Autor Tópico: Quase desistindo...ou já desistindo...  (Lida 29508 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 23 de Maio de 2013, 12:10:18
Trabalho com fotografia a 12 anos...
NEsse tempo, já vi colegas sairem da profissão, já gente de outros ramos entrarem na foto...

Quase desisti também...

Eu sou Adventista do Sétimo Dia, então, as dificuldades que todos vocês têm, eu tenho um pouco mais, pois recuso eventos às sextas, sabados de manhã ou que comecem muito cedo, por exemplo, 17:00h
Todo mundo me pergunta espantado: "Nossa, um fotógrafo Adventista? Como você vive?''
então, eu só não trabalho no sábado, tenho todos os outros dias pra trabalhar, srsrsrsrs

To trampando por conta desde fevereiro do ano passado. Graças a Deus, to ganhando quase o dobro do que ganhava quando era fuincionário.
Como eu tenho essa limitação do horário, tenho focado muito em debutantes e casamentos de pessoas da minha própria igreja. Além claro, de muito book no meio da semana. Até agora, tá dando certo, srsrsrsrs

Fiquei quase o ano passado todo só fazendo freelance e tratando foto pros outros. De evento meu mesmo, fiz uma mixaria... De finzinho de outubro pra cá, a coisa tem mudado... To tentando divulgar mais meu nome, vou nas floricilturas, DJ's, etc... Conheço muita gente da área... Muitos que trabalharam comigo na época que eu era funcionário, agora dizem: "Pô, cara, que legal, vc tá por conta agora... Fica sussa, se pintar algo a gente indica sim."


Viver de fotografia não é essa desgraça toda não. Não vou ficar rico com minhas fotinhos, mas meu carrinho tá pago, de tanque cheio, a poupancinha da Caixa tem seus caraminguás, pra passear com a patroa e o moleque, as contas todas em dia, opa, se precisa de uma roupa nova, vamo lá, se precisar, parcela no cartão, não é pra isso que serve? :D Pra viajar, é só programar, segurar um pouquinho uns dois meses antes, e dá de boa, srsrsrsrsrs :D  Volta da viagem, sem ficar apurado no mês seguinte, asoekapseoaksepaosek
« Última modificação: 23 de Maio de 2013, 12:14:40 por Mike Castro »


SoroCarlos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 23 de Maio de 2013, 12:23:37
 Ao Amigo leandrooliveira  :ok:

   Para complementar e adicionar uma visão a mais do mercado de trabalho, de uma olhadinha aqui mesmo neste Forum:

   http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86668.0

   Muito sucesso pra você, e que receba uma maravilhosa Luz Divina na orientação  do seu caminho .....  :worship:


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #47 Online: 23 de Maio de 2013, 13:58:55
 :snack:


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #48 Online: 23 de Maio de 2013, 14:28:37
Ao Amigo leandrooliveira  :ok:

   Para complementar e adicionar uma visão a mais do mercado de trabalho, de uma olhadinha aqui mesmo neste Forum:

   http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86668.0

   Muito sucesso pra você, e que receba uma maravilhosa Luz Divina na orientação  do seu caminho .....  :worship:


Que bela aula Carlos....  :clap: :clap: :clap:
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #49 Online: 23 de Maio de 2013, 14:49:15
Uma pena ver alguém desistindo de algo que goste muito, espero que consiga empreender em algo que goste também, já que a manutenção de note tá rareando também.

Do meu ponto de vista, faltou algo essencial pra qualquer autônomo: articulação. Sou de uma área considerada por vezes pior que fotografia, a dança e a performance art, pela instabilidade aparente e talz, pelo menos isso que aparenta do lado de fora. Hoje vejo os meus colegas de profissão que conseguiram se articular bem em redes de contatos e talz numa situação relativamente boa, estável, com direito a vários luxos que a área tem, como ser convidado a festivais internacionais e etc.. Minha articulação é péssima, mas ainda assim, rolam trabalhos de vez em quando por conta da qualidade do meu trabalho, mas ainda assim mantenho um trabalho de editor de video

