Autor Tópico: Indo para mirrorless - Quebrando a cabeca com V1, Nex e EM5  (Lida 4601 vezes)

lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Amigos,

O titulo ja fala por si só, mas darei um feedback de porque vou vender meus atuais equipamentos nikon DSLR para ir a um sistema mirrorless.
Depois de muito estudar fotografia, ler muito aqui no fórum me dei conta que estava exagerando no meu hobby, com muito equipamentos, leitura avancada, etc, etc e etc. Sabe aquele cara que vai começar a correr, mas antes de qualquer coisa ja comprou tenis novo, camisa da nike, short runner da adidas. Creio ter feito isso nesse meu hobby que é a fotografia.

Sei que muitos aqui são amadores, avançados, tem equipamento melhor que muito profissional e irão continuar assim por muito tempo. Mas no meu caso cheguei a outra conclusão. O que preciso é uma camera que me atenda no modo manual, onde eu possa exercer tudo que estudei sem no entanto precisar de uma DSLR e varios acessórios.

Cheguei então a conclusão que um sistema mirrorless iria me atender bem, pois o que estou procurando é:
 - Camera pequena e leve
 - Possibilidade de troca de lentes.
 - Modo manual (preferencialmente com botoes de atalho para triade basica, ISO, Veloc Obt e Abertura)
 - Filmagem full hd

Batendo esse requisitos, vi que as 3 cameras do titulo me atendem bem, sendo V1 a mais basica até a EM5(quase o dobro do preço).

Gosto do tamanho da V1 e possibilidade de com adaptador usar lentes da Nikon(ja tenho uma 50m 1.8g que seria otima para retratos com o crop 2.7x dela)
A nex(pensando na 6 ) para mim é um pouco de mistério, vendo as features parece uma boa camera, mas não sei se na pratica realmente é, bem como a dificuldade de montar uma gama de acessórios para ela(o que teria facilidade na V1, por ja ser Nikonzeiro)
Por fim a EM5 seria o tiro de 12,  que teria pouco como errar. Ela me parece estar bastante acima das outras, assim como o preço, que é quase o dobro da V1. 
Gostaria de opiniões de quem ja estudou esse mercado mirrorless. Sera que vale a pena ja investir na olympus e montar um sistema M4/3? Ou uma v1 ja me atenderia bem, dado os requisitos que coloquei.

Grande abs

ps: Vou abrir com calma depois topico de venda, mas se alguem tiver interesse, me manda MP: Vou vender D5100 com lente do kit(18-55) e Flash YN568EX.
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, 03:04:07 por lucas s »
Canon R6 + 35 + 50 + 135


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2013, 05:11:52
Tenho uma D7000 e peguei uma nex f3 para situacoes em que preciso de portabilidade.

Acho que ela nao me atende no modo manual. Eh porque estou acostumado com a 7000, entao acho muito ruim usar modo manual na nex, pois tem que mudar as coisas pelo menu.

Se isso nao incomodar, eh uma excelente maquina :ok:
D600 - E-M10


Maguzeal

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
  • WOOOW HA-HA-HÁÁ
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2013, 08:51:05
Bom só conheço a Nex, então só vou dar minha opinião sobre ela.  :ok:

Ao contrário do que o nosso amigo acima disse, eu não entro no menu dela para alterar as configurações, da pra você programar todos os atalhos principais nos botões e ter acesso às coisas essenciais bem fácil e rápido, pra ser sincero, raramente entro no menu pra mudar alguma coisa e SEMPRE usei o modo manual dela e sempre consegui fazer tudo com uma velocidade considerável.  :D

O Kokimoto pode ter achado ruim por estar acostumado com uma D7000, por isso talvez ele não tenha se adaptado aos comandos já que a D7000 é Muuito melhor em praticidade do que a Nex, mas enfim, eu achei ela uma ótima câmera, tira ótimas fotos se igualando à sua D5100, tem o sensor do mesmo tamanho da sua D5100 também, tem todos os comandos manuais e caso você goste de filmar, eu achei a filmagem dela ótima.  :ok:

Você provavelmente não irá se arrepender!  :ok: :clap:
Espero ter ajudado =D  :D
Sony Nex-F3 + 18-55 f3.5-5.6 + Minolta 50mm MD 1.7

"A imaginação é mais importante que o conhecimento."
Albert Einstein.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2013, 10:51:47
movendo o tópico...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2013, 10:53:06
Nessa sala vc encontra muitas informações sobre as mirrorless olympus e panasonic:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=36.0
nessa, informações sobre as NEX:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=38.0


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2013, 11:13:38
Lucas

Sem querer desmotivar ou qualquer coisa assim, lembre-se que a maioria das mirroless não tem EVF. Tem muita gente que não dá a menor bola para isso e fotografa normalmente pelo LCD. Eu sou da corrente contrária, acho um martírio usar o LCD para fotografar durante o dia. Já pensei diversas vezes em comprar uma micro 4/3 das mais baratas só para usar com lentes adaptadas na rua e o entrave é sempre o mesmo.

