Autor Tópico: Para filmar: filmadora com lente intercambiável ou câmera fotográfica digital?  (Lida 7624 vezes)

Francine Ribeiro da Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • FLAVIANE VÍDEO
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual o melhor equipamento para fazer filmes igual de cinema, levando em consideração qualidade e resolução de imagem, frames por segundo, qualidade de áudio (que é muito importante), facilidade de manuseio, etc. Tenho ouvido falar muito em filmagem com máquinas fotográficas, tipo canon 60d, porém, já ouvi falar que o áudio das máquinas fotográficas deixa a desejar. Pesquisei e encontrei filmadoras com lentes intercambiáveis. Não conheço, porém, pelas descrições me parecem ser as mais indicadas para o que estou querendo (fazer filmes de cinema, com cores vivas, fundo desfocado, imagem estabilizada...). Será melhor mesmo?


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Se você vai fazer "filmes de cinema", pra que você precisa do áudio da câmera?

Em termos de qualidade: DSLR
Em termos de praticidade e para uso por várias horas ininterruptas: filmadora

Filmadoras com lentes intercambiáveis são legais, mas melhor que DSLR só a Sony Fs-100 (R$13.000,00). E isso com uma lente 18-200 bem meia boca.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Concordo que as DSLR conseguiram um resultado excelente frente as filmadoras do mesmo preço! Eu tenho filmado com um M4/3 a Panasonic GH3! Com o valorize 5DMkII da para comprar uma GH3, e muitas lentes de alta qualidade!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Francine Ribeiro da Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • FLAVIANE VÍDEO
E qual seria a DSLR mais indicada para o meu caso? Eu filmo casamentos, 15 anos, aniversários infantis, etc (preciso de muitas horas de filmagem) e gostaria de fazer aqueles filmes bonitos como o da Lux Produções, NKG studio, etc... Eu não posso investir muitooo, mas até 8.000,00 é possível. Também estou a procura de um steadcam para complementar a qualidade dos filmes.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Francine, se não for partir para uma FF (não sei se teu orçamento permite) acho que a 60D é a melhor indicação. Mas lembre-se que filmagem profissional com câmera digital é um mundo aparte. Não existe autofoco, é uma câmera feita para takes curtos ao estilo videoclipe e não takes longos tipo video-reportagem. E existe um trabalho de pós-produção bem grande também.

No aniversário de 15 da minha filha foi utilizada uma 60D. Ao final do aniversário o videomaker tinha no cartão mais de 800 takes de alguns segundos cada um que depois foram editados e unidos para um filme de alguns minutos.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Se para fotografar a máxima de que quem tem 2 tem 1, que tem 1 não tem nenhuma, para vídeo é muito pior.

Eu acho impossível fazer um casamento com uma câmera só, ainda mais DSLR.

Então vou montar um KIT básico pra você conseguir trabalhar, dentro desses R$8.000,00.

Duas câmeras Canon T3i (a 60D é melhor, mas a imagem é a mesma). - R$1.400,00 cada
Uma Lente Canon 50 mm - R$300,00
Uma Lente Zoom razóavel - Sigma 24-70 - R$2.200,00 ( A Tamrom 17-50 também é uma opção, mas acho que esses 20mm a mais fazem diferença, principalmente em um sensor cropado)
Uma Lente grande angular - Eu tenho e recomendo a Samyang 14mm f/2.8, você encontra ela por uns R$1.300,00

Até agora temos R$6.600 reais e você ainda precisa de:

- 6 cartões 32GB Classe 10: R$70,00 cada (Transcend, uso e recomendo)
- Tripé razoável - R$450.00
- Monopé - R$150,00
- Iluminador LED: R$200,00
- Baterias extras - 6 baterias extras (podem ser alternativas): R$30,00 cada

Exatamente R$8.000,00 e você tem um bom equipamento para COMEÇAR. Filmar com DSLR é um investimento alto e exige muito conhecimento. Estude com dedicação.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Se para fotografar a máxima de que quem tem 2 tem 1, que tem 1 não tem nenhuma, para vídeo é muito pior.

Eu acho impossível fazer um casamento com uma câmera só, ainda mais DSLR.

Então vou montar um KIT básico pra você conseguir trabalhar, dentro desses R$8.000,00.

