Autor Tópico: Como vocês trabalham com ensaios?  (Lida 3161 vezes)

RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Online: 24 de Maio de 2013, 12:53:02
Fala galera!

Recentemente venho querendo mudar o meu tipo de trabalho, em relação à pré-produção até entrega...
Gostaria de saber como que seria o "workflow" de vocês :)

O meu basicamente está assim:

Pré Produção:
01. Marco a data de ensaio (ainda não estou cobrando para poder marcar uma data)
02. Geralmente, 4 dias antes do ensaio vou com uma menina que contratei para a casa da cliente e lá sentamos e vemos qual o estilo de ensaio vai querer, maquiagem que vai por, ela dá assistência na escolha dos looks ( o que seria a assistência de moda)
03. Nesta mesma visita definimos se vai usar algum tipo de acessório, digo os locais que eu ja tinha em mente, caso a cliente nao goste trocamos...
04. A assitente de moda passa as informações de maquiagem e cabelo para outra pessoa contratada pra ela já ir pensando na maquiagem e cabelo de acordo com o escolhido na reunião.
05. Assinamos o contrato.

Dia do Ensaio:
06. Chegamos no local com a cliente, onde a maquiadora faz a maquiagem e faz o penteado.
07. Cliente se troca e vamos as fotos

Pós produção:
08. Chego em casa, dou um trato nas fotos, escolho quais que vou deixar a escolha da cliente
09. Mando as fotos para a cliente em uma pasta do Dropbox com as fotos em baixa resolução com uma marca d'agua escrito: PREVIA
10. Ela me fala qual vai querer e finalizo as fotos com retoques e essas coisas de pós produção.

O que acham?
Como vocês fazem?
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, 12:55:54 por RochaMichael »
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2013, 18:19:06
Eu acho que tá redondinho.

Tem funcionado???
Vc acha que há onde melhorar???

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2013, 20:27:09
Eu acho que tá redondinho.
O
Tem funcionado???
Vc acha que há onde melhorar???

Rapaz, ainda nao comecei a fazer assim assiduamente nao.. so prox fds que vou trabalhar assim...
Mas acho que nao tem como nao dar errado ne?

Vou ganhar na coisa arrumada e ate mesmo em fotos mais trabalhadas
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2013, 20:31:36
Rapaz, ainda nao comecei a fazer assim assiduamente nao.. so prox fds que vou trabalhar assim...
Mas acho que nao tem como nao dar errado ne?

Vou ganhar na coisa arrumada e ate mesmo em fotos mais trabalhadas

Então experimenta e vá aprimorando o trabalho de acordo com seu sentimento durante os briefing ao longo do tempo.
Acho que vc tá partindo bem.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2013, 09:09:45
Fala galera!

Recentemente venho querendo mudar o meu tipo de trabalho, em relação à pré-produção até entrega...
Gostaria de saber como que seria o "workflow" de vocês :)

O meu basicamente está assim:

Pré Produção:
01. Marco a data de ensaio (ainda não estou cobrando para poder marcar uma data)
02. Geralmente, 4 dias antes do ensaio vou com uma menina que contratei para a casa da cliente e lá sentamos e vemos qual o estilo de ensaio vai querer, maquiagem que vai por, ela dá assistência na escolha dos looks ( o que seria a assistência de moda)
03. Nesta mesma visita definimos se vai usar algum tipo de acessório, digo os locais que eu ja tinha em mente, caso a cliente nao goste trocamos...
04. A assitente de moda passa as informações de maquiagem e cabelo para outra pessoa contratada pra ela já ir pensando na maquiagem e cabelo de acordo com o escolhido na reunião.
05. Assinamos o contrato.

Dia do Ensaio:
06. Chegamos no local com a cliente, onde a maquiadora faz a maquiagem e faz o penteado.
07. Cliente se troca e vamos as fotos

Pós produção:
08. Chego em casa, dou um trato nas fotos, escolho quais que vou deixar a escolha da cliente
09. Mando as fotos para a cliente em uma pasta do Dropbox com as fotos em baixa resolução com uma marca d'agua escrito: PREVIA
10. Ela me fala qual vai querer e finalizo as fotos com retoques e essas coisas de pós produção.

O que acham?
Como vocês fazem?


