Autor Tópico: Desabafo formatura  (Lida 4138 vezes)

fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Online: 21 de Maio de 2013, 12:19:32
Acabei de pegar o meu álbum de formatura, que demorei dois anos para comprar, pois não queria ser tão explorado, e por conta disso deixo aqui um desabafo, para quem é profissional de verdade, quase uma receita para ficar rico.


Compre uma camera meia boca, aprenda a apertar o botão, pronto vc já é um fotógrafo de formatura.

Agora compre um PC do milhão, chame o seu sobrinho que fez curso de "designer" na SOS Computadores para diagramar os álbuns.

Tenha lábia para convencer uma faculdade.

Estorça os alunos que querem uma lembrança de um momento que foi difícil de alcançar.

Pronto! Fique rico.

Um viva a mediocridade.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2013, 12:27:00
Tenha lábia para convencer uma faculdade.

Aqui ele já ganhou todo mundo, e apesar de não ser um bom profissional técnico, é um excelente "marqueteiro".

Bem vindo ao mundo... lugar onde não quem é rico que domina, mas quem diz que é rico...rs


thiagopellison

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 392
  • Sexo: Masculino
  • Um cara de TI vidrado em fotografia...
    • Minhas Fotos no Flickr
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2013, 12:42:23
Venda-se bem. Não importa o que vc faz e nem quais sao suas qualidades.

Não trabalho com fotografia, mas em todas as profissoes "vender-se" bem é a palavra magica para vc alcançar o que vc quer.

Alguns usam para beneficios de bem e de geral alcance e outros não, infelizmente, apenas para o próprio umbigo.

Abs
www.flickr.com/photos/thiagopellison

Nikon D7100 - 50mm 1.8g - 18-200 VRII


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2013, 13:17:10
Lamentável  :no:
E geralmente é tudo meio que amarrado, salão, buffet, "fotógrafo"... Parece coisa de máfia.

 >:(


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2013, 13:36:10
Lamentável  :no:
E geralmente é tudo meio que amarrado, salão, buffet, "fotógrafo"... Parece coisa de máfia.

 >:(


Sério, isso está muito errado, parece msm máfia, vc simplesmente não tem escolha, eles te entregam um lixo e vc tem que simplesmente aceitar, ou não vai ter o registro. O que nós profissionais e consumidores poderíamos fazer para mudar isso?!?

Se eu vou casar, fazer uma festa, eu escolha todos os serviços, e neste caso não. Não manjo de lei, mas para mim é quase uma venda casada. Proibido por lei.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2013, 14:12:53

Sério, isso está muito errado, parece msm máfia, vc simplesmente não tem escolha, eles te entregam um lixo e vc tem que simplesmente aceitar, ou não vai ter o registro. O que nós profissionais e consumidores poderíamos fazer para mudar isso?!?

Se eu vou casar, fazer uma festa, eu escolha todos os serviços, e neste caso não. Não manjo de lei, mas para mim é quase uma venda casada. Proibido por lei.

Sempre existe escolha, a palavra é Boicote, simples assim.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2013, 14:25:53
Sempre existe escolha, a palavra é Boicote, simples assim.

Mas ai é complicado, teria que existir uma mobilização muito grande por parte dos alunos, a maioria não tem essa vontade, pelo simples motivo de que aquele momento foi especial para eles e para as famílias, e ngm quer ficar sem o registro, visto que os ...... (não pode o que eu pensei aqui), proíbem a entrada de máquinas na colação.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2013, 14:38:40
Mas ai é complicado, teria que existir uma mobilização muito grande por parte dos alunos, a maioria não tem essa vontade, pelo simples motivo de que aquele momento foi especial para eles e para as famílias, e ngm quer ficar sem o registro, visto que os ...... (não pode o que eu pensei aqui), proíbem a entrada de máquinas na colação.