Pra mim, o erro foi justamente essa falta de articulação, de pensá-la no plano de marketing. Trabalho num estúdio em que os fotógrafos, novos no mercado, mas com uma visão empreendedora excelente e uma formação muito boa, conseguiram criar uma articulação do nome deles no mercado que até eles se surpreenderam com o resultado. Tinham uma expectativa de 20 casamentos no primeiro ano de empresa, fizeram 40, e sem publicar em nenhuma revista, só no boca a boca, apresentando o trabalho pra decoradores de casamento, buffet, maquiadores e etc. Além de trabalhos para publicidade que fazem eventualmente. O marketing em si não adianta de muita coisa se ele não se articula nos meios certos.

Eu não desistiria nesse caso. Criaria um plano de  negócios e marketing (Sebrae nessas horas ajuda bastante) e arriscaria mais um ou dois meses. Segmentaria o negócio e a partir daí definiria o que seria feito. Até aqui no fórum já vi propostas de ações interessantes e que funcionaram. Não lembro o nome do forista, mas ele fez uma promoção de que a garota podia ir no studio e ele tirava uma foto dela pulando, de graça. Isso gerou uma articulação de meninas, que acabaram conhecendo o trabalho, e isso gerou alguns serviços contratados.

Enfim, de qualquer forma, desejo sorte aí no caminho  :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #50 Online: 23 de Maio de 2013, 15:21:03
Vou falar na area de casamentos.

Algum tempo atraz isso me preocupava, hoje penso diferente, tenho reparado com o decorrer do tempo que a noiva que pensa em contratar um fotógrafo, não vai abrir mão disso por um amigo que tem uma câmera, da mesma forma a noiva disposta a pagar mil não vai contratar um de cem, e a noiva de dez mil não vai contratar um de mil.

Essa enchurrada de DSLR, na minha opnião, tende a enchugar o mercado, e isso no meu ponto de vista tende a valorizar quem é bom e expurgar quem é ruim.

Outra coisa importante no ramo de casamento, é entender o mercado que você deseja atingir e trabalhar de forma a satisfazer aquele mercado. Olhar de cliente e olhar de fotografo são dois mundos diferentes, os clientes "comuns" não entendem os conceitos que entendemos.


E como disse o Vinius Matos, fotografar é uma pequena porcentagem da sua carreira. Neste mundo louco de facebook, o cliente acredita muitos mais na sua lista de amigos do que no profissional que lhe apresenta um milhão de argumentos, então o boca a boca ainda é a mais forte das ferramentas de marketing, e isso só é possivel superando as espectativas do cliente.

 :ok: :ok: :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #51 Online: 23 de Maio de 2013, 15:26:02
Trabalho com fotografia a 12 anos...
NEsse tempo, já vi colegas sairem da profissão, já gente de outros ramos entrarem na foto...

Quase desisti também...

Eu sou Adventista do Sétimo Dia, então, as dificuldades que todos vocês têm, eu tenho um pouco mais, pois recuso eventos às sextas, sabados de manhã ou que comecem muito cedo, por exemplo, 17:00h
Todo mundo me pergunta espantado: "Nossa, um fotógrafo Adventista? Como você vive?''
então, eu só não trabalho no sábado, tenho todos os outros dias pra trabalhar, srsrsrsrs

To trampando por conta desde fevereiro do ano passado. Graças a Deus, to ganhando quase o dobro do que ganhava quando era fuincionário.
Como eu tenho essa limitação do horário, tenho focado muito em debutantes e casamentos de pessoas da minha própria igreja. Além claro, de muito book no meio da semana. Até agora, tá dando certo, srsrsrsrs

Fiquei quase o ano passado todo só fazendo freelance e tratando foto pros outros. De evento meu mesmo, fiz uma mixaria... De finzinho de outubro pra cá, a coisa tem mudado... To tentando divulgar mais meu nome, vou nas floricilturas, DJ's, etc... Conheço muita gente da área... Muitos que trabalharam comigo na época que eu era funcionário, agora dizem: "Pô, cara, que legal, vc tá por conta agora... Fica sussa, se pintar algo a gente indica sim."


