Autor Tópico: Desabafo formatura  (Lida 4197 vezes)

fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #15 Online: 21 de Maio de 2013, 15:14:24
Eu, como fotógrafo e micro-empresário, estou pra pegar minha primeira formatura. Serão 90 alunos no ensino médio e 35 alunos no ensino fundamental.

Só porque fiz um preço mais baixo que uns estudios aí, já fui chamado de safado, picareta (Sim, picareta...) Um antigo colega de trabalho, que hoje tem seu estudio, me ligou dizendo que eu não tenho vergonha na cara de furar o olho dos outros.


Detalhe: O tesoureiro e a orientadora do ensino médio da escola são meus amigos. Amigos pessoais, eles que me ligaram, me dando os passos para entrar na concorrência do trabalho...

Esse ramo é podre, amigos, cuidado...


Que belo colega de trabalho hein...
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #16 Online: 21 de Maio de 2013, 15:22:27
Vc era da comissão de formatura?

Eles apresentaram os orçamentos de diferentes empresas? Mostraram portfólio? Esse é o ponto, cara.
Todo mundo entendia de foto, e contrataram uma equipe ruim. Por que?
 ;) :assobi:

O povo prefere algo ruim de graça, que pagar um preço justo por algo bom...

_______________________________________________________________ _______

Quando fui fazer o orçamento para os diretores da escola, levei álbum encadernado, notebook pra mostrar a filmagem, etc...
Um dos presentes disse que um cara teve a coragem de levar um daqueles albinhos montados da Universal, com TNT separando as fotos. Ruins, por sinal.


Então, não era cara. E foi bem uma época que tive alguns problemas na família, só tinha cabeça para finalizar o TCC e olha lá. Eu não vi nenhum orçamento. Mas pelo que vi, essa empresa tem feito sempre formaturas para a faculdade, imagino que seja algum esquema já armado com algum infeliz lá de dentro, e que a comissão nem tenha essa autonomia.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Maio de 2013, 15:22:29
Eles apresentaram os orçamentos de diferentes empresas? Mostraram portfólio? Esse é o ponto, cara.
Todo mundo entendia de foto, e contrataram uma equipe ruim. Por que?
O povo prefere algo ruim de graça, que pagar um preço justo por algo bom...
Ai que começa o problema, se pessoas com um bom conhecimento consegue ser passada para tras, imagina o resto.
Não digo que nesse caso houve, mas tem sempre a "coisinha por fora, os 10% ",   e se o pessoal da comissão for poucas pessoas e um grupo fechado então, danou-se. Qdo da certo beleza ninguem nota o problema, mas qdo da errado ninguem aparece para resolver.
Ja me chamaram uma vez para fazer formatura: R$ 130,00. me desculpe, nao da... R$ 50,00 gasolina + pilhas + baterias + cartões + maquina + flash + mais risco! Pode ate ser o valor de mercado que pagam, mas nao vou!

« Última modificação: 21 de Maio de 2013, 15:24:52 por sylvio pascolato »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 21 de Maio de 2013, 15:24:49
(...)
Ah, Hyde... Seria bom se fosse assim... MAs quem impede as cameras são os seguranças, geralmente grandes, mal-encarados, e por muitas vezes, com um brinquedinho de ferro por baixo do terno... Aí é que mora a complicação...

(...)

Cara, se o maluco tá com um ferro dos 2, 1... Ou é "puliça" e tá fazendo bico (ILEGAL) ou tá não tem porte legal para isso aí (ILEGAL).
Em ambos os casos: Chama a polícia!!!! Arma barraco, Mete o dedo na cara e entra com sua cam.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #19 Online: 21 de Maio de 2013, 15:25:17

Ah, Hyde... Seria bom se fosse assim... MAs quem impede as cameras são os seguranças, geralmente grandes, mal-encarados, e por muitas vezes, com um brinquedinho de ferro por baixo do terno... Aí é que mora a complicação...



Esses ai são os primeiros que correm quando chega a polícia.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Maio de 2013, 15:28:16

Que belo colega de trabalho hein...

Pior que a gente trabalhou junto, no meu primeiro emprego, apsoekaspeokasepko
Ele foi um dos que me ensinaram a fotografar...  :shock:


Então, não era cara. E foi bem uma época que tive alguns problemas na família, só tinha cabeça para finalizar o TCC e olha lá. Eu não vi nenhum orçamento. Mas pelo que vi, essa empresa tem feito sempre formaturas para a faculdade, imagino que seja algum esquema já armado com algum infeliz lá de dentro, e que a comissão nem tenha essa autonomia.