Só tem um detalhe aí... Essa proibição é ilegal! Chama a polícia. Arma um barraco. Mete o dedo na cara e quero ver não permitirem a entrada.
Só fazem isso pq os grupos de pessoas são dinâmicos. Hj lidam com 100 formandos. 6 meses depois são 100 diferentes. Essas pessoas não se comunicam e não sabem o aperreio que as outras passaram. Se soubessem, se mobilizariam com antecedência.
Queria ver qual era o grupo de 2-5 fotógrafos que iriam segurar 500 pais/familiares de formandos com P&S/Bridges/DSLR na hora da solenidade/festa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2013, 14:39:48
Agora, olhando por outro lado e verdade sendo dita...

500 fotógrafos em uma solenidade/festa é uma bagunça do caralh#.

NINGUÉM teria foto decente para mostrar, muito menos a equipe contratada para a fotografia do evento.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2013, 14:39:53
Eu, como fotógrafo e micro-empresário, estou pra pegar minha primeira formatura. Serão 90 alunos no ensino médio e 35 alunos no ensino fundamental.

Só porque fiz um preço mais baixo que uns estudios aí, já fui chamado de safado, picareta (Sim, picareta...) Um antigo colega de trabalho, que hoje tem seu estudio, me ligou dizendo que eu não tenho vergonha na cara de furar o olho dos outros.


Detalhe: O tesoureiro e a orientadora do ensino médio da escola são meus amigos. Amigos pessoais, eles que me ligaram, me dando os passos para entrar na concorrência do trabalho...

Esse ramo é podre, amigos, cuidado...


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2013, 14:50:50
Esse ramo é podre, amigos, cuidado...

Não só esse ramo, qualquer um outro que envolva "concorrência" é podre, isso porque as pessoas conseguem ser MUITO podres quando querem.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2013, 14:53:57
Aqui nesse tópico foi bem debatido esse assunto (aliás, os animos se inflamaram e esse tópico foi aberto depois que o original foi trancado):

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=64628.msg623026#msg623026

É um tema muito complexo. E irritante pra quem tem que pagar por uma porcaria de serviço como foi o caso do Fernando.

 :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2013, 14:56:24
Lamentável  :no:
E geralmente é tudo meio que amarrado, salão, buffet, "fotógrafo"... Parece coisa de máfia.

 >:(

Não sei se é máfia... A coisa funciona mais ou menos assim:
A comissão de formatura (Não vou generalizar, não são todos) faz os orçamentos. O estudio A oferece um trampo filézão por 400,00 (exemplo), já o estúdio B oferece um serviço ruinzinho por 550,00. Só que o estudio B oferece de presente o album dos membros da comissão, não raro dá brindes e festas para o povo se embebedar...
Aí a comissão vai lá, e apresenta os orçamentos, com uma certa tendencia ao estudio B.
Aí eles fecham, não pagam nada e os outros que se danem...

Aí o estudio B vai, contrata um monte de fotografo de facebook, com Rebel e lente do kit, (Nada contra), paga duzentinho de freela, e coloca pra fazer as fotos. É mais ou menos assim que a banda toca!


Sério, isso está muito errado, parece msm máfia, vc simplesmente não tem escolha, eles te entregam um lixo e vc tem que simplesmente aceitar, ou não vai ter o registro. O que nós profissionais e consumidores poderíamos fazer para mudar isso?!?

Se eu vou casar, fazer uma festa, eu escolha todos os serviços, e neste caso não. Não manjo de lei, mas para mim é quase uma venda casada. Proibido por lei.

Não que seja uma venda casada. É mais ou menos assim:

Opção "A" - Tem estudio que contrata tudo, decor, buffet, banda, etc... Aí eles arrancam o couro dos formandos vendendo as fotos avulsas depois, com aquela pressão psicológica, tipo "se não comprar todas, não compra nenhuma!"

Opção "B" - Os estudio fecham só a foto. Aí a comissão de formatura, pergunta se eles conhecem as bandas A, B e C...
O cara do estudio sabe que a banda A é pior que a B e a C, mas a A dá comissão pra ele...
Aí diz assim:
"Olha, a banda A eu já conheço, já trabalhei com eles, são bons... As outras, não posso te garantir que façam tudo certo..."
Aí o povo fica inseguro e contrata aquela que os caras "recomendam"...