Viver de fotografia não é essa desgraça toda não. Não vou ficar rico com minhas fotinhos, mas meu carrinho tá pago, de tanque cheio, a poupancinha da Caixa tem seus caraminguás, pra passear com a patroa e o moleque, as contas todas em dia, opa, se precisa de uma roupa nova, vamo lá, se precisar, parcela no cartão, não é pra isso que serve? :D Pra viajar, é só programar, segurar um pouquinho uns dois meses antes, e dá de boa, srsrsrsrsrs :D  Volta da viagem, sem ficar apurado no mês seguinte, asoekapseoaksepaosek

Eu vivo disto faz 21 anos, ate agora nao caiu nenhum pedaço,
mas a dedicaçao e exclusiva.
nao todas sao flores
nao todas sao pedras.
A pesar das opçoes interneticas!!!
vejo que o boca boca, a verdadeira indicaçao
e o que faz a clientela
e isto nao e instantaneo!!!!!!, fazer o que!!!!
Trabalhar,trabalhar, trabalhar
e nunca desistir!!!!!!!!.
abs.


ZE RENATO

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 502
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 23 de Maio de 2013, 20:38:40
É galera, vou me tornar repetitivo, mas...... Faltou foco!

Sou fisioterapeuta no Rio de Janeiro, onde profissionais atendem por 20,00 mas e o resultado? Na fotografia é qualidade de imagem! Não a qualidade que você acha boa e sim a qualidade de o cliente quer!
Qual o diferencial do seu trabalho?
Dois anos? O meu estagiário já estuda há 4 anos e recebe uma bolsa em troca de conhecimento.
Hoje para não aceitar trabalhar por R$20,00 estudei muito, atendi muitos pacientes e continuo dia a dia.

O que quero dizer é invista!  :ok:
Tenho a fotografia como hobby há 8 anos, tenho um equipamento razoável, mas nas festinhas dos amigos do meu filho, tem sempre alguém que pede para fotografar e a minha resposta é: contrata um fotógrafo!

O CRM lançou um slogam dizendo: QUANTO VALE O MÉDICO?

QUANTO VALE UM FOTÓGRAFO?
Entende-se como fotógrafo um profissional com experiência na área, responsabilidade com horários e entregas, qualidade do trabalho, dentre outras qualidades!

O que falta é organização política! Os consumidores não tem referência! Assim, o boca a boca é a única forma de garantia de qualidade!

Enfim, o mercado está aberto e com muitos consumidores em potencial, pelo menos aqui no RJ!

Espero ter ajudado!  :ok:


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 23 de Maio de 2013, 23:23:30
Não vou citar um por um, mas agradeço de coração aos colegas que me desejaram boa sorte aí em cima...e saibam que é verdadeiramente recíproco.   :)

Quanto a comentários, creio que o que devia já foi dito, cada um com sua opinião pessoal...jamais se chegará a um consenso (ainda bem...viva a pluralidade!!).

Leandro


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 23 de Maio de 2013, 23:26:34
Não vou citar um por um, mas agradeço de coração aos colegas que me desejaram boa sorte aí em cima...e saibam que é verdadeiramente recíproco.   :)

Quanto a comentários, creio que o que devia já foi dito, cada um com sua opinião pessoal...jamais se chegará a um consenso (ainda bem...viva a pluralidade!!).

Leandro

Fazer o que, né...

Vê se nao some do MF, pelo menos,!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #55 Online: 24 de Maio de 2013, 08:08:37
Não vou citar um por um, mas agradeço de coração aos colegas que me desejaram boa sorte aí em cima...e saibam que é verdadeiramente recíproco.   :)

Quanto a comentários, creio que o que devia já foi dito, cada um com sua opinião pessoal...jamais se chegará a um consenso (ainda bem...viva a pluralidade!!).