Adorei!! É como um manual de como trabalhar!! Nem tinha pensando nessa visita pre-producao com o cliente!  :clap:


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2013, 10:17:17
Então experimenta e vá aprimorando o trabalho de acordo com seu sentimento durante os briefing ao longo do tempo.
Acho que vc tá partindo bem.

Acho que vou me sair bem :))

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2013, 10:19:13
Adorei!! É como um manual de como trabalhar!! Nem tinha pensando nessa visita pre-producao com o cliente!  :clap:

Eu tambem nao kkkk quem me indicou foi a minha namorada...
Ela via que alguns ensaios as pessoas nao tiveram a preocupacao nessa pre producao logo nao saia tao bonito o conjunto
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2013, 10:46:41
Fiz o meu prmeiro ensaio assim e sabem de uma? OUTRA COISA, o fluxo é simplesmente muito bom!
Aqui algumas fotos: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=87531.new#new

:)
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2014, 08:48:44
Dando um up pra ver se alguem se anima em falar mais do seu trabalho...

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2014, 10:50:39
Opa já marquei algumas coisas aqui! Interessante e bem funcional!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Março de 2014, 12:11:10
Então... acho que o fluxo tá redondinho.
Minha dúvida é em relação a custos... essa pré-produção é no mínimo meia diária de produtora de moda.... vc cobra isso no ensaio geral ou a produtora assume isso como parte da diária?
Abs.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 07 de Março de 2014, 12:43:21
Eh dificil dizer exatamente como eu faco pq varia muito, ja que cada caso eh um caso e existe muitos "depende"s.
Depende se o cliente quer um ensaio conceitual artistico ou algo mais "comercial". Depende se o cliente quer fotos dele mesmo, e se for esse o caso depende do tipo de fotos. E muitos outros "dependes".

A grande maioria dos trabalhos que realisei nao precisei de equipes e assistentes, era apenas eu e a modelo/cliente. Maquiagem basica em que a propria modelo pode fazer ou a mae/amiga/irma pode fazer com a minha direcao, e guarda roupa basico que dependendo do tipo de foto eu mesmo vou atras, ou dependendo do tipo de foto o proprio cliente vai atras (e dependendo do tipo de foto eu e o cliente vamos tatras juntos).

Pq tem clientes que esperam que eu crie o conceito e material baseado no estilo que eles escolhem (e dependendo do caso eu preciso de tempo para criar algo, colocar no papel e apresentar para o cliente), e tem clientes que ja pensou o conceito todo e prefere ir atras do que precisa ele mesmo, e eu fico encarregado de dirigir e fotografar para que a criacao conceitual do imaginario do cliente saia em harmonia e seja realizado.

Mas se tiver que apresentar uma lista passo a passo idealizado seria essa aqui:

Citar
Pre Producao:

1 - Quando a pessoa me contacta via e-mail ou telefone marcamos um dia/hora para saber o que o cliente quer. Se o cliente nao quiser, estiver muito distante ou nao tiver tempo de marcar encontro antes da sessao conversamos e arranjamos tudo via e-mail mesmo.

2 -  Na conversa, fico sabendo:
A -  O que o cliente quer/espera das fotos;
B -  Qual o uso o cliente fara das fotos;
C -  Se quer/nao quer ou precisa ou nao precisa de maquiadora, estilista de cabelo, wardrobe, etc.
D -  Local onde sera feita a foto e se vou precisar de assistentes e quantos assistentes precisarei.
E -  Com as informacoes acima negociamos um valor.
F -  Tendo tudo acima de acordo estipulamos possiveis datas que eu irei conquirmar quando estiver com equipe/local arranjado

3 - Contato aqueles que precisarei para realizar a sessao e arranjo do local. E vejo com todos qual entre as datas sugerido pelo cliente estaram todos disponiveis.

4 - Contato o cliente para confirmar a data, hora e local, (se for uma producao mais numerosa e custosa eu mando uma copia do contrato via e-mail ou carta para o cliente ler e se de acordo assinar e me enviar de volta (ou pessoalmente se o arranjo nao for a distancia). E cobro o deposito em que o valor varia dependendo do tamanho da equipe/trabalho/tempo/ material. Se o cliente chega em cima da hora atrasado pedindo para remarcar uma outra data e hora, remarcamos (e se tiver custo extra de locacao de local e material sera cobrado, a nao ser que peca para remarcar com uma certa antecedencia). Se o cliente pede para cancelar no prazo de 24h o deposito eh devolvido geralmente (depende do tamanho do trabalho/material/exigencias).

