Autor Tópico: Quase desistindo...ou já desistindo...  (Lida 29545 vezes)

Sergio001

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
Resposta #15 Online: 22 de Maio de 2013, 20:39:07
agalons, eu não vivo da fotografia, apenas tentei começar a viver dela, mas numa época, como disse o Sergio001, todo mundo tem DSLR...o pior é que o meu trabalho atual tbm está em profundo declínio. Trabalho com manutenção de hardware em notebooks, o que está virando material descartável.

Meu medo é que daqui a pouco o pessoal vai começar a cair na real e essa tonelada de máquinas que foi comprada no impulso, vai inundar o mercado, jogando o preço lá embaixo...

você acha ??
é tipo quando ocorreu o boom de técnicos de informática, todo lugar tinha anuncios de técnicos,
com alguns anos passados, procura um técnico de informática hoje em anuncios, não tem nenhum, não aqui no Rj.
porque hoje em dia todo mundo arruma(monta, formata) seu próprio pc.
quando o mundo tiver inundado de dslr nego vai procurar outra profissão, não hoje nem amanhã, mas daqui a alguns anos.


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #16 Online: 22 de Maio de 2013, 20:54:16
Esse tipo de parceria de fazer de graça em troca de divulgação dificilmente retorna algum resultado. É muito raro. Anuncia pelo google e pelo facebook que daí tu vai poder filtrar. Definir seu público alvo. E é bem mais barato que anunciar no Jornal. Esse mês pra mim tá um bela bosta. Fiz apenas um ensaio fotográfico e foi ontem a noite. Não sei o que é um evento desde janeiro. E tá ruim pra todos mesmo. Até agosto ou setembro é sempre assim...
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 22 de Maio de 2013, 20:56:58
você acha ??
é tipo quando ocorreu o boom de técnicos de informática, todo lugar tinha anuncios de técnicos,
com alguns anos passados, procura um técnico de informática hoje em anuncios, não tem nenhum, não aqui no Rj.
porque hoje em dia todo mundo arruma(monta, formata) seu próprio pc.
quando o mundo tiver inundado de dslr nego vai procurar outra profissão, não hoje nem amanhã, mas daqui a alguns anos.

É mais ou menos por aí, para vc ter uma idéia, um tipo de serviço que faço é um tipo de solda chamada de BGA, nos chipsets de notes, fui um dos primeiros aqui em Porto Alegre, cheguei a cobrar R$ 500,00 pelo serviço, pq ninguém sabia fazer.
De uma hora pra outra começaram a aparecer blogs e vídeos ensinando a "soldar BGA com maçarico" ou "conserte seu notebook com o secador de cabelo"...
Moral da estória, hoje cobro a metade e reduziu em mais de 80% o volume, pq tem gente anunciando o "milagre" a 80 "pilas"...
« Última modificação: 22 de Maio de 2013, 20:58:26 por leandrooliveira »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 22 de Maio de 2013, 20:58:00
agalons, eu não vivo da fotografia, apenas tentei começar a viver dela, mas numa época, como disse o Sergio001, todo mundo tem DSLR...o pior é que o meu trabalho atual tbm está em profundo declínio. Trabalho com manutenção de hardware em notebooks, o que está virando material descartável.

Meu medo é que daqui a pouco o pessoal vai começar a cair na real e essa tonelada de máquinas que foi comprada no impulso, vai inundar o mercado, jogando o preço lá embaixo...
entao, sem deixar teu trabalho, tenta ficar proximo de profissionais do ramo,
Quando eu comecei com eventos, mesmo ja fazendo shows,
me ofereci como ajudante de um fotografo importante.
depois de 2 anos, fiz meu primeiro casamento sozinho.
primeiro aprendi o necessario, depois virei profissional.
Ja faz 21 anos que vivo disso, acredite se quiser.
Vai enfrente, nao desanima......, a vida da muita volta
eu começei do nada algumas vezes, e ainda estou andando, :hysterical:
Grande abraço


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 22 de Maio de 2013, 21:02:03
É mais ou menos por aí, para vc ter uma idéia, um tipo de serviço que faço é um tipo de solda chamada de BGA, nos chipsets de notes, fui um dos primeiros aqui em Porto Alegre, cheguei a cobrar R$ 500,00 pelo serviço, pq ninguém sabia fazer.
De uma hora pra outra começaram a aparecer blogs e vídeos ensinando a "soldar BGA com maçarico" ou "conserte seu notebook com o secador de cabelo"...
Moral da estória, hoje cobro a metade e reduziu em mais de 80% o volume, pq tem gente anunciando o "milagre" a 80 "pilas"...
Com a fotografia e parecido, esta cheio de babaca com maquina de foto
que automaticamente, depois da compra de transforma em fotografo de eventos,
mesmo assim quem e DO RAMO, se sobresai,por cima do lixo.
Persistencia, ,profissionalismo, e vamos que vamos.....


