Leandro, como alguns amigos disseram, você precisa definir seu foco inicial.
Qual área da fotografia você mais deseja trabalhar neste momento? Still, Ensaios, Casamentos....?
Trabalho com TI, mas aos finais de semana costumo realizar meus trabalhos fotográficos.
A maioria são por indicação. Ao meu ver, não existe melhor marketing que esse.
Um cliente satisfeito, vai lhe indicar de primeira quando alguém em uma conversa comentar com ele que precisa de um fotógrafo.
Não vou dizer que esses "pacotes milagrosos", onde o ensaio custa R$ 19,90 não atrapalham um pouco o mercado de profissionais sérios, mas na maioria das vezes, os clientes acabam se arrependendo quando recebem as fotos.
Alguns podem dizer que clientes que buscam o serviço pelo valor baixo não são os clientes focos deles.
Dou razão em parte, pois todos nós procuramos preço quando queremos comprar alguma coisa, para depois alguns, vermos o benefício (custo x benefício).
Com essa loucura de preço baixos, as pessoas estão aprendendo analisar melhor o que vão comprar ou contratar, e digo por experiência nessa vida de concorrência, que tem muitos fotógrafos bons, fazendo por exemplo ensaio individual por apenas R$ 100,00.
Digo apenas, pois principalmente quem vive de fotografia, sabe bem os custos que temos, pois posso me incluir nisso devido a minha prestação de serviço aos finais de semana.
E são justamente esses ensaios que ai sim "roubam" os clientes de alguns fotógrafos.
Eu não baixo o meu preço, pois tenho a minha renda de TI, então tenho o privilégio de escolher os serviços.
Os conselhos que dou são:
- Não desista
- Foco no trabalho inicial
- Pesquisa de mercado (concorrência no bairro e na cidade, o que está atraindo os clientes para os concorrentes...)
Abs