Autor Tópico: Digitalização de fotos em filme  (Lida 3540 vezes)

dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 21 de Maio de 2013, 19:37:18
Nem me atentei no campo Pesquisa para procurar o assunto, vou utilizar essa ferramenta a partir de agora antes de abrir algum tópico.
Obrigado.

Nem fui na pesquisa...

Só fui passando as paginas aqui mesmo, na seção de cameras de filme e digitei scan na busca do meu navegador e BAM... apareceu isso aí
E só fui até a pagina 4

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #16 Online: 21 de Maio de 2013, 19:38:11
A diferença é a qualidade. Todo processo de cópia analógica-analógica ou analógica-digital acontece com perdas de informação ("perda de qualidade"). Quando um negativo é copiado para um papel fotográfico, você obtém uma imagem menos fiel que o original (negativo). E novamente quando essa imagem do papel é digitalizada, sua cópia digital tem uma fidelidade menor que a do papel fotográfico. É igual um processo de fotocópia. A cópia tem uma qualidade menor que o original. A cópia da cópia menos ainda. E assim por diante...
Então o ideal para se perder o mínimo possível de informações é digitalizar a partir dos negativos. Geralmente quanto mais caro o scanner menores serão as perdas e maior a fidelidade em relação aos negativos. Importante também é a qualificação do operador da máquina. Não adianta nada ter um Flextight X5 (http://www.bhphotovideo.com/c/product/463800-REG/Hasselblad_70380301_Flextight_X5_Scanner.html), se o cara mal sabe ligá-lo.
Acho que a melhor opção no seu caso é fazer uma pesquisa em laboratórios fotográficos, levando umas 2 ou 3 imagens para digitalizar em cada um e depois ver qual compensa mais (relação custo/qualidade).

Obrigado, pauloh, acho que é a resposta que buscava.
Até mais.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Maio de 2013, 21:59:29
Obrigado, pauloh, acho que é a resposta que buscava.
Até mais.

Só para exemplificar. Uma imagem digitalizada a partir da ampliação no papel:



A mesma imagem digitalizada com uma câmera digital a partir do negativo:



Se este mesmo negativo fosse digitalizado em um bom scanner, com certeza o resultado seria bem melhor.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #18 Online: 22 de Maio de 2013, 20:47:14
Só para exemplificar. Uma imagem digitalizada a partir da ampliação no papel:



A mesma imagem digitalizada com uma câmera digital a partir do negativo:



Se este mesmo negativo fosse digitalizado em um bom scanner, com certeza o resultado seria bem melhor.

Legal, o exemplo contribuiu para elucidar melhor e reforçar o que vc disse anteriormente.
Obrigado.