Autor Tópico: GUERRA: Direito autoral e propriedade intelectual. De quem é? Ajudem !  (Lida 1471 vezes)

Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Complicado.

Explicando meu caso.
Odeio fazer trabalho em grupo quando não posso escolher com quem vou fazer em grupo.
Faço faculdade, cursando Graduação em  FOTOGRAFIA, na Unip aqui em São Paulo.
Estou realizando um trabalho em Grupo que contém 10 pessoas.

Das 10. Temos:

1º Fotógrafo = Fotografa as modelos de corpo inteiro.
2º Fotógrafo = Eu. Fotografo os detalhes, como brincos, colares, pulseiras e jóias em geral que as modelos estão utilizando.

E os demais são, 2 assistentes de iluminação, 2 pessoas vigiando os equipamentos, 1 assistente de moda, 1 que fica na parte de coordenar o trabalho, e uma pessoa faltou no dia... no total são 10.

No caso, estou realizando um trabalho que seria como se fosse um TCC em grupo. Esse trabalho é realizado semestralmente.
O tema é MODA.

Agora o problema...
O primeiro fotógrafo, ele me odeia. É egoista, ficava brigando com todo mundo, era estúpido com as meninas que eram as assistentes, queria por a posição de lider do grupo nas costas, aliás, ele tentou fazer o trabalho todo sozinho, ESCONDIDO, de todos os integrantes do grupo, exceto 2 pessoas Enfim, é aquele tipo de cara que não sabe trabalhar em grupo, quer mandar, e se acha o cara..  :aua: .

Eu já trabalhei anteriormente no passado com ele, e não deu certo (óbviu). :ok: .

Assim sendo a situação, uma das modelos que é PRIMA da minha NAMORADA. Ela estava com as JÓIAS do 1º fotógrafo (são de uma amiga dele.)

E eu, com MINHA camera, LUZ NATURAL e lugar público.
Porém, a modelo utilizou as jóias.
Porém, a fotografia, eu que eu fiz (retrato). Eu montei a cena, enquadramento, ângulo, etc...

Como eu fiz a foto, por direito autoral, eu penso que seja minha a fotografia. Mas ele poderá alegar, que as jóias são dele, e ele também tem direito sobre a foto, mas eu poderia alegar que não. Pois não estou vendendo as jóias e sim a ideia de retrato, moda e beleza.

E agora Arnado ? 

LINK DA FOTOGRAFIA: https://www.dropbox.com/s/h2j5wym7hivf2gc/IMG_6204.jpg
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, 18:28:19 por Gaask »
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2013, 19:27:44
Do auge da minha ignorancia, creio que o direito seja seu. A proporiedade é de quem tem o arquivo RAW original. Se nao tem nada escrito sobre o uso das peças (joias) ele nao tem direito algum....

Agum expert?

Abraço e boa sorte!
M Rezende

PS.: A tempo. manda ele TNC  :hysterical:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2013, 19:45:01
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2013, 20:18:48
A pergunta se responde a si mesma:

(...)
Porém, a fotografia, eu que eu fiz (retrato). Eu montei a cena, enquadramento, ângulo, etc...
(...)

A fotografia é sua!
Vc é o autor!
O Direito Autoral lhe protege!

Ele tem contrato de exclusividade de publicidade com a fabricante das jóias? :assobi:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2013, 21:17:12
A pergunta se responde a si mesma:

A fotografia é sua!
Vc é o autor!
O Direito Autoral lhe protege!

Ele tem contrato de exclusividade de publicidade com a fabricante das jóias? :assobi:

Não com a fabricante e sim com a loja que vende e no caso ele fez a locação das jóias e não tem nada assinado no papel que eu nao poderia utilizar a imagem caso aparecesse as jóias!
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2013, 21:43:56
A pergunta se responde a si mesma:


"Ele tem contrato de exclusividade de publicidade com a fabricante das jóias? :assobi:"

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Gaask, pergunta isso ai pra ele na lata!!!!

Rezende


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2013, 10:49:55
Não com a fabricante e sim com a loja que vende e no caso ele fez a locação das jóias e não tem nada assinado no papel que eu nao poderia utilizar a imagem caso aparecesse as jóias!

Não importa, Gabriel!

Vc tá partindo do pressuposto errado para chegar a uma conclusão. E essa conclusão tá te deixando bolado!

Se a fabricação/propriedade do objeto é o pressuposto que vc tá partindo então façamos um raciocício...

A loja tem a autorização do designe de joias para reproduzir a peça? E o designe de joias tem a autorização do Deutsche Bank que lhe vendeu o ouro? E do "Serjão das Esmeraldas" ou "Toinho das Pérolas" que entermediaram a compra das pedras? Ou autorização do "Paulo de Pedro de Monte Gordo" que foi quem cavou e tirou a esmeralda da terra? Ou do "Zé das Ostras" que foi quem encontrou a pérola dentro de ostra?

Entende???

Nesse caso não há autorização que passe adiante... Propriedade material não se confunde com propriedade imaterial/intelectual.
O designe tem direito intelectual sobre a forma da joia. Outro designe não vai poder copiar a peça.
Vc tem direito intelectual sobre sua fotografia. Outra pessoa não vai poder dizer que ela é proprietária daquela foto.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2013, 10:55:17
Relaxa que a foto é sua. :ok:

[]s


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2013, 11:04:02
Uma duvida também , sobre direitos.

eu trabalho em um estudio. as vezes fotografo por eles. mas o que eu queria saber.

eu posso pegar as fotos que EU fiz no estudio, ou pelo estudio e usar em meu portfolio pessoal? site de portfolio etc? porque aqui eles alegam que tem que estar com o logo do estudio mesmo no portfólio,mas eu discordo, queria uma opinião sobre isso. e outra, eu poderia postar essas fotos no meu facebook com o meu logo? ou o logo do estudio junto com o meu?
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2013, 11:07:53
Uma duvida também , sobre direitos.

eu trabalho em um estudio. as vezes fotografo por eles. mas o que eu queria saber.

eu posso pegar as fotos que EU fiz no estudio, ou pelo estudio e usar em meu portfolio pessoal? site de portfolio etc? porque aqui eles alegam que tem que estar com o logo do estudio mesmo no portfólio,mas eu discordo, queria uma opinião sobre isso. e outra, eu poderia postar essas fotos no meu facebook com o meu logo? ou o logo do estudio junto com o meu?

Para fins unica e exclusivamente de portfólio a foto é sua.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2013, 11:24:32
Para fins unica e exclusivamente de portfólio a foto é sua.


Valeu Hyde!
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII