Autor Tópico: Escolhi a câmera ( Nikon FM2 )  (Lida 4618 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Online: 12 de Julho de 2006, 17:22:27
Definitivo...

Já to na metade das aulas do curso de foto... ja aprendi teoricamente e na pratica a fotometrar com uma FM10 ! uhulll...
tiramos fotos em filme de slide (positivo)
... era um exercício... com o fotometro zero, com 1 stop super e 1 stop subexposto
aí hoje, foi a nossa avaliação de fotos.
rsrssss
não confiem no fotometro qdo tiverem na praia!!! superexpor a foto pode ser o ideal!
hehehe
aluno dedicado né!? =)
to fazendo o Basico I ainda.... tem o basico II, e outros cursos q eu posso fazer =)

mas tá...
quando eu pesquisei no centro da cidade (RJ) sobre a FM2, foi unânime: "pra aprender a fotografar mesmo, as mecânicas são as recomendadas"
Até esbarrei com um fotografo profissional lá no T.Tanaka... e ele também confirmou.

enfim,
Nikon FM2 é a minha escolha... se você tem algo a acrescentar, negativo ou positivo sobre a maquina, diz aê !!!

fala aê galera das antigas =)))


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2006, 18:19:15
A câmera é uma beleza, só não entendo o pq ela custa tanto frente às Pentax KM/X ou as Olympus OM. Agora aprender, vc pode fazê-lo com reflex mais modernas, digitais, mecânicas..a vantagem é que com filme vc vai se atentar mais pra não bater muitas fotos pois caso contrário vai $$$$$$
 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2006, 18:34:43
Pra aprender é melhor SLR Digital mesmo. O custo final vai ser bem menor quando vc colocar o preço dos filmes, revelações e ampliações na ponta do lápis.
Qualquer dSLR entry-level é uma maravilha para quem está aprendendo.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2006, 18:43:09
tem a pentax k1000
=P

mas a FM2 é de uso profissional.... hahahaha o unico jeito de comprar uma maquina profi é recorrendo às decadas atras...
---

edu .. eu ouvi falar que essa camera é muito procurada.
E as pessoas (fotógrafos) que têm não querem passá-la...
tanto pelo valor sentimental .... quanto pela qualidade da maquina.... ou sei la oq...


tiagomelobr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
    • http://tiagomelo.deviantart.com
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2006, 18:48:57
Acho interessante sim utilizar uma câmera de filme inicialmente.

Com uma digital você não tem pudores de tirar 3 ou 4 fotos de cada cena, utilizando enquadramentos diferentes, e isso acho que não é fotografia, é meio que chute.

Com uma de filme, você pensa mais antes de tirar a foto.
Começei com digital (Nikon D50), mas hoje também fotografo com filme, e aprendo muito mais rápido quando estou com filme...

Pelo que pesquisei (estou pensando em comprar uma de filme), a FM2 é uma câmera e tanto, estou pensando em pegar ela. Como outros já falaram, também tem as Pentax (K1000, Spotmatic)... e mais baratinhas tem as Zenit (ótimo custo-benefício).


Boa sorte! :)
http://tiagomelo.deviantart.com

Nikon D50 | Nikkor 18-55 (kit)
Nikon FM2 | Nikkor 105mm 1:2.5 | Nikkor 35mm 1:2 | Nikkor 50mm 1:1.8


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2006, 18:54:32
Citar
Pra aprender é melhor SLR Digital mesmo. O custo final vai ser bem menor quando vc colocar o preço dos filmes, revelações e ampliações na ponta do lápis.
Qualquer dSLR entry-level é uma maravilha para quem está aprendendo.
=\

discartei a possibilidade de DSLR atualmente. quem sabe daqui a 1 .. 2 anos... =)


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2006, 19:00:14
Citar
Acho interessante sim utilizar uma câmera de filme inicialmente.

Com uma digital você não tem pudores de tirar 3 ou 4 fotos de cada cena, utilizando enquadramentos diferentes, e isso acho que não é fotografia, é meio que chute.

Com uma de filme, você pensa mais antes de tirar a foto.
Começei com digital (Nikon D50), mas hoje também fotografo com filme, e aprendo muito mais rápido quando estou com filme...

Pelo que pesquisei (estou pensando em comprar uma de filme), a FM2 é uma câmera e tanto, estou pensando em pegar ela. Como outros já falaram, também tem as Pentax (K1000, Spotmatic)... e mais baratinhas tem as Zenit (ótimo custo-benefício).