5 - faco rascunhos, anotacoes e coleto informacoes que for achando para desenvolver o visual das fotos se tiver que ser algo mais trabalhado e planificado.

6 - Com a equipe converso previamente sobre o conceito/exigencias do cliente para eles prepararem o material deles.


Dia do Ensaio:

7 - Todos se encontrando no local combinado eu apresento o contrato e cobro o restante do valor em dinheiro (se nao for uma quantia muito alta). Se for uma quantia muito alta eh pedido que o cliente pague o restante do valor qualquer hora antes do ensaio via deposito e traga o comprovante do deposito. E dependendo do custo e material exigido 100% do valor tem que ser pago quando assinado o contrato.

8 - Equipe e cliente todos juntos conversam mais uma vez para resolver pequenos detalhes e colocar todos no mesmo trilho.

9 - Tudo eh preparado e as fotos sao feitas

Pos producao:

10 - Ensaio feito eu trato de pagar a equipe.

11 - Revelo os filmes (se for feito com filme) ou trabalho no tratamento das fotos RAW (se for feito com digital).

12 - Trabalho feito eu mando as imagens em baixa resolucao por e-mail ou dropbox para o cliente. Nao costumo mandar imagens para cliente escolher a nao ser que eu fique com duvida em algumas (mas nao gosto de mostrar imagens que eu tenho duvidas, apenas as que tenho certeza), mas caso o cliente demonstre que esperava receber alguma foto em especifico que lembre da sessao, eu mostro as fotos citadas para enviar se quiserem.
Quando o cliente pede uma celecao de imagem para escolher, eu crio uma pagina no meu site com as fotos, mando o link para ele o cliente e ele escolhe qual quer.

13 - Se cliente quer apenas imagens digitais eu as mando. Se quer impressoes eu cobro pelas impressoes e o valor depende do tipo de impressao, tamanho, quantidade, etc.

Resaltando que a lista acima eh apenas um ideal detalhado nos casos mais elaborados. Tem sessoes que a pessoa liga de manha, as fotos sao feitas a tarde em qualquer local apenas com 1 camera e 1 lente e filme como material e a noite o trabalho esta entregue.


Sabem como eh, tem pessoas que aparecem falando apenas que querem fotos peladas, ou que querem fotos com o tema "Verao", ou que querem fotos para celebrar uma data, e o resto fica por minha conta. E temoutras pessoas que chegam ja com todos os detalhes em mente, como por exemplo fotos com um vestido de 1800 na janela de um castelo, pulando em cima de um cavalo branco relinchante... (nao, nunca me pediram isso, eh so um exemplo).


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #12 Online: 07 de Março de 2014, 14:26:17
Como eu não fotografo modelos, eu não tenho todo esse fluxo de pré-produção.

Eu só fotografo casais e gestantes/famílias.

Meu fluxo é assim:

- o cliente me contrata/paga
- a gente marca a data, sempre de segunda à sexta, exceto feriados
- a gente (eu e cliente) escolhe um lugar, conversando por e-mail
- nos encontramos no dia do ensaio, ou no meu escritório ou na locação
- faço as fotos

- backup
- edição (seleção)
- tratamento de todas as fotos selecionadas por mim (umas 100/150 geralmente)
- prévia (umas 20/30 fotos tops)
- entrega do material completo - umas 100/150 fotos, geralmente variações de ângulos e expressões das 20/30 tops apresentadas na prévia.

Funciona muito bem para mim.

abs

obs:

Quem tiver interesse pode ver 2 ensaios recentes nos links abaixo:

Deborah + Paulo:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.553921438048838.1073741826.139607026146950&type=3

Mizza + Bruno:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.534815793292736.1073741825.139607026146950&type=3

« Última modificação: 07 de Março de 2014, 14:28:04 por viniciustb »


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2014, 14:39:47
Eh dificil dizer exatamente como eu faco pq varia muito, ja que cada caso eh um caso e existe muitos "depende"s.
Depende se o cliente quer um ensaio conceitual artistico ou algo mais "comercial". Depende se o cliente quer fotos dele mesmo, e se for esse o caso depende do tipo de fotos. E muitos outros "dependes".