Se vc vai realmente substituir teu set, eu pensaria em alguma câmera com viewfinder. Mas isso é pessoal e apenas um lembrete, pode ser que para vc, assim como para muitos aqui no fórum que fazem belíssimas imagens com Olympus e NEX, não faça a menor diferença.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2013, 11:57:25
Lucas

Sem querer desmotivar ou qualquer coisa assim, lembre-se que a maioria das mirroless não tem EVF. Tem muita gente que não dá a menor bola para isso e fotografa normalmente pelo LCD. Eu sou da corrente contrária, acho um martírio usar o LCD para fotografar durante o dia. Já pensei diversas vezes em comprar uma micro 4/3 das mais baratas só para usar com lentes adaptadas na rua e o entrave é sempre o mesmo.

Se vc vai realmente substituir teu set, eu pensaria em alguma câmera com viewfinder. Mas isso é pessoal e apenas um lembrete, pode ser que para vc, assim como para muitos aqui no fórum que fazem belíssimas imagens com Olympus e NEX, não faça a menor diferença.

Alexandre,

Não desmotivou, na verdade foi um grande lembrete.

Realmente eu não iria me adaptar bem sem um EVF. Que no caso das que listei somente a EM5 :(
Canon R6 + 35 + 50 + 135


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2013, 12:03:24
Eu testei a V1 e não gostei. Tem muito ruído já em isos baixos, o sensor tem metade da área de um 4/3.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2013, 12:03:39
(...) Já pensei diversas vezes em comprar uma micro 4/3 das mais baratas só para usar com lentes adaptadas na rua e o entrave é sempre o mesmo.

(...)

Não serviria? http://www.bhphotovideo.com/c/product/717562-REG/LCD_Viewfinder_LCDVF_3_2_LCDVF_3_2_LCD_ViewFinder.html

Tem que ver o tamanho exato da tela.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2013, 12:31:13
Não serviria? http://www.bhphotovideo.com/c/product/717562-REG/LCD_Viewfinder_LCDVF_3_2_LCDVF_3_2_LCD_ViewFinder.html

Tem que ver o tamanho exato da tela.

no caso das mirrorless, tem os EVFs que se encaixam na sapata de flahs tbém. A Olympus mesmo tem dois modelos. mas aí é incompatível com flash externo.
esse treco aí é bem bacana, hein! ainda não tinha visto disso.


Jony Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2013, 13:17:29
Só lembrando que vc comentou sobre o viewfinder, a NEX-6 tem EVF embutido na câmera!!

É uma câmera sem comentários...excelente!! tenho uma 5n e morro de vontade de trocar pela 6...


Segue um acessório oficial SONY...
http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=fda-ev1s&N=0&InitialSearch=yes&sts=ta&Top+Nav-Search=



lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2013, 13:49:20
Não serviria? http://www.bhphotovideo.com/c/product/717562-REG/LCD_Viewfinder_LCDVF_3_2_LCDVF_3_2_LCD_ViewFinder.html

Tem que ver o tamanho exato da tela.

Pro meu caso talvez, mas eu perderia levemente no fator praticidade de levar para um lado e para o outro.

Mesmo caso da dos EFV que vão na sapata do flash, tem que montar na hora de usar. Claro que nada impede de só usar em situações especificas.
Mas ter esses recursos embutidos num corpo compacto é melhor. Isso resume a busca a Nex 6 e  EM5.

Elas estão bem próximas de preço, e dessa forma me PARECE que a EM5 é mais camera, e tem um sistema com mais possibilidades.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 24 de Maio de 2013, 14:09:01
Pro meu caso talvez, mas eu perderia levemente no fator praticidade de levar para um lado e para o outro.

Mesmo caso da dos EFV que vão na sapata do flash, tem que montar na hora de usar. Claro que nada impede de só usar em situações especificas.
Mas ter esses recursos embutidos num corpo compacto é melhor. Isso resume a busca a Nex 6 e  EM5.

Elas estão bem próximas de preço, e dessa forma me PARECE que a EM5 é mais camera, e tem um sistema com mais possibilidades.

não tem que montar na hora de usar, eles podem ficar lá, hehe. O meu mesmo, fica lá.  :ok:


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #13 Online: 24 de Maio de 2013, 14:14:18
não tem que montar na hora de usar, eles podem ficar lá, hehe. O meu mesmo, fica lá.  :ok:

não atrapalha para carregar?

Só para esclarecer, tua camera é qual?
Canon R6 + 35 + 50 + 135


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 24 de Maio de 2013, 15:54:05
não atrapalha para carregar?

Só para esclarecer, tua camera é qual?

Não, não atrapalha nadinha. A minha é a Olympus Pen E-P3.