Autor Tópico: Lente 18-135 ou 50 para iniciante?  (Lida 4362 vezes)

claudineirdj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 20 de Maio de 2013, 21:01:24
Olá,

estou iniciando agora na fotografia apenas como hobby e, depois de muita pesquisa e leitura, cheguei a conclusão que comprarei uma Canon T3i 600D.

Vi várias pessoas recomendando para iniciantes começarem a fotografar com lentes de 50mm, um vez que essa lente "vê" o mundo de forma próxima ao olho humano. Além disso, como a lente é fixa, você se vê obrigado a trabalhar mais na composição "na unha" do que usar o zoom. 

Até aí tudo bem.

Na loja onde comprarei, há dois kits da Canon disponíveis. O padrão, com uma lente 18-55 que, até onde me falaram, não é das melhores e outro kit, com uma lente 18-135 por 400,00 a mais. Fiz uma pesquisa rápida e descobri que essa lente, se comprada individualmente, custa quase 1000 dilmas :shock:

Agora minha pergunta:

Vale a pena para um iniciante pagar 400tão a mais para ter a lente 18-135mm ou é só queimar dinheiro? Até onde entendo, com esta lente vou ter a distância de 50mm conforme recomendado, embora esta não seja fixa.

Abraço! :D
« Última modificação: 20 de Maio de 2013, 21:03:27 por claudineirdj »


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2013, 23:31:58
Com a diferença desse preço tu compra a 50tinha fixa junto com a do kit 18-55, acho bem mais negócio. A 18-135 não é tão boa opticamente falando quanto a 18-55, mas por outro lado se for a modelo STM ela tem o novo motor de foco, mais silencioso, um pouco mais rápido, mas só funciona a partir da t4i pra cima - se for a STM. Só a 50tinha é bem complicado, tirar foto de 3 ou mais pessoas juntas é bem difícil, tem que ter bastante espaço disponível.
Pra iniciar acho que o kit câmera + 18-55 + 50tinha te dá material suficiente pra MUITO aprendizado e ótimas fotos. Se tiver um $$ sobrando pode também pensar em um flash yongnuo, são baratinhos e de excelente qualidade, te abre um mundo novo de possibilidades...
Em qual loja está vendo o kit e qual o preço?
Se permitir, gostaria de indicar uma loja que sempre recomendo por aqui, já fiz 3 ou 4 compras e sempre deu tudo certo. O preço é excelente! www.tecnoinfosul.com.br (e não, não recebo nada pelo merchandise, hehe)
Mas tem outras boas opções como o nelson nakamura que é o vendedor mais conceituado pelos fóruns de fotografia... Pode cotar um kit com ele através do n.orcamento@uol.com.br
Abraço
Tecpix + motorola do guga


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2013, 01:17:25
olá claudineirdj, não conheço a qualidade da 18-135 mas é um range bastante versátil pra iniciar o hobby e se consegue fotos muito interesantes com lente do kit e até vc decidir se vai investir em lentes fixas estará muito bem servido
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


jundi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2013, 08:09:26
olá claudineirdj, não conheço a qualidade da 18-135 mas é um range bastante versátil pra iniciar o hobby e se consegue fotos muito interesantes com lente do kit e até vc decidir se vai investir em lentes fixas estará muito bem servido
Quando comprei a T3i optei pela lente 18-135 para ter essa versatilidade, eu gostei muito. Já comprei outras mas essa ainda é o que eu uso mais no dia a dia.
Roberto Jundi
Canon 70D - Tamron 17-50mm
500px


claudineirdj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2013, 09:21:53
Ola,

Obrigado pelas respostas. Embora hajam algumas dissonancias entre as opnioes, acho que overall a ideia eh q essa lente eh versatil, embora talvez nao tenha a melhor qualidade do mundo. Como eu estou comecando, o argumento da versatilidade pesa mais pq vou poder experimentar diferentes settings na lente, ver ql melhor me serve e comprar uma especifica posteriormente.

Obrigado pela a sugestao da tecnosul - eles tem bom precos e fama, mas infelizmente nao retornaram meu email esclarecendo algumas duvidas q eu tenho. Nao foi um bom primeiro passo, infelizmente.

Obrigado pelas respostas e desculpe a formatacao e falta de acentos - estou digitando em um teclado touch, sem acento e com uma tela de 4''. Nao pode ficar melhor  :(

Abracos!


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2013, 09:35:30
Vai ser bem versátil sim, vai gostar :))

Uma pena não terem te respondido. Manda email pro nelson.
Abração e boa compra

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2013, 10:34:45
...embora talvez nao tenha a melhor qualidade do mundo...