Leandro
Cara
Isto vai alem da fotografia
Nao desista do que voce quer desde que seja viavel.
O unico instantaneo que conheço da vida e o Nescafe e a sopa Knorr, e sao um lixo.
Tudo leva seu tempo, quanto mais importante for, mais tempo vai levar.
Cuidado com a enganaçao do mundo virtual, o dia dia nao e virtual!!!!!
A vida da muitas voltas ,mas do que voce imagina...
Vai enfrente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, vai vencer!!!!!!
abraço
Angelo.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 24 de Maio de 2013, 08:44:22
Cara
Isto vai alem da fotografia
Nao desista do que voce quer desde que seja viavel.
O unico instantaneo que conheço da vida e o Nescafe e a sopa Knorr, e sao um lixo.
Tudo leva seu tempo, quanto mais importante for, mais tempo vai levar.
Cuidado com a enganaçao do mundo virtual, o dia dia nao e virtual!!!!!
A vida da muitas voltas ,mas do que voce imagina...
Vai enfrente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, vai vencer!!!!!!
abraço
Angelo.


 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :ok: :ok: :ok:

A metáfora do Nescafé e da sopa Knorr,  :D :D :D
E faz todo o sentido!
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, 08:44:41 por Mike Castro »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #57 Online: 24 de Maio de 2013, 15:35:04
Creio que te tenha faltado um conhecimento melhor do seu mercado. No Brasil, me parece que vence na fotografia aquele que tiver mais paciência e maior know how em relações interpessoais. Nos, sulamericamos, gostamos de interagir. A qualidade do trabalho, nesse tipo de mercado, acaba ficando em segundo plano. O melhor marketing, aqui no Brasil, eh o boca a boa. E o boca boca eh um processo mais demorado. O importante eh você estar crescendo a cada ano e encontrar maneiras de acelerar esse crescimento, caso ele esteja devagar. O contato direto com os potenciais clientes costuma dar mais resultado do que a internet. O brasileiro ainda gosta do contato direto.
A verdade eh que aquele que entra nesse mercado achando que colhera frutos rapidamente provavelmente fracassara. Muitos que saem e muitos que entram a cada ano.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #58 Online: 24 de Maio de 2013, 15:39:50
Creio que te tenha faltado um conhecimento melhor do seu mercado. No Brasil, me parece que vence na fotografia aquele que tiver mais paciência e maior know how em relações interpessoais. Nos, sulamericamos, gostamos de interagir. A qualidade do trabalho, nesse tipo de mercado, acaba ficando em segundo plano. O melhor marketing, aqui no Brasil, eh o boca a boa. E o boca boca eh um processo mais demorado. O importante eh você estar crescendo a cada ano e encontrar maneiras de acelerar esse crescimento, caso ele esteja devagar. O contato direto com os potenciais clientes costuma dar mais resultado do que a internet. O brasileiro ainda gosta do contato direto.
A verdade eh que aquele que entra nesse mercado achando que colhera frutos rapidamente provavelmente fracassara. Muitos que saem e muitos que entram a cada ano.

Golaço do aranha!!!!!
assim de facil. :clap: :clap:


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #59 Online: 24 de Maio de 2013, 16:43:36
Sou arquiteto. Na faculdade todo sonhavam com o "glamour" da profissão que seria projetar grandes casas e prédios maneiros...

Mas a realidade é outra. Claro que existem pessoas super talentosas e com os contatos certos que conseguem isso mas como tudo na vida é mais raridade que realidade?

Quantos trabalham de peões de luxo e quantos efetivamente viram executivos e diretores?

Isto posto, o lance é gostar do que se faz, estudar e perseverar.

No caso do marketing, como jpa escreveram aqui é preciso focar no público alvo, onde vai ter mais chances de encontrar serviço.

Deixar seus flyers, portifólios, currículos etc em empresas de casamentos, com produtoras, com empresas de propaganda, boates, eventos, agencias de modelos, restaurantes, etc... em locais onde efetivamente podem aparecer chances de precisarem de vc de alguma forma.

Atirar para todos os lados só vai causar frustração.

Uma vez conseguido um cliente, tratá-lo com todo o rapapé pois ele pode ser a ponte para outros tantos.

Pensar também no pós-venda: Ligar de vez em quando para saber se está tudo bem, se as fotos fizeram sucesso, so album está em bom estado...