Duas câmeras Canon T3i (a 60D é melhor, mas a imagem é a mesma). - R$1.400,00 cada
Uma Lente Canon 50 mm - R$300,00
Uma Lente Zoom razóavel - Sigma 24-70 - R$2.200,00 ( A Tamrom 17-50 também é uma opção, mas acho que esses 20mm a mais fazem diferença, principalmente em um sensor cropado)
Uma Lente grande angular - Eu tenho e recomendo a Samyang 14mm f/2.8, você encontra ela por uns R$1.300,00

Até agora temos R$6.600 reais e você ainda precisa de:

- 6 cartões 32GB Classe 10: R$70,00 cada (Transcend, uso e recomendo)
- Tripé razoável - R$450.00
- Monopé - R$150,00
- Iluminador LED: R$200,00
- Baterias extras - 6 baterias extras (podem ser alternativas): R$30,00 cada

Exatamente R$8.000,00 e você tem um bom equipamento para COMEÇAR. Filmar com DSLR é um investimento alto e exige muito conhecimento. Estude com dedicação.

 :ok: :ok: :ok: :ok:

Bagaçou, hein!!!!

 :clap: :clap: :clap:


Francine Ribeiro da Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • FLAVIANE VÍDEO
Obrigada pela ajuda pessoal! É, pelo o que vejo, vou ter que pesquisar e conversar pessoalmente com quem já trabalha com estes equipamentos. É muito difícil essas mudanças e devem ser feitas com cautela para não gastar dinheiro em vão.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Francine, se vc quer uma câmera mais nervosa, linguagem de cinema, DOF curtinho, ISO bom, imagem boa, pega uma 5D2 usada mesmo (ou uma 6D no Boulevard Monti Mare), por volta de R$ 4k vc consegue 5D2 usada em ótimas condições, e com um pouco mais a 6D.

Pegue uma lente tipo a 17-40mm L, que pra começar é bom, porque GAs vão permitir que vc se relacione melhor com a questão do foco. Como os colegas ja falaram ai o foco é muito difícil, principalmente para segurar na mão em eventos, então, com uma GAzinha pra la de dois ou três metros vc ja esta no infinito. Mais tarde, dependendo do que vc quiser fazer, pense em lentes antigas manuais, que são baratas, e quase todas adaptáveis em Canon.

Experimenta o Magic Lantern.

Se vc quer caminhar com a câmera, steady mesmo de boa qualidade com colete é muito caro, mas tem os alternativos do tipo Glidecam HD 2000, não é um steady mas quebra bem o galho, existem vários similares mais baratos, na Amazon e Ebay vc encontra. Se comprar aqui no BR vai gastar por volta de R$ 1,5k até R$ 2k.

Bom, com a 5D2 + 17-40 + Glidecam + mais uns CF de 32G + baterias extras vc ja chegou nos R$ 8.000,00, com isso vc ja começa a filmar os eventos.

Ta faltando e ajuda muito:
Follow Focus, tem uns bem compactos/leve como os Fotga DP500II e similares, vai custar por volta de R$ 1.000,00 aqui no BR.
Monitor externo, custar por volta de R$ 1000,00 um monitor de 7" como os Liliput e similares, com suporte e bateria incluída.
Microfone externo, usável em eventos, entrevistas, gravações onde vc precisa do som, por volta de R$ 300,00 vc compra um mic razoável.
Monopé é bastante usável para tudo, e inclusive vc pode fazer panorâmicas pelo alto.
Iluminador LED, vai custar uns R$ 250,00.
Tripé, mas compre um tripé firme com uma boa cabeça (ex Manfrotto, Benro, etc). O tripé é um item importante para produções com vários takes do tipo cinema, gravar alguns eventos, mas sempre lembrando que essas câmeras não são ideais para gravações de longa duração. Um bom tripé começa custando R$ 1.000,00 no BR.

Espero ter ajudado, abração!!!





Conhecimento importa mais que equipamento.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Só uma observação... engraçado quando se fala em "câmera de cinema" "linguagem de cinema" .. etc... e o pessoal recomenda 5D ou 6D.

FF de cinema não é FF de fotografia still gente. FF de cinema chega mais perto das APS se for 35mm ou das nikon 1 se for 16mm, ou m43 entre elas.

Nem da pra colocar uma lente de cinema numa 5D porque não cobre o circulo de imagem... a não ser umas poucas que são lentes de fotografia still adaptadas para cinema, como as zeiss CP.