Sempre existe escolha, a palavra é Boicote, simples assim.

Não é tão facil...
A solução seria montar uma comissão de formatura dissidente, e botar pra quebrar!

Só tem um detalhe aí... Essa proibição é ilegal! Chama a polícia. Arma um barraco. Mete o dedo na cara e quero ver não permitirem a entrada.
Só fazem isso pq os grupos de pessoas são dinâmicos. Hj lidam com 100 formandos. 6 meses depois são 100 diferentes. Essas pessoas não se comunicam e não sabem o aperreio que as outras passaram. Se soubessem, se mobilizariam com antecedência.
Queria ver qual era o grupo de 2-5 fotógrafos que iriam segurar 500 pais/familiares de formandos com P&S/Bridges/DSLR na hora da solenidade/festa.

Ah, Hyde... Seria bom se fosse assim... MAs quem impede as cameras são os seguranças, geralmente grandes, mal-encarados, e por muitas vezes, com um brinquedinho de ferro por baixo do terno... Aí é que mora a complicação...

Agora, olhando por outro lado e verdade sendo dita...

500 fotógrafos em uma solenidade/festa é uma bagunça do caralh#.

NINGUÉM teria foto decente para mostrar, muito menos a equipe contratada para a fotografia do evento.

Esse é outro lado da moeda. Se cada formando contratar o seu fotógrafo da familia, acabou o evento, vai ter mais fotografo que gente.

A solução era a comissão de formatura agir com honestidade, e os outros formandos deixarem de ser tão ignorantes do assunto. Tem formando que não quer nem saber, só pergunta o preço e acabou... Nem vão às reunioes, etc...

As comissoes de formatura agem com o resto da turma do mesmo jeito que os politicos agem com o povo.
Enganam, dão o "pão-e-circo" (Churrasco, brindes para rifas, etc...) e lucram a doidado.
Os prestadores de serviço de formatura são como as multi-nacionais instaladas no país: Se podem oferecer um serviço/produto meia boca, sem ninguém reclamar, não vão nunca melhorar a qualidade.

Abraço!
« Última modificação: 21 de Maio de 2013, 14:58:52 por Mike Castro »


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2013, 15:01:04
Agora, olhando por outro lado e verdade sendo dita...

500 fotógrafos em uma solenidade/festa é uma bagunça do caralh#.

NINGUÉM teria foto decente para mostrar, muito menos a equipe contratada para a fotografia do evento.


Concordo que se todos levassem suas câmeras seria uma zona, mas então ofereçam um serviço profissional.

Detalhe, eu me formei em Design Gráfico em uma das melhores faculdades particulares, mensalidade caríssima (tinha Prouni...  :assobi:), ou seja, os alunos, pelo menos dos cursos de design tem uma percepção visual apurada, além de termos tido 3 semestres de fotografia, resultado, todos os meus amigos acharam o trabalho um lixo.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2013, 15:05:15

Concordo que se todos levassem suas câmeras seria uma zona, mas então ofereçam um serviço profissional.

Detalhe, eu me formei em Design Gráfico em uma das melhores faculdades particulares, mensalidade caríssima (tinha Prouni...  :assobi:), ou seja, os alunos, pelo menos dos cursos de design tem uma percepção visual apurada, além de termos tido 3 semestres de fotografia, resultado, todos os meus amigos acharam o trabalho um lixo.

Vc era da comissão de formatura?

Eles apresentaram os orçamentos de diferentes empresas? Mostraram portfólio? Esse é o ponto, cara.
Todo mundo entendia de foto, e contrataram uma equipe ruim. Por que?
 ;) :assobi:

O povo prefere algo ruim de graça, que pagar um preço justo por algo bom...

_______________________________________________________________ _______

Quando fui fazer o orçamento para os diretores da escola, levei álbum encadernado, notebook pra mostrar a filmagem, etc...
Um dos presentes disse que um cara teve a coragem de levar um daqueles albinhos montados da Universal, com TNT separando as fotos. Ruins, por sinal.

« Última modificação: 21 de Maio de 2013, 15:07:07 por Mike Castro »