Então, agora imagina que todos os formandos tem seus TCC's, suas vidas, etc... Fica fácil pros malacos fazer suas falcatruas...
Nesses esquemas, os orientadores, etc.. já estão "no esquema". Pra cada turma de formandos, eles dão "uma fatiazinha do bolo"

Ai que começa o problema, se pessoas com um bom conhecimento consegue ser passada para tras, imagina o resto.
Não digo que nesse caso houve, mas tem sempre a "coisinha por fora, os 10% ",   e se o pessoal da comissão for poucas pessoas e um grupo fechado então, danou-se. Qdo da certo beleza ninguem nota o problema, mas qdo da errado ninguem aparece para resolver.
Ja me chamaram uma vez para fazer formatura: R$ 130,00. me desculpe, nao da... R$ 50,00 gasolina + pilhas + baterias + cartões + maquina + flash + mais risco! Pode ate ser o valor de mercado que pagam, mas nao vou!


Exatamente, a comissãozinha, o agradinho é que ferram...
E esse valor de freela tá meio baixo até pros padroes de Maringá/Santa Fé, aapsoekaspeaksepoak

Aqui, os fotógrafos meia boca tão na casa dos 200 contos... Os melhores, uns 250,00...


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #21 Online: 21 de Maio de 2013, 15:51:52
Não sei se é máfia... A coisa funciona mais ou menos assim:
A comissão de formatura (Não vou generalizar, não são todos) faz os orçamentos. O estudio A oferece um trampo filézão por 400,00 (exemplo), já o estúdio B oferece um serviço ruinzinho por 550,00. Só que o estudio B oferece de presente o album dos membros da comissão, não raro dá brindes e festas para o povo se embebedar...
Aí a comissão vai lá, e apresenta os orçamentos, com uma certa tendencia ao estudio B.
Aí eles fecham, não pagam nada e os outros que se danem...

Aí o estudio B vai, contrata um monte de fotografo de facebook, com Rebel e lente do kit, (Nada contra), paga duzentinho de freela, e coloca pra fazer as fotos. É mais ou menos assim que a banda toca!



Cara, é isso msm. Logo quando eu comprei minha primeira DSLR, uma XSI, tem uns anos isso. Nem tinha começado a faculdade ainda, só lia sobre fotografia. Fiz duas formaturas para um conhecido, com uma XSI com a lente do kit e sem flash, e quase nenhum conhecimento em fotografia, imagina a porcaria que não ficou essas imagens. Mesmo com pouco conhecimento, percebi que os outros "fotógrafos" estavam no mesmo nível que eu (a única diferença é que eles tinham flash). Detalhe, 150 conto.

Pelo jeito, esse mercado de formatura está dominado pela máfia e não pela qualidade, infelizmente.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #22 Online: 21 de Maio de 2013, 16:04:03
A alguns anos atraz, fui em uma reunião de formatura do ensino fundamental do meu "ex-enteado", exatamente como manda o "figurino", tudo com vendas casadas, quando o camarada passou o album de mostruário eu fiquei com pena dos formandos, não pelas fotos horriveis que vi, mas pelos comentários dos pais que estavam na reunião, que era do tipo: "Nossa que maravilhoso", ou "Nossa, é caro mais vale a pena".

Outra ocasião fui entregar umas fotos avulsas de uma colação de grau de ensino a distancia, e a formanda veio com um album da formatura da filha dela para eu ver enquanto ela conferia as fotos minhas e fazia o cheque, eu fui foleando aquele albúm e concentrando meu pensamento em uma coisa: "não me pergunte se essas fotos estão boas" , "não me pergunte se essas fotos estão boas" , "não me pergunte se essas fotos estão boas" , mas não teve geito, ao final a pergunta foi inevitável e com conotação retórica: "Maravilhoso né?"

Então não adianta, apenas quem conhece um pouco de fotografia é que "vê" essas coisas, para as demais pessoas isso não tem tanta relevancia, ficarão sempre contentes e seremos sempre voto vencido.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 21 de Maio de 2013, 16:11:12
Cara, se o maluco tá com um ferro dos 2, 1... Ou é "puliça" e tá fazendo bico (ILEGAL) ou tá não tem porte legal para isso aí (ILEGAL).
Em ambos os casos: Chama a polícia!!!! Arma barraco, Mete o dedo na cara e entra com sua cam.

Hyde, vc é corajoso, hein!  :D

Não sei se eu teria a cara de fazer isso, ainda mais em uma cidade "pequena" como Maringá, ssrsrsrsrsrs


Esses ai são os primeiros que correm quando chega a polícia.

É, mas o que fazer até a polícia chegar? aseoiaseaseuhasesaeasejoaseiasepaseokaspeokasepoaks

A alguns anos atraz, fui em uma reunião de formatura do ensino fundamental do meu "ex-enteado", exatamente como manda o "figurino", tudo com vendas casadas, quando o camarada passou o album de mostruário eu fiquei com pena dos formandos, não pelas fotos horriveis que vi, mas pelos comentários dos pais que estavam na reunião, que era do tipo: "Nossa que maravilhoso", ou "Nossa, é caro mais vale a pena".