Boa sorte! :)
exatamente tiago...
é isso que eu to aprendendo no curso.

o filme te força a aprender, afinal não tem como apagar e voltar. Isso faz vc ficar mais atento ou algo do gênero...

pra aprender é unânime (ou quase... nem todos) a indicação de mecânicas.

E ... hahaha... e eu não quero uma mecânica-eletrônica! A FM2 é totalmente mecânica =)


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2006, 19:10:43
Comprou uma belíssima câmera, tenho uma FM, antecessora dela feita em 1977, vai durar mais esse tanto, pena que não vai ter filme para colocar nela
:)
Eliverto Scherer<br /><br />


feimiga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2006, 19:14:01
Pô... bem legal...
Eu gostaria de uma FM2 com certeza, mas sem dinheiro por enquanto, fico com minha Zenit.
Se você tem dinheiro pra compra-la, e tá decidido mesmo por uma máquina de filme com certeza não tem melhor.
Máquinas mecânicas e filme é o que há...


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #9 Online: 13 de Julho de 2006, 00:15:31
As DSLR também são mecânicas. Se no curso ensinaram que mecânica = analógica, dá um puxão de orelha lá.


E sobre filme ser melhor pra aprender... Acho nada a ver. Na melhor das hipóteses é igual. Se a pessoa faz 30 ou 60 fotos da mesma cena, até conseguir acertar o chute, é problema e defeito no software cerebral. Óbvio que com digital há essa tentação de metralhar, mas a culpa é da pessoa, não da câmera.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Julho de 2006, 07:06:36
Xiru, acho que quando falam em mecânicas, querem dizer totalmente mecânicas, sem nenhum componente elétrico ou eletrônico no mecanismo de ajuste e captura das fotos. O único componente com essas características seria o fotômetro, que apenas dá uma indicação, não interfere nos ajustes. Em outras palavras, câmeras que funcionam sem baterias.

Em relação ao aprendizado, são dois sistemas diferentes, cada um requer alguns conhecimentos específicos. Para se aprender questões básicas, como foco, abertura, tempo de exposição etc, ambos tem vantagens e desvantagens. O digital permite fazer alguns exercícios e obter o resultado na hora, o que certamente facilita o aprendizado. Por outro lado, apenas com muita disciplina se evitam os automatismos que o uso desse tipo de equipamento gera.
« Última modificação: 13 de Julho de 2006, 07:07:09 por RFP »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #11 Online: 13 de Julho de 2006, 18:10:55
Citar
Xiru, acho que quando falam em mecânicas, querem dizer totalmente mecânicas, sem nenhum componente elétrico ou eletrônico no mecanismo de ajuste e captura das fotos. O único componente com essas características seria o fotômetro, que apenas dá uma indicação, não interfere nos ajustes. Em outras palavras, câmeras que funcionam sem baterias.
Realmente, é uma possibilidade.

Mas... porque quando se referem às digitais usam a palavra automática? Isso dá aos alunos a idéia de não-controle de exposição.  =/
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2006, 18:39:28
bom...
essa ideia até pode passar... mas não lá...

todos aprenderam q tem o modo M para essas maquinas... e é com o M q as pessoas trabalham...

enfim.. lá tbm tem umas Canon mecanicas-eletronicas...
--

eu adoro ter a ideia de que as mecânicas só precisam de 2 baterias de relogio pra funcionar perfeitamente =) ... isso dá uma sensação de liberdade


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2006, 18:49:15
Citar
eu adoro ter a ideia de que as mecânicas só precisam de 2 baterias de relogio pra funcionar perfeitamente =) ... isso dá uma sensação de liberdade
Vai nessa... coloca uma bateria diferente do modelo original e quero ver funcionar perfeitamente...

As cameras antigas não são tão simples quanto parecem. Por causa de uma bateria errada, a camera de uma amiga errava sempre 3 pontos para mais.


 :bye1:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2006, 21:04:41
Citar
eu adoro ter a ideia de que as mecânicas só precisam de 2 baterias de relogio pra funcionar perfeitamente =) ... isso dá uma sensação de liberdade
Também tenho a mensa sensação, é diferente usar uma câmera que não tenha um seletor ligado-desligado e está sempre pronta para o uso. Você fez uma das melhores escolhas possíveis câmeras de reflexo mecânicas.