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 22 de Maio de 2013, 21:05:31
você acha ??
é tipo quando ocorreu o boom de técnicos de informática, todo lugar tinha anuncios de técnicos,
com alguns anos passados, procura um técnico de informática hoje em anuncios, não tem nenhum, não aqui no Rj.
porque hoje em dia todo mundo arruma(monta, formata) seu próprio pc.
quando o mundo tiver inundado de dslr nego vai procurar outra profissão, não hoje nem amanhã, mas daqui a alguns anos.

quando o mundo tiver inundado de dslr nego vai procurar outra profissão, não hoje nem amanhã, mas daqui a alguns anos.

Comprar maquina , nao e ser profissional, certo e que isso e um grande estorvo, para os trabalhadores da area,
mas devemos ser persistentes em nosso oficio...
abs.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 22 de Maio de 2013, 21:19:34
uma vez vi uma tirinha, tentei procurar agora mas não achei, mas era assim, tinha foto de um bisturi e a pergunta vc comprando isso vira cirurgião? Então pq comprando uma DSLR vc acha q é fotografo

acho q mesmo com a banalização da fotografia com o digital e essa enchente de cameras pra tudo q eh lado um bom profissional ainda se faz necessario, ja contratei fotografo por causa do preço e me arrependi bastante e a unica diferença de quando contratei para agora eh q consigo diferenciar melhor profissonais de aventureiros com dslr, esses por sinal estão destinados ao fracasso com certeza, ja estão mortos na profissão e ainda não sabem.

Então bola pra frente e continue se aprimorando, sempre tem o tempo das vacas gordas e magras, isso em qualquer aréa.

Eu estava trabalhando em uma empresa esses tempos q pra ter uma idéia precisa tirar 300k mês pra pagar o custos fixos e ano passado ficou praticamente parado quase 2 meses, isso faz parte, o negócio eh persistir e saber administrar, pra poder se precaver nessas horas.





leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 22 de Maio de 2013, 21:33:15
Bom pessoal, comecei a "insistir" a dois anos. Para uns pode ser pouco, mas para mim, feliz ou infelizmente, é o meu limite. Não dá para a gente viver de sonhos...

Com 42 anos e família, fica complicado. Existem casos e casos, como foi comentado, para uns deu certo  e outros não, é a vida...

Mas bola pra frente, fica o conhecimento, que este ninguém nos tira e nunca é demais!



Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 22 de Maio de 2013, 21:44:22
cara uma vez li um cara falando sobre a carreira e falando justamente essa questão do tempo, fotografia como uma profissão qualquer exige tempo, 2 anos eh o tempo de um curso tecnico e vc sai do curso com o basico da profissão, uma faculdade demora 4, 5 anos e o profissional formado tbm é um iniciante com um oceano de coisa pra aprender.

Acho q 2 anos eh pouco tempo, tem gente q comentou ai q trabalhou com outros profissionais por 2 anos até dar seus passos sozinho e para começar a trabalhar com alguém vc ja tem q ter uma bagagem pq ninguém vai te pagar pra te ensinar.

Você ja tem sua profissão pra garantir no final do mes, então se agarre com alguém e va seguindo em frente, com paciência um dia chega la.

Mas vc q sabe oq melhor pra vc.

Pense bem e boa sorte  :ok: :ok:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 22 de Maio de 2013, 21:48:29
Leandro, vende e arruma um emprego descente. Viver de fotografia é muito difícil. A maioria dos meus colegas quebraram, e os que estão na ativa estão capengando, conheço poucas pessoas que realmente conseguiram emplacar na fotografia. Se vc tem 42 anos, ainda tem tempo de arrumar um emprego descente, desenvolver carreira em alguma empresa, vc esta em uma idade ótima para ser contratado.

