues umas fotos mais espontaneas, acho interessante, tente rebater o flash nas paredes, use um zoom maior para a luz e em potencia mais alta, conseguiras luzes laterais bem interessantes se olhar ao redor, no mais, é testar, agora se tens que entregar uma quantia, se és obrigada e fotografar pessoas e grupinhos, ai é por o flash em 45graus ou reto, cartao branco ou omnibounce(se for local fechado, aberto nao faz diferença nenhuma, usa direto mesmo) seta uma velocidade mais baixa pra pegar o fundo, um ISO 800(que a d90 suporta legal) e uma abertura máxima e mete ficha!

Fiz poucas baladas, mas tenho umas fotos para teres uma ideia no meu flickr, ja te aviso, é um PORRE fotografar isso ai! HAUHAUA

www.flickr.com/andreluisjacob
@jacobfotografiacriativa


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2013, 15:52:59
voce tem a obrigaçao de registrar fotos das pessoas ou está livre para um trabalho mais "diferente"? Nao gosto de cobrir balada que eu tenha que ficar fazendo fotinhos de pessoas e que tenha um numero a alcançar, gosto de levar duas cameras, uma com a 70-300 e outra com a 50mm 1.8, lente clara seria bom voce usar, mas no seu caso, vá de 18-105, em 105 consegues umas fotos mais espontaneas, acho interessante, tente rebater o flash nas paredes, use um zoom maior para a luz e em potencia mais alta, conseguiras luzes laterais bem interessantes se olhar ao redor, no mais, é testar, agora se tens que entregar uma quantia, se és obrigada e fotografar pessoas e grupinhos, ai é por o flash em 45graus ou reto, cartao branco ou omnibounce(se for local fechado, aberto nao faz diferença nenhuma, usa direto mesmo) seta uma velocidade mais baixa pra pegar o fundo, um ISO 800(que a d90 suporta legal) e uma abertura máxima e mete ficha!

Fiz poucas baladas, mas tenho umas fotos para teres uma ideia no meu flickr, ja te aviso, é um PORRE fotografar isso ai! HAUHAUA

www.flickr.com/andreluisjacob

André,
Dessa vez eu estou livre pra fazer o que eu quiser, então usarei isso a meu favor e tentarei coisas novas, talvez. Porque na verdade, eu me propus a fotografar a festa que é da minha amiga, e terá uma outra pessoa fotografando "oficialmente", então peguei mais isso como forma de treino. E uma das minhas maiores dúvidas era a questão do flash, mesmo. Mas vou tentar chegar um pouco mais cedo no local pra testar as luzes e tudo o mais.
E eu bem imagino que é um porre mesmo, tiro pelas festas que eu fui em que todo mundo fica pedindo pro fotógrafo tirar foto do grupinho de amigos deles e tudo o mais, mas beleza, espero ter paciência e saco, mas o pior mesmo é ter que ficar mostrando como a foto ficou depois. ODEIO quando me pedem isso. HAHAHAHA
E eu olhei o teu Flickr, bem legal as tuas fotos, parabéns!  :clap:


Sanchesbmx

  • Trade Count: (38)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 438
  • Sexo: Masculino
  • Luz, Câmera e ação.......
    • http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx/
Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2013, 20:25:44
http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx/sets/72157601334546582/
Fiz umas cenas um tempo atras em umas balada de uma olhada!
Sanchesbmx
http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx
Canon  5D-MKIII /Canon 1DMK-IV /flashes 580exII-I 
Canon 24-70mmF2.8 L USM / canon 17-40MM f4 L USM
Canon.70-200mmF2.8-L-USM  /Sigma15mmf/2.8


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2013, 20:38:58
http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx/sets/72157601334546582/
Fiz umas cenas um tempo atras em umas balada de uma olhada!

Bem legal, Fabiano! Os efeitos de luzes que você fez em algumas dela, foi com velocidades maiores?
Com base na sua experiência, você tem alguma dica além das que foram citadas aqui?


sfortunato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2013, 22:53:12
Cara.. minha experiencia com balada foi fotografando um show de amigos, com muita galera conhecida!! Foi mtoo legal, curti demais... Tava com uma fisheye 8mm recem comprada, foi do cara***!!

Eh a dica q eu posso dar se vc quiser inovar e fazer fotos bem artisticas.. Segue ai o link, espero q goste e possa servir de inspiraçao  :D

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.605952142749138.1073741832.494371277240559&type=3

PS: flashão pop-up +1,5 EV e um difusor 'fundo de tupperware'  :ok:


pedrortega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2013, 10:18:57
Oi Daniela,

Sugiro abertura máxima da sua lente (deve ser f3.5) + ISO 1000 (mil) + 1/125 pra dar uma segurada na movimentação
do pessoal. Isso tudo no modo-contínuo ou "high-speed shutter", que te permitiria capturar
grandes expressões e momentos com mais facilidade. Dá uma sacada no show "Chorus Line"
que fiz pra CAL recentemente (luzes diversas, personagens em movimento constante)
https://www.facebook.com/fotografia.xtudio?ref=tn_tnmn

A meu ver, o flash vai te tornar mais lenta e exigir uma configuração mais cuidadosa.
Se puder acrescentar um pequeno LED (luz de vídeo - peça a algum amigo) na sapata da D90, é melhor.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2013, 11:19:13
Se puser a lente em 3.5 e ficar bom, quando puxar o zoom pra fazer foto fechada, vai ficar escuro, pois a lente 18-105 é 2.5-5.6...

Seta a camera em 5.6 mesmo...

O resto é como o pessoal falou, flash rebatido, se for ambiente fechado, com paredes claras e próximas, (Experimenta rebater o flash pros lados ou pra trás), ISO alto e bora lá! Quando quiser congelar os movimentos da galera, velocidades mais altas, e pra pegar uns efeitos de luz mais interessantes, baixa um pouco...

Sobre os lasers, nunca ví nem ouví falar de alguém que tenha estragado o sensor fotografando.


Sanchesbmx

  • Trade Count: (38)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 438
  • Sexo: Masculino
  • Luz, Câmera e ação.......
    • http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx/
Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2013, 00:05:49

Maria Picapi por F.sanchesbmx, no Flickr
Dados Exif
Câmera
Canon EOS 30D

Expo
0,2 sec (1/5)
Abertura
f/3.5
Distância focal
10 mm
iso
1600
Compensação de exposição
0 EV
Flash
On, Fired

(D.edge) - DJ Alemão Bombator por F.sanchesbmx, no Flickr
Dados Exif



Câmera

Dados Exif



Câmera

Canon EOS 30D



Exposição

0.3



Abertura

f/3.5



Distância focal

10 mm



ISO

1250



Compensação de exposição

0 EV



Flash

On, Fired
Sanchesbmx
http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx
Canon  5D-MKIII /Canon 1DMK-IV /flashes 580exII-I 
Canon 24-70mmF2.8 L USM / canon 17-40MM f4 L USM
Canon.70-200mmF2.8-L-USM  /Sigma15mmf/2.8