Autor Tópico: Quase desistindo...ou já desistindo...  (Lida 29522 vezes)

leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 22 de Maio de 2013, 22:22:03
Pessoal, não vamos acirrar os ânimos... :) :) :)

A questão não é se a fotografia é um emprego ou trabalho ou o que seja, bom ou ruim. O que é bom para uns não o é para outros e assim vai a vida. A única coisa que quis foi entender se eu estava fazendo algo errado ou não.

Quando disse comecei a investir a 2 anos, foi, literalmente, colocar dinheiro em cursos e divulgação, estudar a fotografia, faço a aprox. 5.
Concordo que nenhuma profissão ou trabalho vai te dar retorno financeiro neste período de tempo, salvo raros casos conhecidos. O que coloquei aqui, ( e como é complicado a palavra escrita...) é que apesar dos meus esforços em divulgação ( errados ou não), não obtive sequer demonstração de interesse por "possíveis clientes".
Meu trabalho é uma "porcaria"? Acho que não, existem beem piores...mas nem isto foi o suficiente...se verem no início do tópico, não tive NENHUMA ligação telefônica, nem para perguntar preço, e este foi o ínício da questão, visto o volume de divulgação e os vários níveis atingidos.

A conclusão que cheguei foi que PARA MIM não dá para continuar a investir em algo incerto que não me deu retorno algum ( e não é financeiro que estou me referindo) em um período de 2 anos...

O mercado realmente está difícil, a concorrência é acirrada em todas as áreas, mas tudo tem um limite, e cada deve saber impor o seu...


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 22 de Maio de 2013, 23:29:45
Eu já acho que a melhor coisa hoje é que todo mundo tenha equipamento, podia ficar bem baratinho as DSLR..... dessa forma o conhecimento e a experiência vão se sobressair, as fotos boas terão o seu valor real.

O profissional que se apoia no equipamento está fadado a perder tudo de uma hora para outra, reserva de mercado baseada em tecnologia é um erro que até as grandes empresas cometem.

A pior fase realmente foi a do filme para digital, o volume de fotos a um custo baixo (quase zero) faz a pessoa aprender mais rápido. Ou seja o que antes demorava 10 anos para se adquirir experiência a um custo altíssimo , em 1 ano vc consegue com a digital a custo zero praticamente.
Qdo que um profissional do filme teria 100mil fotos de quilometragem? (tá certo que ele nem precisava disso, mas tinha que estudar muito mais).


No seu caso, usou uma estratégia muito errada para buscar seu público alvo. Ou vc muda o público ou vc muda a estratégia, acho muito cedo para abandonar algo que nem começou.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #32 Online: 22 de Maio de 2013, 23:47:31
Começando pelo inicio, nada mais que uma questão de princípios, POR QUE FOTOGRAFIA?


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #33 Online: 23 de Maio de 2013, 00:15:07
Qualquer ramo é dificil, qualquer ramo é prostituido, qualquer ramo tem seus alto e baixos... fotografia é como qualquer um, acho que quem estranha mais é a galera que sempre trabalhou com carteira assinada e tenta fazer com a fotografia o seu corre corre, eu como desde sempre trabalhei por conta n estranhei muito, tem seus altos e baixos como qualquer outra profissão, o mercado não esta ruim, não esta concorrido a ponto de n ter trampo, não é por que qualquer um pode ter uma dslr hj que vai ser pior, existem fotografos que com poucos meses dão um bum, outros que nunca saem do lugar, normal, assim como em qualquer outra profissão, mas se vc tem algo como base de repente tenta um pouco mais, pelo menos de vez em quando ainda vai poder ser remunerado por fazer algo que goste, quem sabe uma hora a coisa ande  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #34 Online: 23 de Maio de 2013, 00:55:57
quando o mundo tiver inundado de dslr nego vai procurar outra profissão, não hoje nem amanhã, mas daqui a alguns anos.

Vou falar na area de casamentos.

Algum tempo atraz isso me preocupava, hoje penso diferente, tenho reparado com o decorrer do tempo que a noiva que pensa em contratar um fotógrafo, não vai abrir mão disso por um amigo que tem uma câmera, da mesma forma a noiva disposta a pagar mil não vai contratar um de cem, e a noiva de dez mil não vai contratar um de mil.

Essa enchurrada de DSLR, na minha opnião, tende a enchugar o mercado, e isso no meu ponto de vista tende a valorizar quem é bom e expurgar quem é ruim.

Outra coisa importante no ramo de casamento, é entender o mercado que você deseja atingir e trabalhar de forma a satisfazer aquele mercado. Olhar de cliente e olhar de fotografo são dois mundos diferentes, os clientes "comuns" não entendem os conceitos que entendemos.


E como disse o Vinius Matos, fotografar é uma pequena porcentagem da sua carreira. Neste mundo louco de facebook, o cliente acredita muitos mais na sua lista de amigos do que no profissional que lhe apresenta um milhão de argumentos, então o boca a boca ainda é a mais forte das ferramentas de marketing, e isso só é possivel superando as espectativas do cliente.



