pode ter sido o primeiro a adotar o nome! Marketing é a alma do negócio!
Aos
Amigos Exitem algumas lições a serem aprendidas aqui :
_ O Sr.
Lucas Lermem está "vendendo" algo a mais do que um book de fotografias de casamento,ele conseguiu uma matéria sobre uma "possível" nova tendência para a "concepção do trabalho de um fotografo em evento de casamento", tanto é que em 03 de junho realizará um Workshop em Porto Alegre/RS pra demais fotógrafos .....
..... para ele ..... AMPLIOU .... seu mercado de trabalho , tanto é que nós estamos aqui com 02 paginas do MF discutindo se é novidade ou não ..... claro que não é , como todos os "aficionados"deste segmento já emitiram sua opinião .... mas o Fotografo se fez LEMBRAR .... ponto prá ele .....
_ Para o novato que sobra vontade e naturalmente tem uma escassez da experiencia na cobertura de casamentos .....
Definições na mesma matéria (também em inglês, vejam só.... ) do
Sr. Jonh Kirchhorfer ...
..." O pré-wedding ou o pós-wedding. O primeiro é um ensaio romântico do casal em trajes normais por locais cênicos de onde vão se casar. O segundo, busca produzir as mesmas fotos cênicas mas com o casal vestindo os trajes do casamento.
O objetivo do primeiro pode ser o “Save the date”, se quizerem usar este termo.
O segundo, é superar a falta de tempo, no dia do casamento, para produzir belas imagens.".... Mas o mais importante é .... COMO PODEMOS UTILIZAR TUDO ISTO NO NOSSO TRABALHO ? .....
Simples .... fazendo o mesmo ..... quando for oferecer seu trabalho a futuros clientes tem ai mais uma "dica", pegunte a eles (casal contratante) .... Eu também posso oferecer uma das mais novas "tendencias da fotografia de casamento" como o do conceituado photographo americano
Chris Hanley e aqui no Brasil do Sr.
Lucas Lermem .....( podem pesquizar no Google que acham ....)
Com isto voce pode ter um diferencial que justifique seus custos e do "porque você está cobrando pelo seus serviços .... lembre-se você é um fotógrafo
"Plugado" a tudo de é novidade que aconteça no mundo da fotografia de casamento ... não é a toa que você faz parte do MF ...
Aqui há vários posts sobre a dificuldade da profissão de fotografo no mercado de trabalho, vamos aproveitar "OPORTUNIDADES" descritas aqui e aplica-las ou não, se você achar não condizente com a sua postura profissional ... vai do seu juizo.
Novamente aos novatos da profissão:
Esta é uma oportunidade para oferecer ao seus clientes um trabalho mais "
completo e eterno" como bem disse o amigo
Vrsilva e justificar o valor cobrado pelo seu tão suado trabalho, diferente dos demais, que cobram menos, mas só cobrem o "wedding day",
você faz muito mais.... participa da completa felicidade do casal registrando ... o antes ... o durante .... e o depois .... vizualize que para o casal é um momento ùnico, onde eles, principalmente a noiva,pela cultura mundial , é a "estrela principal do evento", e tem que ser tratada como uma estrela de cinema no seu auge do clamour .... é o que seu cliente espera.
Não se esqueça nunca quando for cobrar por seus serviços de "cobertura fotográfica da historia do casamento" ... não o evento (
The fatal day) .... "SEMPRE PARCELE O VALOR DO SEU TRABALHO" .... pois todas os demais profissionais envolvidos na mesma historia o fazem, além de ser uma maneira de você "prolongar seus ganhos e sempre tendo entrada no caixa financeiro na sua empresa" ... (outra discussão que vale a pena em novos tempos: ...cobrar po hora trabalhada ou por cobertura do evento...?) conheço fotógrafos que parcelam no cartão de crédito na sua própria maquininha que sempre carregam (além da câmera) .... tempos modernos .... onde você pode carrega-la em qualquer lugar ( o entregar de pizza faz isto ... porque você não ? ...) .... facilite sempre a forma de pagamento e cobre sempre o justo pelo seu trabalho....
Outra possibilidade de negócio: Porque não .... estender o registro fotográfico do casal após a Lua de mel ..... relatos do dia a dia pós o casamento .... e até ensaios sensuais ( de ambos os noivos) privativos... só para eles como uma "intimate recollection".
Quanto a forma diferenciada de cobrança fotografias "com lentes especiais", foi simplesmente uma maneira encontrada e de fácil compreensão, na relação profissional/ cliente, de colocar valores diferentes, para um trabalho fotográfico a ser realizado com determinado equipamento, como bem disse o
Hyde .... enquanto discutimos a "ética publicitária empregada" eles estão ganhando dinheiro e sem enganar o cliente de maneira clara e honesta ... se quer ver os resultados nesta determinada qualidade é um preço, se quer de outra maneira, o preço é outro também ... o cliente não quer saber se sua lente é f 1.2 ou f5.6 ou se é capaz de fazer um "
Moster Bokeh" ou não .....e também não quer saber ....ele é o cliente que vai realizar o pagamento e vai querer pagar um valor X para isto .... você é um profissional que vai dizer a ele se pode ou não realizar o que ele pede.
Voltando as "oportunidades" .... você leu uma matéria muito interessante neste mesmo site, no canto direito da página que foi referencia desta discussão, coluna intitulada "Os mais comentados" ...... "
10 COISAS QUE UM FOTÓGRAFO DE CASAMENTO NUNCA DEVE FAZER" .....
http://wedding.photos.uol.com.br/10-coisas-que-um-fotografo-de-casamento-nunca-deve-fazer/ Vale a pena .....
Grande Abraço a
Todos