Autor Tópico: Fotógrafa infantil usa métodos polêmicos para obter fotos de impacto  (Lida 7751 vezes)

CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #45 Online: 28 de Maio de 2013, 10:55:35

Uma coisa é educar, e o processo de educar passar por algum sofrimento. Outra coisa é fazer uma criança chorar para tirar proveito profissional.

Se para ficar menos mimada a criança precisa sofrer sem saber pq ou a troco de nada... estou bem preocupado com esse novo método de educar.

...



Tb penso assim. Educar as vezes pode implicar numa vivência frustrante, mas fazer algo incompreensível para criança e que provoca esta frustração é absolutamente desnecessário e até cruel.  Crianças muito novas são esponjas de comportamento. Estão ali, "fazendo tudo certo" e de repente arrancam-lhe o pirulito do nada. Agumas vão começar a pensar que isso é normal, que isso é o troco pelo bom comportamento...

E tem mais: Crianças ainda sem noção de si não são "modelos profissionais" que podem representar emoções diversas. Então isso além de tudo é uma violência.

Daqui a pouco vão dar tapinha na cara para captar a vermelhidão...afinal, o que é um tapinha na cara de leve e sem a criança ter feito nada.


« Última modificação: 28 de Maio de 2013, 10:57:13 por CoelhoRJ »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #46 Online: 28 de Maio de 2013, 10:58:57
Então, crianças choram, é normal. Concordo plenamente.
Fazer crianças chorarem, mesmo que seja por 30 segundos, pra tirar uma ou duas fotos, pra MIM, não é normal.

Perfeito  :ok:  Alías, diria aos que disseram que não veêm nada de mais, poderiam fazer isso com seus filhos, em casa. Se o pirulito não funcionar, quem sabe falar rispidamente ?? Ou ameaçar de alguma forma ?? Nada disso dói nem vai deixar sequelas. Posso imaginar a cena, o choro do filho e satisfação dos pais enquanto tiram as fotos, pensando "estas fotos ficarão ótimas, a luz está sublime".  Isso claro, se tiverem filhos.


« Última modificação: 28 de Maio de 2013, 11:05:06 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #47 Online: 28 de Maio de 2013, 11:37:37
Perfeito  :ok:  Alías, diria aos que disseram que não veêm nada de mais, poderiam fazer isso com seus filhos, em casa. Se o pirulito não funcionar, quem sabe falar rispidamente ?? Ou ameaçar de alguma forma ?? Nada disso dói nem vai deixar sequelas. Posso imaginar a cena, o choro do filho e satisfação dos pais enquanto tiram as fotos, pensando "estas fotos ficarão ótimas, a luz está sublime".  Isso claro, se tiverem filhos.

Mas façam isso na frente da mãe, ou dos avós.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #48 Online: 28 de Maio de 2013, 11:45:27
Se vc tem filhos, sabe como é ruim vê-los chorar, rsrss  :D

Não os tenho e nem pretendo!  :ok:

[]s


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #49 Online: 28 de Maio de 2013, 11:47:44
Então, imagino eu que ela deve ter pedido autorização pros pais.
Sendo assim, se um fotógrafo, chegasse em mim: "Estou fazendo uma série fotográfica de crianças chorando, posso incluir seu filho?''

eu não deixaria.

Mas esses pais deixaram, e as crianças voltaram inteiras e saudáveis pra casa! rs

Mas entendo, o instinto paterno/materno é fortíssimo. Deve ser bem difícil "superá-lo" e permitir o "sofrimento" da prole.

[]s


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #50 Online: 28 de Maio de 2013, 11:58:13
A técnica é meio questionável mesmo, mas também acho meio exagerado o julgamento em relação à fotógrafa.

Sobre as fotos, acho que elas estão bem executadas. Mas o resultado conseguido é meio artificial. Apesar de dar uma certa agonia de ver as crianças chorando, acho que não comove. Não passa a sensação de algo verdadeiro. Talvez, por isso, o método acabe ficando mais questionável ainda.

Não é o caso, por exemplo, da Irina Ionesco. Com certeza, as fotos da filha dela são mais polêmicas. Mas o resultado conseguido por ela é realmente muito bom. Outra fotógrafa que também tem uns trabalhos questionáveis é a Sally Mann, mas a produção em si também é muito boa.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #51 Online: 28 de Maio de 2013, 12:02:00
Sem dúvida, Aria. A Irina está em outro "patamar" em qualidade e linguagem fotográfica. :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 28 de Maio de 2013, 12:05:14
Não os tenho e nem pretendo!  :ok:

[]s

Não sabe o que está perdendo.  :D

Mas esses pais deixaram, e as crianças voltaram inteiras e saudáveis pra casa! rs

Mas entendo, o instinto paterno/materno é fortíssimo. Deve ser bem difícil "superá-lo" e permitir o "sofrimento" da prole.

[]s

Realmente, meu instinto paterno é fortísso. Eu sou capaz de matar, pelo bem do meu filho.
Se um dia você tiver um filho, verá que o amor de pai/mãe para seu filho, é o sentimento mais intenso do universo. Tipo, uma fração do amor de Deus, por nós. (Ah, caso você não acredite em Deus, então esse comentário fica invalidado  :ok: )


A técnica é meio questionável mesmo, mas também acho meio exagerado o julgamento em relação à fotógrafa.