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #35 Online: 23 de Maio de 2013, 09:13:22
Olha...

Cada um sabe onde o calo aperta.
Se não tá dando o mais sensato é tentar algo diferente.
Como disse o Leo: Tem gente que bomba em pouco tempo. Tem gente que passa um tempão e não sai do lugar.

É muito, muito frustrante deixar um sonho para trás. A gente sempre tende a tentar mais uma vez, segurar mais um pouco... Se vc acha que consegue segurar mais um tempo, tente! Afinal concordo com o Dondon: vc usou os meios errados para promover seu trabalho. Use uma forma mais direta para atingir seu público alvo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #36 Online: 23 de Maio de 2013, 09:25:19
So sei q eu estou é assustada..
To estudando pra um dia virar fotografa profissional.. Tinha noção q no começo seria dificil.. Mas fiquei com medo de ficar a ver navios por muitooooooooooo tempo...  :shock: :shock:


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #37 Online: 23 de Maio de 2013, 09:40:20
Lendo as resposta ao tópico, me deparei com a do Roberto Dellano:


E como disse o Vinius Matos, fotografar é uma pequena porcentagem da sua carreira. Neste mundo louco de facebook, o cliente acredita muitos mais na sua lista de amigos do que no profissional que lhe apresenta um milhão de argumentos, então o boca a boca ainda é a mais forte das ferramentas de marketing, e isso só é possivel superando as espectativas do cliente.


Era exatamente o que iria dizer. Apesar do pouco tempo na área, na fotografia (assim como em outros diversos ramos) a propaganda "boca a boca", a recomendação feita por clientes a amigos tem um peso muito forte no alavancamento do negócio.

Aqui no meu trabalho (assim como colegas ainda tenho um trabalho que garante o pão na mesa no fim do mês e a fotografia complementa), há uns 2 anos atrás, teve um fotógrafo que deve estar até hoje sorrindo de orelha a orelha. Ele fotografou o casamento de uma colega e ela gostou muito do resultado. Conclusão, indicou para outra colega, que indicou para outra. No fim das contas, o cara fez cerca de 10 casamentos daqui. E agora tá todo mundo grávida. Adivinha quem fará o book de gestante delas? O mesmo fotógrafo...

Onde quero chegar? Exatamente na estratégia de se lançar no mercado como um "produto" novo. Não que essa estratégia não possa render frutos, mas talvez o caminho de ser fotógrafo assistente, formar um portfolio, depois começar a fazer "voos solo", seja um atalho para conseguir formar mais rapidamente uma carteira de clientes.

A fotografia retrata momentos que nunca mais voltarão e tudo que um cliente não quer é perder esses momentos. Dessa maneira, muitas vezes um potencial cliente deixa de procurar você pelo receio do desconhecido, apesar de ter gostado da sua propaganda e vai na indicação de um amigo.
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #38 Online: 23 de Maio de 2013, 09:42:38
So sei q eu estou é assustada..
To estudando pra um dia virar fotografa profissional.. Tinha noção q no começo seria dificil.. Mas fiquei com medo de ficar a ver navios por muitooooooooooo tempo...  :shock: :shock:
Todo começo é difícil, ninguém começa por cima! salvo os abastados que podem torrar dinheiro sem muito se preocupar e podem ficar na esperança de ter retorno daquilo que investiu; Mas quem rala e dá o suor do rosto na loja de equipamentos, sabe o valor que se tem. :ok:

Como eu já disse "Tá ruim pra todo mundo" e os outros disseram, em qualquer profissão tá assim, o que te motiva a continuar é o sonho, é o amor pelo que faz, é ter perseverança, é acreditar que vai fazer e conseguir.

Não adianta você se matar de estudar e ficar no mesmo lugar, tem que dar cara a tapa, tem que ir contra a maré, ir contra as pessoas que te dizem que isso não tem futuro que no mercado tá cheio de "fotógrafos baratinhos". :ok:

Mas pelo que ví ontem a noite o autor do tópico já desistiu e pôs a venda tudo que ele tem! Esse não perseverou! :(
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #39 Online: 23 de Maio de 2013, 09:52:34
Lendo as resposta ao tópico, me deparei com a do Roberto Dellano:

Era exatamente o que iria dizer. Apesar do pouco tempo na área, na fotografia (assim como em outros diversos ramos) a propaganda "boca a boca", a recomendação feita por clientes a amigos tem um peso muito forte no alavancamento do negócio.

Aqui no meu trabalho (assim como colegas ainda tenho um trabalho que garante o pão na mesa no fim do mês e a fotografia complementa), há uns 2 anos atrás, teve um fotógrafo que deve estar até hoje sorrindo de orelha a orelha. Ele fotografou o casamento de uma colega e ela gostou muito do resultado. Conclusão, indicou para outra colega, que indicou para outra. No fim das contas, o cara fez cerca de 10 casamentos daqui. E agora tá todo mundo grávida. Adivinha quem fará o book de gestante delas? O mesmo fotógrafo...

