Autor Tópico: Lightroom - Ajuste automatico de tonalidade  (Lida 11429 vezes)

PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Online: 25 de Maio de 2013, 22:22:10
Rapaziada,

Ja vou me desculpando pela ignorancia no assunto, pois sou um 0 a esqueda no tratamento de fotos. Minha situação é a seguinte.

Eu tenho uma Canon 6d e pelo menos uma vez por ano faço viagens ao exterior. Quando volto dessas viagens chego com em torno 2000 fotos, muitas delas precisando de tratamento. O metodo que eu desenvolvi pra tratar é o seguinte, eu clico no ajuste automatico de tonalidade do LR, vejo se ficou legal, se nao ficou, a partir dai vou arrumando até ficar do meu gosto. O problema é que o ajuste automatico do LR é muito ruim. Sempre erra feio e quase sempre eu tenho que ficar mexendo manualmente as mais de mil fotos

Eis que eu instalei os softwares que vieram na 6d e dentro daquele EXbrowser tem uma opçao de autocorreção das fotos. E nao é que ele faz direitinho? Fica bem melhor que o lightroom. E ele ainda corrige wb, tudo com 1 clique. Como pode isso? Um programa sem vergonha que na verdade é só pra visualizar fotos, ter um ajuste automatico melhor que o LR?

Alguem tem uma sugestao de como eu posso fazer o tratamento nas fotos mais dinamico? Criar paterns normalmente nao funciona pra mim por que cada foto é num lugar, situaçao e iluminaçao diferente.

Olhem alguns exemplos comparando

Original

IMG_2409 por PEMAMETAL, no Flickr

LR

IMG_2409-LR por PEMAMETAL, no Flickr

EXbrowser

IMG_2409-exbrowser por PEMAMETAL, no Flickr


Original

IMG_1521 por PEMAMETAL, no Flickr

LR

IMG_1521-LR por PEMAMETAL, no Flickr

EXbrowser

IMG_1521-EXBROWSER por PEMAMETAL, no Flickr


Nesses casos aí o LR deixa a foto muito superexposta.


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2013, 06:46:53
Sempre mexi mto com edições :assobi:, no entanto esse é o lado errado da fotografia(deixa preguiçoso :assobi:), a pós produção deve ser sutil caso vc n domine mto o software :ok:, até pegar as manhas :D, então só deixo uma dica, configura melhor seu equipo, ajusta o WB, controla mais abertura e exposição, assim vc usa menos o editor e ganha mais experiência. :D


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2013, 11:43:43
Coloca aí umas telas do LR na hora que vc abre o RAW, sem edição. JPEG não vale, LR não foi feito pra isso. Tem algo errado aí, ví pelo exemplo 2 - retrato.
Ele perdeu no retrato inclusive o black point da foto original e esourou grosseiramente nos highlights,



[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2013, 12:09:21
Coloca aí umas telas do LR na hora que vc abre o RAW, sem edição. JPEG não vale, LR não foi feito pra isso. Tem algo errado aí, ví pelo exemplo 2 - retrato.
Ele perdeu no retrato inclusive o black point da foto original e esourou grosseiramente nos highlights,



[]s,

RSalles

Cara. As fotos foram tiradas em JPEG. Eu to tratando o Jpeg mesmo. Isso ta errado? Por isso o Lightroom ta errando tanto? Eu achei que JPeg podia mexer normal no LR, só não da pra recuperar informações como se recupera em RAw


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2013, 12:10:42
Poder pode, mas pra JPEG o Photoshop é 1000 X melhor,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2013, 14:00:21
Poder pode, mas pra JPEG o Photoshop é 1000 X melhor,

[]s,

RSalles

Apoiado e aprendendo junto


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2013, 13:58:09
Coloca aí umas telas do LR na hora que vc abre o RAW, sem edição. JPEG não vale, LR não foi feito pra isso. Tem algo errado aí, ví pelo exemplo 2 - retrato.
Ele perdeu no retrato inclusive o black point da foto original e esourou grosseiramente nos highlights,



[]s,

RSalles

Ontem fiz mais 1 teste. tirei duas fotos identicas, uma em raw e a outra em jpeg, joguei no LR e apertei o botão para tonalidade automatica. O resultado foi o mesmo, as duas ficaram muito superxposta estourando grosseiramente. Pelo que pude perceber, não é influencia de ser RAW ou JPEG o fato d o ajuste automatico do LR ser tão ruim


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2013, 14:12:24
Acho q ta faltando acertar a fotometria na hora do registro, a diferença da original para a corrigida com o Exbrowser esta mais na exposição.

Tente melhorar sua técnica q acho q resolve o problema.  :ok:


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2013, 14:21:12
Ontem fiz mais 1 teste. tirei duas fotos identicas, uma em raw e a outra em jpeg, joguei no LR e apertei o botão para tonalidade automatica. O resultado foi o mesmo, as duas ficaram muito superxposta estourando grosseiramente. Pelo que pude perceber, não é influencia de ser RAW ou JPEG o fato d o ajuste automatico do LR ser tão ruim


ja apliquei o ajuste auto aqui , e sempre saiu normal.
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2013, 14:47:17
Acho q ta faltando acertar a fotometria na hora do registro, a diferença da original para a corrigida com o Exbrowser esta mais na exposição.

Tente melhorar sua técnica q acho q resolve o problema.  :ok:

Cara minha intenção no tópico não é corrigir a fotometria na hora de bater a foto. Muitas vezes a gente bate a foto e olha no lcd e não percebe o erro. Esse lugar em Pamukkale é tanta luz e branco que não da pra enxergar o que aparece no lcd, só da pra ver a hora que vai pra sombra.

Muitas vezes a camera erra a fotometria, mesmo quando a gente usa o metodo Av e Tv com o fotometro no zero.
Pra tratar essas fotos seria muito mais simples se o ajuste de tonalidade automatica do LR acertasse mais, me pouparia trabalho. mas como voce pode ver, ele erra feio, pelo menos comigo.


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2013, 14:49:45

ja apliquei o ajuste auto aqui , e sempre saiu normal.

O seu funciona direito? Faz um teste pra mim então.
Baixa, essas fotos (originais), clica no ajuste de tonalidade automatica do LR e posta o resultado pra gente comparar com o meu. Faria esse favor pra mim?

http://www.flickr.com/photos/10838679@N02/8835281408/
http://www.flickr.com/photos/10838679@N02/8835305154/


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2013, 14:52:48
O seu funciona direito? Faz um teste pra mim então.
Baixa, essas fotos (originais), clica no ajuste de tonalidade automatica do LR e posta o resultado pra gente comparar com o meu. Faria esse favor pra mim?

http://www.flickr.com/photos/10838679@N02/8835281408/
http://www.flickr.com/photos/10838679@N02/8835305154/

claro já posto!
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2013, 14:53:42
Não da para baixar, estão bloqueadas para download
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #13 Online: 28 de Maio de 2013, 14:55:00
tenta manda pro meu email
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #14 Online: 28 de Maio de 2013, 14:59:18
tenta manda pro meu email

Estranho.
Entrei nas configurações do meu perfil e está tudo liberado

"Quem pode acessar seus arquivos das imagens originais?    Qualquer pessoa"
Mas te mando no email sim