Olá Aria, beleza?
Então, euzinho aqui não julgo a fotógrafa.Só achei desnecessária e forçada a técnica dela...  :D


Sobre as fotos, acho que elas estão bem executadas. Mas o resultado conseguido é meio artificial. Apesar de dar uma certa agonia de ver as crianças chorando, acho que não comove. Não passa a sensação de algo verdadeiro. Talvez, por isso, o método acabe ficando mais questionável ainda.


Concordo plenamente com você!


Não é o caso, por exemplo, da Irina Ionesco. Com certeza, as fotos da filha dela são mais polêmicas. Mas o resultado conseguido por ela é realmente muito bom. Outra fotógrafa que também tem uns trabalhos questionáveis é a Sally Mann, mas a produção em si também é muito boa.

Essa, apesar de "doida", conseguiu um resultado mais expressivo. A Sally Mann, não conheço, vou pesquisar!  :ok:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #53 Online: 28 de Maio de 2013, 12:09:22
Não sabe o que está perdendo.  :D

Realmente, meu instinto paterno é fortísso. Eu sou capaz de matar, pelo bem do meu filho.
Se um dia você tiver um filho, verá que o amor de pai/mãe para seu filho, é o sentimento mais intenso do universo. Tipo, uma fração do amor de Deus, por nós. (Ah, caso você não acredite em Deus, então esse comentário fica invalidado  :ok: )

O mundo tem gente demais, não preciso colocar mais crianças aqui não.  :no:
Adotar, talvez.

Não acredito em deus, mas acredito muito no amor!  :ok:

[]s


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 28 de Maio de 2013, 12:39:43
Não q isso mudara alguma coisa pra criança mas fazer ela chorar pra fazer uma foto acho bem desnecessário.
Acho q não é nem questão de ser super protetor mas eh q não consigo entender o objetico disso.


Criar um choro autentico para ter um resultado artificial  :aua: :aua:

E se isso é feito pela arte, acho q tem outros coisas mais interessantes, hj em dia qualquer coisa é arte,
faça umas fotos de uma chinesada pelada em poses bizarras e ja tens uma obra de arte  :ok:


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #55 Online: 28 de Maio de 2013, 12:46:26
Perfeito  :ok:  Alías, diria aos que disseram que não veêm nada de mais, poderiam fazer isso com seus filhos, em casa. Se o pirulito não funcionar, quem sabe falar rispidamente ?? Ou ameaçar de alguma forma ?? Nada disso dói nem vai deixar sequelas. Posso imaginar a cena, o choro do filho e satisfação dos pais enquanto tiram as fotos, pensando "estas fotos ficarão ótimas, a luz está sublime".  Isso claro, se tiverem filhos.

Para quem é pai é simplesmente inaceitável. Para quem não é, pensa em um experimento equivalente com sua mãe, avó ou familiar querido. Imagine que você vai causar um desconforto ou tristeza a ponto de os fazer chorar copiosamente para então retratá-los.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 28 de Maio de 2013, 13:34:49
Acho que toda essa discussão aqui não vai levar a lugar algum. Difícil mudar a cabeça de quem não viu nada de tão maléfico na técnica empregada e ainda gostou do resultado, e mais difícil ainda mudar a cabeça de quem abominou com todas as forças. A única coisa que pro meu ponto de vista é desnecessário é alguém levar os argumentos utilizados por quem pensa de maneira diferente pro lado pessoal. Não que eu ache que já tenha chegado nesse ponto, mas me parece questão de tempo apenas... Tomara que não  :ok:
Tecpix + motorola do guga


Ferrari Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Focando o mundo com mais luz...
Resposta #57 Online: 28 de Maio de 2013, 13:37:13
Acho que toda essa discussão aqui não vai levar a lugar algum. Difícil mudar a cabeça de quem não viu nada de tão maléfico na técnica empregada e ainda gostou do resultado, e mais difícil ainda mudar a cabeça de quem abominou com todas as forças. A única coisa que pro meu ponto de vista é desnecessário é alguém levar os argumentos utilizados por quem pensa de maneira diferente pro lado pessoal. Não que eu ache que já tenha chegado nesse ponto, mas me parece questão de tempo apenas... Tomara que não  :ok:
2x :ok:


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #58 Online: 28 de Maio de 2013, 14:11:44
Tentando ser imparcial na questão de crueldade ou não com a criança, vejo a fotografia como forma de eternizar um momento, além do simples registo, e simplesmente não vejo o propósito em marcar um momento desses.

Se era pra gerar um sentimento, gerou. Pode ser pena, pode ser irritação (por birra), em ambos os casos, bem capturado ou não,  preferiria não recordar.
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 28 de Maio de 2013, 15:00:55

Você tá lendo Veja demais e assistindo muito Jornal Nacional.
Meio ridículo ficar supondo meu nível cultural.. na verdade foi um chacota que vou ignorar.
« Última modificação: 28 de Maio de 2013, 15:21:35 por fuca66 »
Lentes Antigas + Sony E-Mount