A grande maioria dos trabalhos que realisei nao precisei de equipes e assistentes, era apenas eu e a modelo/cliente. Maquiagem basica em que a propria modelo pode fazer ou a mae/amiga/irma pode fazer com a minha direcao, e guarda roupa basico que dependendo do tipo de foto eu mesmo vou atras, ou dependendo do tipo de foto o proprio cliente vai atras (e dependendo do tipo de foto eu e o cliente vamos tatras juntos).

Pq tem clientes que esperam que eu crie o conceito e material baseado no estilo que eles escolhem (e dependendo do caso eu preciso de tempo para criar algo, colocar no papel e apresentar para o cliente), e tem clientes que ja pensou o conceito todo e prefere ir atras do que precisa ele mesmo, e eu fico encarregado de dirigir e fotografar para que a criacao conceitual do imaginario do cliente saia em harmonia e seja realizado.

Mas se tiver que apresentar uma lista passo a passo idealizado seria essa aqui:

Resaltando que a lista acima eh apenas um ideal detalhado nos casos mais elaborados. Tem sessoes que a pessoa liga de manha, as fotos sao feitas a tarde em qualquer local apenas com 1 camera e 1 lente e filme como material e a noite o trabalho esta entregue.


Sabem como eh, tem pessoas que aparecem falando apenas que querem fotos peladas, ou que querem fotos com o tema "Verao", ou que querem fotos para celebrar uma data, e o resto fica por minha conta. E temoutras pessoas que chegam ja com todos os detalhes em mente, como por exemplo fotos com um vestido de 1800 na janela de um castelo, pulando em cima de um cavalo branco relinchante... (nao, nunca me pediram isso, eh so um exemplo).

Entendi, por enquanto todas as clientes me vem pra fazer fotos comuns mesmo, aí eu e minha equipe vai tentando incrementar um pouco...

Então... acho que o fluxo tá redondinho.
Minha dúvida é em relação a custos... essa pré-produção é no mínimo meia diária de produtora de moda.... vc cobra isso no ensaio geral ou a produtora assume isso como parte da diária?
Abs.

Então, no meu caso o valor cobre esta visita e a ida dela no dia das fotos também...

Opa já marquei algumas coisas aqui! Interessante e bem funcional!

É uma boa pra quem quer começar e não tem idéia de como fazer ....

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2014, 14:52:45
A minha linha de trabalho segue mais ou menos a do Marcio e do Vinicius. Nunca trabalhei com modelos, então sempre foi algo mais simples. Mas basicamente, eu sempre tento marcar uma reunião pra ir conversar e conhecer o casal, isso por si só já me garante fotos bem melhores e mais descontraídas. No dia da reunião, gosto de conversar sobre os mais variados assuntos, a fim de conhecer melhor o casal mesmo, pegar uma certa intimidade, etc. E vejo com eles detalhes do que eles imaginam, mostro fotos minhas de outros ensaios, etc e combinamos horário e local.

No dia costumo encontrar o casal no local escolhido, mas muitas vezes dou carona à eles também, se não for muito fora de mão. Não levo maquiador, eles já vêm maquiados e com guarda-roupa escolhido por eles mesmo, com algumas dicas minhas (pra se adequar melhor ao ambiente, pra combinar melhor um com o outro, etc). Levo sempre que possível um assistente pra me ajudar com iluminação e pra carregar as coisas.

Uma única vez eu trabalhei com uma produtora, e aí ela falava todas as ideias que tinha e eu só me preocupava em executar a foto (posicionar a modelo, cuidar da luz, etc). A produtora era sócia da loja, então nem tive que me preocupar com pagamento dela também.

Chegando em casa, descarrego as fotos e já faço uma seleção inicial, deixo apenas as melhores fotos mesmo. De um ensaio de umas 500 cliques saem entre 50 e 100 fotos para o cliente. Trato todas individualmente, entrego todas já prontas e finalizadas ao cliente em alta resolução, mas também gravo algumas em baixa para usarem na rede. Nunca aconteceu, mas caso eles sintam falta de alguma foto, eu mantenho pelo menos uma cópia de todos os cliques que eu dei no dia do ensaio.

Abraços