Autor Tópico: Viajar para fora do Brasil levando equipamento  (Lida 2295 vezes)

pedro nicoli

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Maio de 2013, 17:50:11
Pessoal,
estou prestes a viajar pra Argentina e depois Chile.
gostaria de saber a opiniao de vcs..

sera q levo minha D300? 1 lente, varias lentes?

tenho medo de ter problemas na volta...e se me exigirem a nota fiscal do equipamento? meu maior medo é esse...de ter meu equipamento retido na alfandega na volta..


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2013, 08:43:12
Uma cam, uma objetiva e um flash... Os relatos são de que com esse equipo não se tem nenhum problema.
Mais objetivas é arriscado.
Pode ser que não encontra problema.
Pode ser que encontre, afinal mais de uma objetiva descaracteriza a IS da Receita que fala sobre bagagem de mão e daí é possível a taxação ao reingressar no Brasil, exceto se vc tiver as NF's para provar que comprou aqui e já pagou os devidos impostos.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2013, 13:45:46
Não sei se isto daria certo mas vc pode tirar uma fotos suas com seu equipamento e aparecendo legível os números de série e tentando exibir junto um jornal de um dia anterior ao seu embarque.

Seria para de alguma forma poder argumentar que vc saiu do Brasil já com estes equipamentos.



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2013, 13:55:00
Não sei se isto daria certo mas vc pode tirar uma fotos suas com seu equipamento e aparecendo legível os números de série e tentando exibir junto um jornal de um dia anterior ao seu embarque.

Seria para de alguma forma poder argumentar que vc saiu do Brasil já com estes equipamentos.

Sinceramente...acho que nao dará certo. A Receita nao quer saber se vc levou ou se está trazendo pela primeira vez....ela que saber se os impostos foram pagos ou precisam ser pagos. Sem NF, ela pode entender que sim, ela ja era sua antes da viagem, mas que sem a NF vc nao comprava o pagamento dos impostos.

Cruel!!!! mas acho que pode ocorrer isso...

Alias...fui convidado para fotografar um evento no Chile. Ainda nao fechei e esse é um dos motivos :aua:

Abraço e boa sorte!
M Rezende


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2013, 13:59:33
Opa!

Neste caso vc tem mais uma boa arma que são os convites!  Tente trocar emails informando que vc vai levar o equipamento tal e tal.

No site da Receita tem em algum canto que é possível comprovar que se levou equipamentos (inclusive outros eletronicos) para exercer atividades profissionais.




Versuri

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
  • Aircraft & Automobiles Interior Designer
    • Instagram
• Fujifilm X-T3 • XF 16-55mm •
• Olympus OM-D EM-5 II • ED Zuiko 12-40mm Pro •
https://www.instagram.com/reiversuri


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2013, 15:08:19
Leia a matéria no Viajando Direto:

http://viajandodireito.com.br/noticias/vai-viajar-ao-exterior-nas-ferias-atencao-as-bagagens-e-aos-impostos-da-alfandega/

Ali diz cota de 500$ por via aérea ou maritima e 300$ fluvial,terrestre lacustre, isso é valido para caso eu compre algo na B&H e mandado via fedex/correios ou algum tipo de frete aéreo?
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2013, 15:21:45
Não, só vale para bagagem.
D600 - E-M10


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2013, 15:33:28
quanto é a cota para comprar do exterior e mandar por frete?
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2013, 15:38:54
São 50 dólares, considerando mercadoria + frete. Mas isso já seria off topic. :ok:
D600 - E-M10


Versuri

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
  • Aircraft & Automobiles Interior Designer
    • Instagram
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2013, 16:40:11
quanto é a cota para comprar do exterior e mandar por frete?

Pelo correio o limite é de até $50 (com frete), se passar disso então é cobrado 60% de imposto do que passou de $50.

Exemplo: Vc comprou um produto de $120 então será cobrado 60% do que passou dos $50, ou seja, $42 ($70 x 0,6), então sua compra será de $100 + $42 de imposto.

Isso de a polícia federal não considerar que houve má fé nos $120 declarados, eles podem considerar outro valor maior.

Porém os produtos vindos por correio não são verificados 100% na aduana, pode ser que passe ileso, vai da sorte.

Já tive produtos taxados e outros não.

Para itens na bagagem o limite é $500 declarado e é cobrado 50% do que passar disso de imposto.

Se vc não declarar e a aduana te pegar então vc pagará 100% do que passou dos $500.

Câmeras e lentes não entram na cobrança de imposto desde que seja para uso pessoal.

Se vc estiver trazendo 3 câmeras e 5 lentes, com certeza vc pagará imposto de tudo, obviamente se te pararem na aduana.

Nunca fui parado na aduana mas vários amigos já foram.

Espero ter esclarecido.

Abraços
Versuri
• Fujifilm X-T3 • XF 16-55mm •
• Olympus OM-D EM-5 II • ED Zuiko 12-40mm Pro •
https://www.instagram.com/reiversuri


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2013, 17:56:26
Argentina e Chile = playground de brasileiro

Já fui pros dois carregando minha D90 + lente e tranquilo. Restrição forte geralmente tem no EUA, mas América é bem mais tranquilo


pedro nicoli

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2013, 19:06:36
Obrigado a todos pelas respostas!

mas ainda fico na duvida...1 lente ou mais? hehe

to pensando em levar uma tamron 17-55 ...e talvez tokina 12-24
e queria muito levar uma 70-300 pra fotografar por do sol em val paraiso, ja q tem vista pro oceano pacifico, vo poder fazer fotos de por do sol no mar hehehe
mas acho q a tele ja é forçar a barra ne? 


luizlucasi

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2013, 21:15:52
Você tem direito a uma máquina de uso pessoal... não importa se é uma Nex-5 ou uma Canon 1Dx...
tem que ser fora da caixa e com uma lente somente...

Isso passa desde de que vc prove que comprou prá utilizar na viagem... fotos tiradas lá já bastam...

Agora levar uma mala de equipamento prá ir fotografar fora e voltar é um grande risco...

Boa sorte!

Luiz
Canon EOS 5D mkiii  | Canon EF 24-70mmL f/2.8 mk II  | 50mm 1.8 | Canon 600 ex-rt (x3)
Nikon D750 (x2) | 35mm F2 D | 85mm 1.8G | 24-70mm 2.8 | 28mm a-is | 180mm 2.8 a-is | SB-900 | SB-5000  
Contax 167MT | Contax 50mm 1.4 | Contax  135mm f/2.8 e outros vidros

Na fotografia não existe certo ou errado...


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2013, 14:37:29
Retomando o tópico para saber se há alguma atualização em relação a como a RF está agindo nos aeroportos. Ano passado, voltei dos EUA com o meu set de equipamentos da assinatura (1 câmera + 2 lentes + 1 flash num casing discreto da lowepro) e não tive problemas. Inclusive a bolsinha passou no raio x e tudo, mas nem questionaram nada. Estou indo novamente no mês que vem e pretendo comprar mais uma lente. Então, estava a fim de levar apenas o corpo da câmera e voltar com a lente acoplada (até para já tirar algumas fotos na viagem mesmo). Sendo apenas o corpo e uma lente (vou deixar as outras lentes e flash aqui), continua sem ter problemas, né? Alguém teve alguma experiência recente?