Onde quero chegar? Exatamente na estratégia de se lançar no mercado como um "produto" novo. Não que essa estratégia não possa render frutos, mas talvez o caminho de ser fotógrafo assistente, formar um portfolio, depois começar a fazer "voos solo", seja um atalho para conseguir formar mais rapidamente uma carteira de clientes.

A fotografia retrata momentos que nunca mais voltarão e tudo que um cliente não quer é perder esses momentos. Dessa maneira, muitas vezes um potencial cliente deixa de procurar você pelo receio do desconhecido, apesar de ter gostado da sua propaganda e vai na indicação de um amigo.

Concordo com isso, e penso assim! :worship:

E esse papo de que todo mundo tá podendo comprar DSLR e que podem fazer as próprias fotos, etc.... Jóia! :ok: São essas pessoas mesmo que tem algum dinheiro, é que mais tarde quando verem que não sabem nada de fotografar, são as que vão nos contratar!, isso porque elas são meros apertadores de botão.

Vão comprar corpo caro, lente cara, vão fazer suas fotos e surpresa! :eek: as fotos saem exatamente igual a aquelas que tiram com saboneteiras que tinham ou seus smartphones, isso justamente porque não sabem controlar os resultados, não sabem prever suas fotos! :D
Fábio Pedro.


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 23 de Maio de 2013, 10:07:27


Mas pelo que ví ontem a noite o autor do tópico já desistiu e pôs a venda tudo que ele tem! Esse não perseverou! :(

É verdade Fabio, como já disse, não deu, já era...O amor pela fotografia não enche barriga...e NO MEU CASO não vale a pena continuar a investir...

Acho que todo mundo deve perseguir seu sonho e ninguém deve usar o outro como parâmetro, para o bem ou para o mal. Ficam as lições aprendidas e os exemplos do que não fazer.

Confesso que me desiludi, sabendo que seria um caminho difícil, mas sinceramente, não achei que fosse tanto.

Coloquei tudo a venda pois preciso girar e tentar colocar outros projetos para a frente, que também, obviamente são um risco.

Trabalho com informática a 29 anos, e tbm nunca imaginei que um dia fosse acabar, mas tudo muda, o tempo todo...

Quanto a fotografia, um dia volto, mas apenas como hobby...

Agradeço a todos pelas respostas e consideração, e que meu exemplo sirva apenas para aprender o que não fazer e não desestimular ninguém a iniciar ou mesmo a "perseverar"... :ok:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #41 Online: 23 de Maio de 2013, 10:32:57
É verdade Fabio, como já disse, não deu, já era...O amor pela fotografia não enche barriga...e NO MEU CASO não vale a pena continuar a investir...

Acho que todo mundo deve perseguir seu sonho e ninguém deve usar o outro como parâmetro, para o bem ou para o mal. Ficam as lições aprendidas e os exemplos do que não fazer.

Confesso que me desiludi, sabendo que seria um caminho difícil, mas sinceramente, não achei que fosse tanto.

Coloquei tudo a venda pois preciso girar e tentar colocar outros projetos para a frente, que também, obviamente são um risco.

Trabalho com informática a 29 anos, e tbm nunca imaginei que um dia fosse acabar, mas tudo muda, o tempo todo...

Quanto a fotografia, um dia volto, mas apenas como hobby...

Agradeço a todos pelas respostas e consideração, e que meu exemplo sirva apenas para aprender o que não fazer e não desestimular ninguém a iniciar ou mesmo a "perseverar"... :ok:

Um pena mesmo, também trabalho há pelo menos uma década com informática e queria mudar de ares, mas pela minha saúde e qualidade de vida.

Ví na fotografia, uma paixão antiga(mais até que a informática), uma forma de ter qualidade de vida, de estar em contato com as pessoas e de ver o dia passar!.

Mas diante do seu comentário, eu faço as palavras do Mr. Hyde as minhas: Cada um sabe onde o calo aperta.

Não faço ainda da fotografia meu meio de vida, tá muito longe ainda, mas esse meu "HOBBY", vez ou outra frutifica!

Só me resta te desejar boa sorte! e pedir desculpas se caso eu tenha parecido petulante com minha perseverança! :ok:
Fábio Pedro.


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 23 de Maio de 2013, 10:36:17
...

Só me resta te desejar boa sorte! e pedir desculpas se caso eu tenha parecido petulante com minha perseverança! :ok:
:ok: :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #43 Online: 23 de Maio de 2013, 11:32:06
Boa sorte aí, velho!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 23 de Maio de 2013, 11:52:02
Outro dia alguém falou:

"Não é você que escolhe a fotografia, é a fotografia quem te escolhe..."


Não lembro quem foi que disse isso, mas fixou em minha cabeça, e eu acredito neste pensamento!!!


Boa sorte!!!
« Última modificação: 23 de Maio de 2013, 11:53:13 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.