Eu diria a pior no quesito qualidade, da Canon (só ganha da 18-200)

Pega essa diferença + Valor da 50tinha + uns R$200,00 e pega uma Tamron 17-50 F2.8 (sem VC)
« Última modificação: 21 de Maio de 2013, 10:36:47 por Roberto Dellano »


claudineirdj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2013, 12:16:00
Eu diria a pior no quesito qualidade, da Canon

Ouch, tao ruim assim? Ruim a ponto de comprometer meu aprendizado ou o pior da Canon ainda esta em nivel aceitavel?

Abraco!


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2013, 13:29:03
Cara, se tu não é muito exigente, está começando agora, não imagino que vá achar a lente ruim não... Acredito que apenas depois de tu estudar mais, pesquisar mais e começar a sentir algumas limitações na pele é que isso vai te fazer "desgostar" dela... Eu, não compraria, mas já vi muita gente que comprou e gostou muito.
Tecpix + motorola do guga


Jony Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2013, 13:42:34
Digo mais uma coisa, a qualidade da lente vai muito do grau do seu aprendizado... no inicio, uma simples 18-55 te leva para as alturas, depois vc compra uma 35mm/50mm ai vc esquece a 18-55, depois de um tempo vc vai querer algo diferenciado, parte para uma zoom clara, depois outra fixa de 85mm ou grande angular... no fim das contas esse é exatamente o beneficio de trocar de lentes... vc vai amadurecendo seu "olhar" sua composição, seu gosto.... de repente vc pode se apaixonar por tirar fotos macro com o tempo... vai saber... portanto concordo que versatilidade é a palavra chave para o começo, depois, o céu (entenda seu bolso) é o limite...logo vc vai poder chegar até a conclusão que essa sua câmera será seu limitador e partirá para uma mais top....e ai vai... :ok:


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2013, 13:53:52
Eu diria a pior no quesito qualidade, da Canon (só ganha da 18-200)

Pega essa diferença + Valor da 50tinha + uns R$200,00 e pega uma Tamron 17-50 F2.8 (sem VC)

2x... concordo plenamente.


Eu já usei um pouco essa lente 18-135 mm emprestada, pelo range grande ela é bem versátil, mas não vale o preço que cobram.

Ah cinquentinha na sua câmera que é cropada, vai ficar equivalente a uma 80 mm., bem mais fechada que a visão do olho humano. Mas msm assim, uma excelente lente.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2013, 13:55:44
Não tem melhor ou pior é uma escolha, vai da particularidade tb do que vc pretende fotografar.

Como escola a 50 é melhor, vc apanha mais e se esforça mais, são menos variáveis para se entender o que está ocorrendo fisicamente, principalmente a equação abertura x DF x Distancia objeto x distância segundo plano.

É meio chato dominar isso qdo se fica variando muito a DF, então o aprendizado se torna mais longo.

A contra-partida, justamente pela restrição vc acaba perdendo alguns momentos.

Ai tem que ver se vc qr aprender rápido buscando excelencia; ou aprender menos, e conseguindo resultados razoaveis a curto prazo.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2013, 14:10:30
Não tem melhor ou pior é uma escolha, vai da particularidade tb do que vc pretende fotografar.



Concordo, mas o que eu digo é que pelo preço dela (quase R$ 1.000), é muito pelo que ela oferece. Por uns 200-300 conto a mais vc compra uma Tamron 17-50 mm., um range bem menor, mas uma qualidade muito superior.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2013, 16:42:27

Concordo, mas o que eu digo é que pelo preço dela (quase R$ 1.000), é muito pelo que ela oferece. Por uns 200-300 conto a mais vc compra uma Tamron 17-50 mm., um range bem menor, mas uma qualidade muito superior.

1000 dilmas é muito salgado para 18=135, prefiro pegar a diferença partir para um flash, seja com a 50 ou a do kit. Ou pegar uma lente mais clara mesmo como a tamron.
« Última modificação: 21 de Maio de 2013, 16:43:19 por fuca66 »
Lentes Antigas + Sony E-Mount


claudineirdj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2013, 18:40:54
Olá,

obrigado pelas respostas. Embora existam dissonâncias, a opnião geral, quase unânime a bem da verdade, é que essa lente é não tem uma qualidade boa. No entanto, como vários apontaram, para iniciar é uma boa pedida e eu posso usá-la até eu começar a sentir suas limitações (considerando que fotografar é um hobby - ou seja, nada de passar o dia nisso - e aquela pecinha chamada talento certamente me falta, vai demorar um pouco para evoluir até o ponto onde a lente vai apertar). 

Gostei da idéia do flash, no entanto, está fora do meu orçamento no momento.

Só para lembrar: eu não vou pagar 1000 dilmas na lente como foi mencionado. Pagarei 400 dilmas a mais no kit e ele virá com um 18-135 ao invés da 18x55. As lentes Tamron sugeridas, infelizmente, estão fora do meu orçamento no momento.  :(


Valeu pela ajuda, pessoal  :ok:

Abraço!