Outra ocasião fui entregar umas fotos avulsas de uma colação de grau de ensino a distancia, e a formanda veio com um album da formatura da filha dela para eu ver enquanto ela conferia as fotos minhas e fazia o cheque, eu fui foleando aquele albúm e concentrando meu pensamento em uma coisa: "não me pergunte se essas fotos estão boas" , "não me pergunte se essas fotos estão boas" , "não me pergunte se essas fotos estão boas" , mas não teve geito, ao final a pergunta foi inevitável e com conotação retórica: "Maravilhoso né?"

Então não adianta, apenas quem conhece um pouco de fotografia é que "vê" essas coisas, para as demais pessoas isso não tem tanta relevancia, ficarão sempre contentes e seremos sempre voto vencido.

É duro, Roberto, é duro...

s pessoas compram felizes ainda, isso que é pior!  :shock: :shock:

OFF: Esse de pensar: "não me pergunte se as fotos estão boas" já aconteceu comigo, aspeoaskepoaske

Varias vezes..


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 21 de Maio de 2013, 16:22:46
(...)

Outra ocasião fui entregar umas fotos avulsas de uma colação de grau de ensino a distancia, e a formanda veio com um album da formatura da filha dela para eu ver enquanto ela conferia as fotos minhas e fazia o cheque, eu fui foleando aquele albúm e concentrando meu pensamento em uma coisa: "não me pergunte se essas fotos estão boas" , "não me pergunte se essas fotos estão boas" , "não me pergunte se essas fotos estão boas" , mas não teve geito, ao final a pergunta foi inevitável e com conotação retórica: "Maravilhoso né?"

Então não adianta, apenas quem conhece um pouco de fotografia é que "vê" essas coisas, para as demais pessoas isso não tem tanta relevancia, ficarão sempre contentes e seremos sempre voto vencido.

Isso dá uma boa discussão sobre qualidade do trabalho fotográfico vs. valor cobrado por esse trabalho.
Aquela máxima: cobro barato e entrego porcaria ou cobra caro e entrego FOTOGRAFIA, mesmo sabendo que o contratante não vai saber distinguir um do outro.
Aqui entram os espertalhões e preguiçosos e entregam porcaria, não por opção mercadológica, mas por incompetência absoluta.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #25 Online: 21 de Maio de 2013, 16:24:28
Hyde, vc é corajoso, hein!  :D

Não sei se eu teria a cara de fazer isso, ainda mais em uma cidade "pequena" como Maringá, ssrsrsrsrsrs

(...)

Sou nada... Se fosse eu metia a mão na cara do sujeito.
Como não sou chamo a "puliça" pra fazer isso!  ;)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #26 Online: 21 de Maio de 2013, 18:31:13
A alguns anos atraz, fui em uma reunião de formatura do ensino fundamental do meu "ex-enteado", exatamente como manda o "figurino", tudo com vendas casadas, quando o camarada passou o album de mostruário eu fiquei com pena dos formandos, não pelas fotos horriveis que vi, mas pelos comentários dos pais que estavam na reunião, que era do tipo: "Nossa que maravilhoso", ou "Nossa, é caro mais vale a pena".

Outra ocasião fui entregar umas fotos avulsas de uma colação de grau de ensino a distancia, e a formanda veio com um album da formatura da filha dela para eu ver enquanto ela conferia as fotos minhas e fazia o cheque, eu fui foleando aquele albúm e concentrando meu pensamento em uma coisa: "não me pergunte se essas fotos estão boas" , "não me pergunte se essas fotos estão boas" , "não me pergunte se essas fotos estão boas" , mas não teve geito, ao final a pergunta foi inevitável e com conotação retórica: "Maravilhoso né?"

Então não adianta, apenas quem conhece um pouco de fotografia é que "vê" essas coisas, para as demais pessoas isso não tem tanta relevancia, ficarão sempre contentes e seremos sempre voto vencido.


Como disso, sou designer e agora (quase) fotógrafo. Essa situação de "não pergunte se está bom", "não pergunte se está bom" é frequente comigo, é marca, cartão de visita, folheto, site, fotografia, convite de casamento, todas tenho q ficar inventando desculpas para não ser sincero, é tenso.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #27 Online: 21 de Maio de 2013, 18:32:32
Isso dá uma boa discussão sobre qualidade do trabalho fotográfico vs. valor cobrado por esse trabalho.
Aquela máxima: cobro barato e entrego porcaria ou cobra caro e entrego FOTOGRAFIA, mesmo sabendo que o contratante não vai saber distinguir um do outro.
Aqui entram os espertalhões e preguiçosos e entregam porcaria, não por opção mercadológica, mas por incompetência absoluta.

Então, e no caso de formaturas essa máxima do valor é potencializado, pelo motivo de vc não ter outra opção.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto