Autor Tópico: formato de impressão  (Lida 1068 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Online: 19 de Maio de 2013, 13:31:06
Pessoal,
sempre tive o hábito de imprimir minhas fotos no formato JPG. Ontem estava editando algumas fotos (RAW) e é notória a qualidade percebida em relação a esses dois formatos (como editor estou utilizando o software que vem na canon "Digital Photo Professional"). O PS e o LR devem ser melhores, mas ainda não tenho.
Então, me desculpem a ignorância, mas qual o método que vocês utilizam para impressão das fotos (RAW, JPG, outros?)
 :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2013, 13:39:04
Pessoal,
sempre tive o hábito de imprimir minhas fotos no formato JPG. Ontem estava editando algumas fotos (RAW) e é notória a qualidade percebida em relação a esses dois formatos (como editor estou utilizando o software que vem na canon "Digital Photo Professional"). O PS e o LR devem ser melhores, mas ainda não tenho.
Então, me desculpem a ignorância, mas qual o método que vocês utilizam para impressão das fotos (RAW, JPG, outros?)
 :ok:
Depende do laboratório de  impressão. Geralmente é jpeg e alguns aceitam TIFF.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2013, 14:14:09
Pessoal,
sempre tive o hábito de imprimir minhas fotos no formato JPG. Ontem estava editando algumas fotos (RAW) e é notória a qualidade percebida em relação a esses dois formatos (como editor estou utilizando o software que vem na canon "Digital Photo Professional"). O PS e o LR devem ser melhores, mas ainda não tenho.
Então, me desculpem a ignorância, mas qual o método que vocês utilizam para impressão das fotos (RAW, JPG, outros?)
 :ok:

No fim da edição, caso queira imprimir, você terá de converter o arquivo, pois o raw é um arquivo bruto de dados, não necessariamente de imagem, fora que ele não registra as alterações feitas na edição.

Quando imprimo, geralmente converto pra JPG na qualidade máxima ou quando é uma ampliação grande e que quero ter o máximo de segurança do resultado final, exporto em TIFF, mas arquivos TIFF são graaaaandes.... hehehe


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2013, 15:49:54
obrigado mas agora surgiu outra dúvida

Estou inserindo um log utilizando o FastStone e ao executar a inserção, o arquivo original (4332 x 2993 e 8,79mb) passa para (2,09 mb), porém mantem o tamanho (4332 x 2993).
Agora a pergunta:
Se eu utilizar o arquivo com menos mb, vou perder informação ou o que vale é o tamanho (4332 x 2993)?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2013, 15:50:25
Amador, o raw é a grosso modo é a "linguagem de maquina". Nele vc consegue refazer alguns sets definidos na hora da foto, como WB principalmente.

O jpg ou tiff somente é uma forma  "traduzida" da linguagem de maquina para o visual. Os softwares da Cannon atende bem 90% dos fotógrafos.

O que exige cuidado é na resolução de captação, em pixel e na edição para deixar a foto no DPI desejado e no tamanho da foto. Deixe sempre no máximo possível, depois de baixar a qualidade não tem mais como subir

Exportar em TIFF é bom, mas se não obedecer o gamut de cores nem a resolução não resolve nada, outra coisa importante se esta em JPG não adianta passar para TIFF.



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2013, 16:01:57

Amador, o raw é a grosso modo é a "linguagem de maquina". Nele vc consegue refazer alguns sets definidos na hora da foto, como WB principalmente.

O jpg ou tiff somente é uma forma  "traduzida" da linguagem de maquina para o visual. Os softwares da Cannon atende bem 90% dos fotógrafos.

O que exige cuidado é na resolução de captação, em pixel e na edição para deixar a foto no DPI desejado e no tamanho da foto. Deixe sempre no máximo possível, depois de baixar a qualidade não tem mais como subir

Exportar em TIFF é bom, mas se não obedecer o gamut de cores nem a resolução não resolve nada, outra coisa importante se esta em JPG não adianta passar para TIFF.

Obrigado. Estou no caminho então. A única ressalva que estou penando um pouco é pra fazer crop no raw. Faço a ediçao mas só é efetivado no momento de converter para JPG (já vem pré-configurado para o máximo de DPI).
Outra coisa que estou sentindo dificuldade é na velocidade de processamento das fotos (conversão de raw para JPG)... demora em média uns 30 segundos (mas o meu pc é dual core, então sei que o gargalo está na máquina).



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2013, 19:19:37
já dei um jeito. vou imprimir uma cópia com logo e a outra sem e comparar pra ver se a com logo perde muita qualidade.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2013, 22:34:20
 :snack:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px