Plano de saúde, segurança para pagar a educação das crianças, trocar de carro de vez em quando, sair de ferias, comer e passear com a família, enfim, sustentar família trabalhando de fotografo é muito difícil.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Sergio001

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
Resposta #25 Online: 22 de Maio de 2013, 22:03:29
você pode até vir a viver da fotografia, mas vai ter que ralaaaaar muito, e ter sorte também.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 22 de Maio de 2013, 22:07:24
Citar
Leandro, vende e arruma um emprego descente. Viver de fotografia é muito difícil. A maioria dos meus colegas quebraram, e os que estão na ativa estão capengando, conheço poucas pessoas que realmente conseguiram emplacar na fotografia. Se vc tem 42 anos, ainda tem tempo de arrumar um emprego descente, desenvolver carreira em alguma empresa, vc esta em uma idade ótima para ser contratado.

Plano de saúde, segurança para pagar a educação das crianças, trocar de carro de vez em quando, sair de ferias, comer e passear com a família, enfim, sustentar família trabalhando de fotografo é muito difícil.

qualquer profissão é dificil, mercado de trabalho é concorrido e tem q batalhar bastante, todos aqui batalharam pra chegar onde estão, ou todo mundo aqui começou a trabalhar ganhando grana pra trocar de carro e sustentar a familia?

Agora vem ca, trabalhar com fotografia não é um trabalho descente? Não entendo oq alguém com essa opinião faz nesse forum.



fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #27 Online: 22 de Maio de 2013, 22:11:55
cara, hoje todo mundo tem DSLR, muitas pessoas estão fazendo as próprias fotos, no youtube tem milhares de vídeos ensinando tudo,
compra uma máquina com lente por 1.500 e pronto, vira fotografo, tem também tem o amigo que tem uma câmera e faz as fotos só na zoação, pois ele não precisa disso, meninas de 15 anos já desfilam com dslr no shopping e parques, hoje em dia com a inclusão digital todos são fotografos, por isso fotografos antigos tem raiva dos novos, pois não estudam nada, mas tem pais ricos pra dar câmeras de 4.000 reais, o que os torna fotografos, e por isso o mercado tá dificil, se você não tiver uma ajuda ou fizer bastante divulgação com trabalhos, até de graça, vai ser dificil daqui a alguns anos mais pra frente.


Discordo amigo, ter a ferramenta não te torna profissional, vc tem que conseguir se posicionar no mercado como profissional, não vai fazer diferença se mais pessoas tem DSLR. Se essa premissa fosse verdadeira no Japão e nos EUA não existiria mais a profissão de fotógrafo, pois lá sim, facilmente vc ve pessoas com DSLR. Tmb não existiriam mais arquitetos (qualquer um compra um pc de 800 conto e instala o AutoCad) e assim para todas as profissões que o acesso a ferramento ficou mais fácil.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #28 Online: 22 de Maio de 2013, 22:19:41
Não é um mercado fácil...

me dedico à fotografia há 5 anos... e até hoje meu retorno foi pífio... qualquer outra profissão que eu me esforçasse como faço com a fotografia eu teria um retorno muitíssimo maior. Mas eu continuo a me arriscar por aqui... só ainda bem que não dependo dela para viver, se não estaria já me prostituindo por aí.
« Última modificação: 22 de Maio de 2013, 22:21:27 por Natão »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 22 de Maio de 2013, 22:19:49
qualquer profissão é dificil, mercado de trabalho é concorrido e tem q batalhar bastante, todos aqui batalharam pra chegar onde estão, ou todo mundo aqui começou a trabalhar ganhando grana pra trocar de carro e sustentar a familia?

Agora vem ca, trabalhar com fotografia não é um trabalho descente? Não entendo oq alguém com essa opinião faz nesse forum.

kkkkkkkkkkkkkk, então Rafael, eu participo desse fórum sim, e de outros ha muitos anos. Vc não entende o que eu faço neste fórum??? Bom ai eu ja não posso te explicar.

Ficou indignado com minha opinião??? Essa é a minha realidade Rafael, acredite!!!

Sou fotografo profissional, sustento duas filhas e esposa, ha mais de 10 "sobrevivo" de fotografia, Deus sabe das minhas dificuldades, e ao que eu tenho que submeter a minha família, esposa e filhas para  sobreviver.

Então cara eu sei o que estou falando, e repito "Não recomendo esta empreitada pra ninguém!!!"







« Última modificação: 22 de Maio de 2013, 22:22:00 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.